Finalmente Google Maps emitirá alertas de radares, tal como o Waze

40 Comentários

Alertas sonoros para que o utilizador do Google Maps saiba que está a passar por uma zona habitualmente controlada por radares de velocidade. Uma das funções que atualmente já temos na Waze e que está agora a ser testada no serviço de navegação da Google.

Gostaria de ter este novo tipo de alertas no seu Google Maps? Bom, pode estar com sorte. Esta função já chegou a alguns utilizadores!

Finalmente Google Maps emitirá alertas de radares, tal como o Waze


De acordo com o relato da publicação AndroidPolice, a funcionalidade já estaria a ser testada pela Google em novembro último. Agora, começou a chegar a um grupo ainda restrito de utilizadores nos Estados Unidos da América.

Antes de mais, cumpre relembrar que tanto o Google Maps como a Waze pertencem à gigante de Mountain View. Assim sendo, torna-se facilmente compreensível que estas apps partilhem algumas funcionalidades.

Alerta de radares, do Waze para o Google Maps

A Waze foi ganhando um bom número de utilizadores em solo luso, muito graças a esta característica específica, o alerta das zonas controladas habitualmente por radar. Destaca-se também o alerta de acidentes, bem como zonas de trânsito congestionado, entre outras.

Agora, de forma gradual, tudo indica que a tecnológica norte-americana está a trazer esta função para o Google Maps. Ouvindo assim os pedidos de vários utilizadores, a função já está a chegar a vários dispositivos móveis.

Ao utilizar o Google Maps enquanto conduz, poderá receber alertas sonoros quando se aproximar de uma zona com radares de velocidade. Além disso, no mapa, poderá notar a presença de um novo ícone em forma de câmara de vigilância.

A funcionalidade já está a ser testada no Google Maps

Assim sendo e apesar de ainda não estar terminada, a função pode chegar a todos os utilizadores do Google Maps. Para já ainda há trabalho a fazer, mas é ótimo vermos a gigante norte-americana a trabalhar neste sentido.

Teremos uma maior uniformização entre ambos os serviços de navegação. Resta saber se a Google trará, ou não, mais funcionalidades que caracterizam a Waze como a interação entre os utilizadores.

Será através dos novos ícones e alertas sonoros que se aperceberá da nova função. Aqui quando o utilizador estiver a atravessar uma zona habitualmente controlada por radares de velocidade.

Por fim, aconselhamos a que não se distraia enquanto conduz. Esteja ou não a utilizar uma app como o Google Maps ou o Waze, não facilite.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de anonymous
    anonymous

    Se avisam onde estão os radares e a velocidade máxima, então para que servem os radares? Servem para os condutores andarem devagar nos radares e passarem nos radares à velocidade máxima do radar e depois de passar o radar acelerar a fundo no acelerador depois de passar o radar? Na minha opinião, devia ser ilegal informar onde estão os radares e a velocidade máxima permitida na passagem desses radares.

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      ai sim, como queres “ilegalizar isso”? Proibindo a aplicação? Já agora estou também estaria proíbido de avisar os meus amigos?

      Já não chega tantos regulamentos, ainda querem mais

      1. Avatar de anonymous
        anonymous

        A forma é muito simples, pensa um bocadinho que chegas lá. Já agora, na minha opinião também não deviam informar onde estão os radares móveis. Quem comete infração devia ser apanhado a cometer a mesma, e não a contornar a infração usando informação de localização de radares.

        1. Avatar de TIM
          TIM

          isso é no teu mundinho cor de rosa e perfeito, cheio de flores.
          isso nunca vai existir, e se existisse, haverias sempre gente a tirar partido disso e fariam uma caça à multa ainda mais do que já é.
          acorda.

          1. Avatar de Lopes
            Lopes

            É sempre divertido ver pessoas sem nenhuma argumentação terminar com a palavra “acorda” LOL Como se tivessem sido iluminados pela inteligência/sabedoria LOLOLOL . São argumentos ao estilo Trump! Ninguém tira partido ou haverá caça à multa se cumprir com o código da estrada! Cumpra a lei e vai ver que não tem com que se preocupar! DAH

      2. Avatar de Lopes
        Lopes

        Claro que já chega de tantos regulamentos!!! Bom mesmo era não haver regulamentos nenhuns e o número de MORTES nas estradas em Portugal ser ainda maior (já é dos mais altos da Europa)!!! Nada como ter centenas de vidas/famílias destroçadas!!!! Isto tudo para os convencidos que são pilotos de formula 1 continuarem a andar na estrada como loucos, nas corridas em contramão, ultrapassagens pela direita a “abrir”, corridas na Vasco da Gama, tentar fazer a mesma viagem cada vez no menor tempo possível, etc.. A isto se juntarmos álcool e drogas então seria o Rock and roll nas estradas portuguesas! Nada de regulamentos também para álcool e drogas!! Qual seria o problema de matarmos uma família inteira, crianças, mulheres, homens etc.? Nenhum, eu quero é conduzir como eu acho que mereço, os outros que se lixem! Yupi, viva ausência de civismo e respeito pelos outros! O meu umbigo é que interessa!

        1. Avatar de SóParaSerDoContra?
          SóParaSerDoContra?

          O problema não são, na grande maioria das vezes, aqueles que conduzem mais rápido, até porque mais de 70% dos acidentes são dentro de localidades. O problema, na grande maior parte das vezes é em Portugal todo o tonto ter carta. Está quase que visto como obrigatório uma pessoa em Portugal ter carta, por muito má que seja a conduzir… O problema são os tontos que andam com os espelhos mal regulados e fazem ultrapassagens perigosas, independentemente da velocidade. Olhemos para outros países, com limites de velocidade mais altos e vejamos o que fazem de diferente…. Até porque, veja-se: reduz-se o limite para (vá, por exemplo) 90Km/h, é menos perigoso do que 120Km/h numa auto-estrada? Sim! Sem dúvida! Mas é à mesma extremamente perigoso se tiveres um acidente? Uma vez mais, sim, sem dúvida!
          Acho que a redução da sinistralidade não passa pela redução dos limites, mas sim por uma mais seleta atribuição das cartas de condução e um melhor ensino. Engraçado é quando os “professores” das escolas de condução, eles sim e também são uns cepos a conduzir…

          1. Avatar de Lopes
            Lopes

            Sobre “todo o tonto ter carta” de acordo!
            Sobre a velocidade, não entendi… sorry!
            Sobre o que os outros países fazem diferente, não são os países são as pessoas que têm um nível de civismo do qual nós em Portugal estamos a décadas de distância! Civismo, infelizmente, nunca “esteve na moda” por estas terras… e o comportamento nas estradas ( e não só!) é simplesmente vergonhoso! Experimente falar com um estrangeiro sobre o nosso comportamento nas estradas e vai ver a reação!
            A redução da sinistralidade passa pelos motivos apresentados e por uma redução dos limites de velocidade nas localidades. E mais uma vez, por uma injeção de civilidade aos automobilistas portugueses!!
            Não podemos continuar a assistir a todas estas mortes!

        2. Avatar de SóParaSerDoContra?
          SóParaSerDoContra?

          O que estava a tentar dizer em relação à velocidade é que sim, embora seja um problema e agrave vários acidentes, não acho que seja pela redução que devemos ir, mas sim pela melhor: 1) educação das pessoas 2) mais civismo. Embora, ambos sabemos que nenhuma destas coisas irá ser melhorada :p

          No entanto entendo e concordo em parte com o que disse! 🙂

    2. Avatar de PedroC
      PedroC

      Percebo o comentário e concordo que a maior parte das pessoas cumprem quando estão a passar no radar e depois conduzem acima dos limites permitidos. O que acho que é um facto inegável é que existem benefícios no facto dos condutores saberem onde os radares estão. Segundo me recordo de ler, a sinistralidade acaba por diminuir quando as pessoas sabem que estão a ser “vigiadas”.

    3. Avatar de unknown
      unknown

      Claro! Os radares são a unica razão porque as pessoas não andam a 200 pelas cidades.. voces fazem a sociedade pior do que ela é

      Acelerar a fundo normalmente faz se no acelerador sim

      1. Avatar de anonymous
        anonymous

        A sociedade deveria ter ética, e saber que deve respeitar os outros cumprindo os limites de velocidade. É que andar acima da velocidade permitida está a por em risco não só a vida deles próprios mas também a dos outros que cumprem a velocidade permitida.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Então não sei pq é que a própria PSP avisa onde vai colocar esses mesmos radares móveis, não será para prevenção ou és dos tais que o radar só serve para multar.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            yep é desses e daqueles que gosta deles bem escondidos.

    4. Avatar de André Fontes
      André Fontes

      Os radares fixos (não só mas principalmente) são colocados em pontos negros, pontos geralmente mais propícios à ocorrência de acidentes de viação por excesso de velocidade, nesse sentido o objectivo é fazer com que os condutores abrandem nessas zonas e respeitem os limites.
      O objectivo maior não é apanhar os infractores mas sim diminuir o numero de sinistros nesses pontos, por esse motivo é que esses radares são sinalizados.
      Ao esconder essa informação essa redução de sinistros não seria tão efectiva para além do facto de que os radares fixos são facilmente detectados, por isso nem faz muito sentido tentar esconder a informação.

    5. Avatar de JJ_
      JJ_

      É obrigatório informar onde estão os radares, segundo a lei. Isto não é uma coisa portuguesa, por exemplo em Inglaterra até tem marcas no chão a dizer até onde o radar capta.

      O problema esta na forma como os radares são instalados.
      Por exemplo, na segunda circular temos dois radares, um na zona de Moscavide e outro na zona de Benfica, ou seja nas duas extremidades. E no meio? Nada…

      Olhando para o exemplo da M1 no Reino Unido, aquilo de 2 em 2 ou 3 em 3 km, mais ou menos, tem um radar e a cada km tem um pórtico avisar da existência de radar. Resta saber qual o pórtico que tem o radar. Mesmo com a app, não vale a pena andar acelerar a fundo… para travar a cada 3 ou 4 km.

      1. Avatar de unknown
        unknown

        Faz todo o sentido, depois de horas no para arranca quando vez a saída entusiasmas te

      2. Avatar de Hélio
        Hélio

        Na saida da estação de serviço Repsol/Mcdonald´s junto ao aeroporto também existe

    6. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      O ideal deveria ser como se vê em alguns paises mais pela Asia. Radares e cameras por todo o lado. Aqui somos todos muito preocupados com a privacidade e o preço disso é a insegurança que existe na estrada, e para o cidadão na rua. Crimes em todas as cidades Portuguesas todos os dias, acidentes e mortes na estrada todos os dias neste país tão pequeno, tudo porque o ‘povo’ não gosta de vigilância. Se tivessemos videovigilancia nas ruas como deve ser em quase todas as esquinas, radares em tudo o que fosse retas, cameras em tudo o que fosse semaforos ou cruzamentos para apanhar quem anda a passar vermelhos entre outras coisas, o povo ficava disciplinado e a lei realmente servia para regular o comportamento das pessoas.
      Mas infelizmente e como dizes, do pouco que se pode controlar, o povo queixa-se dos radares e arranja forma de ‘saber onde estão’ e apenas precaver-se naqueles 100m de estrada. Se houvessem radares com fatura, identificado em qualquer reta se calhar as pessoas habituavam-se aos limites e chegavam a um ponto que nem se preocupavam com multas e limites porque aprendiam no dia a dia a que tinham de respeitar os limites. A consequencia era o fim do ‘orgulho’ de quem compra carrões para dizer que anda muito, se calhar o fim de haver mortes e feridos graves diariamente nas estradas, menos atropelamentos, menos acidentes, o que é chato para a maioria do povo que quer é desgraça

    7. Avatar de ASousa
      ASousa

      Mas sabes que é ilegal não avisar a existência de radar, não sabes?!

    8. Avatar de Cortano
      Cortano

      Os radares fixos geralmente têm um aviso uns valentes metros antes.
      Mesmo que as pessoas abrandem só para o radar, só esse fato já estão a acalmar a velocidade.

      Não se se és de Lisboa, mas antes a Gago Coutinho era uma pista de velocidade para muita gente. Hoje anda tudo mais calmo – e todos os radares estão sinalizados antes.

    9. Avatar de Louro
      Louro

      Os radares deveriam de servir para isso mesmo…

      Serem colocados em zonas de acidentes, para reduzir a velocidade e assim evitar que os mesmos acontecam.

      Ou seja, se tiveres o GPS a dizer que tem um radar ali a frente baixas a velocidade e evitas acidentes 😉

      Isto se a ideia é tornar as estradas mais seguras e evitar acidentes…

      Se a ideia for fazer dinheiro ás custas dos outros, epah… proibam lá as apps, gps e afins e mudem os radares de local todos os dias.

    10. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Que grande LOL estás bastante informado…. (NOT!)
      O Google APENAS vai informar dos radares fixos (rede sincro)… e das velocidades, informação essa que está disponível na própria via!!! A Google não vai informar dos radares móveis (mais conhecidos pelos caça multas… mas isso é outra história). Portanto não está a fazer nada de ilegal…. A meu ver até podiam colocar os radares móveis que são anunciados nas diversas plataformas pela própria polícia… onde dizem o local/dia/hora! Se a informação é publica não há qualquer ilegalidade!!
      O problema hoje em dia são as manobras perigosas aliadas a excesso de velocidade e o total desrespeito pelos outros… e isso os radares não apanham… para tal é preciso mais meios humanos a patrulhar as estradas todos os dias, em caso de acidente com culpa, revisões de cartas (há tanta otário/a que não sabe conduzir..) e aumento exponencial de seguro da viatura!

    11. Avatar de NunoR
      NunoR

      Isso pode fazer sentido num mundo cor-de-rosa, que infelizmente… não existe! Mas mesmo nesse mundo cor-de-rosa era necessário que os limites legais fizessem sentido. A grande maioria dos limites de velocidade são desadaptados, ou não fazem sentido nenhum, o que desincentiva a obediência oas mesmos.
      E há ainda outra questão importante a tentar “justificar” os radares (para além de serem uma boa fonte de receita!). É que a enorme maioria das causas apontadas de acidente são “excesso de velocidade”, o que não sendo verdade, é populista e falacioso, porque é evidente que se estivesse parado… não batia!!

  2. Avatar de Hugo Cunha
    Hugo Cunha

    Waze vs Google Maps battle em 3..2..1…

    1. Avatar de Rui Bacelar
      Rui Bacelar

      Pertencem à mesma empresa mas…entendo o ponto de vista 😉

  3. Avatar de Marcos
  4. Avatar de Júlio Rocha
    Júlio Rocha

    App RADARES de Portugal para Android é a melhor (no que respeita à partilha – localmente e à diatancia – e alerta de radares, dado haver detalhe na velocidade no Mapa, para além da partilha via mensagem texto).

  5. Avatar de fabio
    fabio

    Rip Waze? A google comprou-a a algum tempo!

    1. Avatar de Marco
      Marco

      ao passar as funções do Waze para o maps, o futuro não é bom para o Waze. Para quê ter dois produtos que fazem o mesmo.

      1. Avatar de TIM
        TIM

        não fazem nada o mesmo.

      2. Avatar de Francisco
        Francisco

        então, mas às vezes o propósito de comprar, é para usar. Quer dizer que a gg viu que a longo prazo compensa mais comprar a waze e usar o algoritmo deles, do que investir em investigação e desenvolvimento para replicar o algoritmo num mercado que já está satisfeito com a concorrência (waze)

  6. Avatar de Mauricio Vieira
    Mauricio Vieira

    Os radares não foram feitos para proteger as pessoas, foram feitos para empregar e encher muitas contas bancárias dos politicos, há estradas limpas, linha reta, sem ventos nem intercessões cujos radares pedem conduzir a 90kmh… Os que devem de ser multados são os alcoolicos, drogaditos ou mesmo pessoas que demostrem uma condução temeraria.

    1. Avatar de Peferreira98
      Peferreira98

      Finalmente uma alma que pensa e de facto anda na estrada todos os dias.
      Ainda gostaria de ver uma notícia da taxa de acidentes por excesso de velocidade e por outras infracções. Creio que muita gente iria ficar surpreendida.

  7. Avatar de TIM
    TIM

    é engraçado que a google rouba estas funcionalidades todas ao waze.
    e se os users começarem a usar mais a google maps, em vez do waze, não vai haver NINGUEM a reportar as coisas no waze para os meninos do google maps consumirem!!!!
    é uma mudança suicida para a google, esta.

    o google maps é o que é, graças ao WAZE e ao trabalho da comunidade.
    roubem isto e ficam sem nada.

    1. Avatar de Peferreira98
      Peferreira98

      Enquanto o Google maps não tiver a forte componente social do waze, não há nada a temer.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Sabes que a Waze é da Google?!
      Portanto… a Google não está a roubar nada! O produto é deles

      1. Avatar de Vítor M.

        Claro e era previsível que a Google usasse o que de melhor tem no Waze para equipar o seu produto principal, que é o melhor no seu segmento. E por um lado, até concordo, mais vale uma app boa com tudo o que é essencial do que termos duas ou 3 “incompletas”.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Concordo com regras, regulamentos e fiscalizações. No entanto, também é verdade que muitas das regras também não se enquandram ou não estão bem aplicadas na realidade. É incompreensível hoje em dia ainda não existir em Portugal estradas com faixas de rodagem adaptativas ao trânsito e limites de circulação também de igual modo adaptativos….Por isso também é optimo a existência deste tipo de apps. =) Apesar de eu circular sempre dentro dos limites legais de velocidade também é verdade que, por exemplo, é um tédio enorme circular na A22 desde Lisboa ao Algarve a 120 km/h…isto entre muitos outros exemplos em Portugal.