A Microsoft prepara-se para acabar com a marca Lumia?

145 Comentários

A compra da Nokia pela Microsoft tinha uma ideia bem específica e que foi tratada nos últimos anos. Ganhar conhecimento e conseguir ter uma marca implantada no mercado de forma rápida.

Agora que este objectivo está cumprido, é hora da Microsoft avançar e aparentemente os primeiros passos estão já a ser tomados. A marca Lumia deve desaparecer muito em breve.

Lumia

São várias as medidas que a Microsoft tem tomado nos últimos tempos e que dão como certo que os seus smartphones Lumia vão desaparecer, dando início a uma mudança que a Microsoft tinha anunciado há alguns meses.

Os Lumia desapareceram da página da Microsoft

O primeiro desses passos aconteceu na passada semana e, apesar de ser simples e pouco significativo, mostra bem da vontade da empresa em colocar para segundo plano esta sua marca de smartphones.

Ao acedermos à página norte americana da Microsoft deixámos de ter presentes qualquer referência aos Lumia e aos seus smartphones. Apenas dentro da loja da Microsoft é possível ter acesso aos equipamentos que comercializa. Esta medida estendeu-se a alguns outros sites oficiais da Microsoft.

Lumia

As constantes baixas de preços dos Lumia

Como parte da estratégia da Microsoft, a oferta de smartphones é cada vez menor. A ideia da empresa é focar-se em telefones de gama mais alta, deixando os equipamentos mais baratos para outras marcas.

Mas mesmos os seus telefones que actualmente estão no mercado, os Lumia 650, 950 e 950XL, estão a ter descontos elevados e ofertas de acessórios, como a doca Continuum, dando a noção de que a Microsoft está interessada em escoar stocks e em recomeçar de novo a sua linha.

O interesse da Microsoft parece estar agora virado para o mercado empresarial, onde a empresa espera conseguir cativar com os seus equipamentos.

Lumia

Os Lumia estão a desaparecer das lojas da Microsoft

O último ponto que sustenta esta ideia do fim dos Lumia vem de dentro da própria Microsoft. Segundo vários relatos, as lojas físicas da Microsoft deixaram de ter os Lumia em exposição e os próprios funcionários deixaram de dar informações sobre estes equipamentos.

Esta medida mostra que ou estão para chegar equipamentos novos ou a Microsoft tomou a tantas vezes pensada decisão de mudar de forma drástica a sua postura no mercado dos smartphones.

O próximo evento da Microsoft está para chegar em breve e nessa altura irá saber-se se a linha Lumia se vai manter no mercado ou se finalmente vamos ter acesso ao novo Surface Phone, que tantas vezes foi já falado.

Comentários

145

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de hello
    hello

    Bem….eles diziam q os WP tinham SMP mais updates q a Android ahahah

    Se o produto desaparece nem updates tem

    Comprem xiaomi…. Ate O mi1 o primeiro tem miui 8…isso sim é um investimento

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Que são dois anos a mais do que qualquer modelo com Android…

    2. Avatar de RF
      RF

      Não fales do que não sabes… o windows phone tem upgrade.. quem está como insider até tem todos os meses, o problema é que a coisa não evolui…..

      1. Avatar de Adrien
        Adrien

        Então é uma atualização e não propriamente um upgrade.

        1. Avatar de José
          José

          Pois não; Só oferece nessas actualizações funcionalidades que não vemos em mais lado nenhum!

          1. Avatar de !(iSheep)
            !(iSheep)

            Vocês ainda perdem tempo a ensinar burros a ler? Os burros nascem a saber escoicinhar e a zurrar, tudo o mais que possam vir a aprender é quase por milagre.
            Estes putos de cabeça oca só conseguem ver numa direção e já não há esperanças para eles.
            O mundo da tecnologia é muito abrangente, há marcas que se direcionam para um tipo especifico de publico, há produtos desde o quase brinquedo até o mais profissional e completo, e a tendência é criticarem o que não conhecem pois não conseguem entender, há produtos com especificações e tecnologias que são muito avançados para o mais comum desinformado ou leigo. Pois, nem todos têm a capacidade para saber o quê que é o quê, escolhem apenas o que ouvem dizer, são facilmente influenciáveis, e defendem com unhas e dentes o que conhecem contra tudo aquilo que lhes passa ao lado por falta de capacidade para obterem o conhecimento necessário para fazerem uma comparação plausível.
            Por estas e por outras é que não faço mais comentários aqui, e muito menos me dou ao trabalho de fazer um comentário mais elaborado tecnicamente,.
            é uma pena que o Pplware tenha chegado a esta tão baixa escala, teria potencialidade para ser mais que aquilo que é, mas enquanto permitirem os comentários nada produtivos ou fundamentados como os de alguns senhores acima, têm tendência a perder cada vez o acompanhamento de profissionais que poderiam aqui ajudar aqueles que querem realmente aprender e discutir ideias e conhecimentos.
            José, não vale a pena perdermos tempo com estes tipos, ignore-os, a ignorância pede isso mesmo.

      2. Avatar de hello
        hello

        Se os WP são cancelados…n vais ter updates

        Eu sei o q digo….sistemas fechados , feios e sem apps….logo se sabia q ia morrer, logo sem updates

        1. Avatar de José
          José

          Olá surface phone! Sistema feio? Para mim é o mais giro e produtivo.

  2. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    Upsss parece que afinal não é este ano.

    Tenho pena do ppl dos Lumia que estava sempre a dizer para o ano é que vai ser vamos tomar conta do mercado 😀

    1. Avatar de Luis Araujo
      Luis Araujo

      Acho graça, o seus comentário, parece que fala de um clube de futebol.
      Olho sempre para este tipo de pessoas como uns fracassados, tentam colar-se a imagem de empresas só porque usam um equipamento.

      1. Avatar de Tony2
        Tony2

        é mesmo isso, um consumidor que não queira que exista diversidade de opções é um consumidor estupido
        os únicos, e mesmo assim nem sei se é verdade, seriam os acionistas das empresas, e pelo tempo que passamos por aqui, “devemos” todos ser uns magnatas dessas empresas de IT, devemos…

        1. Avatar de !(iSheep)
          !(iSheep)

          Eu ainda estou a investigar o caso Apple, parece que quem a defende com unhas e dentes tem direito a ações, mas na realidade começo a perder esperanças neste caso, ainda não consegui descobrir ninguém que tenha ações de oferta da iURD das tecnologias.

    2. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Se não entendes de estratégias então maid vale estar calado! Deves ser daqueles que tem um smartphone de 50€ e sempre quis ter um Samsung ou outra marca topo de linha mas nunca consegui ter porque so falas mas nunca fazes nada

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      LOL o verdadeiro tuga hater.
      Posso estar mal, mas se os outros estiverem pior…Impecável!

      1. Avatar de !(iSheep)
        !(iSheep)

        Agora disseste tudo. “Só o que eu tenho é que é bom e o dos outros não presta.”
        São os ditos verdadeiros pobres, os pobres de espírito.

    4. Avatar de MiguelDias
      MiguelDias

      Tudo com lumiazia 😀

    5. Avatar de Mario
      Mario

      Realmente já me fartei.Comprei em Dezembro o 640.Otimo telemovel,mas um péssimo OS.Se tem atualizações?Tem,praticamente todas as semanas tem uma.Cena é que nunca fazem nada.Mesmo.E depois ainda tem os casos das apps,que nem sequer vou chamar para aqui.
      Tou já “empacotando-o”,porque fartei-me e vou arranjar um mid range android outra vez.Talvez o J3 2016.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    “A ideia da empresa é focar-se em telefones de gama mais alta, deixando os equipamentos mais baratos para outras marcas.” -> Mas quais marcas? É que praticamente a MS é a única a comercializar WM. Ao acabarem com a gama mais barata, dão um tiro no próprio pé.

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Humm? Então o novo hp que ja esta out of stock?! Acer, e mais alguns xinocas?!

      1. Avatar de CS
        CS

        O da HP não é gama baixa e não existe uma única marca decente que deia suporte à baixa-média gama só Yezz’s e Acer’s.

    2. Avatar de José
      José

      http://www.windowscentral.com/photos-reported-alcatel-idol-4-pro-windows-10-mobile-get-leaked
      http://www.windowscentral.com/hp-elite-x3
      Acer Liquid Jade Primo
      Acer Liquid M220
      Blu Win HD LTE
      Hisense Nana
      Polaroid Advance 4
      Lava Iris Win1
      LG Lancet
      Bush Eluma B
      Alcatel One Touch Pixi 3(
      Archos Cesium 40
      Yezz Billy 4.0
      Innos i62SE
      Miia Phone iimotion MWP-47
      Xolo Win Q900s
      HTC One
      Alcatel OneTouch Fierce X
      VAIO Phone Biz
      Yamada Denki EveryPhone
      Freetel
      São algumas das marcas não Microsoft que têm telemóveis com windows mobile, há mais, não quis exagerar. E a Portugal, mercado pequeno em tudo, pois só quase existe Lumias que serão substituídos pelos surfaces, ainda não chegou o Hp Elite X3, um super smart phone esgotado em todo lado. Não é por nada mas só para que possa entreter-se um pouco e ajudar-lo a pensar duas vezes antes de falar. Se me disser que o sistema é pouco promovido e há imensa má vontade, acredito. Agora não me obriguem a decidir apenas. entre Android e IOS, como já disse aqui por sinal tenho um Iphone 6S, que me foi oferecido, a par do meu fastástico e leal Lumia 830.

      1. Avatar de José
        José

        E esqueci-me dos Asus.

      2. Avatar de RDastr
        RDastr

        Se o Samsung S6 tivesse WP tinha uma autonomia do caraças, só nas apps que não haviam para instalar poupava-se em espaço e bateria.

  4. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Não acho que acabar com o legado da Nokia seja a solução,ainda nenhuma OEM grande pegou no sistema,nem os sinais enviados pela Microsoft são de confiança,as UWP também não parecem colher os frutos que a Microsoft desejava,poucos lhe estão a pegar,e digamos que se as comparáramos com programas exe ainda tem muito caminho para andar.
    Realmente a coisa não está fácil para os usuários comuns do Windows mobile,como sistema de massas acho que acabou,a Microsoft perdeu a sua oportunidade.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Um dos melhores smartphone do mercado é de outra marca que não Microsoft: HP X3 Elite…
      E colocaram o telefone à venda no inicio da semana e já está esgotado nos EUA, CANADA e ESPANHA.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Para além disso tens os da ASUS (que até tem Continuum…

        1. Avatar de Portimão
          Portimão

          ASUS? A Asus não tem nenhum smartphone com Windows Mobile.

    2. Avatar de !(iSheep)
      !(iSheep)

      Informa-te melhor sobre a estratégia da empresa para o mercado móvel, vais ficar impressionado com as tecnologias que a MS irá trazer no futuro para este mercado, nenhuma das outras plataformas irá ter capacidade de resposta, pelo menos a curto prazo, e isso já se nota bem na tecnologia Continuum, a quase perfeita gestão de recursos, o perfeito reconhecimento da iris para desbloqueio do equipamento, fotografias noturnas como mais nenhum telemóvel consegue (950/950XL). Basta pesquisar, e vais perceber que o W10M já é o melhor e mais promissor SO mobile, e quando chegares ao UWP, aí sim, vais ser obrigado a render-te à evolução tecnológica deste incrível SO.
      Tenho também Android e adoro-o, há muita coisa que prefiro no Android, mas convenhamos que o W10M é mais avançado, mais fiável, mais rápido, e com mais potencial. O iOS, já tive, ainda uso equipamentos equipados com o mesmo, e só o faço por motivos profissionais (a empresa exige), mas não há comparação, o iOS é para pessoas que preferem algo simples de usar, sem muitas complicações, uma vez que não tem metade das capacidades dos seus concorrentes diretos.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Agora parecias o ministro iraquiano, que mesmo com os americanos às portas de Bagad ainda apregoava que iam vencer a guerra.

      2. Avatar de José
        José

        Completamente de acordo. E eu nem tenho, porr enquanto um de topo, aguardo pelos mais que certos Surfaces Phones, que dizem que poderão saír em 2017, terminado com a linha Lumia de vez.

  5. Avatar de devil one
    devil one

    era de esperar

  6. Avatar de RF
    RF

    RIP my Lumia 640! Também com o péssimo trabalho que a MSFT tem feito… o que se estava à espera!? Um sistema operativo que não evolui.. digam o que disserem, a própria mãe não quer saber dele, depois temos os programadores que nunca apostaram no windows phone / mobile.. tudo bem misturado chegámos ao que temos hoje!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Infelizmente sou obrigado a concordar contigo e a próxima sequência de smartphones irá ter o mesmo caminho, caso não melhorem alguns aspectos, o meu lumia 535 funciona perfeitamente mas a ausência de evolução vai-me fazer retomar ao android

      1. Avatar de JMCXL
        JMCXL

        E quantos são os casos de android’s que não evoluem?
        Basta ver que ainda se vendem KitKat’s e que não vão receber quaisquer evoluções.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        O calcanhar de Aquiles da Microsoft é a Windows Store. Porque de resto o Lumia 535 (Que também tenho) bate aos pontos equipamentos de topo com Android.

        O meu Lumia 950 infelizmente caiu e teve que ir para reparar, e entretanto adquiri um Samsung S7 que ao lado do Lumia 535 é uma anedota. Já tive que ir com ele para trocar, por exemplo, por ter uma linha preta vertical com apenas 4 dias de uso! E mais, fazendo os testes à camara, noticiam que o S7 consegue, como nenhum outro, tirar fotos no escuro e eu com o meu Lumia 535 fiz a mesma coisa… (tem é que se saber trabalhar com as definições manuais), isto claro, sem querer dizer que a camara do S7 seja inferior, porque não o é, quando comparada com a do 535, mas a do S7 fica atrás da do Lumia 950 de longe!

        1. Avatar de Adrien
          Adrien

          O teu 535 bate aos pontos um topo de gama Android… Ok, deixei de ler aqui

          1. Avatar de dunno
            dunno

            me too lol

        2. Avatar de LuisMSantos
          LuisMSantos

          Bem ; que o l950 tira boas fotos ,e que pode ser equiparado ao S7 em qualidade ,não é surpresa nem novidade ,agora um l535 ?! só se a camara do S7 tiver algum defeito .
          PS: tenho um 950 xl ,l640,e 2 l535

          1. Avatar de !(iSheep)
            !(iSheep)

            o 950 tem melhor qualidade noturna que o S7, um amigo meu tem um S7 e eu o 950, já fixemos um teste extenso de qualidade fotográfica, em fotografias diurnas acho que a qualidade envolve um pouco de gosto pessoal pelo equilíbrio de cores e contrastes, mas em modo noturno o S7 é visivelmente mais fraco.

        3. Avatar de !(iSheep)
          !(iSheep)

          Compara a foto noturna do 950 com o S7, vais ficar impressionado, o 950 tem uma qualidade muito superior, o mesmo se aplica aos iPhones, os Lumia 950 e 950XL têm uma fotografia noturna inacreditável.

          1. Avatar de LuisMSantos
            LuisMSantos

            Acredito ,agora um L535 superar um S7,no que quer que seja (exceto na UI) ,é que nem em sonhos .
            GOstar de um SO ,é uma coisa ,agora ser fanboy e ter 2 palas ,é que não .
            Bem ,só faltava dizer que o L535 supera uma DSLR .

      3. Avatar de !(iSheep)
        !(iSheep)

        Abram os olhos, as marcas que mais garantem atualizações frequentes é a MS e a Apple, a Google só nos equipamentos deles o conseguem garantir, claro que ao fim de algum tempo é de esperar um menos suporte para equipamentos antigos , mas só consegue entender isso quando se entende o que é a evolução tecnológica.

    2. Avatar de CFS
      CFS

      Todos os pontos de vista são aceitáveis.
      Mas francamente, dizer que o sistema não evoluiu????

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Se calhar ainda não sabe que tem que fazer o donwload do “Update advisor” para actualizar para o Windows 10… o telemóvel já levou com DUAS grandes actualizações de sistema e diz que não evolui. LOL Até já podes usar a Cortana e falar com ela em Português.

        1. Avatar de PeFerreira98
          PeFerreira98

          Brasileiro*

          1. Avatar de Portimão
            Portimão

            Não existe língua brasileira. Seja no Brasil ou em Portugal a língua chama-se portuguesa para ambos.

          2. Avatar de PeFerreira98
            PeFerreira98

            A diferença entre ambas é tão grande que recuso-me a dar o mesmo nome as duas línguas.
            Se fosse ‘brasileiro’ desde o inicio e não português do brasil, evitavam muitos erros e perceções erradas no mundo da informática.

      2. Avatar de RF
        RF

        Tive telemóveis desde o velhinho Windows Phone 6.1 que saiu para aí à 5/6 anos.. e cada vez mais este sistema operativo está a sufocar. Admito que evoluiu um pouco.. mas para um gigante que é a Microsoft…. deixa muito a desejar, e a meu ver é inadmissível!

        1. Avatar de José
          José

          Evoluiu pouco? Deve andar distraído!

        2. Avatar de !(iSheep)
          !(iSheep)

          Eh pah! Acho melhor lavares os olhos, evoluiu pouco? Nenhum SO tem evoluído como o W10M, era fraco no inicio, mas agora está excelente e continua a melhorar.

        3. Avatar de Dark Mode
          Dark Mode

          Desculpa aminha ignorância. Desconheço a existência do Windows Phone 6.1!!!
          Windows Phone só conheci da versão 7 em diante.
          Existiu sim o Windows Mobile, lançado em Abril de 2000 e cuja última versão estável foi a 6.5.3.2 de Fevereiro de 2010.
          Desde aqui o Windows Mobile não evoluiu um pouco. Desde aqui, não evoluiu nada porque deixou de ser produzido.
          Este SO, bem como os equipamentos que o suportavam, nada têm a ver com Windows Phone 7, tal como este e os respetivos equipamentos muito pouco têm a ver com o Windows Phone 8 e 8.1, muito menos com o Windows 10 Mobile.
          Quando sai este tipo de notícias aparece sempre um pessoal a alardear-se de que teve resmas de Windows Phones e depois dizem umas barbaridades que os deixam enterrados até ao pescoço.
          Já vi disto várias vezes por aqui.
          Falem da vossa experiência e das vossas preferências, isso é salutar e podemos aprender uns com os outros.
          Não é necessário inventar só para denegrir algo que nem sequer conhecem.

  7. Avatar de zezito
    zezito

    Desapareceu referencia aos lumia? serio? então o que é isto ?
    https://www.microsoft.com/en-us/mobile/

    1. Avatar de Pedro Oliveira
      Pedro Oliveira

      O que é dito é que aqui: https://www.microsoft.com/en-us/ não ha referencia aos Lumia, “(…) Apenas dentro da loja da Microsoft é (…)” o que é verdade…

      1. Avatar de paulo
        paulo

        Resposta esfarrapada. É o mesmo que dizer que na página inicial da Google não aparecer referência ao android.

  8. Avatar de Maria Amélia Gerivaldes Castro Girão
    Maria Amélia Gerivaldes Castro Girão

    Se um diz “mata”, o outro diz “esfola”!
    E nem percebem que ter mais um sistema operativo no mercado resulta numa vantagem para todos nós. Até aqueles que não pertencem aos mentecaptos ferrenhos, que apenas valorizam o sistema que utilizam…
    Tristeza! É por estas e por outras semelhantes, todas de vista curta, que este país está como está!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não sei se é vantagem. Há divisão de esforços, pessoas que podiam estar a desenvolver para Android e que perdem tempo com WM. Além disso, um sistema closed source como é o WM nunca tem as potencialidades de um opensource.

  9. Avatar de LUMIA 630 DS
    LUMIA 630 DS

    Abrólhos, conhecem? So vou dizer isto.
    Lumia é uma palavra que a MSFT quer acabar, faz parte dompassado e da Nokia.
    A MSFT so quer tlmvs a dizer MICROSOFT e nao lumia. E um unicomsistema operativo – Windows 10.
    Portanto nao digam outras coisas como o fim dos telemoveis, etc… nao vos fica nada bem…
    Boa Pascoa

    1. Avatar de jorgeazevedo1
      jorgeazevedo1

      Desde o 535 que os equipamentos só dizem Microsoft. Era de esperar que a palavra Lumia viesse a curto prazo a desaparecer. Nos Hibridos a MS só prouz os equipamentos Surface que são média/allta. Os outros segmentos estão nas outras marcas. Penso que nos telefones vamos ter o mesmo. O ano de 2017 será provavelmente o ano 0 para a comercializaçãodo mobile.

  10. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    O pessoal que fica todo contente com este género de notícias acerca do Windows Mobile não deve ser muito dotado de juízo. Antes de mais, o fim da linha Lumia não é o fim do OS. De seguida, a MS tem sido clara na sua aposta no mercado empresarial em vez do consumo em massa (que, diga-se, tende a ser progressivamente acéfala, tal é a clubite aguda a que se assiste cada vez mais). Depois, mesmo que o OS acabasse, a falta de concorrência nunca fez bem ao mercado (então o tecnológico!). Por fim, o mercado como está de perfeito não tem nada: os 2 grandes OSes constituem no seu conjunto uma piada de mau gosto daquilo que a tecnologia é capaz e deveria ser. Um OS exclusivo de devices a preços “top” e um OS caracterizado por ser mais fragmentado no mercado que um prato de pirex partido (com as consequências nefastas avulso que isso implica). Isto é o melhor da tecnologia? A clubite aguda é de facto uma doença debilitante do sistema nervoso…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Embora concorde com algumas das coisas que disseste o comentário é claramente tendencioso, portanto falar em “clubite aguda” não te fica nada bem 🙂

      1. Avatar de Aguamenti
        Aguamenti

        Tendencioso em descrever os dois grandes OSes móveis da actualidade? Eu não disse que o W10M é perfeito, porque não é. Eu serei mais claro, então: Se reparares nas notícias de Android e iOS/iPhone, assiste-se a uma batalha entre os “fãs dos clubes”. E chegamos às notícias do W10M, junta-se a malta para o mandar abaixo. É só a isto que me refiro. Sim, tenho Windows Mobile, mas também tenho iOS e adoro. Não defendo nenhum em particular, não tenho nenhum “clube”. Não me vês a “cortar na casaca” dos OSes nas outras notícias… apenas decidi agora cortar na casaca de quem tem verdadeira clubite.

    2. Avatar de paulo
      paulo

      Mas com estes “jornalistas” estava à espera de quê?

  11. Avatar de Tony2
    Tony2

    a sério que não estão na pagina americana?
    https://www.microsoft.com/en-us/mobile/phones/all#order_by=latest

    acho que o meu comentário vai ser censurado

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    LONG LIVE THE KING: SURFACE PHONE… mas até lá, domina o Lumia 950 já que ainda não apareceu concorrência à altura LOL

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      A propósito: Já é possível a vitualização de apps X86 para o Continuum (todos os modelos)

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        O preco dessa oferta de virtualizacao x86 da para comprar 3 portateis, 1 iphones e 1 samsung e 1 windows phone.

    2. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      O hp elite apareceu. E já está a fazer ‘estragos’ a pouco e pouco.
      Contudo estou bem curioso por saber mais do surface phone, vamos ver se ate ao final do ano ou inicio do próximo anunciam algo 🙂

      1. Avatar de José
        José

        Já li na Central windows, estar previsto o seu lançamento para 2017.

    3. Avatar de Portimão
      Portimão

      Ainda não apareceu concorrente à altura? Até dentro do SO têm um modelo que ultrapassa o 950, que é o HP Elite x3, quanto mais nos outros.

  13. Avatar de gigbola
    gigbola

    Tenho um NL530, é uma pechinxa, faz telefonemas, da rádio, da pra aceder a net, tira fotos, filma, posso instalar centenas jogos e apps, não tem o/as da moda? NO PROBLEM tem alternativas de excelente qualidade, e não ha lag mesmo ao fim de 2 anos de utilização semi intensiva.
    Não tenho “hate” pela Apple nem pelo universo android, peace haters

    1. Avatar de Adrien
      Adrien

      Tenho um igual. O teu deve ser especial, é que o meu dá force close quando abre uma página mais pesada . Para não falar que nunca mais vai sair do WP8.1 . Realmente é um grande exemplo…

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Pior exemplo era impossivel mesmo…

    2. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      Tu tens é um 730,830 ou 930,ou sendo como dizes tens um problema de credibilidade muito grande.

  14. Avatar de Alucard
    Alucard

    A ideia de acabar com a gama baixa é péssima. Tanta gente que comprou um Lumia 535 ou 640. Estão à espera que estas pessoas paguem 500 € ou mais pelo futuro surface phone?
    Estão a dizer à maioria dos poucos clientes que tem que não os querem, a partir de agora só clientes ricos.

    1. Avatar de LuisMSantos
      LuisMSantos

      A partir do momento que a gama media baixa da lumia deixe de existir ,vai ser ocupada por uma gama de outro(s) fabricante(s) .O que tenho reparado ,é que ninguém quer competir com a MS a nível de hardware .O HP ,já podia ter sido lançado á mais tempo ,mas só foi lançado a 2 meses de os 950\ xl deixarem de existir .Coincidencia?A meu ver não .
      E continua-se a confundir o fim da linha lumia com o fim do SO .

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Pois vai ser ocupada, só que por fabricantes de android.
        Não há marcas interessadas no Windows Mobile. Ao acabar com a Lumia, a MS vai entregar o seu mercado de bandeja à Google.
        O HP Elite é espectacular mas é ultra alta gama, 800€ para cima.

        1. Avatar de LuisMSantos
          LuisMSantos

          Sim fabricantes de android ,que também vão ter terminais com WM10.
          O iphone e o Samsung S7 também custam isso ou mais ,e não é por isso que deixam de vender .
          O que tem de acontecer ,é uma aposta muito maior no markting pelas OEM que peguem no SO ,coisa que a MS nunca fez.E espero que só lancem o Surfacephone em 2018 ou 2019 ,para dar espaço a quem queira entrar no sistema .Porque eu também duvido muito que uma empresa como a MS ,se quisesse ,não tinha o surfacephone cá fora em 2 meses .Estratégia ?A meu ver sim .E o WM10 ,não precisa de 20 ou 30 OEm´s ,10 OEM de peso chegavam para pôr o WM10 onde ele merecia estar ,que era com 20 ou 30% de quota de mercado .Os consumidores ,eram os principais beneficiados com esta situação .

          1. Avatar de Paulo Ferreira
            Paulo Ferreira

            Se vão, até agora não parece.

          2. Avatar de Alucard
            Alucard

            Comigo é ver para crer. Adoro o sistema, adoro o meu Lumia 640 e o que paguei por ele.
            Mas se daqui a 1 ou 2 anos, não existirem modelos Windows Mobile até 300€ que é o máximo que dou por um telemóvel, com muita pena minha, vou ter de comprar um Android.
            Quero ver Alcatel, Sony, LG e outras a lançar modelos com W10

        2. Avatar de Quintas
          Quintas

          O que vai acontecer é marcas como Samsung criar telemóveis com o wpm e Android e o user mudar consoante o que quer fazer… (Samsung já registou patente para isso). a ms vai continuar a fazer aquilo que é boa (software)

        3. Avatar de José
          José

          Veja o meu comentário com uma lista, parcial acima! O Mundo não é só Portugal!

          1. Avatar de Alucard
            Alucard

            Quantos desses telemóveis estão à venda em Portugal? Para mim se não estiver à venda em Portugal, é como se não existisse. Eu compro telemóveis em lojas, não quero comprar online.

          2. Avatar de José
            José

            @Alucard eu não disse em lado algum que se vendiam em Portugal, o que disse acima é que existem mais marcas a fabricar e lançar telemóveis com este sistema, até a Samsung já lançou. De facto não os pode comprar nas lojas por cá por que se for às lojas só lhe apresentam Androids ultrapassados, pois são raros os que têm o sistema na versão mais recente, ou IPhones, nada mais. Terão um ou dois Lumias escondidos como se tivessem lepra, nunca os referem a ninguém. Tanto que a minha sogra quis comprar um Lumia para ter igual ao nós cá em casa temos e veio com um Android, pois não sabe distinguir uns dos outros, trouxe apenas aquilo que se lembrava e no que mais reparou, um telefone branco igual ao da filha. E lá ficou com ele, com o Android 4.4.

  15. Avatar de joaquim pereira
    joaquim pereira

    A microsoft só vai comercializar o surface phone, que virá a ser um produto premium e mais virado para produção.Isso não quer dizer que o Windows 10 mobile vá acabar, a estratégica da Microsoft é replicar o que aconteceu com o tablet surface onde o seu sucesso arrastou várias marcas a colocar no mercado novos híbridos ao preço da chuva.
    Só não aproveito as promos dos 950, porque o 640 xl me enche as medidas na suavidade na câmara e tempo da bateria.

  16. Avatar de L_730
    L_730

    Quanto a atualizações ainda hoje o meu L730 foi atualizado e continua a funcionar maravilhosamente.
    Quantos mais SO existirem melhor para todos nós. Só gente com palas é que não pecebe isso.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Como passas a vida nos artigos da Apple no bota abaixo uma afirmação dessas de que quantos mais SO existirem melhor é mesmo para rir. Hipocrisia acima de tudo, não é verdade?

  17. Avatar de L_730
    L_730

    Quanto ap PPlware já estranhava não vir uma noticia a falar mal da MS.

    1. Avatar de Lumia 630 DS
    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Vocês são uma comédia LOL

    3. Avatar de José
      José

      É sintomático, mas ao longo do tempo fico também com essa ideia. Há uma enorma má vontade com essa marca parece que nada do que faz é bom! E mais me estranha porque no meu dia-a-dia uso tudo Microsft, desde o telemóvel, tablet,portátil ou pc, até as xbox, apesar de ter outros sistemas esse é o meu preferido para trabalhar, nunca me deixou mal.

  18. Avatar de Ze
    Ze

    Surface Phone no inicio de 2017.
    Além que o pretendido era única e exclusivamente demonstrar aos fabricantes o que era possível fazer com o seu SO, a HP entendeu bem e os outros já começam a seguir.

    1. Avatar de José
      José

      E de que maneira! O Elite é simplesmente fabuloso, daí estar esgotado e ter listas de espera.

  19. Avatar de paulex
    paulex

    Pergunto eu: a Google com o Android não tem uma estratégia semelhante com a linha Nexus? Pelo que depreendo, o artigo refere a extinção da marca/denominação “Lumia” e não do OS windows para smartphones…

  20. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Atenção que é o fim do MODELO Lumia e não o fim da “MARCA” (para os menos entendidos)!

    Sinceramente não me espanta, tenho acompanhado as noticias da WindowsCentral e a ideia com que fico é que apesar de adorar o meu Lumia640 a verdade é que com o passar do tempo e com as últimas atualizações, sinto-me cada vez mais um “beta user” (esperar um mês para que a Microsoft resolva algo tão básico como mover apps de SD para Telemóvel e vice-versa? Por amor de Deus…).

    Posto isto, acredito que irão deixar de dar suporte a estes dispositivos e se assim for, irão deixar muita gente não mão com aparelhos que ainda sofrem de alguma instabilidade, acredito que a estratégia seja para “obrigar” as pessoas a comprar a nova linha Surface.

    A ideia está lá, o sistema operativo é simples, intuitivo mas…faltam apps, falta polimento e falta que deixem de tratar os utilizadores com a versão final como se fossem pessoas de teste (“Está a gostar da experiência bla bla? Classifique-nos!” ; “Deixe-nos a sua opinião” ; “Aceda ao Hub para nos dizer o que está mal…”

    Experiência com o Lumia 640 e Lumia 735 (este último então…bug atrás de bug atrás de bug…)

    1. Avatar de José
      José

      Eu movo as apps com toda a facilidade. Basta optar. Algumas não esqueça exigem ser instaladas na memória do telefone.

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    Compro alcatel mas nao compro lumia! Sim, so louco para usar windows phone!

    1. Avatar de José
      José

      Porquê? Olhe que a Alcatel, em Windows Mobile.

  22. Avatar de Helfrei
    Helfrei

    Surface Phone, tudo indica que será a nova aposta

  23. Avatar de jose
    jose

    ainda tou a espera do updata para o 10 no lumia 535 !!!

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Instala o “Assistente de atualização” disponível na loja. De outra forma, ele não te chega nunca! A MS não actualiza o Windows Phone pra Windows 10 se o utilizador não fizer nada.

  24. Avatar de Hugo
    Hugo

    Estão a seguir exatamente o mesmo rumo da BlackBerry.
    Será que não aprendem nada com a experiência passada dos outros ?
    1 a 2 anos para a Microsoft desaparecer do mercado dos smartphones.

  25. Avatar de censo
    censo

    Apesar de usar já ha muito tempo o windows Phone, a percepção de falta de apps é real, mas não tão grande como por vezes alguns falam. O problema a meu ver do windows tem a ver com a sua falta de visibilidade que depois se reflete na store. Hoje em dia é fácil ver que não há evento, empresa, programa de tv ou radio ou seja la o que for, que não publicite a sua app para o ios e Android. Windows nem vê -lo. Assim, com o desinvestimento dos programadores, o windows apenas será um sistema residual. E…no entanto, continuo a usar a app do pplware, que continua a funcionar lindamente.

    1. Avatar de José
      José

      Mas a loja tem apps novas diáriamente! Por cá é que as empresas se “acomodaram” e nem respeito têm pelos clientes! Inclusive aquelas que vendem WM!

  26. Avatar de JJ
    JJ

    Para mim, isto é uma noticia fantástica, porque assim poderei dentro de alguns meses comprar o 950 a um preço mais baixo.

  27. Avatar de Alex
    Alex

    Eu compreendo que a MS tente repetidamente mudar o nome e todas as ligações a produtos falhados. Mas Lumia, windows CE, Surface, … nada vai mudar radicalmente. A Microsoft tem um OS para “mobile” que não “presta” e “ninguém” quer.
    Não vai ser a mudança de nome que vai alterar isso.

    1. Avatar de JMCXL
      JMCXL

      Adoro fazer parte desses “ninguem”.
      Passei de Android para Lumia por estar farto de esperar por actualizações que nunca chegam, a menos que comprasse um Nexus (carissimo) ou mudasse constantemente de telemovel.
      Com o mesmo smartphone Windows (que custou um pouco menos de 200 euros) passei do 8.0 para o 8.1 e daí para o “10”.

      1. Avatar de Player6
        Player6

        nexus caríssimo? lol

        1. Avatar de Dumitru
          Dumitru

          400-500€ é o que?! Barato/!

    2. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      O OS não presta por que motivos? Tu falaste do OS, não da Windows Store, só para que conste.

    3. Avatar de José
      José

      Anda distraído, então por que razão a maioria dos que o têm não querem mudar? Eu sou um deles e tenho a sorte em ter outros sistemas ao dispor

  28. Avatar de MataRatos
    MataRatos

    O pio continua a ser a falta de aps, digam o que disserem. Ja estou ha 2 anos com windows, sou insider, e se tao cedo as apps nao começarem a aparecer, desisto. Volto para Android. So nao comprei um 950 com estas descidas de preço pq nao faz sentido comprar um tlm tao caro para dpeois ficar limitado pelas apps. E muitas sao de fraca qualidade. Como as do Facebook. Muito lentas a abrir, mm num 950. E nao venham dizer que nao ha app gap pq so quem nao quer é que nao ve. Éum bom SO com muita potencialidade, mas pessimo marketing, muito pouco investimento…

    1. Avatar de José
      José

      Compra um equipamento de topo em produção para ir ao Facebook? Boa. Eu por sinal até vou de vez em quando e nunca me deparo com esses problemas. Deve ser o meu que está “avariado”!

  29. Avatar de bruno
    bruno

    Surface Phone a caminho para 2018 possivelmente.
    Eles apenas vão mudar de nomes os produtos.
    Isto para mim só significa uma coisa, Lumia 950 Mais barato, o que é optimo.
    Estou me a lixar para os 1% do mercado do Windows, até podia ser só eu a usar isto.

    1. Avatar de José
      José

      Mais um! Pelo menos distinguimo-nos do resto. Gosto de ser discreto mas ter um Windows Mobile chama a atenção!

  30. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Estava aos olhos de toda a gente que mais cedo ou mais tarde isto ia acontecer. Só investiu dinheiro quem tinha esperança que o S.O. ainda tivesse sucesso.

  31. Avatar de iSad
    iSad

    Novo nome sera MS Moon.

  32. Avatar de Joao B
    Joao B

    Vender lumias 950 e comprar iphones 7….troca se um tijolo e compra se um smartphone de topo para 4 anos

    1. Avatar de José
      José

      ??? Eu tenho o meu Lumia há quse 2 anos actualizadíssimo! E tenho o Iphone 6S Que será actualizado para o IOS 10. Na comparação o Lumia tem de longe mais actualizações, é como a Microsoft disse está em continuo aperfeiçoamento, e de facto vemos isso.

  33. Avatar de Nandeco
    Nandeco

    O que era do Benfica sem o Sporting e o Porto? Que piada tem estar sempre a ganhar sem oposição?
    Se o andorid ficar sozinho nada vai evoluir….
    Nos tempos da Nokia era sempre mais do mesmo até que apareceu o iPhone …

    Vejam a concorrência como um bom aspecto pois só assim aquilo que vocês apoiam/suportam/gostam fica cada dia que passe melhor e melhor…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sem dúvida.
      A concorrência tem sempre algo bom.
      Pode ter um produto da treta, mas para andar na disputa do pódio alguma coisa de bom tem 😛

  34. Avatar de Tony2
    Tony2

    Um exercício simples comparem o W10M HP Elite X3 com o iPhone7
    Em termos de hardware bate de longe o “best iphone ever created” em termos de software acho o OS mais interessante no momento para uso profissional, privilegia a simplicidade e a informação em vez de criar gráficos espetaculares mas que cansam.
    http://www.gsmarena.com/compare.php3?idPhone1=8064&idPhone2=7954
    Desde carregamento wireless, e é vendido sem andar a promover que também é “Water resistant”, e continua com o jack para headphones 🙂 e muito melhor resolução quer do ecrã e fotos

    1. Avatar de José
      José

      Eu quero um mas como o meu continua em pleno irei esperar por um surface,não tenho pressa alguma, mas ando admirado com a capacidades desses telemóveis.

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Desculpa, mas o Lumia 950 e o XL NÃO SÃO water resistant. Não te ponhas a espalhar mentiras, pode haver quem acredite e depois surgem problemas com os Lumias dessas pessoas.

      1. Avatar de Tony2
        Tony2

        Lê melhor e não te precipites: eu falei no W10M HP Elite X3

  35. Avatar de Jose
    Jose

    Agora que estão a escoar os stocks é uma boa altura para comprar um Lumia 650 só por 129 euros no site da Microsoft com portes grátis.

  36. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    OFFTOPIC.
    Alguem aqui tem um Lumia 640XL DS que esteja a ter problemas com as versões finais mais recentes? A minha esposa tem o meu Lumia 640LX DS que tem dado vários problemas e o mais recente agora é de receber chamadas, quando não está perto de telemóvel, e quando vai para ver as chamas diz que tem chamadas não atendidas mas não mostra quem ligou. Não percebo o que se passa mas tem piorado o Windows Mobile, pelo menos neste modelo.

    1. Avatar de LuisMSantos
      LuisMSantos

      Se for anonimo ,é normal .MAs é uma questão de ligar para a sua senhora ,e ver se o nº aparece nas chamadas não atendidas

      1. Avatar de Paulo Pires
        Paulo Pires

        Não tem nada haver com isso simplesmente vai para ver as chamas não atendidas e não aparece nenhuma. Nem as minhas.

    2. Avatar de Dark Mode
      Dark Mode

      Depois da atualização aniversário fizeste um hard reset?
      Faz um hard reset que isso passa!
      Cumprimentos.

  37. Avatar de LM
    LM

    Acabei mesmo agora de comprar o Lumia 950, pela a loja da microsoft com a oferta da Dock 😉
    Apenas digo que por este preço comprar uma maquina destas é uma pechincha xD
    Uso o windows mobile desde que comprei o lumia 620 e já vão quase 4 anos com um telemovel e até agora 0 problemas, 0 resets, 0 formatações, simplesmente vou trocar agora porque surgiu esta excelente oportunidade senão ainda aguentava mais um tempinho.
    Não vou entrar em guerras como já disse muitas vezes, e continua a dizer que cada um usa aquilo que mais gosta, ou que os outros mais gostam é igual xD
    Mas sinceramente gostava que alguém daqui me mostrasse um telemovel android ou apple, com factura a provar que o tem desde o inicio de 2013, que utilize normalmente e que o telemovel não apresente nenhum defeito? Pois o meu está exactamente como o comprei, e depois de chegar o novo certamente o irei usar como gps no carro, pois até nisso ele continua excelente xD

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      LOL quantas pessoas usam iPhones 5s (de 2013) e iPhones 5 (de 2012) e estão em excelente estado.

      Da forma como falas parece que nenhum smartphone dura mais que 2 anos e apenas os Lumias duram.

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        os iphones sim, acho que ele quis referir mais é os android. olhemos o lg g3 que foi topo de gama em 2014 e hoje com as ultimas atualizações oficias so apresenta problemas. mesmo com as antigas versões andava quente portanto…
        PS* tenho um g3 e sei do que falo

  38. Avatar de iSad
    iSad

    Tenho um iphone 3G de 2008 deixou de actualizar mas funciona 100% ficou para reliquia. Um Galaxy S3 na mesma situaçao. MS phones so usei uma vez a 3 anos e desculpa mas pelo que sei muito pouco actualizou desde a 3 anos . No presente agora usamos One plus e iphone 0 problems. Considero teoria acima hilariante!

  39. Avatar de LM
    LM

    Não achas a minha teoria interessante, então talvez a aches agora 😉
    Primeiro quanto pagaste pelo iphone e o S3? Dei 120€ pelo Lumia 620€
    Em três anos tiveste 3 telemóveis, certo, pelo menos foi o que acabaste me de dizer(Iphone, S3 e um MS que usaste uma vez)? Eu só tive um, o Lumia 620;)
    O meu siemens c35i também liga, e esta a funcionar a 100% 😉
    E neste momento continuo com o lumia até ao fim desta semana, pois deve chegar o 950.
    Resumindo, enquanto eu usei um telemovel durante estes anos tu ja vais no quarto e certamente já deves estar a pensar em mudar para outro xD
    Talvez assim a minha teoria esteja mais hilariante 😀

    P.S. Este lumia apenas não teve a actualização para windows 10, teve todas as outras que existiram(também já era pedir um bocadinho demais não?)

    1. Avatar de iSad
      iSad

      Lamento dizer isto mas pelos vistos nao soubeste nem ler o que disse nem fazer contas! Existem muito pessoal com tlm com mais de 3 anos na boa sejam de que marca. O Bill Gates ou outro que gere a MS deve ter-te cegado para o resto do mundo.

    2. Avatar de iSad
      iSad

      iphone 6 plus por exemplo comprado a dois anos e vai andar mais um no minimo. Desculpa mas nao leste bem o que disse. iphone G3 2008 S3 em 2012. É Preciso calculadora? One plus X foi comprado para testes é dual sim e cara metado o usa. Acho que não preciso traduzir mais o que disse acima. Quanto a preços não discuto pois cada um compra o que pode.

    3. Avatar de iSad
      iSad

      PS. quanto ao lumia que falei foi coisa da empresa por uns dias e foi devolvido e trocado era tao bom que nem o Bluetooth funcionava no hands free do carro.

  40. Avatar de sakura
    sakura

    ok não tenho Lumia mobile mas tenho (lumina bsd no meu arche linux em test ).

    onde esta windows em todo o lado android roms…….. quando vejo a keynote da apple
    no Egde…. ja vim que a MS se vendeu a apple ma escolha linux is the key.

    não mando na MS mas gostava que a
    MS esquecese a apple, e visse o potencial do OSS. move on MS.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      LOOOOOL o teu comentário não tem nexo nenhum!

      O Edge dá para ver a Keynote porque tem imbutido uma cena qualquer (não sei precisar) open source criada pela Apple e que está disponível para qualquer pessoa usar. O problema é que só a Microsoft implementou isso no Edge. Graças a isso é possível ver as Keynotes da Apple, enquanto nos outros browsers ficas a chuchar no dedo, tens de procurar outras formas, Kodi, ou algo do género.

  41. Avatar de LuisMSantos
    LuisMSantos

    Epá como é que uma noticia ,sobre um SO com 0.5% de quota de mercado ,gera tantos comentários .
    Já estou como o outro ,falem bem ou falem mal ,é preciso é que falem.Pode ser que gere curiosodade em algumas pessoas ,para experimentar ,e pode ser que cheguem á conclusão que o WM10 ,não é tão mau como o pintam .Porque a maior parte dos que falam mal ,nunca usaram o SO .

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      pois exatamente 😀 é que é sempre sempre mais comentários a gerar no windows phone do que nos outros. vá-se entender. mas também a google matou os tao imbatíveis nexus phones que vai mudar para outro nome agora, mas ninguém esta a falar disso como falam tanto de lumias xDD. Coisa que a ms faz o mesmo, retira o nome lumia para dar nascença ao surface phone