A Nokia vai mesmo voltar aos smartphones em 2017

27 Comentários

Toda a informação que tem surgido nos últimos tempos mostram que a Nokia vai voltar a produzir smartphones, voltando assim ao mercado uma das mais conhecidas marcas de todos os tempos.

Mas se até agora eram simples rumores, surgiu finalmente a confirmação da Nokia que 2017 será o seu ano de retorno a uma área que conhece melhor que ninguém.

Nokia

Já todos sabiam que a vontade da Nokia era regressar à produção de smartphones e assim voltar a ter uma presença forte no mercado. Vários rumores foram surgindo e em várias ocasiões surgiram provas de que a empresa estará a certificar novos equipamentos, sempre sem qualquer confirmação.

Depois da venda da sua divisão móvel à Microsoft, a empresa ficou sem poder produzir ou comercializar novos equipamentos, ao abrigo do acordo que estabeleceu. Mas agora que a Microsoft vendeu a marca e que os contratos de exclusividade terminaram, é hora da Nokia voltar à sua posição inicial.

A confirmação veio da própria Nokia, que durante o seu evento Capital Markets Day mostrou os seus planos para os próximos anos. E no ano de 2017 está lá bem presente o regresso ao mercado dos smartphones.

Nokia 2017

Do que se pode ver a vontade é que a marca Nokia regresse aos smartphones, mas não através da produção própria. Para isso estão salvaguardados acordos com empresas chinesas, que vão ter em mãos a criação dos novos equipamentos.

A HMD é a empresa que detém, por 10 anos, todas as patentes e a própria marca Nokia, e que é detida pela Nokia e pela Foxconn. Será esta última que irá tratar da criação destes novos smartphones, que vão também ser comercializados por esta empresa.

Do que pode ser visto na imagem abaixo, a HMD tem a obrigação de gastar pelo menos 500 milhões de euros em 3 anos para promover a marca Nokia e os smartphones que forem criados.

Nokia HMD

O mais provável é que os novos smartphones da Nokia surjam já em Fevereiro no Mobile World Congress, chegando depois ao mercado no segundo trimestre de 2017.

Do que se tem visto a escolha para estes novos smartphones será o Android e o hardware que tem aflorado mostra vários equipamentos com vários patamares do mercado a quererem ser atingidos.

A Nokia vai finalmente regressar ao mercado dos smartphones, uma área onde dominou. Não se espera que consiga de imediato reconquistar a sua quota de mercado, mas a empresa espera em pouco tempo ter uma presença forte.

via

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raposao
    Raposao

    A Nokia não vai fazer nada, apenas fornecer sua marca

    1. Avatar de ifernando
      ifernando

      A Nokia Corporation faz tudo relacionado com comunicações, tipo infraestruturas, cloud, routers, redes 4g e 5g para as grandes empresas e governos em 100 paises. Entre outras areas também está ligada à Saude no top da tecnologia mais avançada. Conclusao faz tudo o que dá lucro, exceto o fabrico de telemoveis. Só falta saber se haverá transferencia de conhecimentos entre a Nokia Corporation e a fabrica chinesa de telemoveis.

      1. Avatar de Nitroglycérine
        Nitroglycérine

        Talvez sim, mas é provável que o fabrico própriamente dito seja entregue a crianças ou jovens adolescentes: aceitam receber menos e têm mãos mais pequenas para lidarem melhor com os componentes…
        Logo, são mais rápidos no trabalho e o lucro é maior!

      2. Avatar de rafael
        rafael

        a nokia faz ou instala equipamento da huawei ? 😛 bonk

  2. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Ou seja entre a Nokia dos grandes telemóveis e a nova Nokia manter-se-á apenas o nome. Qual o objectivo revivalismo?

    1. Avatar de Nitroglycérine
      Nitroglycérine

      Fazer lucro em parte utilizando o nome…

  3. Avatar de ninim
    ninim

    É uma confusão perceber este processo de quem pertence a marca Nokia. A parte telemóveis da Nokia era da Microsoft, mas a Microsoft vendeu essa parte da marca Nokia à HDM e Foxconn, mas fica com as fábricas na Finlândia para produzir os telemóveis Microsoft. A marca Nokia agora volta, mas novamente não é da Nokia, mas sim da HDM e Foxconn por 10 anos… confunde-me imenso, desculpem. 🙂

    1. Avatar de DarkMode
      DarkMode

      Connecting people…
      Percebeste agora?…

    2. Avatar de dumitru
      dumitru

      O que a microsoft vendeu foi a parte dos dumbphones e nao a parte dos smartphones. Ou seja a microsoft se viu livre de aquilo que nao quis e ainda segura o mais precioso que a marca tinha

  4. Avatar de Antonio Jose Gomes Almeida
    Antonio Jose Gomes Almeida

    so pena passar a abdrpid

  5. Avatar de okapi
    okapi

    Já não é o mesmo, portanto prefiro ficar com a imagem dos bons velhos tempo.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    A nokia como o WIndows em relação aos smartphones nunca vai fazer nada, nem 2017, 2018, 2019… Todos os anos é a mesma coisa sobre a Nokia e Microsoft.

  7. Avatar de Paulo Salsinha
    Paulo Salsinha

    A nokia como oos lumias e o w10m morreram…agr a fabrica dos iphones cria um tlm e estampa o logo da nokia e instala android. Nokia a serio era com meego e desenvolvido na europa e nao apenas um oneplus3 com um logo diferente

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      A fábrica dos iPhones vai produzir um OnePlus3 com o logo da Nokia?!

      1. Avatar de celso
        celso

        Foxconn diz-te alguma coisa?

      2. Avatar de Dias
        Dias

        Pouca gente aqui vai perceber o teu comentário…

  8. Avatar de Manuel vika
    Manuel vika

    Sera bem vindo a minha marca preferida voltar aos mercados adoro muito a Nokia…

  9. Avatar de Lumia 630 DS
    Lumia 630 DS

    Virão Nokias com Windows e com Android. Esta malta nao é tola. Eles querem é o mercado de consumo. Nao os sistemas operativos. Querem é que as pessoas voltem a ter Nokia nas mãos.

    1. Avatar de Nitroglycérine
      Nitroglycérine

      Se vier com W10M, podem contar comigo!

      1. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        +1
        Gostaria de voltar a comprar Nokia outra vez, mas se o unico SO for Android então está fora de questão… 🙁

  10. Avatar de ifernando
    ifernando

    A Nokia já “está” hoje nos telemóveis:
    A Nokia Corporation finlandesa já é a dona da francesa Alcatel-Lucent que manda fabricar telemóveis Alcatel na TCL Communication de Hongkong. 🙂

  11. Avatar de José Lopes
    José Lopes

    Independentemente da Nokia voltar, os tempos estão difíceis e hoje conquistar cota de mercado não é fácil. Apesar do peso da marca Nokia não vai ser fácil num mercado dominado pela Apple e pela Samsung etc etc. … Vamos ver….

  12. Avatar de Pedro Luís
    Pedro Luís

    Cá em casa tenho 920, 925, 930 e um 1020 para alem de um tablet 2520 e posso dizer que amo todos eles… A parte mais fraca foi a MS em todo este processo espero ver uma Nokia forte de novo, só lhes desejo muita sorte embora goste muito do OS da MS são eles que não gostam muito de nós!

  13. Avatar de tiago
    tiago

    Só um pormenor… no fim da noticia diz : “A Nokia vai finalmente regressar ao mercado dos smartphones, uma área onde dominou.”

    Atenção a nokia nunca dominou os smartphones, dominou sim, os telemoveis!

    Agora claro, tive 3 nokias e espero ansiosamente que venha o primeiro smartphone oficial da marca!

  14. Avatar de luis santos
    luis santos

    O morto quer voltar a ficar moribundo …

  15. Avatar de Afonso Santos
    Afonso Santos

    espero com certa ansiedade o regresso da marca.

  16. Avatar de NM
    NM

    Alguém aqui alguma vez teve a oportunidade de utilizar um E90 e passar para 1 E-7 Symbian Belle ????

    Coitaditos dos iphone´s !