Mas afinal quanto custa produzir o Pixel XL de Google?

65 Comentários

Todo o smartphone que é considerado um flagship tem, normalmente, um valor elevado associado. Na área dos dispositivos móveis, em especial no segmento Android, os novos Pixel e Pixel XL são actualmente considerados dos melhores e os preços começam nos 709 €.

Mas tem ideia de quanto custa produzir o Pixel XL?

pixel_00


Estimar o preço de produção de um smartphone tornou-se moda. A divulgação dessa informação é muito comum para os equipamentos da Apple mas, a empresa IHS Markit publicou um artigo onde estima o valor de produção do Google Pixel XL.

Segundo a IHS Markit, o valor de produção do novo Pixel XL de 32 GB da Google é de $285 (cerca de €260, ou seja, quase 3x menos que o valor de mercado). A empresa revela ainda que, sem surpresas, este custo de produção é idêntico ao de outros produtos como, por exemplo, o iPhone ou smartphones da gama Galaxy, isto porque as especificações também não são muito diferentes.

Total BOM costs for the Google Pixel XL are, not surprisingly, in line with those of other competitors, because the supply base and specs are very similar from phone to phone—whether it’s an iPhone, a Galaxy-series phone or the Google Pixel X

De referir que, neste custo de produção estimado, não fazem parte gastos com marketing e I+D.

iFixit_01_thumb

O Google Pixel XL é um smartphone de 5,5 polegadas, fácil de reparar, com um conjunto de características bastante interessantes, das quais se destacam o SoC Qualcomm Snapdragon 821, os 4GB de RAM e também uma bateria de boa capacidade. Para além disso, os nossos leitores também gostaram bastante destes novos smartphones.

IHS Markit

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      este comentário é ridículo.
      o mesmo que dizer que a Peugeot produz mais carros que ferrari

      1. Avatar de Monica
        Monica

        Não é produz, é vender. Sabes ler?

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Peço desculpa. Vou refazer o meu comentário.
          “este comentário é ridículo.
          o mesmo que dizer que a Peugeot vende mais carros que a ferrari”

          1. Avatar de Monica
            Monica

            A samsung é comparada à Peugeot? Pede desculpa outra vez.

        2. Avatar de sómaisum
          sómaisum

          Hhmmm neste caso é exactamente igual..
          Eu reformulo o comentário do Pedro: A Peugeot vende mais carros que a Ferrari.
          Tá melhor?

          O que ele queria dizer é que a Samsung (Peugeot) tem 50 modelos, e vende mais modelos, nomeadamente gamas baixas, que a concorrência (neste caso a Ferrari), embora cada carro custe 10x um carro da Peugeot.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            “sómaisum”, não ia perder tempo a explicar coisas óbvias, mas dado que o fizeste por mim, obrigado

          2. Avatar de Monica
            Monica

            Pois, mas a samsung não é nenhuma Peugeot, nem a Apple e Ferrari. Já foi Ferrari, agora já lança 3 modelos por ano, não é só um. Que culpa tem a samsung de ter mais modelos? Está a vender não está? Então e porque esta a dar resultado. Sempre com desculpas.

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            A questão não é ter mais modelos…. a questão é que grande parte desses modelos são a menos de metade do preço de um iPhone – logo não faz sentido comparar vendas em termos de números de telemoveis vendidos. Da mesma forma que não faz sentido dizer que uma Peugeot vende mais carros que a Ferrari por exemplo – não é que seja mentira, mas não quer dizer absolutamente nada.

            Faria sentido fazer-se uma comparação dos modelos topos de gama da Samsung (tipo S6, S7, Note) com as vendas da Apple, ou seja, equipamentos da mesma gama.

            Acho que isto é bastante evidente e qualquer pessoa deprendia onde queria chegar a partir do meu primeiro comentário

    2. Avatar de FAB
      FAB

      A Samsung também está no topo de marketshare a recolher telemóveis explosivos.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Já tu estás na liderança dos users com comentários de ódio/dor de coto 🙂

        1. Avatar de Balearic Soul
          Balearic Soul

          Nem mais! Só pode ser dor de cotovelo. Eu tenho um S7 EDGE e estou super contente. 😉

      2. Avatar de Daniel Gomes
        Daniel Gomes

        Isolada na liderança!

  1. Avatar de Ivan
    Ivan

    (cerca de €260, ou seja, quase 3x mais que o valor de mercado).

    Não devia ser (cerca de €260, ou seja, quase 3x menos que o valor de mercado).

    1. Avatar de FAB
      FAB

      Os fanboys do Android compram na mesma!!!!!!

      Para depois chegar a casa e porem-se a inventar com ROMs…

      1. Avatar de Alberto
        Alberto

        O que tu chamas de inventar, nos chamamos de possibilidade de escolhermos a ROM que queremos, coisa que os INabos não podem, certo ?

        1. Avatar de FAB
          FAB

          Nabo és tu, que andas a compor aquilo que faltou o fabricante fazer…

          Mesma coisa que ir comer a um restaurante, e depois lavar os pratos, porque o dono não quer saber.

          Se funcionasse bem, e tivesses updates, não tinhas que fazer ROMs.

          1. Avatar de Alberto
            Alberto

            Isso admitindo que o SO da Apple é perfeito? há sempre coisas a melhorar, seja em que SO seja, e simplesmente que tem Android pode alterar quem tem Apple não.
            É a mesma coisa que ir ao restaurante e comer carne e peixe e não só carne.

          2. Avatar de Sandro Garcia
            Sandro Garcia

            A ignorância presente no comentário do FAB. Ponderei até dar uma resposta. Mas cá vai :
            Tiras o telemóvel da caixa e tens um android pronto a utilizar directamente da Google, com UPDATES REGULARES DIRECTAMENTE DA GOOGLE. Vai-te lá informar sobre o flaghsip da Google, tira as palas que tens com uma maçã desenhada e depois vem comentar. Vá.

      2. Avatar de skiz
        skiz

        és mesmo um puto de 10 anos. dass. com esses argumento de chavalo

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Se têm essa possibilidade e conhecimentos para isso, por que não inventar com ROMs?

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          É perder tempo, falo por mim, com um Nexus 4 que deixou de ter updates, aguentava bem com 6 e 7, mas sempre tive CyanogenMod desde primeiro dia, volta e meia experimentava outra, mas voltava sempre à mesma..

          A CM tinha funcionalidades fantásticas, que achava necessárias, que a ROM original não trazia..

          Tinha que perder tempo, verificar o Xda, podendo a Build daquele dia dar o estouro, depois tinha que andar a reparar.. andava sempre à procura de algo mais..

          Decidi que chegava, comprei um iPhone, às vezes penso em jailbreak mas… deixo-me estar e passei a usufruir mais e perder menos tempo

  2. Avatar de FAB
    FAB

    Uma vergonha!

    Os da Apple são caros, mas a Apple tem de fazer o seu próprio SO, e o seu próprio processador.

    Isto? É só mais SD820 overclocked como os outros, e o SO é open source, sendo Linux usado!

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      Curiosamente quem faz o SO deles?

      1. Avatar de FAB
        FAB

        É open source, não é só feito só pela Google também.

        1. Avatar de Alberto
          Alberto

          Ou seja, tb investe no próprio SO, se continuas a dar tiros nos pés vais parecer um quador.

          1. Avatar de Coise
            Coise

            *Coador

        2. Avatar de LG
          LG

          é open source da Google… eles criam e mostram…

          iOS é Unix based sabes o que é?

          Por mais que venhas aqui comentar, pior ficas…

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            E o Android é based no quê !?!

            Enfim ….

          2. Avatar de Aguamenti
            Aguamenti

            É aí que o LG quer chegar. Enfim…

          3. Avatar de int3
            int3

            @Jorge Carvalho
            O android é android. Linux é Linux.
            Android usa um kernel linux.
            Linux NÃO É UNIX BASED.
            não partilha nenhuma linha de código de qualquer outro kernel derivado do unix (FreeBSD,NetBSD,OpenBSD,DarwinOS,…). Foi completamente feito a partir do 0.
            Estás a confundir uma arquitetura do standard POSIX com o sistema operativo. A IBM tem um sistema POSIX e é unix. Linux é um sistema POSIX e é UNIX-LIKE (parecido).

          4. Avatar de LG
            LG

            “Enfim…” ???

          5. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            Tanta confusão.
            A Google usa o kernel Linux no Android, certo? Assim sendo, está a usar algo bastante significativo que é desenvolvido por muitos outros.
            Ser baseado em Unix apenas se refere à forma como certas partes do sistema funcionam, não à origem do código do kernel. No caso do iOS uma parte do código do kernel é uma derivação de código do FreeBSD, mas a Apple segue o seu rumo próprio, o kernel é seu e com muitas diferenças para o kernel do FreeBSD.

            int3
            Unix-like é qualquer sistema que funcione de forma semelhante a sistemas Unix, para ser considerado UNIX é preciso certificação oficial, de modo que o iOS, FreeBSD, etc, são sistemas Unix-like. E sim o Linux é baseado no UNIX (UNIX é uma especificação), o que podes dizer é que não é baseado no BSD (outro feito a partir do zero para funcionar como o Unix)…

    2. Avatar de Flavio
      Flavio

      Isto é da google que tambem faz o seu próprio SO

    3. Avatar de Angelo Martins
      Angelo Martins

      O Android é open source até um certo o ponto. O Google Assistant, por exemplo, que vem no Pixel não é open source, assim como as atualizações de segurança da Google. Para além de que o Android (considerando apenas Android “puro”) neste momento é apenas desenvolvido pela Google e também não é por ser open source que significa que não custe dinheiro a desenvolver.
      Para além que o iPhone 7 custa 220 dólares o que é mais barato que este a produzir e é vendido ao mesmo preço.

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Mas a google assistant é uma aplicação a correr num SO e tal como a maioria das aplicação que da google quer da play store essas não são open source.

      2. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        O iPhone 7 não é ao mesmo preço que este, Pixel XL, é o iPhone 7 Plus que é ao mesmo preço.
        Não fazes ideia quanto é que os iPhones custam para a Apple, não só porque estes valores não apanham todos os custos associados à produção dos equipamentos (nem os outros custos de venda), como alguns dos custos com componentes são adivinhações destes analistas, pois são componentes desenvolvidos pela Apple e/ou exclusivos da Apple. Tanto que outros analistas dão outros custos mais altos.

  3. Avatar de abiper
    abiper

    Se tivermos em conta que ao preço referido temos que acrescer pelo menos o IVA de 23 % o que o coloca num patamar acima dos 900 € .

    1. Avatar de Artur Santos Silva
      Artur Santos Silva

      Penso que neste caso seja exatamente o inverso. O preço de venda ao publico é de 709€, já com o IVA.
      O preço sem IVA rondará os 575€. Mas atenção que entre o custo de produção e o preço de venda, existem muitas outras taxas (importação, royalties, etc…). Daí os telemóveis chineses serem bem mais baratos…não pagam royalties a ninguém, nem ecotaxas, nem impostos aduaneiros (basta ver que quando qualquer produto chinoca pára na alfandega, o custo dispara e fica praticamente mais caro que os produtos “ociedentais”).

      1. Avatar de APereira
        APereira

        Nao digas isso, deixa o pessoal dos Xiaomi e afins pensar que na verdade fizeram um negócio da china.

        Afinal de contas eles pagaram menos, nao importa como mas pagaram.

      2. Avatar de abiper
        abiper

        No artigo diz $769 ou seja preço nos US que ao cambio atual dá +/- 709 €.

      3. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        O preço oficial na Alemanha para o Pixel XL começa em € 899

        1. Avatar de Artur Santos Silva
          Artur Santos Silva

          Então o lapso é meu. São efetivamente os 709€ sem IVA. Não invalida que boa parte da “margem de lucro” se dilua em taxas e royalties.

  4. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Será que alguém pode dedicar 5 segundos a ler os comentários do FAB.
    Tenho a certeza que chegarão rapidamente à conclusão que é um belo exemplo de pessoa para ser banido dos comentários.

  5. Avatar de diogo
    diogo

    Estes meninos da apple. FAB a apple não fabrica, não desenha o processador. por sinal quem produzia o processador era a samsung, agora é a empresa TSMC.
    A apple faz o design e o software o resto manda fazer.
    Quero relembrar o custo de produção do penúltimo iphone que seria cento e poucos dolares, e do ultimo iphone que terá um custo de 292 dolares. eu acredito que o valor de 292 dolares é mais baixo visto que a apple compra grandes quantidades de peças, onde obterá preços bem melhores que esses.
    O pixel em termos de hardware é muito melhor que o iphone. o processador é melhor, tem mais ram, a camara é melhor, o som é melhor. será normal que custe mais.
    Estes valores apresentados não batem certo com os valores apresentados com os da apple. eu acredito que estes estejam correctos e os da apple não.
    Como pode o pixel ter um custo de produção de 285 doláres, já o da apple tem um custo de 298 doláres.
    o pixel têm melhor hardware deveria haver uma diferença de preço. vá que o iphone custe cerca de 200 doláres comparado com o pixel que têm um custo de 285 doláres, estes valores já têm lógica.
    Atenção que só estou a falar de hardware.
    Mas em ambos os casos a margem de lucro é muito grande.
    Mas só assim é que conseguem ter aqueles lucros de milhões no final do ano.

    1. Avatar de APereira
      APereira

      Fiquei confuso ao ler o teu comentário…

      Ora vejamos…

      Aqui li, “apple não fabrica, não desenha o processador. por sinal quem produzia o processador era a samsung, agora é a empresa TSMC.”

      Depois…

      “A apple faz o design e o software o resto manda fazer.”

      Acho que nem sequer vale a pena comentar o resto, pois certamente que ainda nao tiveste nenhum Pixel na mao para saber se é ou nao melhor…

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Design de aspeto físico
        E ele está a comparar as partes constituintes do telemóvel e não o telemóvel em si.
        Eu é que tive que fazer um esforço para responder ao teu comentário de tanta falta de interpretação e vontade de perceber o que os outros escrevem

        1. Avatar de APereira
          APereira

          O problema meu amigo é que a a Apple na verdade desenha os seus componentes… isto ao contrário de outras marcas que pura e simplesmente utilizam aquilo que está disponível no mercado…

          Se o que ele quis dizer efectivamente é isso, entao quer dizer que está 100% errado.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      O processador é melhor no que ?
      A Apple não desenha o processador ?!?

      “Estes valores apresentados não batem certo com os valores apresentados com os da apple. eu acredito que estes estejam correctos e os da apple não.”

      Agora foste para o campo da fé e em questões de fé eu não argumento

      Abc

      1. Avatar de APereira
        APereira

        Esquece, este pessoal tem de comecar a combinar melhor os argumentos entre eles, enquanto nao o fizerem vao continuar a dizer parvoices e a contradizerem-se a si próprios no seu próprio post.

        Tenho dois carros…

        um Mazda RX8, que é um 1.3 a gasolina, e um BMW 328 que é um 2.8 a gasolina.

        Ambos os carros tem potencias similares, 192Cv para o Mazda e 193Cv para o BMW…

        Isto seria o mesmo que assumir que o BMW é mais rápido porque tem mais cc…

        Lamento desiludir, a verdade nao é essa.

        1. Avatar de Não Interessa
          Não Interessa

          Ok agora um metáfora para esse comentário:

          “Ahhh mas é mais rápido em aceleração ou velocidade máxima”

          1. Avatar de APereira
            APereira

            Lamento desiludir mais uma vez… mas nem em aceleracao nem em velocidade máxima…

            Como tem motores completamente diferentes, (Motor rotativo no Mazda) conseque extrair-se muito mais potencia de um bloco mais pequeno, o que também significa menos peso.

            O mesmo acontece com os processadores, mais Ghz nem sempre significa melhor performance.

    3. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      A Apple não desenha o processador? Queres dizer que os engenheiros do grupo de processadores da Apple só andam a trabalhar para aquecer? Ainda no outro dia saiu um artigo que especulava que a Apple até já anda há algum tempo a desenhar uma parte importante do GPU que usa no SoC do iPhone.
      O custo total para a Apple deverá ser mais alto do que esses valores, doutro modo as margens de lucro que a Apple declara nos seus resultados teriam que ser significativamente maiores.
      Processador melhor? Som melhor? Mais RAM mas mantém menos apps em RAM. Essas tuas contas feitas em cima do joelho…

  6. Avatar de diogo
    diogo

    Apereira.
    Eu tambem posso dizer que:
    Temos dois carros:
    1.º carro – Polo de 3 cilindros 1.2 com 70 cavalos= Iphone
    2.º carro – Golf V 3.2 com 250 cavalos = pixel
    O melhor processador para smartphone é o snapdragon 820 e não sou eu que o digo.
    Vários estudos comprovam isso.
    Jorge carvalho
    Não batem certo por uma simple razão,
    O pixel têm melhor hardware que o iphone como tal têm que ser mais caro.

    1. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Vários estudos comprovam? És capaz de mostrar algum que diga isso sobre o snapdragon 820?

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Achas? nem chega a conhecimento empírico 😀

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Andas um pouco desatento nos estudos que lês 😀

      https://en.wikipedia.org/wiki/Apple_A10

      “The Apple A10 Fusion is a 64-bit system on a chip (SoC), designed by Apple Inc. and manufactured by TSMC. It is the fastest single-threaded mobile SoC released to date.”

      Para ser mais justo na comparação, vamos falar do 821. (Há mais testes pela internet, é só procurares)

      http://www.xiaomitoday.com/apple-a10-vs-qualcomm-snapdragon-821/

      “Conclusion

      We were quite surprised to see that much enormous gap. Apparently, we thought that Apple was going to top the benchmark but not which that much difference (at some points the A10 yields double points than Snapdragon 821).

      So the winner of Apple A10 Vs Snapdragon 821:

      Winner: Apple A10”

    3. Avatar de APereira
      APereira

      Repara que eu utilizei dois carros com cilindradas diferentes mas potencias similares…e que até ver sao meus logo nao só me baseio nos dados do fabricante como na minha experiencia no dia a dia e a intencao da comparacao era pura e simplesmente que mais CC (Ghz) nao significam mais potencia e performance.

      Mostra lá entao os estudos que provam que o snapdragon 820 é o melhor processador para smartphone?Só se for aqueles que tu fizeste porque compras-te um telefone com esse processador.

  7. Avatar de Zé Dos Queijos
    Zé Dos Queijos

    Muitas pessoas acham escandaloso o preço de fabrico de um telemóvel seja 3 vezes inferior ao preço de venda ao público, mas não vejo ninguém revoltado com o preço de uma chávena de café, que chega a ser mais de 10 vezes superior ao preço base. Quem diz café diz muitos outros produtos, mas pronto são mais baratos e ninguém se apercebe esta é a realidade.

    1. Avatar de DelScipio
      DelScipio

      Quando o Pingo Doce fez a promoção de tudo a 50% só o Wiskey foi vendido a baixo do preço de compra, na maior parte dos restantes productos sacaram ainda grandes margens de lucro. Isto estava no relatorio das autoridade da concorrencia. É so fazer as contas.

      1. Avatar de APereira
        APereira

        Nahh… a Apple, Samsung e afins é que tem grandes margens…os outros nao…

        Qualquer forma, o preco de um produto nunca é caro ou barato é simplesmente aquilo que o mercado está disposto a pagar por ele.

        A partir do momento em que vejo notas de £5 a serem vendidas a £200 devido ao numero de serie qualquer margem de lucro passa a ser relativamente baixa.

  8. Avatar de FAB
    FAB

    Depois de tanto gingar, deixo aqui limpo: os interessados devem consultar os estudos da empresa, e o iPhone custa mais caro a produzir, e não mais barato como se vê por aí.

    Porque usa componentes MELHORES, até porque a Apple tem acesso a preços muito mais em conta dado que faz encomendas na ordem das centenas de milhões, já a google, se encomendar 10 milhões, já ganhou o dia…

  9. Avatar de BF
    BF

    Acho que vergonhoso são os salários de maior parte das pessoas, pois se toda a gente ganhasse bem já ninguém se importava com essas margens de lucro das grandes empresas.

  10. Avatar de bikes
    bikes

    infelizmente o meu comentário neste post foi apagado!!!! revela alguma limitação de pensamento e pouca democracia do administrador, típica do menino birrento que quando não gosta da brincadeira tira o brinquedo de cena. imaturidades para ser soft no comentário!!