Não confia no WhatsApp? É hora de usar o Signal (Parte 1)

28 Comentários

Já ouviu falar no Signal? A privacidade é hoje um requisito fundamental na maioria dos serviços que existem para troca de mensagens. No que diz respeito a serviços de mensagens, temos como exemplo o Facebook Messenger, WhatsApp,  Telegram, Google Allo, entre outros.

Para quem procura “segurança máxima” então está na altura de instalar a app Signal.

Não confia no WhatsApp? É hora de usar o Signal (Parte 1)


Tal como fizemos com o Telegram, durante as próximas semanas iremos publicar alguns tutoriais que explicam como usar o Signal e também conhecer algumas das funcionalidades.

Para começar é preciso que instale a aplicação e crie uma conta no Signal. Esta aplicação pode ser obtida a partir da página oficial do projeto aqui. Depois é necessário proceder ao registo. No caso de ter a conta já configurada em outro equipamento, pode transferir de forma segura toda a informação.

Em seguida definam ou indiquem o código PIN que já usam na conta. Se tudo estiver certa, estão prontos para começar a usar o Signal. Tal como o Telegram, provavelmente vão ficar surpreendidos com a quantidade de amigos que já usam esta plataforma de comunicações.

Principais caraterísticas do Signal

  • Mensagens cifradas end-to-end
  • Bom desempenho
  • Possibilidade da criação de grupos
  • Partilha de ficheiros multimédia
  • Possibilidade de apagar mensagens
  • Possibilidade de “destruir conversas”

Ao contrário de outras apps deste segmento, a app Signal cifra as comunicações durante a troca de mensagens com a particularidade das chaves usadas ficarem do lado dos clientes, o que impossibilita a leitura de mensagens pela própria empresa responsável pelo serviço.

Esta app não apresenta qualquer tipo de publicidade e é completamente gratuita. Se procuram uma app de comunicações que garante a segurança, então experimentem esta app/serviço. Além da versão para Android e iOS, existe também uma versão para desktop.

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    Podiam esperar que eles implementassem as novas features como os novos grupos.
    E faziam os artigos depois disso.
    Mas é sempre bem vindo, um artigo do signal.
    Parabens

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vamos fazer de tudo. Este é o tutorial 1 🙂

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Pedro, “Segurança máxima” não seria com o Jami?

        Há alguns planos para um tutorial com esse serviço?

  2. Avatar de Woot!
    Woot!

    Signal deve ser a pior aplicação ao nível de UI que usei nos últimos tempos. Péssima.

    1. Avatar de TóTó
      TóTó

      Prefiro segurança a bonecos.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Devias de usar apenas a linha de comandos do Linux então.

      2. Avatar de ZarkBit
        ZarkBit

        Eles gostam é de bonequinhos e botões brilhantes.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Bullshit. Pq nem tens bonequinhos nem segurança melhor que os outros. A “Melhor Segurança” é uma ilusão dos idiotas.

  3. Avatar de James
    James

    Segurança máxima eu continuo com o open source TELEGRAM ! Seus loucos

  4. Avatar de LSousa
    LSousa

    Tenho o Signal e Telegram, utilizo ambos….

  5. Avatar de Jota o maior amigo
    Jota o maior amigo

    Até que enfim uma publicação à maneira.
    Sem dúvida que o Signal é o mais seguro aplicativo de mensagens para android e ios.
    Este já vem com a criptografia de ponta a ponta por padrão, ao contrário de outros como o telegram ou o messenger do facebook e não pertence a nenhuma empresa como o facebook, que constantemente está envolvida em escândalos de segurança e venda de dados dos usuários.
    Eu uso e recomendo e toda a gente que preciso está lá.

  6. Avatar de miguel
    miguel

    Telegram open source, encriptação end to end – 256-bit AES / 2048-bit RSA, fico com este.

    1. Avatar de LSousa
      LSousa

      Secure Signal messages are encrypted using the Signal Protocol, which is arguably the most secure text messaging protocol ever developed. It amalgamates the Extended Triple Diffie-Hellman (X3DH) key agreement protocol, Double Ratchet algorithm, pre-keys, and uses Curve25519, AES-256, and HMAC-SHA256 as cryptographic primitives. Also open source…

      Font: https://proprivacy.com/privacy-service/review/signal

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      falsa ideia segurança que tens ai, o whatsapp também é end-to-end…

      Realmente a segurança entre dois utilizadores é boa, mas como garantes o que se passa nos servidores da telegram? como sabes que a tua key não foi passada de alguma maneira?

      Tens muitos videos a explicar o porque da falsa segurança, se perceberes um pouco de informatica e depois de veres esses videos vai rever e tentar desprovar os mesmos, nessa altura percebes que dizer “256-bit AES / 2048-bit RSA” não significa muito.

  7. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Isto serve para o comum mortal mas para pessoas de outro estatuto não é suficiente.
    Basta atacar o terminal com malware e todas as mensagens passam a ser copiadas e enviadas para o espião antes de serem encriptadas pelo telefone.

    Já para não falar que ao ter que usar o número de telefone para se poder registar, logo aí borra a pintura toda.
    Fala em privacidade e pede o número de telelé?
    Ridículo…
    Wickr Me ou melhor ainda, Jabber/XMPP com OTR ou OMEMO.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      o que disseste no primeiro paragrafo é verdade, então porque recomendas outras apps? sofrem do mesmo male.

  8. Avatar de Valdemar Santos
    Valdemar Santos

    De longe a melhor opção IM. Os consumidores cada vez se interessam menos por um fator crucial dos produtos que consomem, os fabricantes e produtores dos mesmos. Neste caso é paradigmático da qualidade do produto final.

  9. Avatar de Red Tux
    Red Tux

    “Segurança máxima” com o Signal… lol
    O Signal depende de algumas livrarias proprietárias.
    O Signal exige a revelação de número de telemóvel, procede à sua própria actualização e não permite a mais ninguém a assinatura da aplicação. Estas são aliás algumas das razões pelas quais o Signal não está no F-Droid, nem nunca irá estar.
    Quando lhe forem solicitados os dados e mensagens de um utilizador o Signal simplesmente altera o código, assina e procede à actualização da versão do utilizador em questão.
    Os recentes apoios (inclusive financeiros) concedidos por algumas das mais conhecidas agências de informação internacionais ao Signal são outro sinal evidente do honey pot…
    O recente negócio entre o Facebook e o Signal também não deixa grande margem para dúvidas.
    Felizmente temos o XMPP e aplicações como o Conversations.

    1. Avatar de alguém
      alguém

      E que negócio é esse mesmo do Signal com o FB? Se fosse a ti informava-me melhor…

  10. Avatar de Quies
    Quies

    Nao ha nada melhor que whatsapp e vou continuar a usar. Eu e toda a gente claro!

    1. Avatar de Anon
      Anon

      Não digo que seja seguro. Mas.. Todos que conheço é o que usam.. Então uso também..

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Cada um sabe de si, mas eu não estou nada preocupado que os disparates que digo no whatsapp não sejam encriptados…

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        mas são, ai é que esta a piada, é uns usares a publicidade ” encriptacao militar” quando todos os outros tambem o fazem…

        É veres na tv aqueles produtos medicinais, normalmente homeopáticos, com a publicidade “testado em laboratorio”, fdx, todos o foram, possivelmente mal, a fazer cherypick dos resultados, mas não adiciona nada a qualidade do mesmo ou significa que sejam melhor que os outros que não dizem isso na publicidade.

  11. Avatar de Kendimen.C
    Kendimen.C

    Utilizo e recomendo.
    Uma adenda ao artigo é que existe a App correspondente para Windows 10, que dá muito jeito para se poder mudar de teclado.
    Alerto que reparo por vezes em problemas de sincronização entre a App Android e a correspondente para Windows, mas não consigo ter a certeza se terá a ver com falhas no sinal de internet ou da própria aplicação.