Kodak Ektra: O smartphone para amantes da fotografia mas…

32 Comentários

Foi em 2014 que começaram a aparecer os primeiros rumores que a marca iria apostar numa linha de dispositivos móveis. Os último anos foram bastante conturbados e a empresa até teve de vender patentes para se aguentar no mercado e não entrar em falência.

Hoje a Kodak apresentou o Ektra, um smartphone com foco na fotografia apesar das especificações indicarem o contrário.

kodak-ektra-smartphone-800x630


Chama-se Ektra e é o novo smartphone da kodak. A empresa tinha lançado já no passado o IM5 do qual não existe muito feedback.

Agora aposta tudo no Ektra que vem com um design ligeiramente diferente daquilo que estamos habituados. Apesar do foco ser a fotografia, a verdade é que este smartphone traz uma câmara de traseira de 21 MP com sensor Sony IMX230 e uma câmara frontal de apenas 13 MP… Uma configuração igual à de muitos flagships.

Em termos de app da câmara há algumas novidades até porque há uma integração com a app SnapSeed, segundo revela o site Arstechnica.

kodak-ektra-smartphone-front-back-1

As restantes especificações do equipamento seguem aquilo que é normal num smartphone de gama média. O SoC é u Mediatek Helio X20 a 64 bits, octa-core e a GPU é uma Mali-T880. Tem 3GB de RAM e 32 GB de memória de armazenamento, existindo a possibilidade de expandir o espaço de memória através de um cartão microSD.

A bateria é de 3000mAh e vem com o Android 6.0. De acordo com as informações, este smartphone custará €499 e chegará à Europa em Dezembro.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Não me parece que o valor se adeque as caracteristicas… Acho que não vai dar certo!!!

  2. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    €499?!?!?!

    1. Avatar de ruca
      ruca

      barato demais?

      1. Avatar de Nuno Sousa
        Nuno Sousa

        Caro demais

      2. Avatar de CheCosta
        CheCosta

        Estas com umas questões Ruca!? deve estar um tédio por ai..

  3. Avatar de carlos
    carlos

    o facto de ter apenas 21Mpx como outros flagships não quer dizer nada. o poder ter um sensor maior fará com que as imagens capturadas tenham melhor qualidade.
    A tecnologia usada na camera principal pode ser a causa do preço elevado. Em vez de ser um smartphone com camera poderá ser visto como uma camera com funcionalidades de smartphone.

    1. Avatar de O Gajo
      O Gajo

      Não te dês ao trabalho carlos.
      O povo que por aqui a anda a disparatar não tem inteligência para mais.

    2. Avatar de Márcio
      Márcio

      Bolas mas 500€ querem ter sucesso na entrada do mercado nao será um pouco caro

    3. Avatar de Alex
      Alex

      Concordo, o artigo foi escrito por quem não percebe muito de fotografia (a nível técnico pelo menos).
      As características importantes na matéria foram completamente esquecidas – tamanho do sensor, abertura da lente, distância focal, …
      Em defesa do autor, lamentavelmente a Kodak parece também não estar interessada em mostrar essas especificações, o que me leva a crer que é mais um produto comercialmente irrelevante.

      1. Avatar de Vítor M.

        Ainda bem que disseste o mais relevante no final. Além de este artigo ser de apresentação do produto, tal como a Kodak permite, a informação à data da construção do texto era pouca e faltavam vários elementos que, suspeito, ainda faltam. O autor do artigo limitou-se a dar conhecimento com o que existia, mas logo que ela nos chegue às mãos 😉 teremos tudo.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Dizem qu o sensor, é o Sony IMX230, é o suficiente para fazer algumas comparações.
        Há vários smatphones com ele como Elephone M3 que custa bem menos de 200€ ou os leEco x900 por pouco mais de 200€ com o mesmo sensor e um processador bem melhor.
        Eu gosto de fotografia e acho muito bem vinda esta aposta da kodak, mas a menos que o SW esteja super optimizado ou usem lentes bem evoluidas este preço só se justifica pela marca e design.)

  4. Avatar de HB76
    HB76

    Gama média por 500€? LOL

    1. Avatar de gaspar
      gaspar

      Ainda bem que é muito rico e educado. A qualidade da câmara ainda se está para ver, uma câmara como deve de ser de 500€ comporta-se melhor do que um smartphone se neste assim não for vale a pena. É escusado char ás pessoas de ignorantes sem antes se saber de facto qual a qualidade da câmara

  5. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    e pena o android

  6. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Chega em Dezembro e (ainda) traz Android 6…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Realmente…se tivesse o 7 o telefone era muito melhor 😛
      Um dia ainda vão perceber que as limitações estão no utilizador e não na versão do Android lol

    2. Avatar de Jack
      Jack

      Sem android de certeza que ficaria melhor.

  7. Avatar de JHGouveia
    JHGouveia

    Quantos Xs de zom ótico???

  8. Avatar de Sabichão
    Sabichão

    Depois é melhor comparar também a qualidade de imagem e funcionalidades da rx 100 com isto…

  9. Avatar de Mars
    Mars

    É espera pela análise do DxOMark ao smartphone, e se conseguir bater o PIXEL na fotografia pode ser que muita gente reconsidere, senão não me parece. Ainda assim extremamente caro. Mas se ficar provado que é o melhor smartphone em fotografia quem sabe não haverão muitos interessados.

  10. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Ele acha caro pelas características, como diz o artigo o sensor fotográfico é igual ao de vários flagships de outras marcas sendo que estes têm melhores processadores do que este na mesma gama de preço.

  11. Avatar de irlm
    irlm

    pelo menos têm experiencia no campo fotografico, mas não pode comparar um smartphone + camara com uma slr com sensor maior e de melhor qualidade.

  12. Avatar de censo
    censo

    Ridículo querer fazer comparações entre telefones e puras máquinas fotográficas.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Já foi verdade isso.
      Actualmente em termos de mercado os tlm acabaram completamente com as pequenas maquinas point&shot.
      Restam as maquinas com boas lentes, integradas ou não.

  13. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Sendo um dispositivo com foco na fotografia, nem precisava de ter camera frontal, selfies não são um ponto forte de fotógrafos.
    As capacidades do sensor não se vêm apenas pelos 21MP de tamanho da imagem, os sensores normais de qualquer smartphone em termos de qualidade são os piores que existem e para ficarmos com as imagens razoáveis que temos nos telemóveis elas passam por muito processamento.
    Um sensor de mais qualidade pode facilmente bater um sensor de telemóvel mesmo com menor resolução, exemplo disso são as dslr que com 16MP têm muito mais qualidade que qualquer telemóvel actual, mesmo os de 21MP como o meu telemóvel

  14. Avatar de Flavio
    Flavio

    Se isto tirar fotos tao boas como uma semi-profissional barata entao vale a pena porque ao menos é tambem smartphone. Rouba a necessidade de ter dois aparelhos no bolso (ou mala).

  15. Avatar de José ferra
    José ferra

    Depois de ler os vossos comentários e como me interessa um smartphone com boa qualidade de fotografia,alguém me pode informar qual a melhor opção que existe de momento no mercado??

  16. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    http://m.gadgets.ndtv.com/panasonic-lumix-dmc-cm1-1984.

    É já tem algum tempo, Android antigo blá blá blá nunca saiu para cá mas tem um sensor de 1’ , o meu Sony Z2 de 2014 ainda está actual chegou ao Android 6 e tem um sensor 1 2/³ de 21mp para chatear não tem modo manual que seja isso mesmo nem grava em RAW mas já em 4k desde que saiu (nunca utilizei) não sei se os sensores de 21mp evoluíram assim tanto desde o meu e decerto preferia um de 16 ou 12 com quase 1 polegada ou (sonho) o da própria Sony que ela nunca usará para não canibalizar as câmaras o de 1′ 20mp das Sony RX, até agora quando quero Fotografar tenho as minhas Canon e há que fazer esta distinção sensores maiores, precisam de lentes muito maiores, processadores presentes e baterias potentes que aumentam o tamanho, peso e custos e basicamente os fabricantes de sensores como a Sony e Samsung têm o seu mercado de câmaras à parte e não querem perder este mercado ainda mais e ninguém quer voltar a andar com 1 tijolo no bolso

  17. Avatar de Paulo Sanptos
    Paulo Sanptos

    Veremos o que a Nokia vai trazer em 2017 lembram-se do sensor de “41mp” do Nokia Lumia 1020, ou do de 20 do Lumia 930?

    1. Avatar de Jack
      Jack

      … Microsoft Lumia 950 – 20MP.

  18. Avatar de Um pateta
    Um pateta

    Os tamanhos anunciados dos sensores, são apenas para encher o olho ao consumidor .
    As especificações, não são nada de especial, para o preço que anuncia e já deveria de vir com o Android O. O design, não é o mais favorável. Quem gosta de fotografia e de qualidade de imagem, pelo preço, compra uma Canon 1300d ou uma Nikon D3300, ou mesmo um S7 que tem uma qualidade muito boa, mas que na minha singela opinião, não substitui a uma dslr… Ou estou enganado e os fotógrafos profissionais, trocaram as máquinas por smartphones?