Huawei Mate 50 Pro traz comunicações por satélite, batendo a Apple e toda a concorrência

43 Comentários

Há já algum tempo que se fala da chegada do suporte para comunicações de emergência por satélite nos smartphones. As marcas parecem interessadas nesta possibilidade, para garantir cobertura em zonas sombra e sem que os operadores consigam ter rede.

Tudo apontava para que a Apple fosse a primeira a dar este suporte, com o Android a querer seguir imediatamente esse caminho. Afinal foi outra marca a trazer esta novidade de forma antecipada e antes de todos. Curiosamente, foi a Huawei a conseguir, com o seu novo Mate 50 Pro.

Huawei Mate 50 Pro comunicações satélite mensagens

Como todos sabem a Huawei tem estado arredada do universo dos smartphones, pelo menos no que toca à Europa. Mesmo no seu país a marca tem sofrido um abrandamento nas vendas, mas isso não a impede de apostar em novos modelos e na investigação e desenvolvimento, conseguindo tecnologias que são disruptivas e inovadoras.

A prova disso veio agora com o Mate 50 Pro, que a Huawei apresentou ontem. Este novo modelo conseguiu bater o iPhone 14 e é o primeiro a trazer suporte para comunicações de emergência por satélite. Esta deverá ser uma novidade que a Apple hoje vai apresentar na sua keynote.

Huawei Mate 50 Pro comunicações satélite mensagens

Por agora esta novidade parece estar limitada à China, mas não em todo o seu território, deixando de fora Hong Kong, Macau e Taiwan. Quem vai fornecer a comunicação será a rede global de satélites BeiDou da China. Por agora será possível enviar mensagens, mas não as receber, bem como navegar por satélite.

Os argumentos do Mate 50 Pro continuam com versões 4G do chipset Snapdragon 8 Plus Gen 1 e com 8 GB de RAM. Tem um ecrã OLED de 6,74 polegadas com taxa de atualização de 120Hz. Inclui uma câmara traseira principal de 50 megapixels, uma ultra grande angular de 13 megapixels e uma câmara de 64 megapixels capaz de zoom digital de 200x.

Huawei Mate 50 Pro comunicações satélite mensagens

Esta foi uma jogada importante da Huawei, que assim conseguiu bater a Apple e toda a sua concorrência direta. Oferece com este modelo comunicações de emergência por satélite, que tal como se esperava é reduzida e muito limitada. Apenas consegue enviar mensagens, algo que já se sabia, sendo focada para situações e emergência.

Resta saber se a Apple vai mesmo apresentar esta novidade na sua keynote e quanto tempo demorará a chegar com o suporte no Android. Ainda assim, e como já aconteceu noutras situações, a Huawei conseguiu toda a concorrência na novidade e na inovação.

Conectividade via satélite no iPhone 14? Novo rumor aponta isso como novidade da Apple

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Historia
    Historia

    a unica inovaçao que a apple ia apresentar hoje ja existe em android .qual vai ser as novidades hoje?todas as novidades ja existe nada novo.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Apresentam no mesmo dia, chamas a isso uma diferença de tempo remotamente significativa?

      1. Avatar de Historia
        Historia

        Nao chamo diferença de tempo significativa mas era a unica coisa nova que a apple apresentava 1.mas isso é tudo relativo claro.

        1. Avatar de Helder Coelho
          Helder Coelho

          +1 🙂

      2. Avatar de Ana Rita
        Ana Rita

        Mesmo dia? O Mate 50 foi apresentado ontem. Esteve em todos os sites menos aqui.
        No entanto de nada importa mais dis menos dia ou quem tem primeiro. Hoje os titulos podiam ser : “Finalmente Apple apresenta ecra perfurado copiando as principais marcas que o fazem ha anos” mas sera um titulo mais parcial

        1. Avatar de wu
          wu

          Essa conversa de copiar é ridículo, no mundo da tecnologia sempre foi e sempre será assim, uma empresa lança uma novidade e as outras aperfeiçoam, faz parte do crescimento e desenvolvimento da tecnologia.

        2. Avatar de Vítor M.

          Se a Apple não investisse na característica de comunicação por satélite, os outros não o faziam 😉 porque a Apple começou ainda nem se falava nisto. Mais uma vez vemos que lidera estas novidades.

          Quando se fala que a Apple vai fazer, os outros correm atrás. Que interessa lançar antes uma coisa que depois, vamos a ver, não tem o impacto na qualidade de utilização que a Apple consegue?

          E mais, como alguém disse, que interessa dizer que a Apple copiou isto ou aquilo se a Apple continua a ser a marca líder no segmento premium?

          Além disso, a Huawei não é concorrente da Apple, pode ser do segmento Android, mas nunca da Apple. Basta não ter o mercado americano.

          Apesar da Huawei ser uma marca de qualidade, continua a não ter impacto porque depende da permissão ou não da Google. Todo o mundo Android está debaixo do jugo da Google e isso nunca deixará nenhuma marca competir de igual com a Apple, porque estão sempre dependentes daquilo que a Google quer fazer.

          Hoje, mais uma vez, a Apple irá lançar os seus dispositivos e sem estar muito importada com o que os outros estão alcançar, até porque (querem apostar) vão vender milhões e oferecer aos seus utilizadores um conjunto de funcionalidades que nenhuma outra marca consegue. Por isso… quem gosta da Apple e tem produtos Apple está sempre um passo adiante, o ecossistema é único.

          1. Avatar de Helder Coelho
            Helder Coelho

            “Quando se fala que a Apple vai fazer, os outros correm atrás.”
            Concordo ctg VitorM, mas no caso da NPU a Apple veio atrás da Huawei e não o contrario.
            Como já disse gosto muito da Huawei e Apple, não compraria outra marca! A espera do iPhone 15! 🙂

          2. Avatar de Vítor M.

            Vamos recuar um pouco atrás. A Apple foi a primeira empresa a usar nos smartphones uma arquitetura de 64 bits. Isto possibilitou um sem número de novos recursos. Anos mais tarde, a Apple lançou a primeira geração do seu Apple Neural Engine (ANE) como parte do SoC A11 que equipava o iPhone X. Isto em 2017. Contudo, esta tecnologia estava em desenvolvimento, com a equipa de Inteligência Artificial da Apple, desde 2015.

            A Huawei revelou em 2017 o Kirin 970, que foi o primeiro processador com tecnologia NPU a sair no mercado. Este processador foi revelado no dia 2 de setembro de 2017 e o iPhone X foi anunciado no dia 12 de setembro. Se não me engano, o primeiro Huawei a usar o Kirin 970 foi o Huawei Mate 10, que foi apresentado em outubro desse mesmo ano.

            Portanto, aqui não vejo a Apple a ir atrás da Huawei, bem pelo contrário. Até porque as patentes da Apple relacionadas com esta tecnologia, como é sabido, têm de ser apresentadas muitos anos antes da tecnologia ser aprovada e sair em produto final.

          3. Avatar de Zion
            Zion

            Sendo um cliente da Apple e um entusiasta da tecnologia, fico sempre feliz quando sai uma novidade seja no mundo Android ou IOS, pois como consumidores finais só temos a ganhar, e espero que continue essa competitividade entre as empresas.

          4. Avatar de Vítor M.

            Sem dúvida. Mas é isso que digo desde… pelo menos há 20 anos. Quem ganha é o consumidor, isto é: nós.

          5. Avatar de Helder Coelho
            Helder Coelho

            Complementando o que falaste muito bem.
            Sai primeiro o iPhone 8 (Setembro) e depois o iPhone X (Novembro) ambos com o A11.
            A Apple não anuncia o ANE no iPhone 8.
            Mas pronto concordo ctg @VitorM e com o @Zion, devíamos aplaudir a inovação de todos, a concorrência faz o consumidor ganhar alguma coisa

          6. Avatar de Vítor M.

            Exatamente, a Apple no iPhone 8 não referiu o ANE.

          7. Avatar de SANDOKAN 1513
            SANDOKAN 1513

            “Todo o mundo Android está debaixo do jugo da Google…” Exactamente,Vítor Martins.

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    É uma pena o que fizeram a Huawei, bons equipamentos e atualmente com melhores updates.
    Este tipo de lançamento fiquei com a sensação que foi mais do, eu fui o primeiro, do que pratico.
    Em relação ao tlf em si, pelas fotos parece feio a parte traseira, mas é apenas a minha opinião e gosto pessoal

    1. Avatar de Brassousa
      Brassousa

      Pena da huawei eu nao tenho esse mate 50 pro é tao feio que tem outra vez a notch quero dizer o iphone 14 ja deixou e o mate 50 tem outra vez a huawei aqui da Europa se foi

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Lol. A Apple copiou mais coisas da Huawei do que o contrário. Carregamento de outros dispositivos por exemplo.

        1. Avatar de Brasssoua
          Brasssoua

          Nao a huawei e que copiou a apple o p20 pro foi o primeiro da huawei ter notch mas o mate 20 pro teve a notch mais grande

        2. Avatar de Helder Coelho
          1. Avatar de Castro
            Castro

            ? O primeiro aparelho da Apple com um NPU ficou à venda em Setembro de 2017. O primeiro aparelho da Huawei ficou à venda em Outubro de 2017…

          2. Avatar de Helder Coelho
            Helder Coelho

            @Castro

            Não querendo alimentar qualquer questão, porque gosto da Apple, mas…

            “A Huawei foi a primeira empresa de chips a anunciar um SoC com um NPU assim que revelou o Kirin 970 no ano passado, e a Apple providenciou logo em seguida o A11 Bionic, e assim as duas empresas se concentraram ainda mais no desempenho de IA com os novos chips Kirin 980 e A12 Bionic.”.

            Apple A11 Bionic – Launched September 12, 2017
            Kirin 970 – September 1, 2017 (launched)

          3. Avatar de Castro
            Castro

            Helder Coelho
            vai ver quando é que os aparelhos ficaram disponíveis! anunciar é fácil, concretizar é que é complicado…
            E certamente parece óbvio que a Apple não “copiou” a ideia da Huawei com o NPU… o exemplo dado bastava para calar essa conversa

    2. Avatar de Zion
      Zion

      Também acho que faz muita falta uma Marca como a Huawei no mercado Europeu.

    3. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Uma pena mesmo… O lançamento foi uma inovação e aproveitar para picar, a Huawei está morta para o mercado europeu mas continua a fazer o trabalho de casa e a prova disso é o XMAGE que continua o legado deixado pela saída da Leica! Concordo a traseira podia ser mais trabalhada!

      1. Avatar de Brassousa
        Brassousa

        XMAGE para mim e so marketing o mate 50 nao tem a melhor marca repito eu nao tenho pena da huawei porque eles sabem o que fizeram

        1. Avatar de Helder Coelho
          Helder Coelho

          Também me ocorreu essa ideia, sou sincero, vamos ver… mas espero que não e que a Huawei continue a brilhar no campo da fotografia, porque não há concorrentes pelo menos a 5/6 anos para cá… Infelizmente.

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Mais uma inovação extremamente necessária para o dia-a-dia…

    1. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Pensa quem anda em alto mar, que se encontra num interior dum pais, antigas zonas de conflito sem infraestruturas (Síria e Afeganistão por ex.), …. etc

  4. Avatar de Castro
    Castro

    A questão que fica é, será que realmente podemos confiar neste tipo de tecnologia? Estamos na prática a dar a possibilidade de informação crítica passar directamente para redes de comunicação que o país não tem forma de controlar. Isto é o tipo de coisa que não deveria ser integrada em smartphones de forma generalizada.

    1. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Quem não deve, não teme! big brother está ai, por isso… Quem se deve preocupar são os traficantes e afins e não o comum Humano… Mas ainda bem que as comunicações podem ser analisadas!!!!

      1. Avatar de Castro
        Castro

        Segurança nacional não tem nada a ver com “Quem não deve, não teme”…
        e se há coisa que os últimos anos tem demonstrado é que a segurança informática e de infra-estruturas críticas afecta todos, cidadãos comuns ou não!

        1. Avatar de Helder Coelho
          Helder Coelho

          Não estou a falar de segurança nacional porque se assim for estão “tramados” 99% dos países, porque só 40/50 países tem satellite próprio e nem sei se todos eles permitem comunicações….

          1. Avatar de Castro
            Castro

            oh meu deus, a preocupação não é com toda e qualquer comunicação via satélite, é com a situação dum terminal (smartphone) com dados críticos poder comunicar directamente com um satélite sem controlo.

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Estes serviços têm que ser aprovados individualmente por os respetivos países. Da mesma forma que certas funcionalidades como ECG do Apple Watch não estão disponíveis em todos os países (embora o hardware suporte a funcionalidade).

      Telefones satélite não são novidade é existem vários serviços e modelos disponíveis no mercado atual. A única diferença é que o serviço agora vai ficar mais acessível a quem realmente precisa.

      1. Avatar de Castro
        Castro

        Não estás a perceber o meu comentário… a possibilidade dos smartphones poderem enviar informação via satélite coloca a possibilidade dos dados serem enviados sem o conhecimento dos interessados por uma rede que não é controlável. Para que saibas isto faz uso dum chip próprio chinês para comunicar com aqueles satélites chineses, isto coloca na mão duma única entidade uma rede inteira que começa no próprio smartphone. A aprovação ou não torna-se algo irrelevante!
        Telefones satélite não são os smartphones pessoais em que se coloca e faz toda a vida pessoal e profissional… São opções de comunicação para uma tarefa específica. Imagina o que seria se todos os smartphones passassem a poder enviar informação do teu aparelho para os satélites sem tu saberes…

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          É um ponto válido. Essa foi uma das razões de banir o equipamento Huawei em infra-estruturas de telecomunicações de certos países.

          Por enquanto os satélites BeiDou ainda não oferecem cobertura mundial. Mas isso vai acabar por mudar. Fica à descrição de cada um. Eu pessoalmente não uso equipamentos de empresas diretamente ligadas ao governo chinês. Mas por aqui parece não haver falta de seguidores do partido.

          1. Avatar de Castro
            Castro

            foi exactamente esse exemplo que me veio à cabeça… Se existe uma preocupação com os equipamentos na rede, haver uma rede paralela é bem pior!

          2. Avatar de Drmarciosilveira
            Drmarciosilveira

            E viva a concorrência! Prefere ser espiando pelos usa? Qual a diferença? Tenho um smartwarch da Huawei e é muito melhor que todos os outros com o novo sistema, compatível tanto co Android e maçãos

  5. Avatar de Keyboardcat
    Keyboardcat

    Taiwan não é território chinês.

  6. Avatar de Drmarciosilveira
    Drmarciosilveira

    E viva a concorrência!

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    A Huawei,em termos de vendas de smartphones,acabou a nível global no momento que o governo norte-americano lhe impôs certas sanções.E o não uso dos serviços da Google foi o prego final no caixão.

  8. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Será este o tal que vai substituir o SIRESP, o tal sistema de emergências que só funciona em planícies e desde que os terminais não estejam a mais de 20 metros separados?