Mediatek afirma que pagamos demasiado pelos smartphones

68 Comentários

Nos últimos tempos, temos assistido a uma tendência de crescimento no preço dos smartphones, sendo cada vez mais caro adquirir um destes dispositivos.

A Mediatek, nas palavras do seu diretor geral de vendas, vem destacar esta evolução e afirma que estamos a pagar demasiado pelos nossos smartphones.

Huawei Mate 10 Lite - 04


Quem acompanha o mercado dos smartphones, certamente tem reparado na tendência de crescimento dos preços. Os topos de gama estão cada vez mais caros, contudo, os modelos de gama média têm também sofrido um aumento. Embora existam algumas marcas que tentem contrariar esta tendência, como é o caso da Xiaomi, a verdade é que poucas são as que seguem este modelo.

Em declarações ao Techradar, Finbarr Moynihan, diretor geral de vendas da Mediatek, afirma que estamos a pagar demasiado pelos smartphones e por funções que nunca iremos usar. Além disso, considera que estamos a chegar a um ponto onde os consumidores atentam cada vez mais à experiência de utilização e à relação qualidade-preço.

Huawei Mate 10 Lite - 05

Segundo Finbarr, a Mediatek tem observado uma crescente procura por dispositivos com bom desempenho no geral, mas sem extras que elevam o seu preço. Os smartphones de gama média têm crescido nos últimos tempos e já acompanham os topos de gama em algumas tecnologias como os ecrãs 18:9 e as câmaras duplas. No entanto, o responsável da marca chinesa afirma que existe margem para tornar os dispositivos desta gama ainda melhores.

É neste mercado que encaixa o novo Helio 60, um processador que foi desenhado para oferecer ao utilizador aquilo que necessita, sem extras desnecessários e a um preço competitivo. Ou seja, a marca chinesa apostou num processador que promete uma melhor autonomia, um melhor desempenho, um melhor comportamento da câmara, mas sem suporte para tecnologia para realidade virtual, ecrã QuadHD ou modems que suportem 5G.

mediatek helio p60 smartphones

Este novo SoC promete assim equipar smartphones de gama média, com preços entre 200 e 400€, mas que entreguem ao utilizador tudo o que precisa para o seu dia-a-dia sem pagar um valor exagerado. Embora ainda não existam equipamentos com este processador, a Mediatek conta já com o apoio de marcas como a Xiaomi, Lenovo, Oppo, Gionee e Meizu que irão utilizar este SoC em um ou mais equipamentos.

Embora a Mediatek detete uma oportunidade neste segmento, tendo em conta o seu crescimento, Finbarr refere que continuará a existir espaço para todo o tipo de equipamentos, visto que existirão sempre consumidores quer para smartphones de 100€, como para topos de gama com todo o tipo de tecnologia de ponta.

Prefere um topo de gama com as últimas novidades ou um smartphone mais económico?

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JF
    JF

    É verdade que muitas das funções a maioria dos utilizadores não usa.. depende da utilização que cada um lhe dá. Já existem muitos modelos de gama média que dão perfeitamente para utilizar a nivel profissional. Tive de deixar de utilizar mediatek por questões de compatibilidade com apps e equipamentos e penso que só aí se justificam topos de gama. No entanto cada um é dono do seu bolso e compra o que quer ou pode.

    1. Avatar de Hugo Freitas
      Hugo Freitas

      Só por curiosidade que questões de compatibilidade eram? Não estou a ver em q é que o Soc possa influenciar tal a menos q seja pela ligação de equipamentos com drivers específicos e mesmo assim diria q o problema será do software.

    2. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Nem só os topos de gama usam snapdragon, bem pelo contrário.

  2. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    A mediatek só tem uma coisa a fazer para se tornar relevante. Basta mudar a sua atitude perante o open source e cumprir a GPL.

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Ah, e claro, suportar atualizações de versão de Android de maneira rápida.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        É isto. Se eles suportassem tecnicamente (drivers, etc.) os seus componentes físicos durante uns 10 anos depois de deixarem de os fabricar, para se manterem funcionais com novas versões Android, ainda poderiam vir com esta conversa do caro/ barato… porque fabricar e esquecer “qualquer um” podia fazer mais barato.

    2. Avatar de Adriaan
      Adriaan

      Tão isto!

    3. Avatar de Duarte Pereira
  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Verdade seja dita, paga se cada vez mais por smartphones de “topo” quando nem um terço desses mesmos utilizamos.
    Concordo com isto aqui dito.
    Realmente parece promissor este novo CPU da Mediatek mas terá que apostar mais alto nas marcas…
    Mesmo com o apoio destas em questão.
    Pergunta que se coloca é:
    Continuará com o mesmo problema de atualizações de sistema e drenagem radical de bateria?

  4. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Estou plenamente de acordo com esta teoria.
    Para quê ter um smartphone com tecnologias que ainda não são suportadas pela restante rede tecnológica (5G por exemplo), isso é algo que só se vai retirar beneficio real daqui a alguns anos e nessa altura o mais provável e já ter trocado ou estar prestes a trocar de telemóvel e assim poupo €€€ de ambas as vezes 😉

  5. Avatar de jorge Cardoso
    jorge Cardoso

    Isso é verdade pagamos muito pelos smartphones

  6. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Para além dos que compram simplesmente porque podem e/ou querem, há ainda os que querem uma característica em específico, como p.ex. uma boa câmara é que só a conseguem comprando o “pacote todo”, incluindo as coisas que nunca vão usar.

  7. Avatar de Natalino de Jesus Semedo Sanches
    Natalino de Jesus Semedo Sanches

    Obrigada pela funcionalidade

  8. Avatar de Fernando
    Fernando

    E na minha opinião ainda deveríamos pagar mais. Tem de haver alguma distinção entre ricos e pobres.

    1. Avatar de Bruno Costa
      Bruno Costa

      “tem de haver mais distinção entre ricos e pobres”

      Compras telemóveis ou artigos de luxo como uma extensão do pénis??

      Dá-te uma sensação de possuíres mais poder ou mais masculinidade se tiveres comprovadamente pago mais por um artigo do mesmo segmento?

      Procuras reconhecimento das tuas qualidades como pessoa através do que ostentas?

      Se assim é, parece-me que estás errado nessa forma de ver o mundo. Mas estás no teu direito…

      1. Avatar de JP
        JP

        Infelizmente muitos ainda vivem das aparências e com o sindrome que descreveste.

        Sempre bem vinda uma postura duma empresa que previlegie um segmento mais honesto para os consumidores racionais.

      2. Avatar de Mota
        Mota

        Don’t feed the troll

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Portanto para ti o conceito de ser rico é ter um telemóvel.
      Seguindo essa lógica sou bilionário.

      Senao vejamos:
      Ter telemóvel – Rico
      Ter carro – Milionário
      Ter casa – Bilionário

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Ser rico é ter um telemóvel caro. O adjetivo aqui é importante.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          É de importância 0. Possuir um produto de 1000€ não é ser rico.
          Se me disserem que ser rico é ter uma casa de 400 Mil € ainda podia aceitar.

          1. Avatar de Fernando
            Fernando

            Por isso mesmo é que defendo que os telemóveis deveriam custar mais.

          2. Avatar de Hugo Gomes
            Hugo Gomes

            Eu sou rico e nao tenho nada disso. Ha muita riqueza, se um movel de 1000€ e 400 mil € te fazem fico boa sorte com isso na vida

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Se é para fazer alguma distinção, então telemóvel não é no mínimo ridículo.
            Mais fácil optar por um bom relógio, procurando bem, por 30 mil € já se consegue encontrar alguns modelos mais exclusivos.
            Ou então um carro já se consegue comprar um MacLaren (usado como é obvio) por 200 Mil €

        2. Avatar de rimelixeim
          rimelixeim

          OK fermando,
          Entao vou vender o meu motorolla V3 a venda por 100.000 euros, vou-lhe chamar Motorlla V3 premium edition por causa do preço… Assim só um milionario o compra.

    3. Avatar de André
      André

      Nem sei se é ironia ou simplesmente idiotice

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Infelizmente há quem acredite nestas coisas.

    4. Avatar de Joao
      Joao

      Os ricos não querem ser distinguidos pelos telemoveis que têm o não têm, isso é pensamento de pobre.

      1. Avatar de Sandro
        Sandro

        Isto é pensamento de um ser humano que apresenta um raciocínio assente na premissa: Ter um telemóvel caro é ser rico.
        Ou:
        Ter um BMW série 8 é ser rico.

        Um ser humano que acredita ser superior a uma pessoa pobre porque pode comprar um telemóvel caro e assim se diferenciar, se apresentar à sociedade, se fazer notar.

        É curioso encontrar isto no seculo XXI. O Einstein tinha razão.

      2. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        Normalmente só gosta de mostrar que não tem.

    5. Avatar de AS
      AS

      Podes sempre tatuar um cifrão na testa…

    6. Avatar de Janus
      Janus

      Tem de haver uma destinação entre as pessoas normais e as pessoas anormais. Tipo tu Fernando és uma pessoa anormal, a palavra smartphone para ti é uma ofensa.

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    O meu é econômico, simplesmente porque é capaz de fazer tudo aquilo que pretendo dele. Desempenho satisfatório, excelente bateria, fotografia para mim, satisfatória, design neutro.

  10. Avatar de Xico Fininho
    Xico Fininho

    Os meus últimos smartphones foram o moto g2 – zenfone 2 – xiaomi 4x, ou seja, gama media/baixa. Para mim chega embora ja tenha sentido falta de um recurso menos comum nessa gama, refiro me ao NFC. Com esse recurso teria acesso a mais programas para a minha máquina de lavar roupa. =D

    1. Avatar de Sky2008
      Sky2008

      Estás a brincar mas é uma boa ideia para incluir nas futuras máquinas de lavar roupa hi tech (para os ricos, claro)… Um sensor NFC dentro do tambor e se for detectado um telemóvel lá dentro, não se inicia o programa de lavagem!

  11. Avatar de Alvaro Campos
    Alvaro Campos

    Tudo se resolveria com os telemóveis modelares onde cada comprador colocava os módulos que mais lhe interessassem mas isso interessa pouco às marcas…

  12. Avatar de Correia
    Correia

    Tenho um zuk2 que me custou 160 euros à ano e meio e para já tendo em conta as apps que uso e funcionalidade geral do telemóvel, incluindo autonomia, chega e sobra.
    Mas realmente quando vejo pessoas que conheço com topos de gama como o IphoneX ou S8/S9 compreendo o upgrade por parte de quem vai utilizar as funcionalidades mas não racionalidade dos preços aplicados.
    1200 € chegam para um telemóvel com um portátil a acompanhar e ainda me sobra para uma bela mariscados e um ou dois depósitos cheios de gasoleo.
    Gastar 1200 para Instagram e Facebook como alguns é que é um absurdo.
    Mas o mercado do luxo não segue a razão, por isso não se discute, se tens compra!!

    1. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Mariscada? Seguindo o mesmo raciocínio, é melhor ir a uma tasca e ainda sobra dinheiro para ir à taverna.

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    Uma coisa que faz telefonemas e mensagens (10 €), com ecrã típico de 5″ (20 €), com placa de rede e antena para navegar na internet (2,5 €), com bateria (10 €), com cabo e carregador (2,5 €), com sistema GPS (10 €), com poder de processamento (CPU + GPU) para apps e jogos mais pesados (25 €), com memória (RAM e Flash) para armazenar tudo (20 €), com câmara fotográfica e de filmar (20 €), e ainda com os custos das tampas de metal/plástico (2,5 €), e de transporte (2,5 €).

    E por algo com um valor genérico de 125 € (ou menos), vemos iludidos a permitirem taxas de lucro descomunais, não ao fabricante Chinês, que é o mesmo para todos, mas ao detentor dos royalties da marca que gravam na tampa, ao pagarem entre 400 € e 1000 € por essa geringonça, só porque é apresentado como algo “topo de gama” ou que “dá estatuto”… a cada 6 meses!

    E vão usar para quê? Para dar likes ou dizer mal dos outros numa rede social…

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ninguém é obrigado a comprar.

    2. Avatar de Adolfo Dias
      Adolfo Dias

      Sonhar um dia andar de Dacia ou num Lamborghini?

      1. Avatar de Adolfo Dias
        Adolfo Dias

        Eis a questão.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Depende do uso, se for para um uso diário casa-> trabalho -> casa preso por estradas cheias de buracos e preso no meio do transito.
          Muito provavelmente um Dacia é melhor opção.

    3. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Os lucros não são descomunais.
      Aqui no pplware há vários artigos sobre os custos de produção, não te esqueças é de adicionar todos os outros custos,caso contrário, porque não compras tu as ditas peças e montas um telemóvel de topo por pouco dinheiro?

  14. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Mediatek nunca mais

  15. Avatar de Milton Sá
    Milton Sá

    A culpa está muito do lado dos consumidores também, uma vez que a cada ano que passa, as marcas lançam as novas iterações dos seus flagships com preços aumentados, e os consumidores compram na mesma (e uma grande percentagem deles, são consumidores que compram todos os anos só para ter o mais recente). E durante bastante tempo até houve marcas que viram aumentos nos níveis de vendas mesmo com preços aumentados.

  16. Avatar de pedro
    pedro

    Ora aqui está uma opinião correcta e uma avaliação honesta do que se passa no mercado dos smartphones!!! Concordo absolutamente com este director da mediatek!!! Tenho experiência em telemóveis com SOC mediatek da gama média, fazem tudo o que os de topo de gama fazem, com rapidez, ecran 18:9 de 6″, têm bastante memoria RAM (4, 6 ou 8GB) e de armazenamento (64GB ou 128GB), camara de gama media com boas fotos, internet 4G, e baterias de 4000mA/h que duram 2 dias!!! com stock android 7 ou 8. Isto tudo existe em varias marcas na gama de preços dos 200€ aos 400€ …. qual é a necessidade (tecnologica) de dar 800 ou 1000 euros por um telemóvel ?? afinal quem é que anda a ser enganado ???

  17. Avatar de JAF
    JAF

    Possuo um ZOPO 998 com Mediatek e um MEIZU M6 note com Snapdragon e honestamente, quer um quer o outro são aparelhos fantásticos. Ambos custaram 250€, valor perfeitamente justificado quer pela boa qualidade quer pelo desempenho. Grandes máquinas.

  18. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    A marca que lança um chip novo quase por cada mini versão de Android. Se fizerem bons chip que durem e tenham update e suporte de drivers para uns bons anos, então trocavamos menos de modelos

  19. Avatar de Sergio
    Sergio

    Faz sentido o ceo da mediatek devia acrescentar… Qualquer telemovel com processador mediatek é caro demais….

  20. Avatar de Bruh
    Bruh

    Paga, quem quer. O meu telemóvel, comprado em 2005/2006 serve-me bem para o uso que lhe dou. Só compro um novo quando este pifar.

  21. Avatar de André Fontes
    André Fontes

    Supply and demand… Malta da mediatek a falar de tecnologia quando só fazem borrada…

  22. Avatar de Alex
    Alex

    Nós atingi-mos uma era em que os telemóveis estão mais caros que computadores, já parei de comprar marcas como samsung/lg/huawei etc… não por serem maus equipamentos mas simplesmente porque por metade ou até um terço do preço, posso comprar um telemóvel chinês com especificações muito semelhantes ou até iguais, eu sei que mesmo assim não é a mesma coisa, por exemplo, por mais que a camara usada num topo da samsung seja o mesmo que um chinês também ele de topo, o chinês muito provavelmente terá uma camara ligeiramente pior porque não teve tantos programadores/engenheiros (ou uma equipa dedicada) que projetaram a app de forma a fazer o melhor uso possível e não tem mal nenhum nisso, até porque o individuo paga menos 200/300/400€ que o topo da marca, mas no fim, tanto a pessoa que comprou Samsung como a que comprou o “chinês”, ficam com um bom equipamento, que se bem cuidado durará em media 2 a 3 anos.

  23. Avatar de Ze
    Ze

    Esperemos que a Xiaomi mantenha Snapdragon e não Mediatek!

    1. Avatar de Hugo Freitas
      Hugo Freitas

      Mas a Xiaomi tb tem mts tms com Mediatek.

    2. Avatar de Zé 3000
      Zé 3000

      Estou a usar 1 Xiaomi Redmi Note 4 com 1 Snapdragon 625, versão 4gb RAM / 64gb Rom.

      Paguei 130€ por ele numa promo no Lightinthebox.

      Não me posso queixar, é tudo uma questão de escolhas

  24. Avatar de TwoEyez Zinner
    TwoEyez Zinner

    Depende do que possa se compreender por caro, tenho um Galaxy S5 que comprei faz 4 anos por 700€, e ainda funciona muito bem para já não preciso de melhor, para email, foto, messenger, face WhatsApp e resto de coisas parecidas funciona bem. se dividir-mos esse valor pelos 4 anos fica a cerca de 175€ ano… ou seja se calhar não é necessário andar sempre a comprar todos os anos telemóvel novo, mas sim comprar um bom que dure uns bons anos…

    1. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      A questão é que se pode comprar atualmente um bom telemóvel por 200 euros, trocar por outro passado 2 anos e gastando 100/ano ficar melhor servido no total dos 4 anos.

  25. Avatar de rimelixeim
    rimelixeim

    O pessoal todo a falar em suporte de drivers, updates e mediatek’s a morrer… e merd@s do genero…
    Eu tenho processador mediatek, gpu mali, nao recebo updates para o telemovel desde julho de 2016, o meu mediatek ainda nao estoirou e muito menos morreu por falta de updates… E nao é por isso que apanho virus, sou invadido, o smartphone bricka ou fica lento, alias, tem quase 2 anos e rola como novo!
    Nao percebo essa vossa ideia dos drivers, isto sao produtos OEM, nao é para voces andarem a instalar outras ROM nem a fazer modificações, depois reclamam quando o smartphone bricka…
    Enfim, ideias rebuscadas, sem nexo nenhum… Há 20 anos no tempo do 3310 onde nao havia updates nem nada, há 20 anos onde o modelo novo era exatamente o antigo com apenas uma capa diferente… Vocês morriam todos… É o que eu tenho a dizer…

  26. Avatar de pedro
    pedro

    isto parece a eterna conversa entre qual é o melhor, intel ou AMD ??? resposta: depende da gama e do fim a que se destina … e claro que a AMD é sempre mais barato do que o seu equivalente Intel ….

  27. Avatar de guri
    guri

    Atualmente nao percebo como se consegue dar mais que 300€ por um smartphone.
    So revela falta de inteligência.

    Ps- felizmente nao tenho problemas com falta de €€€€

  28. Avatar de Elkido
    Elkido

    Helio p60 e P70 já são com processo de fabrico de 12 nanometros…. terão de gastar pouco… ligeiramente mais que o Shapdragon 835/845 que são a 10 nanometros…os processadores de gama baixa é gastam e aquecem muito porque são de 28 nanometros… eu tenho um Doogee Mix 2 com hélio P25 com 16 nanómetros e já gasta pouco e a bateria é de 4060 milamperes…no teste de bateria dá 9h 15 minutos….Estou interessado no futuro Ulefone T2 Pro com Helio P70 com processo de fabrico de 12 nanometros já com 8 Gigas de memória RAM e 128 de ROM e bateria de 5000 milamperes e écran infinito com uns 90% reais em relação ao corpo… mas uma máquina destas deve ir para mais de 300€ mesmo mandando vir da China ou Hong Kong no Gearbest.com ou no Bangood.com por Direct Air Mail para evitar parar na Alfândega

  29. Avatar de Elkido
    Elkido

    O meu pior smartphone foi o Samsung Galaxy S4…em 2013 e custou 700€ desbloqueado….. OS chineses são muito mais baratos e superiores….. ultimamente tenho smartphones Chineses….o actual é o Doogee Mix 2 com 6 Gigas de memória RAM e 64 de memória ROM e Soc Mediatek MTK HELIO P25 de 2.5Ghz Octacore e écran infinito de 6 polegadas com aspect ratio de 18 por 9…mas quando o Ulefone T2 Pro estiver disponível o quero trocar pelo Doogee….o Ulefone T2 Pro já traz Helio P70 com processo de fabrico de 12 nanometros com processador Ultra potente…ao nível dum Shapdragon 835…topo de gama da Qualcomm de 2017

  30. Avatar de Manuel Santos
    Manuel Santos

    Comprei um Leeco s3 x626 4g ram 64 rom e é fantástico. Carregamento rápido. Camera boa. Pelo que paguei não posso exigir mais. A vida útil de um smartphone são 2 anos. No meu entender quem paga mais, perde mais. Quem paga menos, perde menos. O consumismo alimenta o ego de muita gente, mas esvazia os bolsos. Poluição global. Basta! Tenham consciência da pegada que estão a deixar.

  31. Avatar de Manuel Santos
    Manuel Santos

    Comprei um Leeco s3 x626 4g ram 64 rom e é fantástico. Carregamento rápido. Camera boa. Pelo que paguei não posso exigir mais. A vida útil de um smartphone são 2 anos. No meu entender quem paga mais, perde mais. Quem paga menos, perde menos. O consumismo alimenta o ego de muita gente, mas esvazia os bolsos. Poluição global. Basta! Tenham consciência da pegada que estão a deixar.