HP escolheu Windows 10 Mobile por ser mais seguro que Android

103 Comentários

Apresentado em Fevereiro deste ano, o HP Elite X3 veio revolucionar o mercado dos smartphones. A escolha do sistema operativo surpreendeu muitos, ao ter sido eleito o Windows 10 Mobile.

Agora que está no mercado, a escolha deste SO revelou-se a acertada, mas existe uma razão bem forte para a HP o ter escolhido. Segundo os responsáveis da marca, tudo assentou na sua modularidade e, principalmente, na sua segurança.

HP X3 Windows 10 Mobile

O HP Elite X3 inaugurou um novo conceito quando foi apresentado. Este verdadeiro 3 em 1 é muito mais que um simples smartphone e poderá ser a ferramenta perfeita de trabalho. Recorre ao Continuum para ser um verdadeiro PC e até uma doca em forma de portátil tem, garantindo a portabilidade necessária.

A segurança do Windows 10 Mobile

Numa entrevista dada ao site OnMSFT, os responsáveis da HP revelaram agora a razão da decisão de colocar o Windows 10 Mobile no HP Elite X3, e tudo esteve associado à segurança que este sistema oferece, quando comparado com o que mais é usado, o Android.

According to what HP tells OnMSFT, the company selected Windows 10 over Android because Microsoft’s offering isn’t prone to security risks like Android is, which comes as no surprise.

Todos os recentes casos de falhas de segurança deixaram este sistema operativo da Google vulnerável exposto a problemas, algo que o sistema da Microsoft não tem revelado.

HP X3 Windows 10 Mobile

A modularidade do Windows 10 Mobile

Mas, para além do importante factor de segurança que pesou de forma muito elevada, existiram outros elementos que contribuíram para a decisão. Para a modularidade que a HP queria neste seu smartphone era difícil escolher outro sistema. O Continuum está já presente e é uma opção que mais nenhum sistema tem.

Por outro lado, as aplicações existentes na loja do Windows são suficientes para este smartphone. Sendo uma máquina de trabalho, a oferta que está disponível é suficiente. Por outro lado, existe a possibilidade futura de ter aplicações win32 a correr neste sistema, o que abre as portas a um leque de aplicações quase infinito.

HP X3 Windows 10 Mobile

A (in)segurança do Android

Mas é mesmo no ponto da insegurança do Android que é dado foco. 1 em cada 5 smartphones com este sistema foi alvo de um qualquer tipo de ataque nos anos de 2012 e 2013 e isso revela bem da sua insegurança.

Dado espectro de versões de Android que ainda está presente no mercado, é complicado para a Google conseguir controlar o problema da segurança e garantir que os problemas não afectam os seus smartphones.

https://youtu.be/fMF78VJnF20

O HP Elite X3 veio mostrar que há ainda muito a ser feito no campo do Windows 10 Mobile e que este sistema, ao contrário do que muitos advogam, não se estará a preparar para se extinguir.

É neste momento o smartphone de topo deste ecossistema, estando a Microsoft e a HP a preparar uma nova versão, desta vez virada para o mercado doméstico, algo que se espera que continue o que foi já feito com este modelo.

via: OnMSF

Comentários

103

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de g0tH1cX
    g0tH1cX

    É uma preocupação válida…no entanto, quero ver quando na Empresa (já ignorando os users domésticos…) quiserem implementar serviços e tecnologias, que depois apenas são suportadas em iOS e Android…
    É tudo muito giro…enquanto não se sai do Mundo Microsoft…:-)

    1. Avatar de Victor F.
      Victor F.

      Vamos lá ver é se não acontece o oposto: quando quiserem implementar serviços e tecnologias, que depois apenas serão suportadas no UWP10.
      Afinal trata-se do sector empresarial e não da caça de Pokémons.

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Mas o sector móvel empresarial já está implementado em iOS e Android, com serviços e aplicações próprias. Será complicado para a Microsoft que o seu sistema móvel obtenha muito investimento em serviços exclusivos.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Sabes que muitos dos sistemas onde a BlackBerry acentava já eram assegurados Microsoft? Muitos dos serviços usados pelo iOS são implementáveis em Windows 10.
          Android e empresarial não rima nem deve estar na mesma frase. Qualquer empresa que dependa de segurança de um nível alto não usa Android – no máximo como BYOD mas o acesso é limitado.

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Acho que estás a confundir suporte para o serviço Microsoft Exchange com a oferta total de serviços e aplicações em cada plataforma.

        2. Avatar de APereira
          APereira

          “Facilmente” conseguem desenvolver solucoes apropriadas com integracao total com o sistema operativo que usam nos PC… Windows.

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            APereira, já dizem isso há anos e qual é o resultado!? Não é preciso ter Windows Mobile para haver integração com outras aplicações em PCs.
            Percebe que as plataformas iOS e Android já levam um grande avanço em termos de integração empresarial, especialmente o iOS. Ou seja, já há muito dinheiro investido nessas plataformas que é preciso ser rentabilizado por empresas e fornecedores de serviços e aplicações, o que retira incentivo a desenvolver alguma coisa exclusiva para outra plataforma diferente daquelas duas.

          2. Avatar de APereira
            APereira

            Giomar,
            Experimenta entao a integracao de servidores Exchange com iOS ou Android…

            Experimenta agora a integracao com Active directory,

            Experimenta agora a integracao com Sharepoint,

            Experimenta agora a integracao com Microsoft Dynamics,

            Pois…

          3. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            O facto de existir uma versao enterprise do windows 10 mobile já é uma grande vantagem porque tem uma melhor integracao com as políticas de segurança das empresas.

          4. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            APereira, o iOS tem suporte para Exchange, e há aplicações com suporte para Active directory e sharepoint, assim como há suporte para alternativas. Há também quem forneça ferramentas backend que permitem integração com esses serviços nos servidores.

          5. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            toni da adega, mas o que é que estás para aí a dizer!?
            A Microsoft ter uma versão especial para ganhar mais dinheiro, não te diz nada sobre o que existe de origem noutras plataformas.

          6. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Guiomar, ignorar ou não aceitar o que uma plataforma tem, não diz nada o que as outras plataformas de origem têm.
            Eu afirmei que existe uma versão enterprise do windows mobile, que possui políticas de segurança e integração diferentes. Em desktop passa-se o mesmo.
            Não afirmei que era os outros eram piores. Agora dr preferes fazer de conta que não existe estás à vontade.

          7. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Toni da Adega, o que tu fizeste foi uma comparação dizendo que existir uma versão enterprise é uma grande vantagem, por melhor integração. Existir essa versão não te diz nada quanto a vantagens que tem face ao resto, apenas te diz que a Microsoft prefere ganhar mais dinheiro não tendo apenas uma versão com tudo!

    2. Avatar de luis
      luis

      que tecnologias é que as empresas usam que apenas são suportadas por iOS / Android? Será o sistema de facturação delas? O sistema de gestão de colaboradores? As ferramentas de BI? O software de uma empresa não é a APP que eles têm e que mostram ao mundo, 99% nunca o chegas a ver e grande parte está assente em tecnologias Microsoft, Oracle e IBM

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Sistema de gestão de dispositivos, aplicações móveis feitas à medida da empresa, backend para muitas dessas aplicações, etc!

    3. Avatar de Mota
      Mota

      +1
      g0tH1cX

      Concordo. Eu gosto imenso do Windows 10 Mobile, é rápido e tem updates constantes.
      Mas… as qualidades deste S.O. fica-se por aqui infelizmente.

    4. Avatar de GPinto
      GPinto

      O W10M ainda esta no seu inicio de vida e ja está bem forte e desenvolvido, quando os desenvolvedores abrirem a cabeça para a UWP, e para o unico e poderoso Continuum, e quando for implementada a possibilidade de correr apps x86 no W10M, aí não vai haver nada que justifique optar por outras plataformas, mas claro que isso não se aplica a todos, pelo menos no inicio, há sempre os que gostam de resistir e sem saber porquê. Para mim já não faz sentido voltar para o “trabalhoso” Android, que precisa de manutenção de vez em quando para se poder tirar partido do equipamento (mas mesmo assim gosto dele e ainda tenho equipamentos com Android, mas passaram a secundários), e muito menos para o super inflaccionado iPhone com o seu fraco e limitado iOS, que mais parece um OS para a terceira idade, para quem não precise de um telefone a sério para trabalhar, e quem queira ostentar aquilo que pensam ser um sinal de riqueza, o iPhone é o ideal.
      Descobri o W10M há menos de 1 ano, no inicio não fiquei muito satisfeito, achei pobre, até começar a explorar, a receber updates, a ler mais sobre as tecnologias usadas quer no SO quer no equipamento (Lumia 950), e fiquei apaixonado. Quando tive o meu primeiro Android a sensação foi parecida, mas mais suave, quando resolvi dar uma chance ao iOS foi o desagrado total, dei ainda assim uma chance ficando nessa plataforma 2 meses, durante esse periodo o desagrado e a insatisfação só aumentavam, assim como a vontade de me chamar burro a mim mesmo cada vez que via o reflexo do meu rosto fosse onde fosse, “Vendei” o iPhone assim que pude, e foi dificil, quem o comprou estava desconfiado do baixo preço por um equipamento novo com um valor mais do dobro do preço que estava a pedir, apenas fui sincero e disse que tendo em conta a qualidade do produto e as suas limitações, apenas pedia aquilo que julgava que seria o justo sem me sentir um ladrao.

  2. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    deram um grande tiro no pé

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      No meio empresarial Android é sinal de insegurança.

      1. Avatar de tony2
        tony2

        não é verdade, dão iPhones aos colaboradores principalmente por razão de “telemóvel de aparente prestigio” e não pela segurança e aplicações empresarias

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          Acho que não sabes bem o que é que o iPhone permitem em termos de soluções empresariais.

        2. Avatar de tony2
          tony2

          tem as aplicações, mas o OS está a ficar datado
          precisavam de uma mudança de fundo, mas a Apple não tem coragem pelo timing de ainda estar em alta
          no mobile a fraqueza da Microsoft é a sua força, pode fazer o que quiser como uma criança o adolescente, ja o Android e iOS não podem mudar de forma radical, ou podem mas tinha um custo tao elevado que nesta fase nao arriscam. Por isso a Microsoft pode aprender a lição com os outros e estar a criar um de raiz

        3. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          tony2, o OS está a ficar datado? Isso é português da China?
          A vires com “tem as aplicações” fica claro que não fazes ideia de que o iOS já está há bastante tempo pensado para ser gerido num ambiente empresarial, com gestão remota de máquinas e definições de sistema, assim como gestão de permissões de ficheiros e dados separando conteúdos profissionais de aplicações e redes não autorizadas.

      2. Avatar de Celso
        Celso

        Olhe que não.

        Pelo menos em Portugal uma grande das empresas usa Windows mobile e Android.

        1. Avatar de Celso
          Celso

          @Pepe Falo pelo que vejo.

          Eu trabalho numa firma de venda de equipamentos electrónicos e a nossa clientela é composta quase na totalidade por outras empresas.

          Além disso também lidamos diariamente com vários fornecedores, muitos deles multinacionais e em quase 100% dos casos os seus colaboradores utilizam Windows Phone/Mobile (8.1 ou 10) ou Android.

        2. Avatar de José Rodrigues
          José Rodrigues

          Para trabalhar na Microsoft não é preciso ter CV, é só preciso saber atender telefones. Lógico que eles não dão devices a outsourcing. O que não faltam são empresas a usar WM, mesmo as maiores empresas do Mundo estão a caminhar para lá, basta ver o DoD, além disso, tudo o que são grandes forças policiais começam a adoptar também WM, tudo pela segurança e fiabilidade.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Exacto… Um tiro no pé do Android.

    3. Avatar de GPinto
      GPinto

      Podes crer, o Android tem crescido evoluido, mas com tanta fragmentação tem andado a dar tiros nos pés. O futuro está claramente inclinado para o W10M, no meio empresarial onde me movimento isso é bem visivel, as empresas do nosso grupo mudaram já quase todas para W10M nos dispositivos moveis e W10 nos Desktops e Laptops e a produtividade nos ultimos meses aumentou drasticamente, temos um dead-line para lançamento do nosso novo produto para Julho de 2017, em Agosto estavamos atrasados com quase tudo por fazer, neste momento já estamos a acabar de desenvolver os ultimos modulos, muita coisa já está na fase final de testes, e prevemos acabar em Fevereiro ou Março o mais tardar.
      Alem disso, todos andam mais felizes com a abolição de todos os limites e frustrações causados pela anterior plataforma: iOS.
      Desculpem, só não vê quem não sabe do que fala e não quer aprender. A MS esteve uns anos a dormir à sombra, mas voltou ao ativo e está a ir na direção certa, e se tudo continuar assim vão dominar e a concorrencia terá imensa dificuldade em acompanhar a sua sombra.

  3. Avatar de Alberto
    Alberto

    é mais seguro ou os atacantes não tem interesse em atacar este SO e nem perdem tempo com isso ?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      É mesmo mais seguro pelo facto que a MS força os updates, não é como no android que telemóveis com 1 anos já não são atualizados e correções de segurança não acontecem, alem disso no Win 10 é a própria MS que faz os updates e não as OEM como acontece com o Android, seja a marca que for o teu telemóvel tens sempre o software mais atual e “seguro”, alem disso o sistema da MS é mais “fechado” e limita mais o acesso a certas coisas que o android o que também ajuda a ser mais seguro…

    2. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Talvez, pelo menos foi isso que aconteceu com a apple…

    3. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      É tecnologicamente o sistema operativo não servidor mais seguro do momento. Isso engloba, Mobile, IoT, Desktop, Gaming.

  4. Avatar de NITROGLYCÉRINE
    NITROGLYCÉRINE

    Acho que o HP Elite X3 ainda está demasiado caro para o mercado. Esse é o problema do equipamento.
    Ou, noutra ótica, o problema somos nós: ganhamos pouco…!

    1. Avatar de P
      P

      O público alvo deste equipamento era e é o mercado empresarial.
      Se pensares bem, e fizeres as contas, compensa teres este equipamento em vez de teres um telemovel+pc

    2. Avatar de tony2
      tony2

      Só a falta de um acesso a um File System, me faz fugir do iOS, fora muitas outras falta de funcionalidades

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Isso é uma falta questão,o que mais não falta é pessoal com dinheiro e que não compram iPhone.

    4. Avatar de Celso
      Celso

      São comentários destes que dão mau nome aos utilizadores de iOS.

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Nisso tens razão, podias começar com um curso de Português que bem falta te faz.

      2. Avatar de Celso
        Celso

        Ok, já vi que és fanático…

        Peace bro…

        ¯\_(ツ)_/¯

      3. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        Don’t feed the troll!! Este gajo anda por aqui todos os dias com nomes diferentes com o unico objectivo: Trollar nos comentários!
        Não lhe dêm credito nem resposta!!

    5. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Com iPhones, Samsungs, HTCs, Motos e afins a custar o mesmo, com menos funcionalidades e menos segurança, porque se torna demasiado caro?
      E se é demasiado caro porque está sempre a esgotar?

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Não têm menos funcionalidades. Têm funcionalidades diferentes.

  5. Avatar de LuisMAsantos
    LuisMAsantos

    O que acho engraçado é que muitos optam por o android ou IOS devido ás apps ,mas na pratica apenas usam as que há em comum nos 3 SO´s .E mais uma vez digo ,nem todos são app dependentes .
    Só é pena é que atualmente a oferta de hardware seja tão baixa ,e limita a escolha das pessoas .
    Acredito que o android tenha melhorado bastante desde o kit kat ,mas o WM10 como sistema está muito acima do android e IOS .
    SR Alberto ,o SO da MS não se resume só ao WM10 ,se juntar o PC e XBOX ,são muitos milhões de utilizadores

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Eu também lamento a fraca oferta em samrtphones com este SO. Pode ser que a curto prazo a situação se inverta. Ando a adiar a compra de um smartphone à espera que isso aconteça.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Não sera para o bolso dele porquê? Sabes quanto dinheiro tem? Se nao sabes devias estar calado

        1. Avatar de Pedro Barros
          Pedro Barros

          O mais engraçado de tudo isto, é ver a brutal velocidade com que a tecnologia evolui, tal como a igual brutal velocidade com a sociedade se estupidifica! Tanta “evolução” para continuar-mps a ver, em pleno seculo XXI, este tipo de mentalidade (e comentários)…

        2. Avatar de LuisMAsantos
          LuisMAsantos

          Para o PEPE:
          Só lhe digo isto ,nem que o iphone fosse a 150 euros ,eu o comprava
          Só compra WM10 quem está farto do android ou IOS ,porque é uma lufada de ar fresco na mediocridade do SO android e IOS

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Já estou casado há muito tempo. A questão é que o telemóvel que eu tenho ainda dá bem conta do recado para o que lhe é solicitado. No entanto, dada a sua idade já avançada, prevejo que não dure muito tempo, daí estar a adiar a compra de um novo enquanto este ainda funciona.

        E para o user que disse que se eu tiver dinheiro compro um iPhone eu digo: Eu tenho dinheiro para comprar um, só que NÃO quero, NÃO gosto e NÃO me ia servir para mais do que um outro qualquer mais barato!!! Lá porque tenho dinheiro, não significa que o desperdice…

      3. Avatar de LuisMAsantos
        LuisMAsantos

        Oh Sr Pepe ,para mim e 80% dos tugas ,o WM10 tem apps que chegam e sobram .
        Lá que o SR só se sinta realizado com um iphone na mão para ter instaladas 500 apps e usar só 4 ou 5 ,só para aparentar que pode comprar um (nem que seja em 36 prestações ),eu contento-me bem com o meu lumia 950 xl comprado por 350 euros (a pronto) ,mesmo que passe por um dos anormais que usa WM10.Passe bem

      4. Avatar de Hsilva
        Hsilva

        Não esperes muito.. Para uso diário, mails, redes sociais apps da moda 150 paus já compras um Android bom. Esquece Windows Mobile para já, enquanto não correr win32 não vale a pena e posso dizer-te que usei 4anos wp. Outlook com office 365 funciona lindamente, ferramentas de suporte tipo msp beanywhere entre outras não existe… Para o uso diário, infelizmente ou felizmente, tens que usar Android.

  6. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Off-topic: que aplicação é aquela ao lado do Facebook e por cima do LinkedIn?

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      É o logo da Continental Airlines, mas agora chamada United Airlines, devido à fusão entre as duas, creio que em 2010.
      😉

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Boa pergunta.. Também não sei..

  7. Avatar de Celso
    Celso

    Os slides da HP relativamente à segurança do Android deixam um pouco a desejar.

    O que é que a fragmentação do Android tem a ver com um telemóvel que eles próprios vão lançar para o mercado?

    Eles têm é que garantir que o SEU modelo está sempre actualizado com os últimos patches de segurança mensais e versões do SO.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Tem muito a ver. POrque por causa da fragmentação do sistema todos os dipositivos são afectados, sejam ou não atualizados. A propria plataforma é insegura.

      1. Avatar de Celso
        Celso

        OK, mas:

        * com os updates de segurança actualizados, um malware ou exploit que afecte um dispositivo mais antigo/desactualizado possuirá uma probabilidade muito menor de criar problemas em sistemas recnetes:
        * estes updates nem precisam de vir da Google. O OEM pode lançar os seus próprios updates com a frequência que quiser (podem ser semanais, por exemplo);
        * a Google tem sempre activa a opção “verify apps”, que é uma espécie e anti-virus online para Android. Isto minimiza ainda mais o risco;
        * 99% das aplicações com malware provêm de outro sítio que não a Playstore. Desde que os funcionários sejam forçados a instalar da Playstore, o risco ainda é menor.

        Claro que há sempre risco, mas isto acontece em todos os SO, e a situação em Android não de todo tão dramática como aqueles gráficos dão a entender.

        1. Avatar de José Rodrigues
          José Rodrigues

          E achas que um fabricante de hardware que claramente vendeu o WebOS que era promissor e tinha uma grande fanbase para não se chatear com desenvolvimento se quer meter nessas histórias, eles querem é um SO onde alguém assuma toda a parte de software. Com este modelo conseguiram, “do nada”, criar o smartphone mais seguro do mercado, deixando para trás mesmo o “blackphone”.

        2. Avatar de Alucard
          Alucard

          A vantagem é que os updates passam a ser responsabilidade da Microsoft, a HP fica com menos trabalho. Eles só querem vender o hardware e não ter responsabilidades com o SO. E ganham os clientes, porque o sistema é actualizado regularmente, isso a Microsoft cumpre, não só quando o rei faz anos como com a maioria das marcas que fabricam Android.

      2. Avatar de alix
        alix

        e o que tem acontecido com o ios nos últimos tempos?

  8. Avatar de Kabuki
    Kabuki

    Eu, já utilizei todos os SO. Android, mais prático e versátil, o Windows dos SO mobile. Apple, tudo muito bom, funcional, sente-se, o cuidado na experiência de utilização em função do hardware, deixei porque era muito fechado, limitado ao ecossistema e mesmo assim com constrangimentos. Windows, é bom também, mas mais aborrecido, funciona tudo a 100 por cento, mas, faltavam muitas aplicações nucleares. Aqui, não há nada a fazer, é que nem o básico existe. É pena. Quanto a questões de segurança, todos são seguros, na medida da utilização e do tipo de máquina.

    1. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      O que tu chamas “aborrecido” eu e muitos utilizadores chamam “profissional”. Se eu quizer ver SO’s “apalhaçados” vou ao circo… Quanto a “aplicações nucleares” é um conceito altamente sobrejectivo, o que é “essencial” para uns pode não ter “interesse nenhum” para outros!

      1. Avatar de Rudua
        Rudua

        @Pepe
        Mas pelo menos tem um corretor em condições.
        Não é acefalo mas acéfalo.

  9. Avatar de censo
    censo

    Qual é afinal a quota de mercado do Android?? Depois dizem que é o menos seguro…enfim!

    1. Avatar de pois
      pois

      hahah uma coisa n tem nada a ver com a outra

      1. Avatar de censo
        censo

        Não ? Então explica lá qual é probabilidade de um atacante ter sucesso num atacaque que queira fazer no universo android e no universo windows ? Vais-me dizer que no android é maior, certo ? Então porquê ? Não é por a base ser maior ? Logo…

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Irrelevante. O SÓ ou é mais seguro ou é mais inseguro. A quota de mercado é apenas uma variável extra.

          1. Avatar de censo
            censo

            Irrelevante ? O nível de segurança de um sistema é inversamente proporcional ao numero dos seus utilizadores utilizadores. Não penses que o problema é deste ou daquele sistema. Todos são vulneráveis, todos são inseguros.

    2. Avatar de Pedro Vieira
      Pedro Vieira

      Não é questão de ser mais inseguro “por natureza”. O Android sofre do mesmo mal q o Windows no PC. É o SO dominante em sua plataforma e, por isso, faz-se mais malwares para ele. Isso o torna menos seguro por ter “mais inimigos”.
      Lembro de qdo acusavam o Windows (PC) de ser uma “porcaria”, “cheio de vírus”, qdo na verdade era um bom SO, mas com mais inimigos.
      Acho o Android um bom SO mobile, mas concordaria q ele é menos seguro q W10M, especialmente pq as atualizações estão na mão das OEM (modelo de negócio com vantagens comercias, mas com desvantagens na segurança).

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        O primeiro Windows com mecanismos mínimos de segurança foi o Vista, que depois foram retirados no 7 e 8 em prol de serem leves e usáveis, o segundo foi o Win 10 com uma evolução muito grande face ao Vista.

        1. Avatar de Pedro Vieira
          Pedro Vieira

          Creio que não seja bem assim. SmartScreen e WDefender pré-instalado são anteriores ao 10. O 8 já forçava atualizações (irritando muitos).
          Não digo que isso era suficiente, mas não acho justo dizer que o 7 e 8/8.1 não possuíam mecanismos mínimos de segurança, entende?
          O que eu quis ressaltar é que o preço de ser dominante é ter mais pessoas explorando as fraquezas do SO.

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        É uma questão de ser inseguro por natureza sim.

        1. Avatar de Pedro Vieira
          Pedro Vieira

          Explique

    3. Avatar de censo
      censo

      O que tu pensas que eu penso jamais saberás apenas e só porque não tens capacidade para tal.

    4. Avatar de anonimo
      anonimo

      ainda está para vir o virus q vai afetar o windows mobile. podem argumentar q tem a ver com o mercado mas a verdade é q desde o 7 q nunca se ouviu falar de nenhum. se fosse assim, plo menos um devia de ter havido.

  10. Avatar de alix
    alix

    que escolhe. mais um dispositivo que vai morrer. ainda para mais o pessoal só quer saber do surface phone. depois não diga que vai perder muitas vendas ou que mais tarde vai dizer que esta arrependida.

  11. Avatar de alix
    alix

    que escolhe. mais um dispositivo que vai morrer. ainda para mais o pessoal só quer saber do surface phone. depois não diga que vai perder muitas vendas ou que mais tarde vai dizer que esta arrependida.

  12. Avatar de alix
    alix

    a hp é mais uma que foi no paleio que com o windows mobile 10 é que vai ser. XD

    1. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Eu adoro ver pessoas a mandar bitaites sem nunca terem usado convenientemente o SO que criticam…

      1. Avatar de alix
        alix

        jovem já usei windows mobile. pela minha experiência não gostei. prefiro mais a liberdade que o android tem

        1. Avatar de Pedro Barros
          Pedro Barros

          Então não sei porque achas que a HP foi no “paleio” da MS… Se não gostas não significa que não tem qualidade.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Trata-se de um mercado onde a hp oferecia tudo, desde servidores a pcs… faltava mobile. Android não é solução e ios é só iphone.
      É tudo uma questão de oferta solida e de acordo com as necessidades do cliente.

    3. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      O paleio foi tal que vão mais mais modelos

    4. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      O WD tem alguma promessa ainda. Das duas , a HP é que tem historial de se retirar das suas “grandes” apostas.

  13. Avatar de tugalix
    tugalix

    engraçado como se vira o bico ao prego quando se passa de pc’s pra tlm’s!

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Define melhor.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      hum… tu és daqueles que defende o MacOS mas aposto que não tem mas queria muito ter. A Apple está a dar cabo do MacOS. Está cada vez mais instável, tem bugs ridiculos que há 2 versões atrás não tinha e as novas funcionalidades são ridiculas e inuteis para o meio profissional.
      O Windows 10 está a evoluir positivamente, o MacOs está a piorar com o tempo.

  14. Avatar de Paulo Lobão
    Paulo Lobão

    Gostava de ver um Note n com w10. Talvez aconteça se houver um boom de utilizadores. Seria o meu próximo smartphone qd o Note3 finalmente morresse!

  15. Avatar de altamente
    altamente

    E mais uma vez está mais que comprovado. Os posts sobre o W10M continuam a ser os mais comentados.
    Ah e tal, não tem apps. Ah e tal, está morto. Ah e tal, é para velhos.
    Os números de comentários não mentem.

    1. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Bravo! O melhor comentário até agora! 🙂

  16. Avatar de guri
    guri

    Windows 10 Mobile é um show

  17. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Os comentários sobre a segurança no Android não fazem muito sentido actualmente, embora o tenham feito no passado.
    Quem só quiser fabricar mas não se preocupar com o sistema operativo e aplicações pode inscrever-se no programa Android One, e a Google trata das actualizações durante pelo menos 2 anos desde a data de lançamento do modelo. Este programa deve ter sido criado especificamente para responder a este problema da falta de actualização dos modelos, que por vezes uma vez vendidos nunca mais tinham qualquer actualização, nem sequer de segurança.

    Mas para um fabricante para o mercado empresarial, poderá fazer mais sentido a Microsoft, em especial se eles oferecerem actualizações por um período mais longo de tempo (talvez 5 ou 10 anos?)

  18. Avatar de sakura
    sakura

    eeeh o clitente Nº1 da MS é a apple.
    tanto em dados como office, se acreditas que os dados vam para a apple surpresa!!!!!
    em linux ==. privacidade…. a MS investe nas plantaformas que dão “massa”. Android é + google e amazon, mas o windows esta mais intregrado e é muito mais seguro.

    o windows nao sei mas a MS como SaaS,IaaS, etc. vai dar guerra. …no fim o SO não importa UWP.

  19. Avatar de Dennis
    Dennis

    Acordem, tudo isso nada mais é do que uma estratégia (oculta) para servir de ponto forte na venda desse produto para empresas privadas/governo. (agora que o android é igual linux, é, tem XXXXXX tipos, 999999 virus em anúncios etc, no caso do android, não no linux, vulnerabilidades incontáveis, etc – deveria ser fechado, essa historinha para criança dormir que código aberto é bom porque todo mundo ”””’melhora”””’ não cola mais…)

  20. Avatar de joao magalhaes
    joao magalhaes

    “1 em cada 5 smartphones com este sistema foi alvo de um qualquer tipo de ataque nos anos de 2012 e 2013 e isso revela bem da sua insegurança.” Ainda bem que estou em 2016!!!! Era bom ver dados de 2016 pois 2012 e 2013 isso já foi há uma eternidade no mundo da tecnologia.

  21. Avatar de Antonio Souza
    Antonio Souza

    Android em si é seguro.
    Sempre quando tem um ataque, tem-se uma boa ajuda do usuário.
    Em uma empresa, o usuário não teria poder de instalar qualquer coisa.
    A HP nunca se deu bem com Android. Lançou tablet com Android a preço alto e com CPU x86 em um tempo que os apps não eram muito otimizados para tal.
    Queria ver caso o Windows Phone chegasse perto das vendas do Android se seria tão seguro. E caso rode Win32 Programas pior ainda seria.
    Não provoquem os hackers.
    Podem até ter mais dificuldade para entrar no tal Windows Phone seguro, mas se entrar é um estrago enorme por causa de onde está sendo implementado. Empresas…
    É preciso conscientizar os usuários. Esses, sim, são a porta de entrada de todos os males.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      com o 10 não vi ainda nada, mas com o wp 8.1 um conhecido hacker chegou a dizer que era uma dor de cabeça tentar entrar no telemóvel, android era fácil, ios também, mas windows tudo era tapado, a MS trabalha muito no sistema de se não é preciso é desligado e isso é o que trama os ataques, coisas básicas de fazer como trocar teclado no android, usar uma app de chamadas diferente ou sms em windows é impossível pois a MS acha que isso é inseguro, dar acesso a cenas potencialmente criticas a terceiros só a pouco tempo é que foi possível por uma Mi band a vibrar quando se receber chamada pois só agora é que a MS deu autorização a isso na API do telefone.

      a melhor maneira de não ter casa assaltada é ter tudo fechado, se janela não é precisa aberta é fechada, se ficar aberta gatuno pode entrar, esse é muita vez o problema do android, embora admito que esteja a ser diminuído ainda está longe de estar ao nível que a MS impõe em especial se o telemóvel estiver em modo empresarial…

    2. Avatar de luis
      luis

      Nem sempre. Havia uma falha em q bastava enviar uma MMS e o user, se tivesse a dormir ou longe do tlm nunca saberia pk a mesma se apagava no fim.

  22. Avatar de Tiago I.
    Tiago I.

    só é pena ser gigante… 5″ e era já

  23. Avatar de Joao Terra
    Joao Terra

    Cá para mim a Microsoft subornou a HP para que a mesma coloca-se o windows phone nos seus telemóveis. Nada hoje em dia me surpreende e vindo da Microsoft, tudo é possivel

    1. Avatar de AP
      AP

      Tenho chapéus de alumínio ainda dos anos 90, queres uns grátis?