HarmonyOS da Huawei é já um caso de sucesso com a aposta das apps e programadores

23 Comentários

Apresentado no início deste mês de junho, o HarmonyOS é a grande aposta da Huawei os seus equipamentos. Não se limita a ser um sistema dedicado aos smartphones, mas prepara-se para servir um leque de plataformas muito grande.

Claro que nenhum sistema funciona sem ter as apps necessárias e que os utilizadores precisam e aqui o HarmonyOS não é diferente. A Huawei sabe disso, mas o apoio dos programadores tem sido fantástico. Este sistema é já um caso de sucesso com mais de 134.000 apps registadas.

HarmonyOS Huawei programadores apps HMS

A aposta da Huawei no seu HarmonyOS é muito grandes. Este é um sistema que a marca tem vindo a desenvolver há alguns anos e que agora está maduro para ser usado por todos no dia a dia. Apresentado de forma oficial e na sua segunda versão, é agora o centro de todo este ecossistema.

Claro que a Huawei tem apoiado a entrada de programadores nesta sua bolha, para que criem as apps necessárias. Este é um ponto essencial e que tem de ser apoiado, sendo que no caso do HarmonyOS parece estar já resolvido, com um apoio incondicional e os incentivos certos.

HarmonyOS Huawei programadores apps HMS

Do que a marca revelou, a sua lista de programadores tem estado a crescer de forma exponencial, como seria desejado e até esperado. Este número passou já a barreira dos 400 mil programadores, sendo que não deverá abrandar.

No campo das apps, uma área essencial, este é também mercado que está a crescer. Os dados revelado mostram que há já mais de 134.000 apps registadas e a fazer uso do HMS Core. Este continua a crescer e está na versão 6, agora com acesso a serviços Cloud.

HarmonyOS chega a mais de 10 milhões de dispositivos em apenas uma semana!

Para melhorar ainda mais estes números, a Huawei lançou agora o HMS Global Application Innovation Competition 2021. Este concurso quer promover a criação de apps e cativar os programadores. Tem como poll de prémios mais de 1 milhão de dólares e todo o apoio da estrutura da Huawei.

Apresentado já no Watch 3, no MatePad 11 e noutros equipamentos, o HarmonyOS tem tudo para ser um sucesso. A Huawei controla todo este sistema e o seu ecossistema, o que a liberta de qualquer limitação ou imposição.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu espero que tenha grande sucesso.Mas e aquelas aplicações que os utilizadores precisam dos serviços da Google como é que irá ser ??

    1. Avatar de Vítor M.

      De facto pode haver alguns utilizadores que serão afetados. Mas, que serviços Google achas que mais vão fazer falta e que não tenham acesso nos Huawei?

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Existem substitutos aos serviço mesmo os serviços da Google para o Android!! Até o gapps tem substituto!!

      2. Avatar de kodiakshadows
        kodiakshadows

        Só se for Facebook e os Google que controlam tudo e todos. Exemplo disso não existe a mer***de um jornal que para se ler um artigo ou fazer um comentário de opinião não obrigue a ter o FB, ou um email da Google.

        1. Avatar de Vítor M.

          Hoje com o Facebook tens acesso a esses sites que te obrigam a registar. Facebook tb existe no universo HarmonyOS, por isso. Mas fora isso, o que mais usarão as pessoas da Google que a Huawei não tenha ou igual, ou parecido (ou como alternativa)?

          É só por curiosidade que estou a perguntar.

      3. Avatar de Robin
        Robin

        Um email com 15gb como tem o gmail, o proton mail com os 500 mb free não vai a lado nenhum.

        1. Avatar de Vítor M.

          E não podes usar o gmail na mesma? Eu uso o mail via web, por exemplo.

          1. Avatar de Ola
            Ola

            O Gmail suporta imap e pop3…

  2. Avatar de Chifrudo
    Chifrudo

    Tem nome der preservativo… é para gente fod…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Nem me passou pela cabeça a comparação do nome com a marca de preservativos…não é por aí que o sistema operativo vai falhar (se tal acontecer).

  3. Avatar de ZE
    ZE

    O covid tambem….. mas comprem, comprem

  4. Avatar de pedro
    pedro

    resultado da politica do Trump … “empurrou” a Huawei para a criação de um ecossistema próprio …. a continuar assim, a Huawei vai ter a hegemonia mundial (afinal eles na Asia são muitos) e vai ultrapassar a google dentro de meia dúzia de anos !!! foi uma falta de visão a médio longo prazo dos americanos ….

    1. Avatar de mateus
      mateus

      não foi falta de visão.
      Foi mesmo a sua visão completa.
      Ele não dá mais que aquilo.

    2. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Mais um que pensa que o bloqueio dos EUA à Huawei foi por causa dos telemóveis.
      Foi por a Huawei dominar nas redes e ameaçar ser dominante no 5G. É por isso que é uma ameaça à segurança (e à economia) dos EUA.
      Já agora, sem a Google/Android o HarmonyOS não existe, apesar de o post nem falar do Android.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        meu caro, o bloqueio dos telemóveis é apenas parte do problema, portanto o seu comentário também revela uma falta de visão para saber interpretar o meu comentário, pois afinal não sabe o que eu sei sobre este assunto ….. por isso foi um comentário inoportuno e despropositado !!!

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Mais um que pensa que foi por causa das redes 🙁 Foi por causa da marcas americanas estarem a perder cota para a Huawei!!

        1. Avatar de Eu sei lá
          Eu sei lá

          O bloqueio fez baixar a quota de mercado da Huawei para 4% no último trimestre. A Xiaomi aumentou para 14%. Tudo chinês.

          Mais um que pensa que o bloqueio foi para proteger as vendas do iPhone 😉

      3. Avatar de José Janeiro
        José Janeiro

        Google é uma coisa Android é outra.
        O sistema android core é como que o core unix sobre o qual se baseiam as distros linux e até mesmo a fechada Apple (darwin – core unix). Tal como o lineage OS, o MiOS, o RaianOS, e outros conhecidos, todos se baseiam num sistema com codigo fonte aberto, e sobre ele “prescrevem” as suas receitas. O “Android” da google não é mais que outra distro carregada de tralha do core android.

  5. Avatar de Ruca
    Ruca

    Não é nada prático. Em especial, usando duas contas.

  6. Avatar de Gil
    Gil

    Vai ser outro Windows phone. Grande sistema mas em adesão de programadores e users.

    1. Avatar de iFernando
      iFernando

      Ao contrário do windows phone, que só usava quem queria.
      Aqui há uma ditadura que vai obrigar a usar.

  7. Avatar de ZeDasCabras
    ZeDasCabras

    botnet

  8. Avatar de Gusto
    Gusto

    Como receber a atualização do sistema no p40 pro? Tantas notícias mas ainda nem deu para testar