MaruOS disponível: Android no smartphone e Debian no Desktop

11 Comentários

No passado mês de Fevereiro apresentamos aqui um projecto fantástico, o MaruOS cujo o objectivo é ter o Android no smartphone e Debian no Desktop. Agora, passados cerca de 4 meses, foi disponibilizado publicamente o Maru v0.2.3 e quem tiver um Nexus 5 já o pode experimentar.

Vamos conhecer as novidades desta versão.

maru-os-android-linux


Com o mercado dos PCs em quebra e com os smartphones a quererem ocupar o lugar destes, é necessário que os dispositivos móveis passem a oferecer funcionalidades que até agora eram exclusivas dos PCs. Alinhado nesse conceito, o projecto MaruOS disponibiliza o Android no smartphone e o Linux Debian no Desktop.

Na prática o utilizador tem um dispositivo móvel com Android, mas caso ligue um rato, teclado ou monitor este passa para modo Desktop e o sistema muda para o Linux Debian.

maruos_01

Com o MaruOS se o utilizador estiver a utilizar o seu dispositivo como smartphone então tem como SO o Android, mas se passar para o modo Desktop passa a dispor de um Linux Debian.

O que podemos fazer com o MaruOS?

  • Aprender a programar com Scratch
  • Substituir o seu PC pelo smartphone
  • Gravar, editar e publicar vídeos usando o OpenShot
  • Criar e editar imagens usando o GIMP e Inkscape
  • Criar modelos 3D usando o Blender
  • …e muito mais.

Se tem um Nexus 5 então pode experimentar este projecto que nos parece-me fantástico, seguindo o conceito de convergência que tem vindo a ser trabalho pela Canonical e também gigante Microsoft.

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lmx1
    lmx1

    Isto já pode ser Feito, com o Bubunto phone.
    Especialmente a versão da Meizu, o pro.
    O update OTA 11, parece que corrigiu alguns problemas..

    Quanto a este Maru, acho que é uma boa aposta…os PC’s pesam demasiado ás costas, e é chato não os termos sempre a mão…já o telephone, anda sempre por perto 🙂
    Mais, usando o TM como PC, acaba a desculpa de não ter bateria, pois enquanto o TM está a trabalhar na DOCK, está a carregar 😉

  2. Avatar de Pilot Eyes 737
    Pilot Eyes 737

    Tem a cara do OSX… Incrível como agora todas as marcas copiam umas pelas outras em vez de criarem algo próprio e pessoal.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      “marcas”

      nice, boa ignorância.

    2. Avatar de Nuno Ferreira
      Nuno Ferreira

      Já cá faltavam os fanboys, concordando com o Ricardo .. quais marcas?? isto é uma distribuição, não é uma marca, segundo a cara do OSX? mas tu ainda pensas que a apple inova em alguma coisa? e ir ver a história da apple e ver a carrada de funcionalidades que a apple “rouba” ao windows e ao linux.. (óbvio que o contrário também acontece).

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Verdade que todos copiam. Mas o comentário tem a sua razão de ser.

        Os carros fazem todos mesma função mas é desejável alguma autonomia estética.

    3. Avatar de k
      k

      Mete mãos a obra e faz tu melhor. Criticar os outros é fácil.

  3. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Com qualquer linux pode-se fazer tudo…

  4. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    A empresa que conseguir aprimorar melhor este conceito tem um verdadeiro trunfo manga.

    1. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      Verdade! E com os smartphones a atingirem a barreira mítica dos 4GB de ram acredito que até ao fim do próximo ano isto seja a nova moda 🙂

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Em pouco os PCs nao vao ser nada mais que um smartphone ligado a um monitor, teclado e rato

  5. Avatar de T
    T

    Mas que conceito fantástico. Espero que evolua e muito.

    P.S. é impressionante como o pessoal consegue abstrair-se da tecnologia e neste caso de uma grande novidade e fixar-se nos fanatismos.