IRS: Esta é a forma mais simples e rápida de validar faturas

13 Comentários

O dia 27 de fevereiro está próximo e os contribuintes têm de validar as faturas no portal e-faturas por causa do IRS. Como se costuma dizer em Portugal, o processo é uma “seca”, mas há uma forma simples e até intuitiva de o fazer.


O prazo para validar as suas faturas, relativas a 2022, termina a 27 de fevereiro e, como sempre, só serão consideradas as faturas que tenham sido validadas. Como é normal, os portugueses costumam deixar para os últimos dias esta tarefa e alguns esperam sempre que o Governo dê mais uns dias (mas tal pode não acontecer e há multas associadas).

Validar e até registar as faturas não é propriamente uma tarefa agradável, mas há uma forma mais intuitiva para o fazer que é usando as apps para Android e iOS para o fazer. Através da app todo o processo é mais simples e até é possível validar faturas em massa, o que dá enorme jeito. A app permite-nos também, a qualquer altura, saber o número de faturas pendentes e as deduções provisórias em IRS. É ainda possível inserir faturas usando o código QR disponível nos talões.

Validar as suas faturas para o IRS no smartphone com o e-fatura?

Validar as faturas através da app é relativamente simples e rápido. Para tal basta selecionar as faturas pendentes, escolher um ou vários registos e depois carregar Classificar faturas.

Ao carregar em Classificar Faturas pode indicar se a fatura é relativa ao âmbito da atividade profissional e depois indicar qual a atividade de despesa ou simplesmente indicar a atividade de despesa.

De referir que as apps são gratuitas para Android e iOS. De relembrar novamente que o prazo para validar as suas faturas, relativas a 2022, termina a 27 de fevereiro e, como sempre, apenas serão consideradas as faturas que tenham sido validadas. Também já pode validar as faturas de 2023.

Homepage: e-fatura
Preço: Gratuito

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blockd
    Blockd

    Uso há alguns anos, com 4 contribuintes na app, a gestão é rápida e sem problemas. Muito útil.

  2. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Também uso de vez em quando e é realmente mais rápido que no site.

  3. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    App inútil, já existe há vários anos apenas para iOS a app eFatura muito melhor e mais eficaz.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Faço gestão do agregado cá de casa, 4 pessoas com apenas 5 min por mês, já para não falar na analítica útil.

    2. Avatar de RM
      RM

      Zé Fonseca, agora em português sff

        1. Avatar de NMLH
          NMLH

          Essa também é a que eu usava até agora, mas parece que na ultima semana deixou de funcionar ….

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            continuo a usar sem problemas, é melhor actualizares a app

  4. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    A Aplicação conta ainda com vários bugs mas cumpre o propósito.

  5. Avatar de Jaime Fernandes
    Jaime Fernandes

    De referir que, para pessoas como eu que nunca pedem nif, agora com a obrigatoriedade do codigo actud desde janeiro e com o codigo QR, é muito mais facil e rapido de inserir estas faturas pela app.

  6. Avatar de António silva
    António silva

    Veio atrasada, como sempre. O programa afigura.se.me que é mais um tacho criado para uns tantos boys, de resto nao nada que se aproveite,promeeiu muito ,ma deu zero,
    O Muda é bem a semelhanca do primeiro ministrosinho que temos, empalear.