Jolla apresenta Tablet com Sailfish OS por apenas 150€

37 Comentários

Apesar do segmento dos dispositivos móveis ser liderado essencialmente pelo Android e iOS é verdade que ainda existe espaço para outras plataformas. O Windows Phone tem crescido ligeiramente e há outras plataformas que tentam entrar nesse segmento muito competitivo.

Hoje, tal como estava previsto, a Jolla apresentou o seu primeiro tablet.

jola_tablet


Depois de alguns dias em “suspense”, a Jolla levantou finalmente o veu do seu novo equipamento. Trata-se de de um tablet de 7.85”,  o primeiro que entra numa campanha de crowdfunding. O valor é apenas 189 USD (cerca de 150€).

specs-device-3

Este equipamento traz como sistema operativo o Sailfish OS 2.0 o que, segundo a própria empresa, garante a melhor privacidade aos utilizadores.

Vídeo de apresentação

Principais especificações
  • CPU: 64-bit 1.8GHz Quad-Core/Intel
  • Câmara: 5 MPx traseira e 2 MPx a frontal
  • Ecrã: 7.85” IPS (2048 x 1536 píxeis resolução)
  • Dimensões: 203mm x 137mm x 8.3mm
  • Peso: 384g
  • Bateria: 3.8V/4300 mAh
  • WiFi: 802.11 a/b/g/n dual-band
  • Bluetooth 4.0
  • GPS
  • RAM: 2GB
  • Memória de armazenamento: 32GB
  • Sensores:
    • Acelerómetro
    • Luz
    • Proximidade
  • Suporte para cartões Micro-USB,
  • Áudio jack de 3.5mm

Homepage: JollaJolla

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jijij
    Jijij

    A jolla so vende e nos cafes com uns tremocos…sailfish os morreu a nascenca

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Porquê ? A mim não me parece nada morto.
      A jolla em menos de 3 anos criou o sailfish OS e lançou um telemóvel para o mercado, ao contrário de outros equipamentos/OS’s como o Tizen e o Ubuntu phone, que são ainda miragens.
      Um feito notável para uma pequena empresa que começou com menos de 100 funcionários.
      Se vires as noticias descobres que de forma sustentada estão a chegar aos poucos a vários mercados.
      E agora vão lançar um tablet com uma campanha de crowfundig, que em poucas horas já atingiu os objectivos.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        este sailfish e de longe melhor que lagdroid mas n tem apps, logo ninguem o compra. Nem sempre o melhor e o que mais vende, devices com android sao a prova disso

    2. Avatar de lmx
      lmx

      JiJij,

      este SO é muito bom…

      O problema é que o primeiro telemovel saiu muito caro , e a jolla não teve tempo para avançar na altura com um software acabado…

      Esse foi inclusivé un dos motivos pela qual não adquiri um e preferi BB10, além da falha crassa de o hardware ter radio FM, mas não estar ligado a saida de audio…

      Quem sabe no futuro a Nokia não volta a contratar a sua equipa…que criou o MEEGO, e o N9, um dos melhores telemóveis de sempre no mercado touch…

      1. Avatar de Joao Peixoto
        Joao Peixoto

        true story..ainda guardo o meu n9 com muito carinho e saudade de algumas funcionalidades que mesmo agora não existem nos outros SOs. Também optei pelo BB10 que na versão 10.3.1 está 100% melhor que o android em todos os campos. O IOS é outro tipo de SO…quem não quer pensar muito ainda é o que aconselho. Produtividade..BB10 all the way.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          completamente de acordo João Peixoto!!

          Grande SO, grande telemóvel(MEEGO, N9)…

          O bb10 é um maquinão, productividade é mesmo com ele 😉

  2. Avatar de RF
    RF

    Mais um OS condenado à nascença..

    1. Avatar de António
      António

      Pois, com mentalidade como a vossa temos o país que temos. Estes rapazes saíram da Nokia e avançaram com um nova marca de telefones e SO.
      Cá quem vai para o desemprego agarra-se ao sub. de desemprego.
      O Salifish é baseado no Meego…

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Ele tem razao Antonio! Eles sairam da Nokia porque nao poderam fazer com que a Nokia chegasse onde chegou…! Coisa que Samsung faz, lanca trilhoes de dipositivos por ano mas actualizacoes e supporte ‘e que ta quieto! ‘E bom ter competitividade ‘e claro, mas fazer um SO ‘e facil agora dar suporte a ele ‘e que ‘e outra coisa! Palavras do Ubunto phone CEO!

        1. Avatar de lmx
          lmx

          não errado..

          Eles saíram da Nokia, porque a nokia contratou o tal Ciclop da Microsoft que arrebentou com a nokia e matou o MEEGO(um SO de longe melhor que o windows Phone), e o N9…um LUXO!!!!!!!!

          Isto é aquilo que se sabe!!

    2. Avatar de Rui Costa

      aqui vai uma opinião baseada em mentes do velho do restelo: Se assim fosse, não haveria há muitos anos concorrência para a nokia, na sua gama, visto já estar o telemóvel inventado, não haveria várias marcas para todos os produtos, haveria somente monopólios em cada setor, já que estaria tudo inventado.

      Esse S.O., até pode morrer, mas pelo menos morre a tentar. Baseado na sua ideologia, outras iniciativas poderão surgir, o que aumenta a concorrência, baixa os preços, melhora a qualidade de serviço/produto e quem ganha é o consumidor.

      Para termos o mercado tecnológico atual, milhares de ideias morreram na gaveta, em protótipo e no mercado, muita empresa faliu, mas muita gente sonhou.

      Se é capaz de sonhar, és capaz de fazer.

    3. Avatar de RF
      RF

      Gosto do optimismo do “António” e do “Rui Costa”.. o problema é que sem Apps desenvolvidas para os OS estes acabam por morrer, e para que essas mesmas Apps sejam desenvolvidas, têm que atrair os programadores, que o objectivo é o fazer lucro.. logo se o OS tiver uma % residual de utilizadores, este acabará por morrer! São regras básicas.. António, o Meego foi descontinuado passado 1 ano em 2011! A Samsung também tinha o Bada OS para concorrer com os Android.. era um excelente OS e foi à vida precisamente pela questão que mencionei! Se, e atenção que não está confirmado, este OS permitir emular as Apps do Android, poderá ter um futuro.. mas se já se queixam do Android OS ser instável, o que será deste com um emulador!?

      1. Avatar de Rui Costa

        @RF: Concordo com a tua opinião. No entanto para termos app’s a funcionar temos de ter SO, certo? Temos de ter a base. Temos de ter equipamento.

        Se tivermos qualidade no serviço/produto e vaga no mercado para o dito, então temos boas probabilidades de ter algum sucesso.

        Haverá sempre algum david “louco” que irá desafiar o golias, mas..não deveria ser sempre assim?

        Iria eu algum dia desenvolver algum software para determinado nicho, onde já houvesse bom software implementado? Claro! Ouvimos sempre lá ao fundo “aquele tipo é que é maluco”, “não tem a mínima hipótese”, “morto à nascença!”, mas vamos para o jogo, discutirmos o objectivo e os meios para lá chegar, ouvir os céticos e os otimistas e no fim alcançar o objetivo proposto.

        Caso contrário, seria apenas mais uma ovelha neste grande rebanho.

  3. Avatar de goncalo
    goncalo

    mas alguem ja experimentou para falar do que nao conhece?ja testaram? se nao testaram, nao digam bacuradas…
    ja testei e nao vou hesitar quando tiver que mudar…já estou um bocado farto da falta de estabilidade do android…

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Testas o que? O selfish OS ou o tablet? porque este tablet nem esta sequer a venda para ja

    2. Avatar de AA
      AA

      +1

      Afinal não sou o unico a pesar assim

    3. Avatar de Rui C
      Rui C

      Testaste algo que ainda nem no mercado está… nem mentir sabes.

      Nos teus sonhos testaste !

      1. Avatar de Pedro Silva
        Pedro Silva

        Como é óbvio ele está a falar do OS… Calma com as vossas hormonas.

    4. Avatar de goncalo
      goncalo

      ja testei o tlm obviamente…duh…
      tenho um amigo que comprou um ha 4 meses e bastou-me mexer naquilo 5min para perceber porque é de longe melhor que android pelo menos…iphone e WP não falo porque nunca tive!

  4. Avatar de ARG
    ARG

    Que aplicações corre??? Não consegue correr apk??? Pergunto porque desconheço este SO… Ou é como o smartphones da Amazon que aquilo parece um synbian sem programadores… :p

    1. Avatar de goncalo
      goncalo

      corre qualquer apk de android…

    2. Avatar de António
      António

      Corre aplicações android sim. E provavelmente não conheces porque não te cultivas…

      1. Avatar de Alejandro
        Alejandro

        Fiz uma pergunta simples … Não me cultivo? A coisas melhores na vida que criticar tudo e todos… mais pessoas responderam a esta minha duvida e nao ofenderam nimguem.. ja voce parece quer ser o fertilizante do mundo a fertilizar sabedoria… Eu tenho muita coisa com que me atualizar no meu dia a dia e nao estar sempre ligado em todo e qualquer produto que sai e a sua interface ou SO… Mas caro Antonio nao poupe nas dose e fertilize o mundo com o seu saber.. Assim todos estaremos devidamente informados… A minha duvida principal recidiu que qaundo saiu o smartphone li algo a respeito das apk. e agora vi logo nos dois primeiros comentarios criticas ao SO dai a minha real duvida..

    3. Avatar de XXT
      XXT

      Pelo que li corre aplicações Andoid.

  5. Avatar de Tavanez
    Tavanez

    Hummmmmm… É de mim ou isto é demasiado semelhante ao que a “Nokia” apresentou?
    Cheira-me que os dois ramos desavindos se vão juntar outra vez…

  6. Avatar de FP
    FP

    Tanto quanto sei (e é pouco) este os tem a possibilidade de correr apk de android através de uma aplicação que tem. Agora falta saber se corre tão bem como muitos programas de windows no wine, em linux…

    1. Avatar de FP
      FP

      No entanto quero só acrescentar que o sailfish os, é uma continuidade que deram ao meego qua a Nokia tinha e a Microsoft imediatamente abandonou (talvez por ser linux digo eu). O contacto que tive com o meego (através de um Nokia que um amigo meu tem), este até tem algumas aplicações e estabilidade é top.

  7. Avatar de Gomes
    Gomes

    Off topic:

    Conhecem algum tablet que traga video projector incluído e com OS Windows 8? Sei que existe o Lenovo Yoga 2 mas traz android.

    Cumps,

  8. Avatar de jose
    jose

    usa apps android??

  9. Avatar de Xfera
    Xfera

    A Nokia e a Jolla deviam formar uma pareceria tecnológica através da qual a Nokia desenvolveria equipamentos (smartphones e tablets) que surgiriam, para já, com a marca Jolla. Em 2016 (quando a Nokia estivesse livre dos constrangimentos da Microsoft) a Nokia absorvia a Jolla e surgia a Nokia como branding total. Sistema operativo a utilizar: Sailfish e compatibilidade total com Android apps (evoluiam o Meego e aperfeiçoavam a integração com Android). Sempre tive a Jolla com a Arca de Noé da Nokia – perante a necessidade de se venderem à Microsoft salvavam o núcleo duro de técnicos e SO do Meego – para ressurgir mais tarde. Era bom, era…

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Acho que muita gente se está a equivocar(talvez por desconhecimento)acerca do possível “regresso” da Nokia ao mundo dos telemóveis/smartphones.Esquecem que uma parte do valor do negócio(1.650 Milhões de Euros)se refere à cedencia das patentes de que a Nokia era proprietáris durante 10 anos…o que quer dizer que até 2024 a utilização dessas patentes tem de ser licenciada pela Microsoft!!Isso além da compra de unidade de gadgets móveis.A Nokia apenas pode “alugar” a marca…e sobre determinadas circunstâncias!

      1. Avatar de Xfera
        Xfera

        O que não impede a “utilização da Jolla” que tem os direitos de utilização do Meego e boa parte dos devs do sistema.

  10. Avatar de Sergio Torre
    Sergio Torre

    O Sailfish é um excelente sistema operativo único, que só quem nunca viu é que não percebe o seu potencial. Em 3 anos tem crescido lentamente mas de forma segura e parecendo que não, nesta altura, já vendem o smartphone Jolla em 31 países, India incluída.
    Já no passado Natal, em alguns países, o smartphone deles conseguiu ser dos mais vendidos. Aliás, penso que até aqui no pplware houve uma referência a isso. A meu ver, este sistema/empresa a curto/médio prazo vai passar a Blackberry.

  11. Avatar de irlm
    irlm

    parece um Bada, WebOS (2ª parte) ou até Blackberry, não vai ter muito exito, visto que a concorrência é muito forte, e não se vai endireitar.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ainda vão ouvir falar muito desta gente, se estivesse a venda eu comprava já um.

  13. Avatar de Marco
    Marco

    como gosto de ler: “Não vão a lado nenhum.”, esquecem-se da historia da informática… é o que é.

    “Não vão a lado nenhum, não tem copy & paste, não tem apps, não tem teclado fisico..”

    “Não vão a lado nenhum, o ramo deles é a pesquisa de conteúdos e a venda de publicidade.”

  14. Avatar de Sergioo Torre
    Sergioo Torre

    A brincar a brincar e já passaram a barreira de 1 milhão de dólares quando só procuravam 380 mil dólares!… Ainda faltam 19 dias… Eles vão conseguir chegar lá acima…