Funcionário da OPPO perde o emprego depois de dizer mal do HarmonyOS

18 Comentários

A liberdade de expressão é muitas vezes confundida com o direito de se dizer tudo o que se pensa e achar que tal não tem consequências. Mas sermos livre de expressarmos a nossa opinião deve ser acompanhado de respeito e ética.

Nesse sentido, recentemente um funcionário da OPPO perdeu o seu emprego depois de fazer comentários negativos sobre o HarmonyOS. O trabalhador, no entanto, já pediu desculpas publicamente pela sua conduta.




Para quem não sabe, o HarmonyOS é o novo sistema operativo da Huawei. O sistema surge como resposta às sanções e bloqueios impostos pelos Estados Unidos à gigante chinesa que, assim, teve que encontrar alternativas ao Android e à sua loja de apps.

O HarmonyOS deverá chegar já no dia 2 de junho. Espera-se ainda que, para além da Huawei, também os smartphones da OPPO, Vivo e Meizu comecem a trazer incorporado este sistema operativo móvel.

Funcionário da OPPO perde emprego por falar mal do HarmonyOS

De acordo com as informações, recentemente um funcionário da chinesa OPPO perdeu o seu emprego depois de fazer comentários menos bons sobre o HarmonyOS.

O trabalhador, designado @ 芝士 芒 胖,  recorreu à popular rede social chinesa Weibo para explicar o sucedido. Segundo refere, negou o valor da Hongmeng (HarmonyOS) com base nalguns artigos online e provocações. Tal não só prejudicou a Huawei, como também afetou a OPPO, uma vez que poderá ser uma das empresas a implementar este sistema operativo nos seus telefones.

Para além disso, o funcionário também esclareceu que expressar comentários de forma impulsiva, sem uma clareza do papel de utilizador e trabalhador, pode levar a comunidade a pensar que se trata da opinião da empresa que representa. Por fim, o ex-trabalhador deixou um pedido de desculpas a todos e informou que deixou oficialmente o seu trabalho na OPPO.

Apesar de a tradução automática para português, da imagem acima, não ser das melhores, dá para entender a mensagem deixada.

Ou seja, a sua opinião poderia ser confundida com a posição da OPPO em relação ao sistema operativo da Huawei. Neste sentido, o sujeito achou por bem demitir-se do seu cargo. Contudo, provavelmente a empresa teria tomado essa decisão na mesma.

Leia também:

HarmonyOS chega a 2 de junho: Software é o futuro para a Huawei

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    Até agora o HarmonyOS tem sido um Android mal acabado.
    A versão de 2 de junho é mais bem acabada?

    1. Avatar de Pedro Simões

      É a versão final, que será a lançada para os smartphones da Huawei (e não só). Dai para a frente só poderá melhorar.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Tal não só prejudicou a Huawei,como também afetou a OPPO,uma vez que poderá ser uma das empresas a implementar este sistema operativo nos seus telefones.” Exactamente.Qual foi a dele ?? A trabalhar para eles e a dizer mal dos produtos da própria empresa ?? Não sabia as consequências dos seus actos ?? Esta agora. 😐

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Realmente nunca ouvi tal coisa. Trabalhadores a dizerem mal dos patrões e empresas onde trabalham. É inédito lol

  3. Avatar de informado
    informado

    EU ja critiquei uma empresa de restauração n o site deles e impediram-me de entrar nos restaurantes ou fazer encomenda online. Quando determinado prato não é bom eu critico. Ainda bem que ha outras empresas onde posso encomendar online.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Tal é a falta de honra dessa gente.

    2. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Não sei se tem conhecimento que o antigamente chamado “Reservado o direito de admissão” é agora proibido por lei! Por isso o restaurante não lhe poderia proibir a entrada pelo motivo de fazer uma critica ao serviço…muito menos fazer uma compra online! Por esse motivo o seu nick neste site não faz muito sentido…

  4. Avatar de TUGA
    TUGA

    Mas eu sempre ouvi dizer que quem diz a verdade não merece castigo…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Neste caso nem sabemos o que ele disse (ainda não descobri a publicação). Mas, pelas informações, ele reconheceu que tinha sido errado.

      1. Avatar de xderk13
        xderk13

        Qualquer um que saiba o mínimo sobre a China pode calcular que o partido lhe caiu logo em cima e o obrigou ao pedido de desculpas

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Vamos aguardar se há mais informações. Mas ainda nem vi o que de facto ele disse.

          1. Avatar de Salamandra
            Salamandra

            Acho que não vais ver

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Óbvio, já ele deve estar a partir pedra numa pedreira, como punição.

    2. Avatar de Hugo Lopes Antunes
      Hugo Lopes Antunes

      Estando numa empresa tem que se cumprir contrato. Ainda por cima o facto de ele fazer parte de uma empresa que usará o harmony OS também. Já viu o que era voce ter uma empresa e ter um empregado a prejudicar publicamente a empresa.

  5. Avatar de JCR
    JCR

    “Free speech made in China equals crime”! Continuem a comprar à tripa-forra telemóveis daquele país, que eles depois agradecem…

    1. Avatar de Hugo Lopes Antunes
      Hugo Lopes Antunes

      Isto não tem a ver com free speach. Há contratos e ele está claramente a prejudicar a sua própria empresa publicamente, seria despedido em qualquer país, com ou sem ditadura

  6. Avatar de Alex
    Alex

    Liberdade ??? Onde está ela ???
    Cada vez temos menos e nem damos conta.