Facebook usa VPN Onavo para recolher dados dos utilizadores

11 Comentários

Embora tenha começado como uma rede social, o Facebook tem alargado a sua área de influência nos últimos anos com a compra de várias empresas, como é exemplo o VPN Onavo.

Nos últimos tempos descobriu-se que o Facebook está a utilizar esta aplicação para recolher dados dos utilizadores e saber que sites e aplicações é que estes mais usam.

facebook - onavo

Quando falamos em Facebook, por vezes fica a ideia de que falamos apenas na rede social. No entanto, o Facebook não se resume apenas a isso, tendo no seu portefólio várias outras empresas onde se destaca o Instagram e o Whatsapp.

Em 2013, o Facebook comprou o Onavo, uma empresa israelita especialista em compressão e estatística de dados móveis, sendo proprietária da Onavo Protect, uma aplicação de VPN que protege os dados do utilizador, permite estabelecer limites de dados e faz a monitorização do consumo de dados das aplicações.

Com a passagem para as mãos do Facebook, a aplicação que conta já com 24 milhões de downloads só no universo Android, passou a armazenar as informações nos servidores do Facebook, fazendo com que cada aplicação utilizada ou website visitado pelo utilizador do Onavo Protect irá ficar registado nos servidores da gigante tecnológica. Com estes dados, o Facebook consegue saber quando uma aplicação foi utilizada ou um website visitado, qual a frequência, além de saber detalhes demográficos dos utilizadores.

Onavo

Segundo declarações de Ashkan Soltani, ex-CTO da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, o Facebook em vez de usar os dados para fins publicitários, está a usá-los como vantagem competitiva em relação aos concorrentes, conseguindo saber quais as tendências de utilização dos seus utilizadores.

Da parte do Facebook, um porta-voz referiu que o modo como a informação recolhida no Onavo é utilizada está bastante clara, além de já ser hábito das empresas usarem os seus dados para estudos de mercado. Na política de privacidade, é referido que a informação pode ser partilhada com empresas afiliadas, como é o caso do Facebook.

Segundo o que se sabe, a aplicação Onavo teve um papel importante na decisão de aquisição do Whatsapp, além de ter ajudado a definir a estratégia contra o Snapchat.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    Não entendo as pessoas , não entendo o pq elas gostam tanto desse facelix0.

  2. Avatar de helio
    helio

    Nos settings do Facebook existe uma função que “não deixa” os dados serem partilhados… está bem escondida e de forma confusa, mas está lá….

    1. Avatar de Lisbon lover
      Lisbon lover

      Como se chega lá?

  3. Avatar de Arkan
    Arkan

    e vcs acham que é so nesse app, desde o momento do login por web browser, ou app deles no android, ele aciona mais 6 apps da corja facebook e envia toda info de seus dados, comunidades vistas, salvos, e etc.

    facebook é um cancer!

  4. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Para ser sincero eu já nem me importo com nada disto.A nossa vida está tão exposta online que já nada me espanta,a falar a sério. 🙂

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Acho que devia deixar a porta de sua casa aberta, também. Privacidade? Que é isso, essa coisa banal chamada direitos humanos.

  5. Avatar de Bem Disposta
    Bem Disposta

    Boa noite

    Preciso da vossa ajuda

    Fiz recentemente a compra de um P10.

    Tenho o telemóvel à 6 dias.

    Tenho notado que o telemóvel aquece demasiado.

    Quando está quente incomoda o calor nas mãos.

    Instalei uma App para verificar a temperatura.

    Ao fazer a simples gravação de um vídeo de uns dois minutos a temperatura dispara para 50 graus.

    Ao visualizar um vídeo no YouTube de uns
    6 minutos a temperatura chega aos 45 graus num instante.

    Este aquecimento é normal?

    1. Avatar de Toder
      Toder

      Debra estar a gravar videos em 4k se este tiver. Vai naos opções advanced settings e depois bateria e la escolhe o modo smart e nao performance pois performance vai ter o cpu sempre no max

  6. Avatar de pedro
    pedro

    Pois agora compreendo, especula-se que o sr Mark esteja a preparar-se para concorrer as eleicoes Americanas.
    Mass surveilance como fez o fabuloso, magnifico e nobel da paz: ….. Obama!!! O sr Mark ainda ira ser melhor pois ja conhece o esquema no sector privado.

    Sera conhecido como white Obama, yes we can, mass surveillant all you!

  7. Avatar de Allez
    Allez

    É mais uma… Quem quer dominar o mundo tem de o fazer de todas as maneiras possíveis…

  8. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Eu cá já suspeitava, o Facebook até espia as mensagens privadas. E depois falam em privacidade, e eles, ah e tal, e eu, ah e tal nada, e quando vejo que há por aí palhaços abelhudos, por trás de uma rede social a querer saber da vida privada das pessoas, vêem, vêem, vêem, vêem as cenas privadas, e eu não os vejo a fazer mais nada. Ah fico chateado, com certeza que eu fico chateado. Ah!