Faturas sem papel agora disponíveis na app gov.pt

19 Comentários

Já é possível aderir ao serviço de faturas sem papel na aplicação gov.pt para dispositivos móveis. Saiba o que tem de fazer, de uma forma muito simples e rápida.


Agora é mais fácil gerir as suas faturas digitais, já que este serviço passou a estar disponível não só no portal gov.pt, mas também na app gov.pt.

Com as faturas sem papel, recebe por email uma cópia digital das suas faturas sempre que indicar o Número de Identificação Fiscal (NIF) em estabelecimentos aderentes ao serviço, como supermercados, farmácias, cafés ou restaurantes.

A adesão ao serviço pode ser feita através da app ou da página das Faturas sem Papel neste portal (aqui), e permite:

  • Ativar o envio automático de faturas para o email
  • Aceder às opções de gestão das faturas
  • Ativar notificações por SMS

Depois de aceder ao site ou à app basta carregar no botão Cidadão ou Aderir. De referir que na app Gov, esta opção está no separador Finanças.

Depois indicar o e-mail e colocar o visto no “Li e aceito os Termos e Condições”

Depois de tudo configurado, o cidadão pode ainda ver qual foi o seu contributo ambiental com Faturas Sem Papel.

A app gov.pt está disponível emGoogle Play, App Store e App Gallery (Huawei).

As faturas sem papel são um serviço diferente do e-fatura, dado que permitem receber a informação completa de cada fatura. O número de faturas que são recebidas está ainda dependente das entidades aderentes ao serviço.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Moina
    Moina

    E o Via CTT serve para quê?
    Só para o fisco?
    Neste momento, é tantas contas/serviços com utilidade quase 0 daqui a pouco…
    E porque não centralizar tudo num unico sitio, Via CTT, Faturas sem papel etc…

    1. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Contas e serviços que não servem para nada (a não ser encher os bolsos de terceiros), o que deveriam fazer era criar um sistema de pagamento e facturação Nacional e um aplicativo igual ao «WeChat» da República Popular da China (RPC), mas jamais irão centralizar como sugere porque isso ia pôr em causa o regime e muita gente.

      – WeChat: The Chinese super app
      https://www.youtube.com/watch?v=XHqXW9MMI5k

      – Why It’s So Hard for Meta, PayPal and X to Build a Super App Like WeChat
      https://www.youtube.com/watch?v=iPLL8-919Bc

      1. Avatar de Moina
        Moina

        Já nem digo tanto, mas o via CTT serve para quê? Só para as finanças, olha bolas…
        Porque pdf quando poderia ser xml. O formato da fatura deveria ser padrão para todos? Como já existe em alguns países. Por isso usam o xml, quando pretender em pdf o próprio portal das finanças gera o ficheiro xml em pdf.

  2. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Boa medida, todos os estabelecimentos comerciais deviam ser obrigados a aderir, pois evitava-se muito fuga aos impostos. Tal como a pergunta quer fatura? não faz sentido, mas isto é um país pobre e brando!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O facto de aderirem não significa que usem. Se não faturarem, é igual ao litro.

  3. Avatar de ICE
    ICE

    Excelente ideia. Feito !

  4. Avatar de Carlos Lima
    Carlos Lima

    Defendo todas as medidas para poupar o meio ambiente. O problema desta é a privacidade de dados: é informação privada que fica exposta a alguém poder aceder centralmente. O sistema devia funcionar com um mecanismo de encriptação assente num par de chaves criptográficas (chave pública e chave privada). Quando o cidadão se regista no sistema, é gerado o seu par de chaves criptográficas. Ambas ficam registadas centralmente no sistema, sendo que a privada fica, por sua vez, encriptada com uma password dada pelo cidadão. Quando uma factura é emitida, o sistema usa a chave pública do cidadão para a encriptar localmente (no sistema do comerciante) e a mesma é enviada para o sistema central já encriptada. Sempre que o cidadão pretender consultar as suas facturas, o sistema vai usar a sua chave privada (a única que pode desencriptar informação encriptada com a sua chave pública), tendo que a desencriptar previamente com a password do cidadão, no sistema local (ou seja, no PC do cidadão), antes de a usar para desencriptar as facturas.

  5. Avatar de LM
    LM

    Aqui há gato! Não têm a mesma preocupação com as receitas passadas nos hospitais que imprimem aos milhares por dia.

    1. Avatar de K
      K

      A prescrição médica eletrónica começou em 2013 com vários objetivos, um deles era reduzir o papel e passou mesmo a ser obrigatória em 2015. A receita fica disponível na app e no portal do sns24 e na farmácia usam isso para dispensar a medicação. Já não me passam uma receita em papel há não sei quantos anos quando vou ao médico. É possível imprimir em papel (prescrita na mesma eletronicamente) porque há sempre alguém que não se safa com telemóveis (idosos, etc.) mas já não é realmente necessário há muitos anos.

      Não sei se consegues muito melhor que o que tens – prescrição eletrónica onde o papel é desnecessário, mas na mesma com a opção para quem não tem outra hipótese.

  6. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    De pouco ou nada serve, o Estado Português deve é obrigar todos os estabelecimentos e entidades de comércio, retalho, serviços, e outros, a disponibilizar formas de pagamento digitais (cartão ou aplicativos) com o valor a começar de 0,01 Cêntimo para cima e automaticamente o número de contribuinte ficar registado obrigatoriamente na factura, sem ser necessário perguntar ou pedir.

    Para isso devem criar o quanto antes um sistema de pagamento e facturação Nacional feito de maneira a que seja impossível para os estabelecimentos e entidades de comércio, retalho, serviços, e outros, escapar ao registo completo da transacção.

    1. Avatar de LM
      LM

      Tanta vez pensei nisso! O cartão bancário e o MBWay com número de contribuinte

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Era muito mais prático e eficaz.

    2. Avatar de Patinhas
      Patinhas

      Percebe-se que não tens um negócio. Sabes quanto pagarias de taxas e taxinhas a todos esses operadores? Essas operações de baixo valor iriam dar-te um lucro…

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Temos pena, feche o negócio, mude de profissão.

      2. Avatar de Moina
        Moina

        Eu entendo-te mas não é desculpa. Existem meios digitais a custo 0. Trf imediata por exemplo custa 0 atualmente na maioria das contas.

      3. Avatar de Moina
        Moina

        Aliás se forem empresa e tiveres ativado o spin ativo é só dar o nif e pedir trf imediata logo o custo para o fornecedor é 0. So no excuses…

  7. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Consegue-se saber quais são os serviços abrangidos em cada zona do país?

    É que quero aderir mas também quero saber quais são os serviços abrangidos para não estar á espera do papelinho a sair na maquina…

  8. Avatar de Moina
    Moina

    Quando estiver tudo centralizado num só sítio eu adiro, caso contrário não estou para ter várias contas.