Nokia Reader – leitor RSS para Nokia

21 Comentários

No sentido de agregar no meu smartphone toda a informação dos sites que costumo visitar, recorro normalmente a leitores RSS. Para quem não sabe, o formato RSS (Really Simple Syndication) facilita a distribuição de conteúdos através da Internet (feeds RSS) e permite aos utilizadores recolherem essa mesma informação  a partir de vários sites (através de aplicações), estando assim sempre actualizados.

Para os telefones Nokia, descobri recentemente o Nokia Reader que permite agregar vários feeds RSS numa única aplicação.

nokia_reader

O Nokia Reader permite agregar/gerir feeds RSS de vários sites. Para tal, basta subscrever o  feed RSS associado a um determinado site. A aplicação divide-se em três ecrãs:

  • Reader – onde podemos acompanhar todos os feeds subscritos
  • My Feeds – onde podemos ler a informação de um único feed
  • Directory – Aqui podemos organizar os nossos feeds por categorias

De modo a acompanharem minuto a minuto o pplware, podem subscrever o nosso feed RSS: https://pplware.sitedev.pt/feed.

A aplicação permite ainda que os feeds RSS sejam agrupados por categorias.

nokia_reader2

Equipamentos suportados (neste momento)

Nokia Reader é compatível com os equipamentos Nokia que tenham o S60 5 Edição (excluindo o Nokia 5800 XpressMusic) e dispositivos com Symbian^3. O Nokia Reader foi também testado com sucesso no Nokia N97, Nokia N97 Mini, Nokia X6, Nokia N8 e Nokia C7.

Principais funcionalidades

  • Apresentação do conteúdo do feed
  • Disponibilização de um widget para a HomeScreen
  • Suporte para  autenticação com base na conta Nokia

Vejam o Nokia Reader 1.0 em acção:

Como instalar o Nokia Reader?

Para instalar o Nokia Reader  devem aceder ao site betalabs.nokia.com, entrar com a vossa conta Nokia (se não tiverem, podem criar uma facilmente), escolher o modelo do vosso equipamento e efectuar o download da aplicação.

nokia_reader3 Se tiverem o OVI instalado e o telefone ligado ao vosso PC, basta carregar no botão “Download this application” e proceder normalmente à sua instalação.

Homepage:betalabs.nokia.com

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RFerreira (HardSoft)

    Interessante.. 😀 .. vai já para o meu nokia 5800.. 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa, depois dá feedback.

    2. Avatar de Nuno J.
      Nuno J.

      No artigo diz excluindo o 5800… lol
      Mas até posso experimentar porque tenho o firmware do C6 portado para 5800.

      Mas bom era um aplicação para o google reader que é onde tenho todos os feeds associados…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Testa lá e depois dá o teu feedback 🙂

        1. Avatar de Nuno J.
          Nuno J.

          Estou a tentar instalar mas não está fácil.
          Fica sempre a mostrar a progress bar.

          Vou deixar umas sugestões symbian mais abaixo.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Confirmem se estão ligados a uma rede wifi ou 3G

      2. Avatar de RFerreira (HardSoft)

        exactamente.. é como eu também tenho esse Firm.. 😛

        Mas mesmo assim durante a instalação dá erro diz que não é compatível com o telemóvel.. :(..

        Portanto Nokia 5800 não dá mesmo …

      3. Avatar de SaltWater
        SaltWater

        Funciona no Nokia 5800, assim como na minha firmware C6/Nokia 5800!!!

  2. Avatar de João Dias
    João Dias

    Off-Topic: Porque é que os vossos feeds não têm a notícia completa? sempre que tenho um feed vosso sou obrigado a vir aqui ler a notícia à página e isso, estando a utilizar 3G, por exemplo, é mais um motivo para consumir tráfego. Preferia poder ler as notícias lá.

    1. Avatar de RFerreira (HardSoft)

      isso é administrador do site que mete apenas o excerto do post… porque senão os post’s dos feeds tornam-se muito longos… penso que seja isso… 😉

      1. Avatar de Vítor M.

        Claro que sim, não faz sentido mostrar por vezes posts com várias páginas todas nos feeds.. não faz sentido.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      E depois também baixaria o número de visitas ao site propriamente dito.

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Mas nem todo o utilizador está interessado em ler feeds. Logo, os utilizadores que estão interessados em ler feeds, vão ler feeds na mesma. Só que ficam um pouco de pé atrás (como eu) com os do pplware.

      2. Avatar de Vítor M.

        Obviamente que o site tem mais para oferecer que apenas as notícias em feeds, por isso é que trabalhamos para desenvolver conteúdos por canal, para virem ao site e tirarem mais proveito.

  3. Avatar de JSilva
    JSilva

    Offtopic: Para quando uma aplicação pplware para iPhone?

    1. Avatar de Vítor M.

      Estamos a desenvolver contactos com developers. Esperamos em breve ter já a aplicação em produção. EQueremos desenvolver para 3 sistema operativos.

      Mas está para breve.

  4. Avatar de Jose
    Jose

    Mas o que tem esta aplicação de tão especial para não ser compatível com Nokia 5800 XpressMusic?

    Até compreendo quando alguns jogos não são compatíveis pois exigem mais capacidade de processamento…

  5. Avatar de Nuno J.
    Nuno J.

    Deixo aqui outras sugestões Symbian:
    Nimbuzz – Chat e voip
    Fring – Chat e voip
    Skype – É preciso dizer?
    Youtube – Também acho que não…
    X-plore – File browser
    SmartMovie – Media player
    Accuweather Widget – Meteorologia
    Opera Mobile – Web Browser
    Swiper – Teclado QWERTY
    Phone Torch – Flash como lanterna
    Nokia Notifications – Notificações SMS, chamadas e eventos
    Nokia Bots – Personalizar atalhos mais utilizados automaticamente
    Nokia Situations – Escolher automaticamente perfis conforme situações predefinidas
    Nokia Photo Browser – Um browser de fotografias diferente.
    Nokia Conversations – Já não se encontra no betalabs mas acho que arrumas as sms como se fosse uma conversa.
    Nokia Diagnostics – Faz diversos testes ao hardware e software do telemóvel
    Nokia Connectivity Analiser – Analisa a ligação de internet. Também útil para saber o nosso IP.
    FreeSigner – Para assinar ficheiros SIS com o nosso certificado e assim podermos instalar.
    ROMPatcher – Para executar patches que vão desde abrir o acesso a pastas protegidas a alterar funções de determinadas teclas.
    HelloOx2 – Para podermos instalar aplicações sem estarem assinadas com o nosso certificado.

    Ainda tenho por aqui muita coisa, do tempo do Nokia 6600 tenho bastantes coisas mas algumas dessas aplicações passaram a aparecer ativamente nos Symbian.

  6. Avatar de Lucas
    Lucas

    Quem usa Nokia com Wifi, gasta muita bateria ou dura bastante tempo?ficam em media qnt tempo na wifi?

  7. Avatar de phixie
    phixie

    Eu uso o Opera Mini como leitor de feeds… aliás é a minha forma preferida para ir seguindo o Pplware, bem como ir tendo uma idéia das notícias da actualidade, nomeadamente graças aos feeds do Sapo, Público e Visão… Não é a solução mais elegante mas acaba por se tornar prática, caso queira seguir algum link ou aprofundar algum assunto já estou mesmo no browser… 🙂