Mobian Linux: O Debian que é um sistema operativo para smartphones

15 Comentários

O segmento dos dispositivos móveis é dominado pelo sistema operativo Android e iOS. Ao longo dos últimos anos têm aparecido algumas alternativas, mas nenhuma alcançou o sucesso pretendido tendo os projetos acabado por “morrer”. Uma das alternativas mais promissoras era o Ubuntu Phone da Canonical, mas nem essa resistiu.

Um dos projetos que mais promete é o Mobian Linux que é baseado no Debian.

Mobian Linux: O Debian que é um sistema operativo para smartphones


Mobian Linux tem interface amigável e várias apps nativas…

Chama-se Mobian Linux e é uma distribuição Linux baseada no Debian que é direcionada para smartpbones. Este sistema oferece uma interface user friendly e traz também já um conjunto de apps nativas. Como se pode ver pelas imagens seguintes, a interface é um pouco parecida à do Android.

Mobian Linux: O Debian que é um sistema operativo para smartphones

Das apps disponíveis, o destaque vai para o Chromium, Epiphany e Firefox (como web browsers), Evolution (email, calendário e contactos), Maps, Telegram, Weather, entre outros. O sistema tem ainda suporte para usar WebApps como apps nativas – ver aqui.

Embora o sistema Mobian ainda não tenha uma versão final, a versão atual já tem suporte para algumas tecnologias, incluindo reprodução de vídeo acelerada por hardware, WiFi, Bluetooth e áudio.

Este sistema operativo vai chegar com o Pinetab e também com o PinePhone. Depois de um período em que apenas esteve disponível aos programadores para avaliarem a segurança, o PinePhone entrou em pré-venda em novembro de 2019. Este smartphone open-source custa apenas $149.99 e tem um conjunto de especificações interessantes.

Mobian Linux: O Debian que é um sistema operativo para smartphones

O PineTab custa $100. Os dois equipamentos partilham algum hardware interessante do qual se destaca o SoC Allwinner A64, memória eMMC e 2GB de RAM.

As instruções para instalar o Mobian Linux no PinePhone ou PineTab podem ser encontradas aqui. É verdade que o passado mostrou-nos que este tipo de projetos não tem muita viabilidade. Isto porque as pessoas não aderem e os custos de desenvolvimento têm de ser pagos. Vamos ver se o Mobian Linux tem mais sorte que os seus antecessores.

Leia também…

PineTime: O smartwatch Linux que custa apenas 25 dólares

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    só está 7 anos atrasado…..
    e enquanto este é desenvolvido a passo de caracol…o Android e IOS também o é…
    Mais um que morreu à nascença….

    1. Avatar de Artur Peralta
      Artur Peralta

      Não morreu à nascença nada! Isto é um S.O. (acompanhado de hardware live, ou quase) para nichos, e existem nichos que continuam a existir nos dias de hoje. Por exemplo, maemo, meego, pandora, … entre outros. Não imaginas o tamanho da comunidade que está à espera de hardware, software, iOT, gadgets, … “free as in freedom”

      1. Avatar de omg
        omg

        É uma loucura kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Já acordaste? estou a anos luz de ti em relação a SOs “alternativos” mas já desisti à muito de ter alguma coisa de jeito tirando o meu pixel.
        já tive um meego (nokia n9) que era acima de tudo na altura. morreu quando foi comprado pela Microsoft que abandonou e a Samsung pegou nele para fazer o Tizen.
        Ainda segui o Sailfish (que já vai no 3) e via o Android e Apple a apanhar e a ultrapassar na boa melhores SOs….começar 10 anos depois é preciso ter muito dinheiro como a Huawei. Resto é para 0.001% da população com expectativas baixas como tu.
        Agora, teoricos é o que há mais por aí…keep dreaming….

        1. Avatar de Artur Peralta
          Artur Peralta

          João, não tem nada a haver com teóricos e/ou expectativa baixas. Isto é um nicho, e existem muitas passoas e empresas que estão à espera à muito tempo de soluções (hardware e software) livres.

          Fica então sabendo que o meego e o maemo foi “dado” à comunidade e eu por exemplo ainda tenho o n9 como telemóvel principal e tenho também o mobian num pinephone para ajudar no desenvovimento.

          Comparar especificações de um telemóvel com sistema operativos distintos não é comparável. Vejamos os antigos commodore amiga que com 10% dos recursos dos PC’s tinham performances muito superiores.

          Claro que quem quiser um telemóvel que seja “blending adge” e que nem toques nele para fazer tudo que precisas vai para os android e IOS, mas existe nichos que não precisa nada disso.

          Existem nichos para ricos, pobres, gordos, magros, carecas, bicicletas pasteleiras, carros classicos, … assim como para este caso, e podes ter a certeza que se houver desenvolvimentos (mesmo que parciais) que sejam bons vão certamente ser aproveitados por uma empresa que irá aproveitar o código, fechá-lo e vende-lo a massas.

          Queria terminar por dizer que a tua ultima frase é um pouco infantil para a discussão. As crianças e adolescentes é que acabam as argumentações com esses “keep dreaming” e coisas do género, e em relação a “teóricos é o que há mais por aí” o que estás a dizer é também por sí só teoria.

  2. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Se esse S.O. pudesse ser instalado na maioria dos telemoveis recentes então já teria perna para andar, agora estar limitado a dois modelos vai ser difícil vingar.
    E é uma pena pois seria interessante aparecerrm alternativas ao Android e iOS.

    1. Avatar de Rita
      Rita

      Windows mobile e que faz falta. Infelizmente acabou.

    2. Avatar de Artur Peralta
      Artur Peralta

      Visto por esse prisma, o IOS também é um S.O. apenas para iphone e ipad. O Mobian ainda tem a vantagem que é 100% aberto e pode ser migrado para qualquer dispositivo no futuro, inclusive iphones e ipads…

      Acho uma excelente iniciativa e tenho-o no meu pinephone. Tem ainda vários bugs, mas é perfeitamente utilizável e o desenvolvimento está bem acelerado.

    3. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Era interessante conseguir instalar algo mais recente num tablet que ficou perdido no tempo… 😉

  3. Avatar de Fusion
    Fusion

    Hello Android 4.4, my old frined
    I’ve come to talk with you again
    Because a vision softly creeping
    Left its seeds while I was sleeping
    And the vision that was planted in my brain
    Still remains

    1. Avatar de Compilador
      Compilador

      And then a fusion appened,
      A fusion between freedom and person,
      a fusion that makes a dream come true.
      A dream that made the phone really ours.
      Yap, the force of being free still remains.
      May the force be with us.

  4. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Eu tinha o maemo no Nokia N900… Era um SO mesmo muito porreiro… Tenho imensa pena que a Nokia aquela altera tenha pensado que WP era melhor… 🙁

    1. Avatar de Artur Peralta
      Artur Peralta

      O maemo está a ser portado para o pinephone, ao comprares um pinephone e testares os S.O. já ajudas futuros desenvolvimentos.

  5. Avatar de lumia
    lumia

    symbian saudades…

  6. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    1 que testei e gostei foi o jolla sailfish, pena que so os dispositivos oficiais suportavam as apps android. ainda assim era possível correr 1 emulador do android dentro do sailfish, e voava