Huawei vendeu mais smartphones do que a Apple em 2019

13 Comentários

Há uns anos o mercado de smartphones era dominado apenas por meia dúzia de marcas. Entretanto houve um boom de empresas, sobretudo chinesas, a lançar-se neste segmento. A Huawei é uma das que se tem destacado ano após ano.

Contabilizando o número de smartphones vendidos em 2019, verifica-se que a Huawei já passou a Apple, apesar de ainda não ter conseguido destronar a Samsung.




Esta é a altura de ano em que se fazem balanços e as contas ao ano que passou. As empresas mostram os resultados do 4º trimestre de 2019, assim como o panorama geral de todo o ano que passou.

Estes resultados permitem fazer comparações, comemorar os bons resultados ou, por outro lado, analisar o que aconteceu de menos bom.

 

Huawei vendeu mais smartphones em 2019 do que a Apple

Apesar de toda a turbulência em torno do 5G, e do ataque dos Estados Unidos, a Huawei tem conseguido alcançar os seus objetivos.

Os recentes dados da Canalys mostram que a Huawei vendeu mais smartphones do que a Apple, em 2019. É a segunda marca a vender mais equipamentos, não estando já muito longe da Samsung, que continua forte no 1º lugar.

Dados da Strategy Analytics, Counterpoint Research e Canalys.

A Samsung lidera com 298.1 milhões de equipamentos, o que corresponde a 21,8% do mercado de 2019. A Huawei, com 240.6 milhões de smartphones, ou seja, 17,6% do mercado, ultrapassou a Apple que, em 2019, contou com 198.1 milhões de iPhones, conquistando 14,5% do mercado.

Destas três grandes marcas, a Huawei foi a que teve um crescimento anual maior, de 17%. Já a Samsung cresceu 2% e a Apple baixou 7%.

Em 4º lugar surge a Xiaomi com 125.5 milhões de smartphones, seguida da Oppo com 120.2 milhões de equipamentos, o que corresponde uma quota de mercado de 9,2% e 8,8%, respetivamente. Ambas as marcas tiveram um crescimento anual na ordem dos 4%.

 

Mas a Apple foi a que mais smartphones vendeu no 4º trimestre de 2019

Apesar dos resultados, a Apple fechou em alta o 4º trimestre de 2019, sendo a que mais smartphones vendeu entre outubro, novembro e dezembro.

No 4º trimestre de 2019, a marca da maçã vendeu 78.4 milhões de iPhones, o que corresponde a 21,3% do mercado. Por sua vez, a Samsung ficou atrás com 70.8 milhões de vendas, ou seja, 19,2% de mercado.

Já a Huawei vendeu 56 milhões de equipamentos, o que equivale a 15,2% do mercado, a Xiaomi registou 33 milhões de vendas, tendo 9% do mercado, e a Oppo vendeu 30.3 milhões de smartphones, dominando 8,2% do mercado.

Ainda no 4º trimestre, a Xiaomi foi a que teve um acrescimento anual mais significativo, com 23%, seguida da Apple (9%), Oppo(2%) e Samsung (1%). Já a Huawei teve uma diminuição de 7%.


Vendas do iPhone no final do ano fazem disparar receitas da Apple no trimestre

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Normal que venda estamos a comparar uma marca(Apple) que vende Iphones no minimo valor de 549€ (Iphone 8- site oficial) com a Huawei que têm gamas de Smartphones , desde os 150+/- .

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Seria normal se todas as marcas, ou a maioria delas, que vendem telemoveis nessas gamas o fizessem (vender mais que a Apple).. Seria ainda mais normal se essas marcas tivessem passado pelas barreiras que a Huawei teve de passar, mas não é o caso.. Resumindo, poder ser muita coisa mas, normal não é uma delas LOL..

      1. Avatar de André
        André

        Não? Exemplo de Portugal , num País onde recentemente o ordenado mínimo subiu para os 635€ salvo erro , quantos Portugueses terão a capacidade de comprar um equipamento de praticamente um ordenado de muitos portugueses? (Sem ser com empréstimos). Sendo assim Normal os da Huawei de gama média/baixa serem bem mais apelativos. Agora acrescendo isso Mundialmente , sim acho normalissimo .

        1. Avatar de RPG
          RPG

          Não percebeste…. Existem dezenas de outras marcas a vender barato, e bem mais barato que a huawei, correto? Se fosse normal, e seguindo o teu racioncínio, todas elas venderiam mais que a Apple de forma natural. Já para não falar que a Huawei está bloqueada nos EUA, e toda a história de 2019 claro. Até podes achar normal, mas não é normal, ou então tens uma percepção do significado de “normal” diferente do normal haha

      2. Avatar de André
        André

        SAMSUNG , HUAWEI , APPLE, vamos falar só das 3 “principais” porque se formos falar de outras a XIAOMI que foi fundada em 2010 estar ali em 4o Lugar , faz parecer ser melhor que todas elas que já existem há bem mais tempo .

  2. Avatar de jorge
    jorge

    Se a Apple vender os smartphones ao mesmo preço que a chinesa, vendera o dobro dos chintoques.

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      O problema é que o produto em si (iPhone) não vale mais que 200€.
      O resto é mais palha para burros

      1. Avatar de João F.
        João F.

        Egoísta, ficares com o resto só para ti diz muito da valorização da tua opinião.

        1. Avatar de Fulano
          Fulano

          Sabes que estimo muito a tua opinião… Por isso é que nem quero saber dela.

      2. Avatar de André
        André

        Não queira comparar QUALQUER equipamento a 200€ por um Iphone. Podem ter mais bateria etc etc etc etc , mas QUALIDADE ? Não pode ser nem é a mesma.

  3. Avatar de Fusion
    Fusion

    Eu sempre fui utilizador de telemóveis/smartphones Nokia , até que o reinado Nokia terminou. De lá para cá utilizei inúmeras marcas Android, e com toda a honestidade na minha opinião a Huawei é a marca que mais se assemelha aos antigos Nokia, boa construção boas câmeras, interface bastante clean e bom suporte em termos de atualizações. É natural quê aí longo do tempo a Huawei esteja a ganhar uma boa base de utilizadores, pelos motivos acima referidos e até pela inovação que vai introduzindo principalmente na linha Mate. Portanto este crescimento não é descabido, possivelmente o que os EUA fizeram em relação a Huawei até pode ser um tiro no pé para a Google, pois se a Huawei continuar assim e conseguir introduzir alternativas válidas para os serviços Google a própria Google vai perder uma grande fatia de utilizadores. O que não é mau concorrência é sempre boa seja em hardware como em software/serviços, no final quem ganha somos sempre nós.

    1. Avatar de Mendez
      Mendez

      Concordo.
      Eu comprei um Honor 20 view com o mesmo hardware do Mate20 Pro por menos 500€ a Huawei é inteligente cobre um espectro do barato ao caro e mantem clientes.

  4. Avatar de O Justiceiro
    O Justiceiro

    A vender telemóveis a 100€ também eu…agora vejam bem os lucros. Nem 10% devem ter feito os chinocas