Estudante cria teclado virtual para iPhone

39 Comentários

… através do acelerómetro.

O desenvolvimento da tecnologia no mundo dos smartphones cresce de dia para dia, pois ainda há poucos anos atrás os telemóveis praticamente serviam apenas para efectuar as principais comunicações como telefonemas e envio/recepção de mensagens. Nos dias de hoje os telemóveis são autênticos computadores, que fazem praticamente tudo que um computador faz.

Muitas das vezes, as inovações tecnológicas partem de projectos académicos e que em grande maioria conseguem chegar mais além do que as grande empresas de desenvolvimento.


Um estudante da Universidade de Londres, com o nome Florian Kraeutli, desenvolveu um interessante projecto de um teclado virtual “invisível” para o smartphone da Apple, o iPhone. Este estudante através do acelerómetro do equipamento da Apple conseguiu reconhecer as vibrações dos toques realizados próximos ao smartphone e torná-los em texto.

O software desenvolvido foi testado num iPhone 4 com jailbreak, onde o estudante conseguiu que este identificasse algo digitado na mesma superfície onde se encontra o smartphone em questão. Após a identificação, os dados serão enviados para o software do equipamento.

Como ainda está em fase de desenvolvimento, a percentagem de acerto nas teclas ronda os 80%, o que pondera-se dizer que é um resultado positivo para um início de um desenvolvimento praticamente inexistente no mercado dos smartphones. Com certeza que esta percentagem aumentará com aperfeiçoamento do desenvolvimento do projecto.

Para termos uma melhor ideia do projecto em desenvolvimento, o autor deste partilhou um vídeo na Internet para que possamos estar mais a par deste projecto inovador:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eleck
  2. Avatar de iTu
    iTu

    Este modelo não serve, depois como é que a apple justificava o elevado preço do teclado de papel?

    Tinha que ser com folha de papel de aluminio com as letras doradas 😛

    BTW: era mais fácil (e preciso) usar a front camera a olhar para um espelho por cima, por ex na parte de baixo da pala do chapeu:P

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      “BTW: era mais fácil (e preciso) usar a front camera a olhar para um espelho por cima, por ex na parte de baixo da pala do chapeu:P”

      LOOOOL 😛 ya!

  3. Avatar de Evandro Angeloni
    Evandro Angeloni

    Gênio! parabéns!

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Entao o rapaz estuda o quê? Producao ou edicao de video … ¿

    1. Avatar de Marzkor
      Marzkor

      N me parece

  5. Avatar de José
    José

    O truque está mesmo na madeira não na folha.. o telemóvel com o acelerómetro estuda as várias vibrações criadas pelo “bater” naquele sitio / tecla.

    Será uma tecnologia fantástica quando optimizada ao máximo e com auto calibração.

    1. Avatar de Márcio Lima
      Márcio Lima

      Com teclado projectado e captação óptica como já alguem mostrou algures, sim… agora andar à porrada para escrever…

      Nem acredito que irão encontrar um acelerometro sensível o suficiente para trabalhar decentemente com o “aterrar de uma mosca”

      Seja como for, está uma ideia super original, bem pensada e com resultados. Parabéns mesmo.

      Pena não ter muito futuro no mercado.

      1. Avatar de andrade
        andrade

        Parece mais razoavel ele usar o microfone do que o acelerometro ….

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Será uma técnologia revolucionária até porque já estou mesmo a ver como é que calibras o tlm a cada tipo de material. Além disso num estou a ver o consumidor muito contente com o bater forte dos dedos numa superficie qualquer.

      Uma solução mais viável é usar sensores de distancia em com a projecção de um teclado em luz com já se viu em alguns concept pela net

    3. Avatar de Marco
      Marco

      O truque está é na rede neuronal que está a ser treinada em função dos dados recebidos do acelerómetro. Tando faz que seja madeira ou aço desde que haja uma variação mesmo que pequena ao nível dos dados fornecidos pelo acelerómetro e que esta mesma variação para o conjunto das teclas possa ser aproximada por uma função real (linear) utilizando uma rede neuronal singlelayer ou multilayer (multicamada) para o caso de se ter de efectuar a aproximação através de uma função não linear.
      Isto não é nada de novo já que é feito a nível universitário em portugal e é aplicado a diversas coisas como por exemplo a automatização de veículos.

      1. Avatar de EXP001
        EXP001

        Parece-me e que a rede neuronal do seu cerebro nao esta bem calibrada.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Caro EXP001 tente ganhar alguma inteligência. Você nem com um milhão de redes neuronais aprende seja o que for.
          E já agora informe-se sobre o que é uma rede neuronal e como funciona antes de vir para aqui mandar postas de pescada.

          1. Avatar de Algoritmo Genético
            Algoritmo Genético

            O comment do EXP é trolling obviously, mas discordo quando diz que ah, rede neuronal etc já se faz em Portugal… Claro que a noticia não é sobre o algoritmo que se usa, é o conceito. Neural Networks, black box models similares, machine learning algorithms são utilizados em todo o mundo não é por isso que Portugal é mt avançado ou este trabalho é menos interessante -_-

          2. Avatar de EXP001
            EXP001

            Inteligencia tenho e sei muito bem o que e uma rede neuronal. A sua rede de neuronios e que falhou ao nao se apreceber que este blog e para curiosos e amantes da informatica e tecnologia em geral e nao propriamente um local de discussao tecnica pq muitos dos visitantes nao sao dessas areas academicas nem teem de o ser. Mas pela sua ultima frase questiono-me. Ou sera que sabia,e utilizou tanto jargao para se exibir?
            E que de crominhos cansei-me durante a licenciatura no IST e tb sei que os que sao mesmo bons vao discutir questoes tecnicas para os locais apropriados e quando estao fora deles utilizam linguagem acessivel para quem nao sabe..

      2. Avatar de Olavo
        Olavo

        Concordo absolutamente com o EXP, até porque também estou farto de crominhos do técnico. Isto é o pplware, não é a zwame

  6. Avatar de João Silva
    João Silva

    Ao fim de alguns dias ficamos com as pontas dos dedos calejados xD

    Contudo óptimo trabalho.

  7. Avatar de hugo
    hugo

    se este video for verdadeiro, ele tem um bom futuro!

  8. Avatar de Luís
    Luís

    Nada de especial…fazem-se melhores coisas nas universidades portuguesas que não são divulgadas!

    1. Avatar de ouranos
      ouranos

      Simples, divulguem também!

  9. Avatar de Tonhé
    Tonhé

    Inútil. Qualquer vibração ou irregularidade de superfície inutiliza este projecto. Poderá no entanto ter outras finalidades com mais sucesso …

  10. Avatar de Pedro Domingues
    Pedro Domingues

    A questão é que cada sensor difere bastante de telemovel para telemovel. Ele terá alguma dificuldade em obter os tais 80% em mais que um aparelho com o mesmo treino.

  11. Avatar de Rally 25
    Rally 25

    Humm….cá me parece….

  12. Avatar de MDC
    MDC

    apesar de não ter utilidade para o aparelho puderá ter utilizações para outros fins. foi uma grande ideia

  13. Avatar de João Reis
    João Reis

    Não me parece funcional sequer ninguém bate assim para teclar. O que há a valorizar aqui é a ideia genialde uma mente promissora.

    Vai ter trabalho, fácil…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      João, partilho da mesma opinião, sem dúvidas que o aluno já provou as sua capacidades, partindo do pressuposto que o video é verdadeiro.

  14. Avatar de Sharp
    Sharp

    Em relação às duvidas que estão a colocar em relação ao projecto.
    Pelo que vi do video, ele deve estar a usar uma rede neuronal ou algoritmo genético (ou outro, mas como está na univ…).

    Esses algoritmos permitem ao software “aprender” e por isso quando mudam de superfície, se o telemóvel não reconhecer muito bem, podem colocar em modo “aprendizagem” para afinar.

    É claro que não é muito prático para 100% das situações, mas o objectivo tb não é esse.

  15. Avatar de Mad Lucid
    Mad Lucid

    Não percebo. Tantos anos de evolução no design do teclado para o tornar o mais ergonómico possível e evitar danos nas articulações e hoje em dia deita-se toda essa investigação fora com os ecrans tácteis ou planos como é este caso.

  16. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    pode não ser muito funcional para um teclado inteiro mas para outras situações com menos opções será perfeito, com o por exemplo jogos ou outros softwares.
    Esquerda/direita
    sim/não
    1 2 ou 3
    etc etc.

  17. Avatar de Nelson
    Nelson

    Queria ver um android a fazer isso… é óbvio que essas porcarias de telemóveis não conseguem..

    iPhone FTW!

    1. Avatar de No slen
      No slen

      Android referes-te ao CPU, ou à marca do sensor de vibração?

      É que no Blade Runner existiam uns Androids capazes de isto e muito mais 😛

    2. Avatar de Cristiano
      Cristiano

      Mas que é que tem a ver? Android não é menhuma marca de telemoveis nem nenhum modelo, é um SO, e sim também conseguem fazer isto e muito mais…

      Exagero no fanatismo…

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      LOOL… mesmo assim ainda conseguiste apanhar alguns na tua rede de troll! Boa!

  18. Avatar de NT
    NT

    LOOOOL

    Boas, acho que não é tão inovador assim… aqui à alguns anitos tinha sido feito um “paper” considerando o que ele está a utilizar aqui como um ataque ‘side channel’, isto é, através do acelerometro do telemóvel calcular a distância das batidas, depois aplicar isso a um teclado “regular” de PC e sacar o que o utilizador está a escrever. Também existe parecido através de microfones (por exemplo o microfone do telemóvel).
    De qualquer forma é bom ver que alguém pegou num ‘paper’ que era praticamente teórico e o está a por em prática, mas não foi coisa que lhe veio à cachimónia, não estou a criticar o pplware por escrever mais um bom artigo, mas sim o manel que diz que ele é que “pensou” em tudo…

  19. Avatar de ABCD
    ABCD

    Para mim o video é fake… na parte em que ele escreve hello, no programa mostra que ele escreveu helll e no telemovel hello… mas vendo o video, se o telemovel nao sai de um ecra em que esta a carregar alguma coisa, como é que ele pode mostrar a sms a ser escrita?

    1. Avatar de David Meira
      David Meira

      não esqueceu de que o “telemovel” tem um dicionário instalado e poderia ter a correção automática activa?

  20. Avatar de ofintas
    ofintas

    O ecrã do vídeo aparece-me todo a negro, sem qualquer hyperlink. Alguém tem o mesmo problema?

  21. Avatar de ofintas
    ofintas

    Deve ter sido um ar que lhe deu. Já está OK.