Falha do iOS quase deitou por terra a emergência médica dos EUA

28 Comentários

O serviços de emergência médica dos EUA, conhecido mundialmente por 911, teve um ataque recente, fruto de um erro de um investigador que procurava explorar falhas no iOS.

Esta falha foi erradamente disponibilizada na Internet e em poucos minutos foi impossível ligar para os sistemas 911 por estarem totalmente ocupados.

iOS 911

O autor desta proeza, que revelou ser apenas uma brincadeira, foi o jovem de 18 anos Meetkumar Hiteshbhai Desai. A polícia de ciber-crimes do condado de Maricopa deteve o jovem, que para já está a ser acusado de casuar este problema e de comprometer um dos sistemas mais vitais deste país.

Segundo foi revelado, o suposto ataque foi fruto de um erro e da partilha de um exploit em javascript que permite que o iOS realize algumas acções, entre elas ligar para números de telefone ou mostrar simples pop-ups.

Ao tentar provar a falha, e querendo lançar a versão que apresentava os pop-ups, Desai acabou por se enganar e colocar disponível, via Twtter, uma versão que ligava para um número de telefone, que no caso era o do sistema de emergência médica norte-americano. Em apenas alguns minutos muitos dos seus seguidores do Twitter acederam ao link publicado e começaram a atacar o 911, sem o saberem. Calcula-se que perto de 1900 dispositivos participaram involuntariamente.

iOS

A forma como este ataque se realizou foi simples. Os telefones que estavam sob controlo estavam constantemente a ligar para o número 911 e a desligar de seguida. Alguns centros, como os da California e do Texas, notaram picos elevados de chamadas e estiveram perto de ficar isolados, sem poder prestar o seu serviço. Em Phoenix, área onde Desai e a maioria dos seus seguidores do Twitter moram, o sistema recebeu mais de 100 chamadas em simultâneo, o que levou a que estivesse praticamente inacessível.

Este incidente vem provar uma informação revelada recentemente e que mostrava que com apenas 6 mil telefones seria possível colocar inacessível o serviço de emergência médica norte-americano.

Esta foi uma brincadeira que poderá ter corrido mal e que de certeza trará problemas a Meetkumar Hiteshbhai Desai. Ao mesmo tempo revelou um sério problema para os EUA, que podem ver o 911 ser desligado, recorrendo a uma simples falha e a um número reduzido de telefones.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 911
    911

    por essa razao eu nunca ligo para o 911. so ligo para o 112.

    1. Avatar de bzzzz
      bzzzz

      O pedrinho não vai gostar mesmo nada dessa tua resposta… Ele queria mesmo brilhar e tu atira-lo abaixo com uma piada rasteira!
      Pontuação:10/10

  2. Avatar de JJ
    JJ

    Isto de por em baixo uma linha de emergência ou outra linha telefónica qualquer de um serviço, sempre foi fácil e não é preciso tirar um curso e fazer-se um estudo.

    Tens sempre um numero de pessoas que estão atender num call center, logo se o numero de chamadas for significativamente superior ao numero de pessoas que estão atender, por mais sofisticado sistema que seja, vai ficar entupido e praticamente impossível de dar resposta em tempo útil.

    Pegando no exemplo que esta no artigo de Phoenix. Se o 911 dessa cidade/região, tiver apenas 20 pessoas atender, imaginem receberem 100 chamadas ao mesmo tempo. As 20 pessoas não vão ser possíveis de atender todas elas em tempo útil.
    Podia-se dizer, que as chamadas poderiam ser encaminhadas para outros centros. É verdade, mas mesmo que isso aconteça, nunca vai ser possível atender todas em tempo útil. Porque se o sistema funcionar, só vai encaminhar parte de chamadas, ou fazer um encaminhamento gradual, de forma a que outros centros não fiquem entupidos.

    Só quem nunca trabalhou num call center, e principalmente em linhas de suporte, é que ficara admirado com isto.

    1. Avatar de Monica
      Monica

      Alguém pos em questão se é difícil ou não fazer isso ou nao?
      Foi at at uma falha do iOS que é fez isso, ponto.

  3. Avatar de fneves
    fneves

    Enganou-se e meteu essa info no twitter? Caraças, para isso são precisos muitos enganos: Abrir o twitter, escrever, publicar o script e fazer send 😛

    1. Avatar de Marco
      Marco

      se ele tiver um mac com a conta de twitter configurada so precisa de um, que é: partilhar no twitter.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Se tiver um Windows também..

    2. Avatar de The Onee
      The Onee

      x2 E nem apagou o tweet xD

  4. Avatar de Monica
    Monica

    A cada dia que passa mais desilusões dás…
    Por favor, é precisar tirar aquele CEO da frente da Apple.
    Vai desgraçar o império que foi criado por outros.

    1. Avatar de bzzzz
      bzzzz

      … tás mal informada. o império não é em santa “monica”.

  5. Avatar de EC
    EC

    É impressionante que nos EUA seja possível isso apenas com 100 chamadas em simultaneo. Este rapaz acaba de expor o poderá acontecer numa situação real de uma eventual catástrofe em que varias pessoas tentarão ligar para o 911

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O 911 não é para catástrofes, para isso existe a FEMA (Federal Emergency Management Agency)

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Acho que ele mais depressa vai preso por demonstrar a fraqueza de um sistema importantíssimo do que por ter cometido o crime mesmo ( quando ele estiver dentro podem sempre abafar um bocado a situação)

  6. Avatar de AG
    AG

    Coloquei este comentário na notícia mas, agora, reparo que aqui seria mais apropriado e, além disso, dar também os créditos ao PPLWARE, pelo que o repito aqui:

    Parabéns ao portal da Sapo por colocar em destaque esta tão actualizada notícia…mesmo não sendo utilizador do IOS é sempre bom ter a informação em cima da hora e hoje, 30 de Outubro, saber o que se dizia em princípios de Abril.

    1. Avatar de mario mata
      mario mata

      🙂

      Sorry Pedro Simões mas não resisti!

  7. Avatar de Isso foi em Maricopa
    Isso foi em Maricopa

    “O serviços de emergência médica dos EUA, …” Hum!, foi só em Maricopa, Arizona. Em poucos minutos o 911 recebeu mais de 100 chamadas. As grandes cidades têm sistemas que permitem lidar com situações destas – não aceitando chamadas repetidas da mesma fonte.

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      “muitos dos seus seguidores do Twitter acederam ao link “

      1. Avatar de Isso foi em Maricopa
        Isso foi em Maricopa

        Isso é texto dos que confundem os EUA com Maricopa e dos que não querem nem saber desde que haja bojardas sobre o “inimigo”.
        Quem pensa pergunta-se: “Que diabo … ‘t’á bem que tenham arranjado uma maneira (parva) de pôr iPhones a marcar repetidamente o mesmo número de emergência – mas c’us diabos, isso parava o sistema de emergência dos EUA?”
        É claro que não – vai-se ao Arstechnica e explicam tudo direitinho – foi só em Maricopa!
        Mas estamos nisto – os que escrevendem os posts para o pplware escrevem para o m.d.c. como o “Alpha” – e “como para quem é bacalhau basta – Maricopa e EUA é tudo a mesma coisa”. A.P.Q. é D. (arre porra que é demais).

        1. Avatar de Vítor M.

          Isso não é verdade, estás a induzir em erro as pessoas. Então recorrendo à publicação que sugeriste, aqui vai:

          Authorities said they arrested an 18-year-old iPhone app developer on charges of felony computer tampering after he unleashed code that threatened to take down emergency 911 systems in a large swath of Arizona and possibly other states.[…]

          […]The researchers estimated 200,000 infected phones distributed across the US could significantly disrupt 911 services for the entire country.

        2. Avatar de Alpha
          Alpha

          Primeiro era porque “não aceitam chamadas repetidas da mesma fonte”, mas afinal a “mesma fonte” eram “só” 200.000 iPhones; depois vem-se com geografia, para defender o “amigo” e nem se pensa “que diabo… Maricopa não é nos EUA?” Foi Maricopa como podia ter sido outro sitio qualquer, como podia ter sido todos os EUA, ou outro país qualquer, “c’us diabos”, é só uma questão de escala e terminais com iOS não faltam!

          1. Avatar de Isso foi em Maricopa
            Isso foi em Maricopa

            Os 200.000 (não são iPhones, são phones, também podem ser Android) são de um artigo, teórico, publicado em Setembro.
            Nada tem a ver com o caso do post – da passada 5.ª F.ª, de que resultaram 100 chamadas … em Maricopa.

          2. Avatar de Vítor M.

            E não só, há casos por todo os Estados Unidos. Maricopa, por acaso, é onde mora o jovem (salvo erro).

          3. Avatar de Isso foi em Maricopa
            Isso foi em Maricopa

            Resumindo, pegando no título – para “quase deitar por terra a emergência médica dos EUA”, faltou quase tudo – por acaso, nem em Maricopa foi abaixo.

  8. Avatar de int3
    int3

    falha no iOS ou na app?

  9. Avatar de skiz
    skiz

    se fosse com a samsung era logo mil notícias sobre o assunto. e mil comentários. como é apple é diferente

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Existem listas de números fictícios/não-operacionais que ele podia ter usado.

  11. Avatar de Alpha
    Alpha

    iOS, o queijo suíço está a pedir os buracos de volta!

  12. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Nada de novo! iOS no seu melhor…