Mesmo a crescer, Apple não passa a Samsung e a Xiaomi nos smartphones em Portugal

10 Comentários

Apesar de ter uma posição forte no mercado, a Apple em Portugal não parece seguir a maioria das tendências. A marca batalha para ocupar o topo, é um caso claro em que é ultrapassada as marcas que estão no topo ou que conquistaram recentemente um destaque maior. O início de 2023 mostra isso mesmo.

Apple Samsung Xiaomi smartphone Portugal

Apple cresce, mas não passa a concorrência

Há alguns meses que a Apple foi destronada pela Xiaomi no mercado dos smartphones em Portugal. A marca chinesa conquistou uma quota de mercado importante e deixou para trás a criadora do iPhone, que tem tentado lutar para reconquistar o segundo lugar nesta tabela.

Os dados do primeiro trimestre de 2023 voltam a mostrar isso mesmo, com a Apple a crescer mais que toda a concorrência. O valor neste período chegou aos 123 mil smartphones vendidos no nosso território, tendo agora uma quota de mercado de 21,7%.

Samsung e Xiaomi continuam no topo do mercado

No que toca à concorrência, a Apple teve de se bater com a Samsung e com a Xiaomi. Estas marcas ocupam respetivamente a primeira e a segunda posição no mercado em Portugal. Este valor manteve-se inalterado desde o final do ano, tal como acontece já há vários trimestres.

No caso da Samsung, a líder do mercado dos smartphones em Portugal, a marca vendeu 221.200 smartphones. Este valor garantiu-lhe o topo e uma quota de mercado que agora se fica pelos 39.1%. De notar que há um abrandamento das vendas da marca no nosso país.

Apple Samsung Xiaomi smartphone Portugal

O estado do mercado dos smartphones em Portugal

Também a Xiaomi manteve a sua segunda posição, com 140.400 smartphones vendidos e uma quota de mercado de 24,8%. A tabela tem também presente a OPPO e a TCL, com cada uma a ter uma quota de mercado de 6,7% e 2,7%, respetivamente. A prestação destas marcas foi oposta, com a primeira a crescer e a segunda a abrandar.

Este é o cenário que podemos encontrar em Portugal, associado ao primeiro trimestre de 2023. De notar que o crescimento da Apple se reporta ao mercado de smartphones de topo, que assim está a crescer no nosso país.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jesuu
    Jesuu

    Num pais de salario minimo de 500 euros ver um smartphone que custa 1409 a vender 21% e competir com xiaomi e samsung que vendem modelos de 100 euros tudo dito. Portugal e um pais de vaidades

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Sinceramente vejo pouca malta a comprar os topo de gama, tens muito 13 e 14 base por aí e mesmo alguns SE, não é que seja barato com preços entre os 550€ e 850€ mas com os planos das operadoras ou os clássicos 3x sem juros não é difícil ires para um equipamento de 600/700.
      Depois tens as empresas, há aí muitas a dar à escolha entre iPhone e Samsung S series…

  2. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Com aquele notch de 2018, a falta de personalização, a falta do usb-c e os preços não admira…

    1. Avatar de Swappie Guy
      Swappie Guy

      Tenho o iPhone 13 Pro Max, já tive antes android.
      Imagina só, não tenciono voltar a usar android.
      Preço não é problema para mim mas se quero qualidade, durabilidade e o mínimo de problemas compro iPhone.

    2. Avatar de Swappie Guy
      Swappie Guy

      E olha, não faço o upgrade (para já) porque não tenho mesmo necessidade, o 13 Pro Max tem tudo aquilo que para mim é necessário.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Portugal não é exemplo para ninguém. É um país de muitos pobres e remediados, como tal não vai haver mercado suficiente com capital para comprar iPhones.

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Vai ao Brasil e vais ver o que é um país de pobres! Vocês não merecem nem o país que têm, só sabem dizer mal… irra!

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Então vá a África e verá o que é pobreza, depois ainda sabem falar da pobreza no Brasil. Há sempre quem esteja pior…

        1. Avatar de Jesusita
          Jesusita

          Tive em copacabana ainda ha 2 semanas e não vi pobreza. Tudo incluido com vista de mar, piscinas, mulheres lindas sempre simpaticas a mostrarem me a cidade e prontas a tornarem a minha viagem o melhor possivel. So digo bem do brasil.

  4. Avatar de PN
    PN

    Caros, reparaçoes às vezes quase ao preço de um novo, bloqueiam as reparações com a necessidade de serem autorizadas pela marca (basta consultar as condiçoes do self-repair program), o que torna quase impossíveis ou muito dispendiosas as reparações fora da marca, portanto quando se tornam obsoletos não haverão autorizações para ninguém, ainda não permite e utilização de app stores alternativas, para poder instalar um browser a sério com add-ons a sério. Eu uso iPhone, já um pouco antigo (8+), mas estou seriamente a considerar alternativas.