Huawei e Xiaomi cresceram, Samsung e Apple caíram em 2018 – Canalys

14 Comentários

A semana foi repleta de relatórios das mais variadas agências de análise de mercado, sondando as principais fabricantes de smartphones. Agora, temos o contributo da Canalys, a avaliação do desempenho da Samsung, Huawei, Apple, Xiaomi e demais marcas bem conhecidas.

Também já tivemos oportunidade de analisar os relatórios da própria Apple, da sul-coreana Samsung e até mesmo o relatório fiscal da Sony. Ainda assim, é através dos relatórios das agências de análise de mercado que podemos ter uma maior e melhor perceção do mercado como um todo.



Em primeiro lugar, o relatório que agora analisamos divide-se em duas seções. Na primeira, temos a avaliação do último trimestre de 2018. Mais concretamente, os meses de outubro, novembro e dezembro do último ano, respetivo volume de vendas e quota de mercado.

O novo relatório da Canalys sobre o mercado de smartphones

Em seguida temos também a avaliação da prestação de cada uma destas marcas durante todo o ano de 2018. Mais uma vez, fazendo-se acompanhar da respetiva quota de mercado e volume de vendas de smartphones.

Com este novo indicador, vemos que a Huawei está cada vez mais próxima de atingir o seu objetivo de ultrapassar a Samsung. Uma meta definida e reiterada por Richard Yu em múltiplas ocasiões, a ser atingida até 2020.

A Huawei está cada vez mais próxima da Samsung

Aquilo que inicialmente poderia ser descartado como uma simples afirmação ousada, sobretudo quando a Huawei está barrada no 3.º maior mercado mundial de smartphones, já esteve muito mais longe de se materializar.

A Huawei, bem como a Xiaomi, são duas fabricantes chinesas que ignoram o clima de recessão no mercado de smartphones. Contrariando as principais dificuldades e retração da economia na China, tanto uma como a outra cresceriam consideravelmente em 2018.

A prestação no último trimestre de 2018

Mais concretamente e de acordo como os dados da Canalys, a Apple foi a empresa que mais smartphones vendeu. Com um total de 71,7 milhões de smartphones vendidos no trimestre em análise, a Apple obteve 19,8% da quota de mercado.

Contudo, comparativamente com o período homólogo de 2017, a Apple registou uma queda de 7,3% no volume de vendas. Note-se que no último trimestre de 2017 a Apple vendeu 77,3 milhões de smartphones, tendo então 20% de quota.

A Apple e a Samsung lideraram apesar da quebra nas vendas

Em segundo lugar temos a Samsung com 70,3 milhões de smartphones vendidos neste período e uma quota de mercado de 19,4%. Mais uma vez, temos aqui uma quebra face aos valores de 2017.

No último trimestre desse ano (2017), a Samsung vendeu 74,2 milhões de smartphones, cifra que lhe valeu 19,2% de quota. Na prática, registou uma quebra de 5,3% de ano para ano no seu volume de vendas.

A Huawei foi a marca que mais cresceu

Em terceiro lugar, no ranking trimestral de vendas, temos a Huawei. A empresa chinesa vendeu 60,5 milhões de smartphones neste período. Valor que lhe garantiu 16,7% de quota de mercado.

Olhando para o período homólogo de 2017, a Huawei vendeu 41,1 milhões de dispositivos móveis, valendo-lhe 10,6% da quota de mercado. De ano para ano a Huawei cresceu uns impressionantes 47.3%, registando assim o maior crescimento entre todas as marcas.

Em seguida temos outra fabricante chinesa, a Oppo, com 31,8 milhões de equipamentos vendidos e 8,8% de quota de mercado. No período homólogo de 2017 a Oppo vendeu 26,3 milhões de equipamentos, com 6,8% de quota.

O seu crescimento foi significativo, com um aumento de 20,6% de ano para ano, avaliando o seu volume de vendas.

A Xiaomi registou uma queda de 3% nas vendas trimestrais

Em quinto lugar e fechando a tabela temos a Xiaomi. A fabricante chinesa vendeu 26,4 milhões de equipamentos no espaço de três meses. Por isso mesmo, conquistou 7,3% do mercado no último trimestre de 2018.

Olhando para 2017, a Xiaomi vendeu 27,2 milhões de dispositivos móveis, tendo na altura 7% do mercado. Em suma, a Xiaomi registou uma queda de 3% entre os últimos trimestres de 2017 e 2018.

A prestação anual no mercado de smartphones

Finda a análise trimestral, passemos agora a analisar o comportamento da Samsung, Huawei, Apple, Oppo e Xiaomi durante todo o ano de 2018. Quem cresceu, quem caiu e quem estabilizou neste volátil mercado mobile.

Olhando agora para os totais anuais, a Samsung retém a sua liderança. Com 293,7 milhões de smartphones vendidos durante 2018, a marca acaba o ano com um total de 21,2% de quota de mercado.

Face ao ano de 2017, a Samsung registou uma queda de 7,2%, tendo nesse ano vendido um total de 316,6 milhões de dispositivos móveis. Uma cifra que lhe valeu então 21,8% de quota de mercado.

Samsung e Apple a ocupar os lugares cimeiros

Em segundo lugar, de acordo com a Canalys, temos a norte-americana Apple. Com 212,1 milhões de equipamentos vendidos durante o ano e 15,3% de quota de mercado.

Face ao ano de 2017, a Apple registou uma queda de 1,7%, tendo nesse ano vendido um total de 215,8 milhões de dispositivos móveis. Uma cifra que lhe valeu então 14,8% de quota de mercado.

Huawei e Xiaomi com crescimento superior a 30%

Em terceiro lugar temos a Huawei. Com 206 milhões de smartphones vendidos, a Huawei obteve 14,8% de quota de mercado. Já face a 2017, a empresa chinesa cresceu uns impressionantes 34,5%, valor que nenhuma outra fabricante foi capaz de igualar.

Em seguida, a Canalys coloca a Xiaomi em quarto lugar. Com 120,3 milhões de equipamentos vendidos, a empresa conquistou 8,7% do mercado. Já face a 2017, a Xiaomi registou um crescimento igualmente impressionante, de 31,6%.

Fechando o Top 5 temos ainda a Oppo. A fabricante chinesa vendeu perto de 120 milhões de equipamentos e rivalizou com a Xiaomi. Contudo, o seu crescimento anual foi de 6,9%, não rivalizando com os mais de 30% da Xiaomi.

O mercado de smartphones caiu 4,6% em 2018

Por fim, esta agência de análise de mercado refere que em 2018 se venderam 1,39 mil milhões de dispositivos móveis. Em 2017, venderam-se 1,46 mil milhões de equipamentos. Assim sendo, regista-se uma quebra de 4,6% no volume de vendas.
Relembramos que cada agência tem o seu modus operandi, a sua forma de contabilizar as vendas de equipamentos. Algo que nos ajuda a perceber as discrepâncias entre os dados apresentados pelas diversas entidades neste ramo.

E você, tem algum telemóvel inteligentes destas marcas? Está a pensar comprar um em 2019?

|Fonte

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro pereira
    pedro pereira

    Artigo claro e informativo, dá uma ideia clara do que está a acontecer no mercado global.
    Obrigado.

    1. Avatar de Rui Bacelar
      Rui Bacelar

      Obrigado Pedro , estamos cá para isso =)

  2. Avatar de Leone
    Leone

    Boa noite Bacelar. Sabes se o huawei nova 4 vai ser vendido em Portugal?

    1. Avatar de Rui Bacelar
      Rui Bacelar

      Boa noite 😉 Tendo em conta a ausência das versões anteriores do mercado PT, não creio. Além disso, a Huawei tem o novo P Smart 2019 e daqui a poucos meses terá o P30 Lite. Entendes onde quero chegar? (E sem falar nos Honor).

      1. Avatar de Leone
        Leone

        Sim entendo. São muito modelos com características muito identicas. Ė que eu gosto do design do Huawei nova 4.

  3. Avatar de antonio
    antonio

    ¯\_(ツ)_/¯
    Ah e tal, a Apple teve um péssimo trimestre …
    Foi a que mais smartphones vendeu. Em relação ao 4º trimestre de 2017 (que tinha sido melhor de sempre) vendeu menos 1,7% – e foi o segundo melhor de sempre.
    Não anda por aí umas aves de mau agoiro a exagerar? 🙂

    1. Avatar de Rui Bacelar
      Rui Bacelar

      É verdade que foi a empresa que mais vendeu, de acordo com esta fonte. Ainda assim, também foi a empresa que mais caiu no volume de vendas. Há sempre dois lados da mesma moeda.

      1. Avatar de antonio
        antonio

        Em moedas os números são outros.

  4. Avatar de Elkido Gonçalves
    Elkido Gonçalves

    A Xiaomi desacelerou em 3% no último trimestre de 2018 mas isso não a desmotiva… até a fortalece… agora com a nova submarca Redmi e as notch em forma de gota de água e preços imbatíveis e câmeras de 48 megapixels é que a Xiaomi começa a entrar no jogo a sério… este ano de 2019 vai ser o ano da XIAOMi/Redmi

    1. Avatar de Rui Bacelar
      Rui Bacelar

      Já tive mais dificuldades em acreditar nesse cenário.

  5. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    E já vão 5 Xiaomi na família.
    Produtos baratos, bons e fiáveis

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Concordo, encomendei mais um !

  6. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    A Huawei vai-lhe acontecer o mesmo que esta a acontecer hoje a Samsung e a Apple, daqui a uns 3 anos talvez possamos falar.

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      não consigo gostar da huawei… não sei porque….