O iOS tem um teclado escondido e ninguém o pode ainda usar

22 Comentários

É procedimento normal nos sistemas operativos existirem funcionalidades escondidas e que apenas os programadores têm acesso. É desta forma que testam algumas novidades.

A Apple não funciona de forma diferente e várias vezes foi descoberto este código “secreto”. Um novo surgiu agora no iOS e mostra um teclado diferente.

iOS teclado

Todas as novidades que a Apple lança no iOS são sempre maturadas e testadas para que tenham os melhores padrões de qualidade. Para isso disponibiliza para os programadores e todos os que querem experimentar versões de teste.

Mas para além disso há sempre funcionalidades escondidas que apenas podem ser encontradas por quem avalia o código e as procura. Uma recentemente encontrada mostra que o iOS tem escondido um teclado que pode ser usado apenas por uma mão, sendo puxado para a esquerda ou para a direita, conforme o utilizador quiser.

novo teclado iOS

Para já este teclado não pode ainda ser usado pelos utilizadores e está escondido apenas no código do iOS. Para o poderem testar é necessário usar o emulador de iOS que o XCode disponibiliza e realizarem algumas alterações de código.

Segundo o autor da descoberta este teclado está no iOS há já algumas versões. Desde o iOS 8 que este pode ser encontrado e usado, sempre através do emulador.

https://twitter.com/stroughtonsmith/status/788869300283146240

Não se sabe para já quando a Apple pretende lançar esta alteração ao teclado do iOS e sequer se esta mudança algum dia poderá ser usada.

O que se sabe é que ela está já no sistema e a qualquer momento pode ser activada pela Apple, através de uma actualização, dando assim a possibilidade de qualquer um usar o teclado do iOS com apenas uma mão.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Rua
    Marco Rua

    Será tão complexo criar um teclado e demorar tanto tempo a disponibilizar. desde a versão 8 que existe….

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    E o Android já permite marcar um item na agenda usando o Google now em Português?

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Este teclado é do Android?

  3. Avatar de Atapadin
    Atapadin

    Mudam a disposição das teclas e pronto, ai temos noticias de um teclado diferente para anunciar ao mundo….

    1. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      …por apenas 0.99!!!

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Só?! Assim ninguém o queria!

  4. Avatar de T
    T

    É um projecto piloto

  5. Avatar de Nelson
    Nelson

    Poderiam éra dar liberdade de instalar qualquer teclado e outros tipos de temas, widgets, como tem no android, já era tempo de deixar de ser mais do mesmo…

    1. Avatar de lol
      lol

      Uma pessoa nao deve falar do que não sabe senhor Nelson (:

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      eu acho que dá…. de momento não estou com iPhone, mas acho que no 4s/IOS8 dava para utilizar outro teclado

    3. Avatar de Alpha
    4. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      aguardem mais um pouco até toda a gente esquecer que foi o android que há meia década trouxe essa função do teclado, para depois a apple anunciar ao mundo que é uma revolução.. lol até o 1º android de 2008 permite trocar teclado e afins..

      1. Avatar de FAB
        FAB

        O primeiro Android AINDA tinha teclado físico…

        1. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          a partir do android 1.5 dos inícios de 2009 permite 3rd party keyboard 🙂

          1. Avatar de Flavio
            Flavio

            Bem primeiro 2008, depois 2009. Já não percebo nada. E o iPhone também tem 3rd party keyboards na AppStore há muitos anos.

    5. Avatar de Bartolomeu
      Bartolomeu

      Tu podias era saber um pouco mais sobre o que o iOS faz! Já há algum tempo que se pode instalar outros Teclados, Widgets…

  6. Avatar de censo
    censo

    “Novidades maturadas e testadas”…não estamos a exagerar “só ” um pouquinho?

  7. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Eu chamaria isto de lixo escondido. Se bem percebi o código estão escondidos em todos os IOS. Imagino que tenham mais código escondido para nada

  8. Avatar de André
    André

    Bem se o teclado referido é o da ultima imagem, é exactamente igual ao que uso no meu 4s.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Não notas ali uma pequena diferença? Olha lá bem

  9. Avatar de Valentim
    Valentim

    esse teclado vem nas versões beta, ao descoberto.

    1. Avatar de tfvp
      tfvp

      Explica-me onde! Tenho a versão Beta e não consigo ter este teclado que dizes estar “ao descoberto”… Supostamente e para a versão dos Programadores.