MB WAY: Já pode usar o MULTIBANCO através da app do smartphone (sem cartão)

50 Comentários

O MB WAY é a solução MULTIBANCO para fazer compras online e em loja, criar cartões MBNET, utilizar Caixas MULTIBANCO, enviar dinheiro e dividir contas com os seus amigos. Para começar a usar o MB WAY, pode aderir através da app, ou através do MULTIBANCO. Basta associar o seu cartão ao seu número de telemóvel, e definir o seu PIN MB WAY!

Recentemente este serviço ganhou uma nova funcionalidade! Vamos conhecê-la.

MBway: Já pode usar o MULTIBANCO através da app do smartphone (sem cartão)


O serviço MBWAY tem vindo a ganhar novas e interessantes funcionalidades. Alguns bancos poderão começar a cobrar tal serviço, mas por enquanto continua grátis para a maioria dos clientes. Recentemente este serviço ganhou uma nova funcionalidade que permite o utilizador utilizar o Multibanco sem ter um cartão consigo.

Como utilizar o MULTIBANCO via app

  • 1) clicar na tecla verde do MULTIBANCO e escolher a opção “Utilizar MULTIBANCO
  • 2) abrir a app MB WAY, escolher o cartão que pretende usar e selecionar a opção “Utilizar MULTIBANCO”
  • 3) ler o QR CODE, com a app MB WAY, que está no ecrã do MULTIBANCO, e colocar o PIN MB WAY na app
  • 4) pode usar as operações MULTIBANCO que pretender

Esta é sem dúvida uma funcionalidade interessante que dispensa a utilização do cartão físico. Além desta nova funcionalidade, de relembrar que através do MBWay o utilizador pode:

Enviar dinheiro

Basta carregar no botão “Enviar e receber dinheiro” e selecionar a opção “Enviar dinheiro”. Escolha um contacto, insira o valor que pretende enviar e coloque o seu PIN MB WAY. O dinheiro será enviado e ficará disponível imediatamente na conta do seu contacto.

MBway: Já pode usar o MULTIBANCO através da app do smartphone (sem cartão)

Pedir dinheiro

Para pedir dinheiro, basta selecionar o botão “enviar e receber dinheiro” na app, e escolher a opção “Pedir dinheiro”. Depois, selecione o contacto a quem vai pedir dinheiro, indique o valor, e confirme a operação.

O seu amigo irá receber uma notificação com o seu pedido de dinheiro. Assim que este aceite o pedido, irá receber o dinheiro imediatamente na sua conta.

MBway: Já pode usar o MULTIBANCO através da app do smartphone (sem cartão)

Dividir uma conta

Para fazer uma divisão de conta, basta selecionar o botão “enviar e receber dinheiro” na app, e escolher a opção “Dividir conta”. Depois, selecione os contactos com quem pretende dividir a conta, indique o valor da conta, e confirme a operação.

Os contactos que selecionou, irão receber uma notificação na app MB WAY a informar do seu pedido de dinheiro no valor da divisão de conta. À medida que cada um aceita o pedido, irá receber o dinheiro imediatamente na sua conta.

MBway: Já pode usar o MULTIBANCO através da app do smartphone (sem cartão)

Comprar com MB WAY?

O MB WAY oferece-lhe a solução ideal para pagar as suas compras online e nas lojas. No momento de pagar as suas compras online, selecione MB WAY e insira o seu número de telemóvel. Receberá uma notificação na caixa de notificações da app MB WAY para que confirme o pagamento com o seu PIN MB WAY. Depois desta confirmação na app, já está!

Para pagar nas lojas, pode efetuar a leitura de QR Code nos terminais de pagamento, ou caso o seu telemóvel tenha tecnologia NFC, depois de o comerciante disponibilizar o terminal com o valor a pagar, é só tocar com o seu telemóvel no terminal do comerciante, colocar o seu PIN MB WAY e já está!

Comprar com MB NET

No momento de pagar as suas compras online aceda à app MB WAY e gere um cartão MB NET. De seguida, no site do comerciante, selecione pagar com cartão e insira os dados do cartão MB NET que gerou (numero de cartão, data de validade e os 3 dígitos do código de segurança). É uma compra com o seu cartão real, mas sem colocar os dados do seu cartão real na loja do comerciante.

Levantar dinheiro no MULTIBANCO

Na app MB WAY, selecione a tecla “levantar dinheiro”, introduza ou escolha o montante que pretende e coloque o seu PIN MB WAY, ou touch ID. Com o código gerado, dirija-se ao MULTIBANCO, carregue na tecla verde, introduza o código e retire o seu dinheiro.

Pode também gerar um código para que outra pessoa vá ao MULTIBANCO levantar. Para isso deverá selecionar a tecla “levantar dinheiro”, introduzir ou escolher o montante que pretende, aceder à opção “Pretende que outra pessoa levante o dinheiro no MULTIBANCO?”, introduzir ou escolher um contacto e colocar o seu PIN MB WAY, ou touch ID. O contacto que selecionou receberá o código que deverá colocar no MULTIBANCO.

 

Neste momento há vários bancos aderentes: ActivoBank, Bankinter, BBVA, Best Bank, BIG, BPI, Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, Caixa de Crédito Agrícola, Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores, Popular e Santander Totta. Consulte a área “Bancos Aderentes”.

Em Portugal existem 12 mil caixas na rede Multibanco. Ao todo, são já 1,25 milhões os utilizadores que usam MB WAY.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Simão
    Simão

    Também já está disponível para iOS esta nova opção.

  2. Avatar de Daniel Andrade
    Daniel Andrade

    Isso já dá há imenso tempo, nas ATM’S!
    Mau timming para publicar este conteúdo!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A novidade é de hoje :D…não sei como coisa e tal…

    2. Avatar de Rui Teixeira
      Rui Teixeira

      Também fiquei confuso com a noticia. No Verão passado, pelo menos, já utilizava a funcionalidade de levantar dinheiro com a app sem cartão (até porque o perdi).

      1. Avatar de Pedro Pinto

        É uma nova funcionalidade. Ora lê o artigo 🙂

        1. Avatar de Rui Teixeira
          Rui Teixeira

          Viva Pedro. Obrigado pela resposta. Regra geral gosto de ler os teus artigos e da forma como escreves, mas penso que este está algo confuso. Já o reli 3x e vou entendendo coisas diferentes conforme vou lendo. Primeiro pareceu-me que a nova funcionalidade era a de levantar dinheiro no multibanco sem o cartão (coisa que já acontecia). Depois de reler, pensei que a nova funcionalidade fosse ter o MBWay sem a necessidade de ter um cartão. Por fim entendo que agora é possível utilizar o Multibanco com o MBWay e assumo que te refiras às outras funcionalidades existentes num terminal Multibanco e que antes não estavam disponíveis (carregar telemóveis, pagar serviços, etc). No entanto, se é este o caso, penso que poderia estar descrito de uma forma mais explicita, uma vez que levantar dinheiro sem cartão, já é utilizar o Multibanco sem cartão, ainda que apenas umas das várias funcionalidades que o Multibanco permite. Cansaço de final de dia também não ajuda na leitura 🙂
          De qualquer das formas, não há dúvidas, boa nova funcionalidade e obrigado pela partilha.
          Cumprimentos e tudo a correr bem

          1. Avatar de Pedro Pinto

            eh eh eh, confesso que quando li a novidade pensei o mesmo…do tipo…então mas isso já não dava? Fui a um multibanco para experimentar só que onde estou ainda não atualizaram.
            Na prática o artigo resume-se a isto “com a nova funcionalidade, passamos a poder usar as funcionalidades do multibanco via app”..e não apenas levantar dinheiro.
            No entanto repara no título “já pode usar o Multibanco através da app do smartphone”..e não, ja pode levantar dinheiro 🙂

            Um abraço e obrigado pelos elogios

        2. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          Pedro, em geral aprecio os teus artigos e a forma como os apresentas.
          No entanto este título “já pode usar o Multibanco através da app do smartphone”, quando eu li pensei que podia abrir e usar a app do MBWay para fazer transferências para NIBs, carregar via verde, carregar telemóveis etc etc.

          Um título como “Já não precisa do cartão físico para ir ao Multibanco, use o MBWay” seria menos confuso.
          Continuação de um bom trabalho.

          E sim o MBWay está cada vez a ficar melhor… Vamos lá ver se se mantém sem taxas!

          1. Avatar de Pedro Pinto

            registado. Obrigado, abraço

    3. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Daniel, o que é novo é poder usar a caixa Multibanco para tudo mais além de levantar dinheiro que isso sim já tem largos meses.

  3. Avatar de João Matos
    João Matos

    Cada vez melhor.

  4. Avatar de Fernando Dias
    Fernando Dias

    Acabo de fazer o Download de uma nova versão para IOS que já contempla a ultima funcionalidade. Pelo menos é o que diz em More

      1. Avatar de Marcos Correia
        Marcos Correia

        Também tentei há pouco no atm mas o multibanco ainda não atualizou o software, ao carregar na tecla verde ainda não parece o código QR, apenas o código para levantar dinheiro…espero que atualizem rapidamente 😉

  5. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Pelo menos na própria aplicação da CGD vai ser permitido usar o modo (levantar dinheiro através da própria APP). Por isso não estou a ver a usar este modo gratis, quando mais tarde irá ser cobrado, mais vale ser do próprio banco.

    1. Avatar de gonsa
      gonsa

      Tenho conta na CGD há mais de 20 anos mas com a subida das comissões vou abandonar. Não há qualquer regalia em ser cliente há tanto tempo. Vou fechar a conta e mudar para o Activo Banco que não tem comissões nenhumas, até para quem não tem ordenado fixo ao fim do mês.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Abre conta no Atlantico Europa. Nao tem comissoes e tem uma otima APP de gestao de gastos, tipo revolut.

      2. Avatar de Psantos
        Psantos

        Fiz isso há quase um ano para bancoCTT e até agora sem queixas, sem comissões e tb já informaram que não vão cobrar transferências MBway

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    qual a diferença para o “levantar dinheiro” que ja existia????

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Aqui é acederes às opções do Multibanco.

      1. Avatar de Belfodyl_da_Net
        Belfodyl_da_Net

        A sintonia na ATM, é para fazer sempre ou só uma vez?

        1. Avatar de João Brito
          João Brito

          Também tenho essa dúvida. Se fosse apenas uma vez seria excelente.

  7. Avatar de Sousa
    Sousa

    Em Android tb já há esta opção.

  8. Avatar de CMorais
    CMorais

    Ou seja, para utilizar a app e opção multibanco, temos que ir a um multibanco tirar foto ao QR Code…. Ganho o quê, se tiver que ficar na fila na mesma, para fazer operações “banais”?

    1. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      Experimenta esqueceres o cartão em casa a ver se não te dá jeito, a mim já me aconteceu, e mesmo no continente na caixa…..

      costumo usar o mbway para levantar dinheiro é mais rápido 😛

      1. Avatar de CMorais
        CMorais

        Estás a confundir as coisas… A noticia não é sobre a funcionalidade “Levantar Dinheiro” que já existe há bastante tempo.

        A funcionalidade é “Multibanco”, e ainda não percebi qual a verdadeira vantagem. Ausência de cartão não me convence.

  9. Avatar de PePe
    PePe

    Alguem tem problemas na utilização do MBNET na UBER com o Activo Bank?

    1. Avatar de Tiago André
      Tiago André

      eu tenho santander e tenho, a solução que arranjei foi criar um paypal, associar o paypal ao mbnet e depois associar o paypal ao uber

  10. Avatar de Costa
    Costa

    E para quando a Apple Pay a funcionar em Portugal?

  11. Avatar de pic
    pic

    n vou usar enquanto n se adaptar ao ecrã dos novos iphones

  12. Avatar de Str
    Str

    Há uma coisa que ainda não percebi, agora é possível fazer pagamento de serviços, tipo a factura da água do telefone etc etc etc através da app?

  13. Avatar de A.M
    A.M

    Será que quase ninguém sabe ler!!, está notícia diz que há outras novas opções para além de levantar dinheiro, para tal basta ligar a localização (obrigatório para novas funcionalidades) escolher opção utilizar multibanco abre a câmera , ir ao MB ler o QR e tem todos os serviços disponíveis sem usar o cartão.

  14. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    Tem custos para transferir dinheiro entre colegas?

  15. Avatar de A. Martins
    A. Martins

    Confesso que hoje, quando vi que havia uma nova actualização do MBway, onde a novidade era, básicamente, utilizar o Multibanco sem ser preciso o cartão, na aplicação MBway. Primeiro fiquei confuso, mas depois acho que percebi. Agora com este artigo voltei a ficar confuso! Mas continuo a pensar, ainda sem ter utilizado esta nova funcionalidade, até porque parece que ainda não está activa em todos os terminais, que esta função apenas dá acesso ao terminal multibanco sem ter de levar o cartão físico, e (esta seria a novidade) fazer todas as operações para além da que já existia, que era a levantar dinheiro sem cartão multibanco. Da forma como falam aqui, passaríamos a poder ir a um terminal Multibanco, SEM CARTÃO, e activar todas as funcionalidades do Multibanco na aplicação MBway, o que não era mau (escusávamos de estar a “bloquear” numa fila atrás de nós, gente que também tem pressa, e seguiríamos “agarrados” ao telemóvel a fazer as operações pretendidas (caso de operações que não fossem levantamento de dinheiro, claro). Mas não acho que seja esta última ideia, a que esteja correcta. Agradeço clarificação do responsável pelo artigo, quando tiver a certeza de como funciona na realmente esta nova funcionalidade.

    1. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      …ou seja…resumindo, que isto pode ter ficado confuso!! Não creio que agora seja possível, ter o multibanco “dentro” da aplicação MBway, até porque esta alteração refere a ida obrigatória a um terminal físico, o que não faria sentido, na minha opinião. Acho que a única novidade em causa, será mesmo a de poder utilizar um terminal multibanco ser ter de utilizar o cartão multibanco habitual!!

      1. Avatar de CMorais
        CMorais

        Exactamente.
        Fila? Check.
        Terminal Fisico e nem sempre disponivel? Check
        Real vantagem desta funcionalidade?…..

        1. Avatar de A.Martins
          A.Martins

          A real vantagem está no facto de que, se te esqueceres do cartão multibanco em casa, podes ir na mesma ao Multibanco e fazer as operações pretendidas, desde que leves, claro, o telemóvel (mas esse é pouco provável esqueceres), e tenhas o MBway instalado!! Digamos que é uma vantagem!!

  16. Avatar de Gustavo Jorge
    Gustavo Jorge

    Aproveitando este artigo, alguém me sabe dizer se é possível transferir dinheiro entre dois cartões no mbway? Já tentei e dá erro.

    1. Avatar de A.M
      A.M

      Sim é possível, e funciona, se te dá erro, verifica se na opção editar cartões, não tens a opção cartão pré definido para transferência ligado nesse cartão, tens de desligar essa opção em todos os cartões, para que quando solicitares uma transferência, receberes a mensagem a dizer que está pendente uma transferência, aí clicar é escolhes qual o cartão que vai receber essa transferência.

      1. Avatar de Gustavo Jorge
        Gustavo Jorge

        Boa. Era mesmo isso que precisava. Já me deu jeito. Obrigado.

  17. Avatar de JR
    JR

    Ou seja, mesmo que queira usar a função nova tenho de ir a um multibanco para ler o código QR? Se sim, é pouco prático na mesma

  18. Avatar de diamantino
    diamantino

    Boas a todos.
    Interessante artigo!
    Mas já agora para quando um artigo sobre o revolut?
    https://revolut.com/r/diamand4i

  19. Avatar de Nelito
    Nelito

    V1.12.0 ——- vergonha SIBS , dezenas de críticas sobre a resolução nativa adaptadoa aos devices iOS (UX), e a App ainda esta graficamente no tempo do iPhone 4, isto a 19 Março 2019……..

    Desinstalada de imediato .

  20. Avatar de Paulo M
    Paulo M

    A maioria das caixas MB instaladas no exterior dos Bancos não são compatíveis com este sistema.
    Os Smartphones não conseguem ler os QR códigos devido a péssima legibilidade dos ecrãs do MB.

    1. Avatar de A.Martins
      A.Martins

      Isso é bem verdade!! Nalguns casos vai ser difícil!!
      Não seria mais simples, já que a validação dessas operações dependem sempre do pin MBway, de não ser preciso lêr Qr Code, e sim validar apenas com esse código pin Mbway!?? Quando muito pedir uma 2ª validação, para segurança acrescida, de enviar um código para o telemóvel e ter de o introduzir no multibanco para poder avançar!!

  21. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não está ativo em todas as MBs ainda. Experimentei em 3 caixas diferentes em 3 localidades diferentes e em nenhuma deu.

  22. Avatar de Migas
    Migas

    A opção “Utilizar MULTIBANCO” deixou de ser possível desde Março de 2020; ao carregarmos na tecla verde do ATM a única opção disponível é “Levantar dinheiro”. Já contatei MBWAY, a resposta foi remetida para o suporte técnico da mesma que deu uma resposta superficial e vaga, sem qualquer informação sobre se é quando essa funcionalidade voltará a estar disponível.

  23. Avatar de TugaPobre
    TugaPobre

    Algo que traria uma mais valia a esta APP, seria a possibilidade de agendamentos de transferencias pontuais ou periodicos.