Metadados: NOS, Altice e Vodafone vão eliminar informações

18 Comentários

O tema dos Metadados ainda só agora começou e já há várias implicações. Depois de um “bispo” que foi libertado e que estava a ser acusado de e pornografia de menores, surgiu também a informação que as operadoras de telecomunicações têm três dias para apagar os metadados que têm em sua posse.

A Vodafone foi a primeira operadora a dizer que ia cumprir a decisão da CNPD que “obriga” a eliminar todos os metadados. A NOS e a Altice seguem o mesmo caminho.

Metadados: NOS, Altice e Vodafone vão eliminar informações


Operadoras vão apagar todos os metadados

A NOS garantiu hoje à Lusa que cumpre “de forma estrita” a legislação, depois da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) ter ordenado a eliminação dos dados pessoais conservados ao abrigo da lei 32/2008. A Altice também já assegurou hoje que cumpre o quadro legal em vigor.

De relembrar que a CNPD ordenou aos fornecedores de telecomunicações que eliminem, em 72 horas, os metadados das comunicações abrangidos pela lei 32/2008, após publicação do acórdão que declarou inconstitucional algumas normas.

Numa nota divulgada, na quinta-feira, no seu ‘site’, a CNPD revelou ter decidido, em reunião do passado dia 07, ordenar aos fornecedores de serviços de comunicações eletrónicas ou da rede pública de comunicações “a eliminação dos dados pessoais conservados” ao abrigo daquela lei, na sequência de acórdão do Tribunal Constitucional (TC) sobre metadados.

Metadados: NOS, Altice e Vodafone vão eliminar informações

Segundo a CNPD, é “ilícito que as operadoras mantenham o tratamento de dados autónomo”, criado especificamente pela chamada “lei de retenção de dados”, com “um vasto conjunto de dados pessoais, incluindo dados de tráfego e de localização de todas as comunicações, para fins de investigação, deteção e repressão de crimes graves”.

A CNPD referiu que da publicação do acórdão do TC sobre a matéria, em 03 de junho último, resulta “a impossibilidade da aplicação” da lei de retenção de dados por nulidade da mesma.

A lei 32/2008, de 17 e junho, já tinha sido considerada inválida pelo Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), no acórdão de 08 de abril de 2014, no caso ‘Digital Rights Ireland e outros’, por violação do princípio da proporcionalidade à luz da Carta dos Direitos Fundamentais da UE.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kolas
    kolas

    o Tal bispo, não terá sido libertado? isentado? outra coisa menos “liberado”?

  2. Avatar de Test User
    Test User

    Podem aproveitar eliminem Tribunal Constitucional, CNPD, Tribunais, Governo, Parlamento ,etc

    1. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      Anarquia?!

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Já começaram libertar criminosos.
        Isso não é anarquia?

        1. Avatar de mlopes
          mlopes

          criminosos. então todos os users das respetivas operadoras são criminosos uma vez que os dados retidos e processados são de todos.
          importaste por favor de colocar aí os acordãos, transitados em julgado, onde se pode ver que todos os utilizadores são criminosos?
          a comunidade agradece a fundamentação 😉

          1. Avatar de deepturtle
            deepturtle

            Importaste o quê e donde?

          2. Avatar de Test User
            Test User

            mlopes
            1- vai explicar a cada vitima em que o criminoso for libertado.
            a comunidade agradece a fundamentação
            2- Depois explica todos juízes, advogados, etc porque acórdãos, transitados em julgado, julgamentos tem de ser repetidos.
            3- Os metadados em si não te identificam e assumem que és um criminoso. Se houver indícios que és um criminoso vão investigar os metadados numa investigação judicial.

        2. Avatar de Tiago Rodrigues
          Tiago Rodrigues

          Não. É a lei a ser aplicada.

          Agora se a lei está mal reformulada já é outra coisa.

          1. Avatar de Test User
            Test User

            As leis foram aplicadas e agora estão por em causa essa aplicação.
            Operadoras não cometeram nenhuma ilegalidade ao serem guardados. Tribunais condenaram bispo e outros usando metadados de acordo com lei.
            Se as leis não são respeitadas, mal formuladas ,etc isso não é anarquia.

  3. Avatar de Sapo
    Sapo

    NOS, Altice e Vodafone vão eliminar informações. Tão logo terminem de transferir uma cópia dos dados coletados para nsa e pra uma ou duas emp de publicidade direcionada

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      bem provável, isto se já não o têm feito sucessivamente e desde há muito. agora irão só os dados residuais

  4. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    E o igac como fica ?!

  5. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    …daqui a uns tempos vamos ler aqui algo do tipo: “Afinal…”

  6. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    deu jeito pra alguns e parece bem mas daqui a algum tempo, por questões de “segurança nacional” lá vão voltar atrás com um argumento politiquinho disfarçado de lei para voltar ao controlo!

  7. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    E os sistemas operativos e as aplicações e os sites ?!

    Alguém acredita que “eles” vão, ( como os tugas … ), ” matar ou dar as galinhas dos ovos de ouro ” ? …

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Por aluma coisa 75% do PRR é para o “digital” … segundo alguns …

  9. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Por alguma coisa ….