Kirin 980 – Huawei poderá ultrapassar Apple e ter o primeiro processador em 7 nm

41 Comentários

Com uma nova geração de processadores a chegar, existe uma guerra para ver qual o primeiro fabricante a apresentar uma solução de 7 nm.

Se até agora se esperava que fosse a Apple, novas informações apontam a Huawei como possível vencedora.

huawei kirin 980 7 nm

A guerra no mundo dos processadores já é longa e tem tido vários episódios e líderes. Se no mundo Android a Qualcomm domina o mercado com a Huawei e a Samsung bem perto, no mercado global a Apple tem também uma presença significativa com um resultado multi-core bastante relevante.

Com a nova geração de processadores pronta a ser lançada, onde se destaca os Snapdragon 850/855, o Exynos 9820, o Kirin 980 e o Apple A12, os fabricantes correm agora para apresentar o melhor processador, mas também o primeiro que irá integrar um processo de fabrico em 7 nm.

Se até agora tudo apontava para que a Apple fosse a primeira a apresentar um produto final deste tipo, com o A12 a acompanhar os novos iPhone, a verdade é que a Huawei se poderá intrometer e apresentar o seu Kirin 980 em 7 nm já no final deste mês.

huawei kirin 980 7 nm

Segundo um rumor, o novo processador da Huawei terá então um fabrico em 7 nm e um frequência de relógio de 2.9 GHz baseada em 4 cores Cortex A77 e 4 cores Cortex A55. É neste ponto que estes dados levantam as suas dúvidas, visto que os Cortex A77 ainda não existem, significando que a Huawei teria de ter estabelecido uma parceria com a ARM para deter esta tecnologia no seu processador.

Além disso, o Kirin 980 poderá trazer ainda uma GPU Mali G72 que integra 24 cores (o dobro da Mali G71 do Kirin 970) aliada ao já conhecido NPU que integrará um triplo-ISP.

Tudo aponta para que a Huawei apresente uma grande evolução no mundo dos processadores muito proximamente, sendo agora necessário esperar para saber se irá ultrapassar a concorrência como tem feito noutros campos como a fotografia.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de d4rkw3b
    d4rkw3b

    A unica coisa que em que a empresa do bilião fez primeiro que os outros foi… Nada!!
    E desta vez também não me parece que o faça

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Isso não importa, o que importa é que haja concorrência forte para o mundo da tecnologia evoluir…

    2. Avatar de 365
      365

      Desde que continue a fazer melhor, por mim está mais que bem 🙂

    3. Avatar de Bart
      Bart

      Rir… Rir muito…

  2. Avatar de Tiago S.
    Tiago S.

    o problema é que podem reduzir o tamanho do processador o que queiram, enquanto não conseguirem optimizar o poder de processamento a níveis iguais aos dos Axx, as maçãs vão continuar a rebentar a escala nos benchmark. E quer se goste ou não, até hoje, a Apple continua imbatível

    1. Avatar de Ralk2
      Ralk2

      Se olhar um comparativo entre o iphone X e um P20 Pro, vai ver q esses benchmark não significam tanto.

    2. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      A Apple só “é imbatível” porque tem um software que só funciona em 20-28 aparelhos. Quando o resto dos equipamentos tem de funcionar em 10000 ou mais. É assim que se afina o software. Por isso é que o Iphone 5 vai ficar abandonado e sem acesso à internet já a partir de 31 de Março de 2019, logo seguido do Iphone 6 a partir de 30 de Outubro de 2019. O 7 fica sem acesso a updates a partir de 2020.

      1. Avatar de Magnum Sandwich
        Magnum Sandwich

        O benchmark que corre, corre igual em todos os aparelhos, não é desculpa.

        A razão é simples, a Apple põe melhor hardware nos seus produtos.

        Andrades não gostam, mas é verdade.

        1. Avatar de SergioDRF
          SergioDRF

          Se percebesses minimamente de benchmarks, não dirias isso.
          E existem bem mais benchmarks do que apenas o Geekbench.

          Antes só mencionavam o AnTuTu, quando os iOS tingam valores superiores aos Android, mas agora que já não é bem assim, só se fala no Geekbench.

          Se ainda mencionasses que Apple trabalha melhor com software, do que a maioria dos Androids, falavas bem, agora hardware… até algumas marcas chinesas fazem melhor, mas não acompanham com software. Aliás, a própria Apple orgulha-se de ser mais direccionada para o software, motivo esse pelo qual conseguem magias fantásticas e aparelhos com performances tão apetecíveis por outras marcas.

          Não estou a tentar mandar abaixo Apple ou Android, pelo contrário…apenas me faz confusão o porquê de continuarem estas comparações entre dois gigantes que são, cada um da sua maneira, fenomenais e ambos usam a competitividade para irem mais longe. Sem ambas, não existiria o que temos actualmente!

          Cumps

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Antutu (cpu + GPU)
            Geekbench (cpu)

          2. Avatar de SergioDRF
            SergioDRF

            É bem mais do que isso.

            AnTuTu adapta-se à forma de como cada OS responde às mesmas situações…ao ponto de testar o equivalente a abertura de uma app, por exemplo, e ter em consideração que iOS tendencialmente usa mais os single cores enquanto Android usa multi.
            É por isso que comparações entre OSs é absurdo, pois cada um faz o que tem a fazer à sua maneira.

            É por isso que iOS não precisa de tantos cores e dá os resultados que dá…e é por isso também que, contrariamente ao senso comum, e considerando os valores do Geekbench, a maioria dos Androids actuais têm uma fluidez tão boa ou melhor que iOS, especialmente stock Android.

        2. Avatar de Bart
          Bart

          Quem não percebe mais valia não dizer nada. A “antiga” Apple tinha melhor hardware neste momento vende pela fama porque qualidade já perdeu muito nos últimos anos

      2. Avatar de the oneee
        the oneee

        sem acesso à internet?!

      3. Avatar de iDroid
        iDroid

        Em princípio o 7 ficará sem updates a partir de 2021; o 6s é que deverá ficar sem updates a partir de 2020.

    3. Avatar de joao
      joao

      nunca viste uma maça ao lado dum sd845 senao nao dizias tantas asneiras…fica la com as specs de papel e benchmarks que na vida real nenhum iphone ganha a um sd845.

      https://www.youtube.com/watch?v=szUiZzdsP7w

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Que coça.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Daqui a 2 anos falamos.

        1. Avatar de Renato Nismo
          Renato Nismo

          Paulo, com a obsolescência programada que a apple admitiu e pediu desculpas.. não queiras falar disso daqui a 2 anos 😉

          1. Avatar de Nuno Peixoto
            Nuno Peixoto

            Mesmo. Eu era mesmo fa da Apple. Comecei a usar iPhone a partit do 4 e fui ate ao 6S. Mas quando me obrigaram a trocar de bateria num telemovel com 1 e meio, nunca mais. Agora estou com o Huawei Mate 10 Pro e estou bastante satisfeito.

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            O que uma beta faz.

            https://youtu.be/2kibSQakkDo

            Quer queiram ou não o A11 está melhor preparado para o futuro, por isso é que vai ter mais anos de updates.

      3. Avatar de Android Car
        Android Car

        Toda a agente sabe esses “testes” são falsificados…

        https://www.youtube.com/watch?v=HKUHNbxs_8g

        LOL, DE UM iPHONE SE!

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          A azia é tanta.
          Deixem dessas coisas. Cada um compra e usa o que quiser.
          Gostos não se discutem, lamenta-se.

        2. Avatar de SergioDRF
          SergioDRF

          https://youtu.be/7oJOlVq7New

          LOL..de um SE contra iPhone X

          Parem com as comparações infantis e apreciem o que o vosso aparelho de escolha tem para dar.

    4. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Sabes que as benchmark dos Axx sao injustas certo?
      Se no Ios usa a API Vulcan porque no android nao usam a mesma API em vez da OpenGL?
      Simples… La iam os numeros bonitos da Apple para o badagaio…
      Logo os numeros dos Axx nao sao numeros reais

  3. Avatar de Cláudio Geraldo
    Cláudio Geraldo

    A Apple nao é invencivel, as pessoas que acham que sim são parvinhas de todo. A Huawei ja deu provas que consegue vencer, a apple limitia-se a imitar e a copiar e diz que é inovadora, no entanto os aparelhos na captação de wifi sao uma porcaria, em fotografia a huawei ja ganhou e continua a ganhar, e o sistema IOS por muito que gostem dele, teem que admitir que é limitado e funciona num mundo fechado, a tecnologia jamais irá ser boa em sistemas limitados. Inventem lá motivos ou desculpas para por a Apple lá em cima. Os chineses conseguem tudo nao duvidem disso.

  4. Avatar de antonio
    antonio

    Não percebi.
    A Huawei, em final de Agosto, vai apresentar um processador de 7nm ou um smartphone com processador de 7nm? E se for um smartphone vai pô-lo à venda quando? No próximo ano?

    A Apple, por volta de 12 de Setembro, vai apresentar novos iPhones, com processador de 7nm (fabricado pela TSMC) que serão postos à venda no final de outubro. Já os anda a fabricar há meses.

    Não são uns dia a mais ou a menos que interessam na guerra dos processadores. O que conta são as sua características. No A12 são esperados uma melhoria na performance de 20% e de 40% no consumo.

    1. Avatar de Magnum Sandwich
      Magnum Sandwich

      Boa…

      Alguém se lembra do maravilhoso Huawei que era para ter Force Touch primeiro que o iPhone?

      Onde anda ele?

      Onde anda o Force Touch nos Huaweis?

      1. Avatar de Nuno Peixoto
        Nuno Peixoto

        Onde anda o leitor de impressoes digitais embutido no ecra nos iPhones? 🙂

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          No mesmo sitio que anda nos samsungs e tiveram mais tempo para tratar do assunto.

          1. Avatar de Nuno Peixoto
            Nuno Peixoto

            Acredita que nao sera no iPhone o primeiro. Tenho mais esperancas que venham no S10 so que no proximo iPhone.

  5. Avatar de sakura
    sakura

    “”pontuação benchmarking de 356.819 pontos””
    “”Muita carga para o camião.”” < pt
    Ok, … Feke, é impossível com a tek de hoje mas quem sabe…..

    1. Avatar de joao
      joao

      passar de 10nm para 7nm sim é possivel e normal…ja se fazem pontucaoes na ordem dos 280k com o sd845. a diminuicao do tamanho permite maior velocidade no processador, menor consumo e menor aquecimento….so se espanta quem nao percebe um boi do que esta a falar…

  6. Avatar de Napoleon
    Napoleon

    Viva a concorrência!
    É necessária e saudável.
    E beneficia a final o consumidor.

  7. Avatar de NBD
    NBD

    Mate 20 esta confirmado q virà com o Kirin 980,portanto esses prints sao relativas a ele.

    Vai ser apresentado se não tou em erro 24 ou 29 de agosto.

    Obvio q bate de frente com a p0rcaria dos iJunk mas delonge tem mais features e é bem mais usavel do q uma maça trincada, podre e mal cheirosa de mais de mil aereos. Affff…

    1. Avatar de joao
      joao

      o core A77 nao existe dai esta noticia deve ser lida com uma pitada de sal.
      O Kirin 970 nao é concorrente para o SD845, por isso saltar uma geracao pode ser uma jogada interessante embora, o mais normal é muito marketing…muitas promessas e depois so entrega daqui a X meses quando a samsung tambem ja tiver o dele…se conseguirem lancar para o mercado um de 7nm antes da samsung tiro.lhes o chapeu.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        A apple e a Huawei fazem os seus próprios cpus, devido a esse facto conseguem andar à frente da samsung que utiliza 2 tipos de cpus (os da qualcomn e os deles).

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Por isso é que os Huawei’s são cópias da Apple. Em todos os seguimentos.

  8. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    vai é apresentar um cpu que nem deve existir ou ainda em produção para colocar em 2019..
    a apple está há meses a produzir novos iphones, provavelmente já com soc de 7nm, já vai em primeiro a lançar no mercado.

    1. Avatar de Daniel Jesus

      A Huawei deverá colocar este novo processador no Huawei Mate 20. Por isso até Outubro/Novembro estará nas lojas.

    2. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      espero que venha a confirmar-se, para já só rumores rumores.
      quanto mais cedo começarem com os 7nm, melhor. não tarda as médias gamas começam a trazer isso.

      1. Avatar de Daniel Jesus

        Já foi confirmado pela Huawei que o Kirin 980 irá equipar o mate 20 e que terá construção em 7 nm