A Cortana já chegou também ao iPhone

29 Comentários

As assistentes virtuais estão a conseguir ganhar um espaço que muitos não pensavam ser possível. Sempre presentes para apoiar os utilizadores, estes mecanismos com inteligência artificial, conseguem responder a todas as necessidades dos utilizadores.

Se cada sistema operativo móvel tem a sua assistente, a Microsoft foi a única que alargou o espectro e conseguiu ter presença em quase todos os sistemas. Depois do Android, consegue agora chegar ao iPhone.

cortana_1

A intenção da Microsoft é clara. Quer a Cortana no máximo de sistemas possíveis, para que consiga cativar os utilizadores para os seus sistemas, ao mesmo que oferece uma assistente virtual que está em todos os lados, e que assim transmite uma experiência de utilização transversal e única.

Depois de ter iniciado a sua aventura com a Cortana no Windows Phone e de a ter passado para o Windows 10, surpreendendo toda a gente, decidiu continuar e alargar os desenvolvimentos.

Como resultado vimos a chegada da Cortana ao Android, onde está a ser desenvolvida e testada directamente pelos utilizadores, e agora chegou a mais um sistema, este onde não era especialmente esperada, o iOS.

Os teste estão para já limitados a utilizadores que estejam nos Estados Unidos ou na China, mas mais tarde serão alargados a outros países e a outras regiões.

Para participar nestes testes iniciais da Cortana no iOS, os utilizadores que se queiram candidatar só precisam de preencher um formulário disponibilizado pela Microsoft e aguardar por indicações adicionais da empresa.

cortana_2

Até agora a Microsoft foi a única que conseguiu ter a sua assistente virtual presente na quase totalidade dos sistemas operativos móveis, e também com presença no seu Windows 10.

Estas assistentes lentamente começam a ser essenciais para qualquer utilizador, que as usam para ditar texto, pesquisa na Internet ou para os apoiar na utilização do smartphone.

Com esta presença alargada a Microsoft volta a conseguir estar em todo o lado, facilitando a transição entre sistemas, e levando a que as suas aplicações sejam as escolhidas, graças a essa abrangência de plataformas.

Ainda é cedo para existirem datas de disponibilização da Cortana, mas o início dos testes mostra que a Microsoft está empenhada e que quer colocá-la nas mãos dos utilizadores o mais depressa possível.

Infelizmente ainda não podemos testar ou usar a Cortana no nosso Português, mas o esperado lançamento no Brasil vem mostrar que pode estar para breve a chegada da versão do nosso país.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Revoluç… Espera ai!!!
    Não é revoluçao é mesmo inovação!

    1. Avatar de RootMAXX
      RootMAXX

      Revolução foi quando a Apple lançou a Siri em 2011… depois a Google copiou com o Google Now, e só muitos anos depois é que apareceu a Cortana!

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        RootMAXX tens toda a razão e até o Benny Benassi usou o Text to Speech na musica Satisfaction http://bit.ly/1fSTvo8

      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        Na realidade a Siri já existia antes de 2011. Era uma aplicação na App Store da SRI International. Isto é até esta aplicação ter sido removida depois de a Apple ter adquirido a SRI International. Ou seja, pouca revolução.

      3. Avatar de Victor
        Victor

        Até a Cortana vai estar em portugues no iOS e a Siri não
        rindo ate 2021

        1. Avatar de Ricardo Santos
          Ricardo Santos

          A ultima vez que vi a SIRI já existe em português…Português do Brasil mas é Português.

          1. Avatar de Victor
            Victor

            cortava vai estar em portugues de portugal em 2016, com menos anos de mercado que as assistentes concorrentes

      4. Avatar de Realista
        Realista

        Peço desculpa mas a SIRI já existia antes de 2011… aliás a apple COMPROU a SIRI em 2010!
        (Pertencia à SRI international).

        https://www.sri.com/work/timeline-innovation/timeline.php?timeline=computing-digital#!&innovation=siri

        Estes maníacos da apple endeusam a marca até à exaustão sem conhecerem os factos.

        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          Realista mas ninguém disse que a SIRI não existia antes de 2011

  2. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Uhhhhh…. O Siri é melhor, basta ficar a premir a tecla “Home” e já temos acesso a ele, para mão falar da integridade com o iOS. A Micro$oft que comece a desenvolver apps de jeito e não tentar trazer funcionalidades que funcionam melhor num Windows Phone e melhorar os seus sistemas operativos, cada macaco no seu galho.

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      O Siri? mão falar? integridade com o iOS? Ainda vêm fazer estudos a dizer que os utilizadores de produtos da marca Apple são mais inteligentes…

      1. Avatar de Prim
        Prim

        Deve haver pessoas em que um só não é suficiente, tem de comprar mais iDevices a ver se resulta 😀

      2. Avatar de RootMAXX
        RootMAXX

        Só podes falar quando a Cortana falar em Português, e tiver metade da qualidade da Siri…

        Só a dicção em PT-PT, dá 15 a 0 a qualquer Cortana!

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          Eu não disse nem bem nem mal tanto da Siri como da Cortana…

      3. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Para não falar*, tenho o corrector ligado e às vezes corrige para palavras completamente diferentes. Mas tu percebeste, não precisas de te fazer de tótó…

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          A* Siri, não* falar, integração* com o iOS. Nem tudo é corrector automático… agora ele é culpado de todo o tropeção na escrita, segundo parece.

          1. Avatar de Wistfultale
            Wistfultale

            Siri tanto pode ser homem como mulher agora por isso back off. Segundo, não dando cá a por acentos nas palavras quando escrevo, deixo isso para o corrector. Se às vezes não funciona temos pena, percebe-se na mesma. Se calhar és capaz de dar mais erros em mais coisas, e piores, que eu… Já agora, esse comportamento de corrigir tudo e todos é típico de gente que pensa que é mais esperta que outros. Ninguém é esperto e ninguém sabe tudo, lamento. Agora baixa mas é esse nariz porque ainda tens muito que aprender com a vida do que fazer simples correções sem sentido, ainda para mais a um comentário na Internet que é para ser escrito informalmente (neste contexto).

      4. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Para não falar*, tenho o corrector ligado e às vezes corrige para palavras completamente diferentes. Mas tu percebeste, não precisas de te fazer de tótó…

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Exacto! Cada macaco no seu galho. A Microsoft é, e sempre foi, uma empresa de software. Actualmente têm um objectivo: estar disponível para todos. É uma estratégia normal para uma empresa de software, né?

    3. Avatar de Victor
      Victor

      O mais interessante é a assistente do sistema concorrente chegar primeiro em português ao iOS.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Duvidas?Eu até acho que quem usa o OneDrive em outras plataformas nem vai perder espaço.

        1. Avatar de Victor
          Victor

          q? qem falou d espaço?

  3. Avatar de Full
    Full

    Gosto muito do meu Iphone e do meu Siri, mas este ano vou dar uma oportunidade ao Lumia e cortana. Vontade de testar o Wind 10 phone.

    1. Avatar de JMMS
      JMMS

      Estou a fazer isso, adoro iPhone, adoro o iOS, mas vendi o meu iPhone 6 Plus e comprei um Lumia para experienciar o Windows 10 Mobile em toda a sua plenitude. Já sei que mais cedo ou mais tarde lá volto à Apple, pois adoro, de facto o iOS e tive todos os modelos (à excepção do primeiro iPhone e dos últimos, o 6s e 6s Plus), o iOS já está entranhado. :p

      Estou a adorar o Windows 10 Mobile e os Lumias são fantásticos, não me vejo a largar este sistema operativo.
      A minha sorte é ter duas operadoras e poder usar dois smartphones. 🙂

  4. Avatar de Makimba
    Makimba

    Falam, mas já começo a ver o windows a comer as maçãs. Lol

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Então com esta do OneDrive…nem eu vou ficar no Windows mobile.

  5. Avatar de Jiggawhat
    Jiggawhat

    Pedro Pinto,ajuda me numa cena que nda tem a ver com o post,existe iPhone6 de 32gb ?? Alguen sff
    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bom dia

      Não. Estratégia (inteligente) da Apple 🙁

  6. Avatar de Jiggawhat
    Jiggawhat

    Ok Camarada,muito obrigado.Entao alguem ta querer me vender algo fake lol ja ja foi apanhado.
    Obrigado mais uma vez