iOS 10.3 pode trazer de volta até 8GB de espaço ao seu iPhone

52 Comentários

Todos sabiam que o iOS 10.3 ia ser uma versão que traria novidades de peso, mas que provavelmente iriam passar despercebidas à maioria dos utilizadores.

O novos sistema de ficheiros, o APFS, é de todas as novidades a que mais impacto terá. Testes iniciais mostram que, depois de instalado, o iOS 10.3 conseguiu garantir mais espaço no iPhone, chegando a recuperar até perto de 8GB.

iOS 10.3 no iPhone

Esta nova versão do iOS tem mudanças profundas e que podem mudar muito a forma como o iOS gere os ficheiros e as suas permissões. O APFS (Apple File System) tem uma abordagem diferente e isso nota-se de raiz.

Os ganhos de espaço do iOS 10.3 com o APFS

Outro ponto onde se notam as melhorias deste sistema de ficheiros foi agora descoberto, com o início da utilização por parte dos utilizadores. Um teste, que comparou um iPhone 7 Plus, de 256GB, antes e depois do iOS 10.3, mostrou que foi possível ganhar espaço de armazenamento.

iOS 10.3 espaço ganho

Num iPhone que tinha já bastantes ficheiros, com mais de 40.000 fotografias, 3 mil vídeos, quase 200 aplicações e 129 músicas, foi possível aumentar o espaço livre, que passou de 75,45 GB para 83,26 GB, um aumento de 7,81 GB.

Curiosamente, e também como consequência da instalação do iOS 10.3, o espaço total disponível também aumentou, passando de 248,5 GB para 252,14 GB, uma diferença de 3,64 GB.

O que é o APFS

O APFS é o mais recente sistema de ficheiros que a Apple criou para os seus sistemas operativos. Para além dos ganhos de performance que traz, quer na escrita quer na leitura, o APFS é a primeira abordagem a um sistema de ficheiros transversal a todos os equipamentos da Apple. Isto significa que estará presente no iPhone, iPad, MacBook, Apple Watch e até na Apple TV.

iOS 10.3

A forma como o APFS organiza os ficheiros, a baixo nível, é o que possibilita um novo esquema de particionamento de volumes, o que permite a expansão flexível destes. Isto tem também impacto na capacidade disponível, aumentando-a e consumindo menos espaço de armazenamento.

O novo iOS 10.3 demora muito mais tempo que o habitual a instalar, entre 30 a 50 minutos, muito por culpa do novo APFS, mas o resultado final é muito positivo para os utilizadores, como se pode ver no espaço que acabará por ser ganho.

Se ainda não o instalaram não percam mais tempo e digam-nos quando espaço recuperaram no vosso iPhone.

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RF
    RF

    Finalmente alguma inovação! Quem tem iPhones com menos espaço vai agradecer de certeza!!

  2. Avatar de Block
    Block

    Já existe este novo sistema de ficheiros nos macs OS?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Existe em Beta, mas não é recomendado. Tens mesmo de saber o que estás a fazer. Penso que a versão final só com o macOS 10.13 lá para Outubro.

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Isso é numa instalação limpa ou através da actualização OTA?

  4. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    No meu iphone 5s 16Gb ganhei 1Gb já é alguma coisa!

    1. Avatar de Marco Castanheira
      Marco Castanheira

      +1
      Em 16GB ganhei 1 e pouco

  5. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    3GB no iphone e 2GB no ipad, muito bom!!!!

    1. Avatar de João
      João

      Já ouviste falar em micro SD?

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      O mundo, no geral, vive à tua imagem. Todos te invejamos, não és tu que és um revoltado com a vida (longe de mim pensar isso).
      Não me pareces o iSad que por cá anda há bastante tempo e fazia comentários “normais”. Provavelmente és o troll retardado do costume. Diverte-te a postar enquanto não vêm limpar o lixo.

    3. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      1) falta saber se esse espaço libertado não se deve a limpeza de cache, ficheiros residuais, etc antes do update do distensão de ficheiros; o mais provável é a marca decidir limpar tudo ao máximo para o update ser mais rápido

      2) a maioria dos Android trazem desde há anos 32 GB como base e slot micro SD (no meu tenho um UHS-I de 128 GB para fotos, filmes, música, Dropbox, apps ligeiras, etc. Nos 32 GB internos aPPS e jogos pesados.). Os Android não vivem de misérias e meia dúzia de GB como os iOS.

    4. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Por acaso depois de ter adquirido um magnifico iPhone (que está exposto na parede), a maioria dos meus colegas que possuíam Android faleceram com a inveja.
      A moldura que comprei é mesmo bonita

  6. Avatar de julinhe
    julinhe

    tanto no meu 5s como no 5c da mulher ganhamos 1gb, por outro lado a apple tv4 desde ontem quando actualizei para o 10.2 não entra em modo sleep, a luz continua acesa e minutos depois a tv4 inicia sozinha :/ não sei o que se passa.

  7. Avatar de Hugo
    Hugo

    Outra vez arroz 😛

    Qualquer pessoa inteligente assume o valor que os produtos Apple têm.
    Agora há que admitir também que há mercado para tudo.
    Existem dezenas de telefones mais baratos que o que ainda pedem pelo Iphone 5 e com muito melhor desempenho.
    Não se pode ter tudo, ou melhor, pode…mas nesse dia não existirá concorrência lol

  8. Avatar de João
    João

    O que é que o cu tem a ver com as calças? Estás muito bem servido com um iPhone 5, parabéns. Preferes o iOS, parabéns. Esta foi uma boa novidade para o mundo iOS? Foi. Mas deixa os androids de mão. Já agora, Há NEXUS 5 com android 7.

    1. Avatar de Luisbad
      Luisbad

      Quando o NEXUS 5 foi lançado já o iPhone 5 tinha sido descontinuado.

  9. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Eu tenho um Android single core, 512 MB RAM da por História e corre Android 6.0. Android 7 acho que não dá porque pede 64 bit não?

  10. Avatar de Toni
    Toni

    Eu, no meu, uso DFS (Delete File System). Quando aquilo começa a chegar à rolha… apago-lhe o lixo e ganho até 32Gb!
    No telemóvel do exemplo, usando DFS, se apagassem as 40.000 fotos e os 3000 videos… os ganhos poderiam chegar aos 200Gb.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Agora diz alguma coisa construtiva.

      1. Avatar de Toni
        Toni

        Martelo e pá de trolha.

        1. Avatar de lopes da silva
          lopes da silva

          Es ganda nabo, mas excelente piada.

    2. Avatar de R
      R

      boa! e se formatares tudo tens o espaço todo de volta! mt bem 🙂

  11. Avatar de ruben
    ruben

    O meu iPad ja morreu no iOS 9… Está visto que não dura mais do que o Android.

    1. Avatar de Luisbad
      Luisbad

      Qual é o Android da altura do seu Ipad que tem o Android 7?

  12. Avatar de Helio
    Helio

    Não é de 2012, mas de 2014, conheço o BQ E5 4G, que a BQ lançou com KitKat(4.4), e fez updates oficiais até à versão 6.0.
    Existe versão não oficial 7.1.1 LineageOS.
    Existem poucos equipamentos, como o BQ que passaram por vários upgrades

  13. Avatar de censo
    censo

    A cada update o meu Air vai ficando mais lento. Vou ver o que vai acontecer com este update lendo o que se passa para depois decidir o que fazer.

  14. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    eu nem ganhei nem perdi sou pobre não tenho dinheiro para iphones

  15. Avatar de JAndreF
    JAndreF

    iphone 7 recuperei 4gb

  16. Avatar de André Branco
    André Branco

    Será impressão minha ou entre as 9pm com a versão 10.2.1 e as 11pm com a versão 10.3 foram consumidos mais de 20% de bateria??? Isto foi feito no mesmo dia e não houve marosca? =|

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Marosca? Este tipo de efeito da nova versão já foi largamente observado…
      O processo de instalação deste update é bastante demorado. Está-se a falar da mudança do sistema de ficheiros sem apagar a memória, para além do update ao próprios sistema operativo.

    2. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      Qual é a parte estranha?
      Uma mudança de formato da storage implica um processamento brutal para além da intensidade aplicada na criação de subpartição para não existir perda de dados, copia e restauro dos mesmos…

  17. Avatar de André Neiva
    André Neiva

    Iphone 5S 64GB recuperei 1,5gb

  18. Avatar de Joao Magalhaes
    Joao Magalhaes

    Looool, que alegria, no meu smartphone sempre que preciso de mais espaço uso outro cartão sd.

    1. Avatar de Cyrus
      Cyrus

      Olha que bom! Muito obrigado pela partilha, fico feliz e muito agradecido por vires aqui a esta tertúlia verter algum do teu conhecimento. Mas para além de nos teres conseguido mostrar que és muito inteligente e que possuis muito sentido de humor gostarias de contribuir com alguma coisa que interesse à conversa?
      É que não digas a ninguém mas para apple fun boys como eu (que temos iphone e ipad e Mac e só não tenho esposa apple porque uma mulher sem ser imprevisível não tem piada) o teu comentário é só irritante e não acrescenta assim muito. DE NADA.

      1. Avatar de Cyrus
        Cyrus

        Espero não ter sido o único a reparar que escrevi mal fanboy. 50 chicotadas para o nerd distraido sff!!

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Man! Fo**-me de rir literalmente ! xD Um oscar para este senhor!

          Já agora, tambem sou um “fun boy”!

    2. Avatar de V.T.
      V.T.

      Nem mais… vais ver a azia!

  19. Avatar de JorgeCosta
    JorgeCosta

    nao ganhei nada, o meu iPhone 3gs n m deixa fazer o update? como faço ?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      LOL quem anda em “clássicos” não precisa de updates 🙂

  20. Avatar de António Alves
    António Alves

    500MB

  21. Avatar de carlos alberto ramos
    carlos alberto ramos

    Depois de instalar no 6, fiquei com + 2 G !

  22. Avatar de MAC
    MAC

    Muito bom este upgrade da versão 10 do iOS.

  23. Avatar de Tiago
    Tiago

    No meu iPhone 6 as mensagens ficar mais lentas ao receber, támbem já aconteceu a alguém?

  24. Avatar de hugo
    hugo

    passei de 3.43 para 3.92 lives nada de especial

  25. Avatar de bikes
    bikes

    ganhei 1 gb no meu 7 plus. Assim vale apena, quando uma nova versão vem otimizar o sistema operativo libertando espaço ou tornando-o, por exemplo, mais fluido. Cá está um dos motivos porque uso IOS.

  26. Avatar de Tugamania
    Tugamania

    No meu 6 plus de 64gb ganhei cerca de 1.8gb.

  27. Avatar de Tugamania
    Tugamania

    Afinal nem tudo são ” rosas ” nesta nova versão. Tenho o jogo Farm instalado e normalmente quando jogava as 5 vidas o consumo era de 2 a 3% da bateria. Acabado de carregar e gastas as 5 vidas, passou de 100% para 92%. Lá vai o Farm dar um passeio….

  28. Avatar de João
    João

    Eu tenho um iPhone 5 e ganhei 1gb. Não é muito mas quando o telemóvel apenas tem 16gb já se pode dizer que é uma ajuda. Mas o que mais gostei nesta atualização foi as animações das aplicações. Antigamente demorava muito a abrir aplicações e parecia que encravava durante uma fração de segundo e isso era irritante, agora isso acabou. Mesmo sendo um iPhone “antigo” ele agora está muito mais fluido portanto nisso tenho de dar os parabéns a Apple! Já vou poder guardar o telemóvel durante mais uns tempos