Estudo: 85% prefere ficar sem água que sem apps no smartphone

76 Comentários

Os smartphones já deixaram de ser um mero acessório, para passerem a ser um objecto essencial para a maioria dos utilizadores.

Independentemente da marca ou modelo, a verdade é que cada vez mais as pessoas confiram nestes equipamentos e usam-nos para as mais diversas tarefas, como agenda, calendário, controlo de custos, bloco de notas, gestor de exercício físico, e muito.. muito mais.

Contudo, tudo deve ter um equilíbrio e ser usado com moderação, e um recente estudo veio demonstrar que 85% dos utilizadores inquiridos preferiam ficar sem água, que sem as aplicações do seu smartphone.

Dá que pensar!

01

O estudo levado a cabo pela Apigee, inquiriu 762 utilizadores de smartphones de 5 países diferentes, nomeadamente França, Espanha, Reuno Unido, Alemanha e Estados Unidos, e teve como objectivo demonstrar a dependência dos utilizadores perante as aplicações dos seus equipamentos móveis.

Os resultados indicaram que 82% dos utilizadores admite existirem aplicações que não podem deixar de utilizar sequer um dia. Dessas aplicações destacam-se o email (57%), Facebook (41%) e apps de alarme (31%).

A Espanha apresenta-se como o país mais dependente de aplicações, uma vez que 93% dos utilizadores admite que não consegue estar sem estar aplicações durante um dia inteiro e, por sua vez, 50% dos utilizadores americanos afirmam conseguir estar pelo menos quatro horas sem estes recursos.

7-new-apps-worth-downloading-this-week-0543acc07c

Relativamente à quantidade de aplicações, 72% afirmam que utilizam até 10 apps por dia, e 2% admite usar mais de 50 apps/dia.

A empresa ainda verificou que coisas é que as pessoas não poderiam fazer caso perdessem as suas aplicações:

  • Ver o email (48%)
  • Acordar de manhã (32%)
  • Sentir-se feliz (23%)
  • Ir para o trabalho (20%)
  • Manter o relacionamento (19%)
  • Encontrar parceiros (13%)
  • Orientar o Jantar (12%)
  • Impressionar as pessoas (10%)

Contudo, o sentimento de dependência das aplicações varia consoante o país. Na França, 18% dos utilizadores dizem que não poderiam pedir o jantar sem uma aplicação. 23% dos espanhóis erfere que não conseguiriam encontrar uma data sem apps.

Por sua vez, 85% do total dos inquiridos admitem que seria melhor ficar sem água potável que ter que apagar todas as suas aplicações, já 9% afirma que seria mais fácil inventar-se uma nova fonta de energia a terem que ficar sem as suas apps móveis

kid-iphone-child-smartphone-580x358

Outra informação pertinente é a idade adequada para as crianças terem um smartphones. E também aqui a opinião varia, mas no geral, 75% indica os 12 aos 16 anos.

No entanto, 2% dos alemães dizem que crianças com apenas 1 ano de idade já devem ter um smartphone, 8% dos americanos dizem que 10 é a idade certa, e 6% de americanos e espanhóis afirmam que os pais devem esperar até que a criança atinja os 18 anos de idade para lhes darem o seu primeiro smartphone.

Veja o estudo na íntegra aqui.

O que pensa destes resultados? Conseguiria ficar sem as suas aplicações móveis? Qual pensa ser a idade adequada para uma criança ter smartphone?

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 3nvy
    3nvy

    85% dessas pessoas provavelmente nunca tiveram falta de agua.

    1. Avatar de Marcelo Palmeira da Silva
      Marcelo Palmeira da Silva

      digo mais 100% desses 85% nunca tiveram MESMO falta de agua

      1. Avatar de Ricardo Reis
        Ricardo Reis

        Concordo!!!

      2. Avatar de Bruno Pinto

        Matematicamente isso foi exatamente o mesmo que o 3nvy disse mas por outras palavras.

        1. Avatar de César
          César

          NEM PENSAR!

          Ora ve bem: 80% de 100 pessoas é 85 pessoas. 85% dessas pessoas dá (arredondado) 72 pessoas. Ora, 100% dessas 85 pessoas dá (exato), 85! O contexto muda tudo, cuidado com as rasteiras.

          1. Avatar de César
            César

            *85% de 100 pessoas

    2. Avatar de Roy
      Roy

      Duh!!! 85% das pessoas preferem ficar sem água potável que caia sobre os seus telefones inteligentes! Porque iria arruinar os seus extras!

  2. Avatar de diogo
    diogo

    x) o mundo esta cada vez pior
    “prefiro ficar sem agua para ter as minhas apps durante os 2 dias que vou ter antes de morrer de desidratação”

  3. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    “Não sois máquina! Homens é que sois!”

    -Charles Chaplin

    Infelizmente a população está se esquecendo do essencial da vida. SIM, a tecnologia vem para nos AUXILIAR, não para SER O QUE DEVEMOS SER. Devemos colocar o homem em primeiro plano, para depois pensar em máquinas.
    Claro, minha humilde opinião. ^^

    1. Avatar de Tito
      Tito

      Creio que 85% dos inquiridos não sabe o que é ser privado de água potável. Deveriam sujeitar-se a isso para ver até que ponto as apps conseguem tirar a sede.

    2. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Concordo plenamente! Bem dito!

  4. Avatar de Kekes
    Kekes

    “Encontrar datas” não seria Find date?

    So tenho a dizer, mas a mim ninguém me tira um banho xD

  5. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Basta ver quem fez este “estudo” que ficamos esclarecidos acerca da relevância do mesmo.

    Abc

  6. Avatar de Pedro Caetano

    Boa tarde,

    Espero que quem contribuiu para a sondagem não se esteja a fiar nesta app para dispensar água:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.depresscreate.games.waterfinder&feature=search_result

    Cumprimentos,
    Pedro Caetano

  7. Avatar de Armando Rocha
    Armando Rocha

    85% de dementes… E mais não digo…

  8. Avatar de JMCS
    JMCS

    Agarrados! É trendy…

  9. Avatar de Sérgio Pontes

    Mas isto estará tudo louco?????

    Que fiquem sem água a sério que depois bebem os iPhones e primos destes 🙂

  10. Avatar de Wolverine
    Wolverine

    Eu diria que os que pertencem aos 85% nunca se viram privados de água…

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      Mesmo! Que disparate

  11. Avatar de Zé

    Eu já nem digo ficarem sem acesso completo a água potável… bastava ficarem 3 dias se água canalizada e era vê-los desesperar 🙂

  12. Avatar de tabonitota
    tabonitota

    Que tristes. Já n sabem respirar se n tiverem uma App que lhes diga inspire, expire. Se este estudo for verdade, que bela ..erda de gente que se está a criar para o futuro. Meninos de leite k nem sabem falar com outras a n ser via via sms ou facebook. TRISTES.

  13. Avatar de Miguel Ribeiro

    Sério? LOL.
    Bons banhos então para eles!

  14. Avatar de Tavares
    Tavares

    Estes estudos são “buéda fixes” são “altamente à maneira”, estas expressãos dizem tudo, não?

    Como o Vinicius disse e bem, estamos a esquecer de um bem pelo qual damos por garantido e quando se põe os bens necessários á nossa vida (sobrevivência) diria mesmo que a humanidade está mesmo decadente.

  15. Avatar de JP (djlinux)

    Ou seja, preferem cheirar mal que nem porcos, passar sede ( embora existam outros líquidos que não água ), entre outros, do que ficarem sem aplicações para o Smartphone?

    Não sei se alguma dessas pessoas vai ler isto mas, e que tal ir a um psiquiatra?

    Ao menos, já que pagam e não se importam de não a ter, partilhem com quem realmente precisa e sente falta da mesma…

    1. Avatar de César Teixeira
      César Teixeira

      Sabes que 99% (exagerando em alguns % lol) dos líquidos são compostos por água certo? Tirando leites e afins (tirados diretamente das vacas… sendo que 99% dos americanos nem sequer sabem o que é uma vaca lol pensam que o leite sai das fábricas ou caraças 😀 )

      Como disse, exagerei um pouco nas percentagens mas é só para expor a minha ideia xD

      Gente infeliz, enfim….

      1. Avatar de JP (djlinux)

        Sim eu sei, mas as vezes nem nos lembramos disso, o que disse em cima é exemplo disso, nem me lembrei. Mas olha que os 99% na parte dos americanos não deve fugir muito lol…

  16. Avatar de Miguel L.
    Miguel L.

    Se alguma vez oferecerei ao meu filho um smartphone com 10 anos…de 600 € ….

  17. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    É caso para dizer… “Where’s my water?” 😉

  18. Avatar de Rui
    Rui

    Acho este artigo ‘patético’. Sem mais nada a dizer.

    1. Avatar de Vítor M.

      Atenção que muitas vezes são estes estudos que definem as políticas de investimento das organizações. Vocês deveriam ver alguns estudos que as agências usam para trabalhar clientes… morriam de tanto “patetismo”!! Mas na verdade, é que é assim que o mundo gira!!!

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Podes ter achado patético os resultados, agora não vejo razões para considerares o estudo patético 🙂

      1. Avatar de tavares
        tavares

        Eu não considero o estudo patético,mas…gostava de saber quem paga estes “estudos”!!Provavelmente alguma universidade pública(de qualquer País!!)para “justificar” o seu orçamento.É que eu NÃO ACREDITO que tal estudo alguma vez tenha sido efectuado…

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Penso que se contactares a empresa Apigee, eles te podem esclarecer nessa dúvida.
          http://apigee.com/about/contact

          Cumprimentos

  19. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    WTF, eu faço parte dos 15%…

  20. Avatar de Alguém que sabe de estatística
    Alguém que sabe de estatística

    Chamar estudo ao texto exposto no respectivo site no link “http://apigee.com/about/pressrelease/apigee-study-mobile-app-dependency-high-varies-country” é um erro crasso. Onde está uma ficha técnica completa e fíavel? Nem sequer uma amostra aleatória é apresentada. Até porque obter querer aferir sobre dependencia de aplicações nunca pode ser feito usando uma: cai-se no erro de enviezar por completo o objectivo. No máximo isto pode-se chamar um inquérito, que dado o modo como foi obtido nada se pode concluir. Fazer estatística é um trabalho rigoroso que não pode ser usado para fins sensacionalistas.

    1. Avatar de Vítor M.

      Atira-te a eles, ainda pedem um help 😉

    2. Avatar de César
      César

      Posso saber a população em estudo (com população) refiro-me aa qtd de pessoas inquiridas?

      1. Avatar de Marisa Pinto

        O estudo levado a cabo pela Apigee, inquiriu 762 utilizadores de smartphones de 5 países diferentes, nomeadamente França, Espanha, Reuno Unido, Alemanha e Estados Unidos, e teve como objectivo demonstrar a dependência dos utilizadores perante as aplicações dos seus equipamentos móveis.

        1. Avatar de Vinicius
          Vinicius

          Por mais improvável que pareça este resultado, eu ainda acredito MUITO que isso seja verdade, embora com tristeza porque percebe-se que tudo o que vão fazer hoje precisam de apps. Percebe-se tal quando em cálculos simples precisam ja pegar a calculadora pra fazer contas, não conseguem fazer um simples “valor / tanto de pessoas a dividir a conta”. É lastimável a situação em que o ser humano começa a perder sua capacidade.

  21. Avatar de Joji
    Joji

    Que estupidez.. É cada coisa mais parva que publicam.. Preferem não ter porque a têm, se não tivessem queria ver o que preferiam..

  22. Avatar de FernandoRJ
    FernandoRJ

    Onde estão com a cabeça. Este mundo está cada vez mais louco. Aposto que também preferem muito mais o smartphone do a família, os amigos… Onde vamos parar?

  23. Avatar de Adriano
    Adriano

    O homem ao serviço da tecnologia e não o contrario! Sinceramente.

  24. Avatar de VD
    VD

    Incrível!!! Esses 85% dos inquiridos, além de porcos, morrerão… no entanto poderão deixar uma mensagem no facebook a dizer “Há 1 semana que não me lavo e estou a morrer de sede”.
    Este estudo é uma demonstração do materialismo atual. Não bastava já os blogs dessas meninas “bem” sobre moda e acessórios de moda, onde se gastam rios de dinheiro em acessórios e futilidades, quando há tanta miséria por aí, desemprego e dificuldades económicas… e agora isto.
    Sinceramente, cambada de ignorantes.
    Cumps e bom fim de semana.

  25. Avatar de Pedro
    Pedro

    O mundo está doido!! Li o artigo por alto. Mais tarde em casa vou ler com melhor atenção. Mas suponho que maior parte dos inquiridos sejam crianças ou adolescentes.

  26. Avatar de Luís
    Luís

    É verdade que os smartphones são uma ferramenta muito útil, agora, preferir ficar sem àgua que sem apps no smartphone, isso não. Nunca tiveram a infelicidade de estar sem água vários dias, mudavam logo de opinião.

  27. Avatar de rand
    rand

    Na minha opinião tirava-se a água a esse grupo e dava-se a quem a quer

  28. Avatar de Henrique margarido
    Henrique margarido

    quando inventarem apps desodorizante e perfume talvez..até lá prefiro a agua…ou melhor secalhar quem foi inquirido ate prefere as apps mas os que têm que coabitar com estes seres devem preferir a agua de certeza..

  29. Avatar de Goncalou
    Goncalou

    Nunca ficaram sem água potável …

  30. Avatar de Abílio
    Abílio

    No coments

  31. Avatar de jonh
    jonh

    esta é daquelas noticias que nem comentários merece.. A futilidade atinge picos extremos.

  32. Avatar de Alex
    Alex

    Find dates, neste contexto, não significa encontrar datas. Significa encontrar um parceiro/parceira.

  33. Avatar de ADISAN
    ADISAN

    Quem está habituado a ter fartura de tudo,(em Portugal não são 85% com toda a certeza) não consegue abdicar do smartphone, mas se alguma vez estivesse sem água até desperar, seria capaz de atirar com o smartphone à parede para receber água. Portanto… não metam água!… dêem notícias credíveis!…

    1. Avatar de Vítor M.

      Nós damos, sempre, não há uma que não seja credível. Quem faz os estudos e quem depois os usa para muita coisa que influencia do teu dia a dia… isso já são outros trinta!!!

  34. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Nem sei que dizer, a água é muito importante, podemos ficar sem comer durante dias mas se tivermos água, só água aguentamos.

    Agora dizerem isto, é porque não sabem mesmo a importância que a água tem, enfim……é gente que não sabe dar valor ao que é realmente necessário

  35. Avatar de Zilch
    Zilch

    Inútil darmos importância a este tipo de “estudos” btw já sabia que os alemaes eram otários mas ao ponto de acharem que com 1 ano de idade já se deve ter um smartphone só reflete bem para onde caminhamos a curto prazo nas mãos desse “povo”

  36. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Óh gentinha burra…

  37. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    o que é ficar sem água? Sem água engarrafada? Se for literalmente ficar sem água não faz qq sentido

    1. Avatar de Marisa Pinto

      àgua potável, diz no artigo.

  38. Avatar de NazgulTuga
    NazgulTuga

    Espero bem que estes 85% morram de desidratação, o mundo sempre fica mais limpo.

  39. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    era manda-los para as berlengas… água potavél ha pouca, e rede só gsm e mal.. nada de GPRS…

  40. Avatar de Cesar Oliveira

    Isso é porque esses 85% nunca ficaram sem água heheheh

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net

  41. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    “85% admitem que seria realmente melhor deixar de beber água do que apagar todas as suas aplicações”.

    Também depende, não é, não se diz por quanto tempo. A pergunta é, mais ou menos, “prefere ficar com sede ou apagar todas as suas app ?”. Não se pergunta “prefere morrer à sede”, nem “prefere não tomar banho e cheirar mal”. Nem se em vez da água iria beber uma coca-cola ou uma cervejinha.

    Enfim, o tal site e mais o inquérito sem os tais 85% não chegavam à blogosfera. É 85% de marketing.

  42. Avatar de Mario
    Mario

    Ou seja, 85% de retardados. 😉

  43. Avatar de João Inácio
    João Inácio

    Lol adoro mais é a parte em que 23% dos inquiridos não poderiam sentir-se felizes e 19% não poderiam manter o relacionamento, sem apps.

  44. Avatar de Luna Wolf
    Luna Wolf

    Incrível… Já começa a ficar chocante, a quantidade de idiotas que quase “morre” até mesmo só por ficar sem as apps… Que dependência… Daqui a alguns anos já ninguém tem nenhuma arte e cultura por causa disto. Eu também uso smartphone mas fogo, às vezes há gente que chega a certos pontos que até enjoa. A ultima coisa que faria seria abdicar das minhas condições básicas de vida por causa das apps e do smartphone.

  45. Avatar de Balearic Soul
    Balearic Soul

    Por causa de muitos infelizes pensarem assim, é que este mundo esta todo podre! Uma coisa é verdade: as pessoas estão a dar mais valor aos bens materiais, do que às pessoas e bens essênciais. Por isso é que se vê mulheres relacionarem-se com homens apenas por dinheiro… É por causa desses pensamentos absurdos!

  46. Avatar de Pedro Pessoa
    Pedro Pessoa

    Boas, artigos destes nem deveriam aparecer aqui, de tão parvos que são tanta gente a morrer de sede no mundo e pessoas que tem de tudo (futilidades a mais) a dizerem barbaridades destas. INCRIVEL.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Pedro, não concordo que não se deva dar a conhecer o resultado dos estudos.
      Sim, há muita gente a morrer de fome, mas também não sabemos se estas pessoas (que dizem que preferiam as apps) são até voluntarias/caridosas para com essa causa, não é isso que está aqui em causa.

      Em causa está até que ponto vai a dependência das pessoas pelas aplicações moveis e o que estariam dispostas a ‘perder’ para nao eliminar essas mesmas apps.

      decerto que, ao perderem agua potavel, pensariam 2x mas é o que as pessoas dizem, logo acho que estes estudos, mesmo que considerados ‘parvos’ servem também para nos fazer pensar sobre as nossas prioridades, ou seja, o smartphone é importante, mas há coisas na vida que são essenciais.

      Cumprimentos.

      1. Avatar de Pedro Pessoa
        Pedro Pessoa

        Concordo com parte do que disse, porem tambem acho que toda a gente ja sabe ou deveria saber ate onde vai a futilidade de certas pessoas. E voluntarias em ajuda a pessoas que morrem de sede duvido, senão não abriam a boca para dizer asneiras destas. Quanto aos estudos decerteza que a equipa do pplware arranja estudos mais interessantes. Mas tambem é só o meu ponto de vista.

        Cumprimentos

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Há estudos bons e estudos maus, mas se formos a escolher somente aqueles que gostamos dos resultados, não estamos a ser muito parciais.

          Continuo a achar que é importante darmos a conhecer também estes estudos mais curiosos, bizarros e até mesmo controversos.

          Cumps

  47. Avatar de Pedro Pessoa
    Pedro Pessoa

    Apaguem este sff enganei-me

  48. Avatar de Emanuel Riitz
    Emanuel Riitz

    “Two things are infinite: the universe and human stupidity; and I’m not sure about the universe.”

    ― Albert Einstein

  49. Avatar de Jakim
    Jakim

    Única app do meu telefone: Despertador…e funciona com o telemóvel desligado..que máquina!!

    Não percebo a malta que diz que precisa de não sei quantos milhões de aplicações…passam a vida enfiados nos telemóveis..