Este ano, há 5 mil milhões de telemóveis a serem descartados

8 Comentários

Com os lançamentos constantes, torna-se complicado resistir à tentação de renovar o smartphone com mais frequência do que a necessária. No processo, esquecemos um pormenor importante que, sendo um erro repetido em massa, torna-se num problema.

Neste ano de 2022, há mais de cinco mil milhões de telemóveis a serem desperdiçados.

Desperdício telemóveis

De acordo com o Waste Electrical and Electronic Equipment (WEEE) Forum, a maioria dos telemóveis que são desligados desaparecem em gavetas ou são descartados no lixo destinado a aterros sanitários ou incineração.

A organização internacional sem fins lucrativos, que se foca na recolha e tratamento de resíduos eletrónicos, pronunciou-se antes do International E-Waste Day, a decorrer hoje. Este dia é assinalado com o objetivo de sublinhar a importância da reciclagem de dispositivos, sendo o seu slogan para 2022 “Reciclar tudo, não importa quão pequeno seja”.

É muito fácil acumularem-se não utilizados e despercebidos nos lares, ou serem atirados para o caixote do lixo comum. As pessoas tendem a não perceber que todos estes artigos aparentemente insignificantes têm muito valor, e juntos, a nível global, representam volumes maciços.

Explicou Pascal Leroy, diretor-geral da WEEE, revelando que a campanha deste ano incide sobre os dipositivos pequenos.

Pascal Leroy, diretor-geral da WEEE
Pascal Leroy, diretor-geral da WEEE

Só este ano de 2022, serão descartados cerca de 5,3 mil milhões de telemóveis. Para que as pessoas percebam o impacto deste número, o fórum comparou-o: se os telemóveis tivessem uma profundidade média de 9 mm e fossem empilhados uns sobre os outros, o monte alcançaria cerca de 50.000 quilómetros. Ou seja, 120 vezes superior à Estação Espacial Internacional e um oitavo do caminho a percorrer até à Lua.

 

Telemóveis que não estão no fim da sua vida útil, mas são esquecidos

Este ano, o WEEE Forum realizou um estudo, inquirindo 8.775 agregados familiares, em seis países europeus, de modo a perceber a razão que motiva tantas pessoas a guardar os seus dispositivos antigos, ao invés de os reciclar ou reparar. As razões mais comuns foram:

  • Poderei voltar a utilizá-los no futuro (46%)
  • Pretendo vendê-lo ou doá-lo (15%)
  • Tem valor sentimental (13%)
  • Pode ter valor no futuro (9%)
  • Não sei como me desfazer dele (7%)

Se guardar os telemóveis na gaveta não gera propriamente lixo, embora seja um problema, descartá-los já alcança outra dimensão, pois gera uma enorme quantidade de desperdício, que exige energia e recursos que podiam ser contidos.

Desperdício dispositivos eletrónicos

A vantagem da reciclagem dos telemóveis e outros dispositivos eletrónicos que as fabricantes podem aceder aos seus recursos naturais, como ouro, cobre, prata e paládio, reutilizando-os em novos equipamentos. A economia circular funciona neste setor também e é importante que as pessoas, pelo mundo todo, entendam a sua importância.

Assim sendo, caro(a) leitor(a), caso tenha telemóveis ou outros equipamentos eletrónicos que já não utiliza, não os deixe num armário, esquecidos, nem os descarte. Por sua vez, pense em reciclá-los ou, caso estejam ainda em boas condições, no geral, deixe que outra pessoa os utilize.

 

Leia também:

Há cada vez menos animais e organização alerta que pode acontecer o mesmo aos humanos

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de secalharya
    secalharya

    O meu tem 7 anos e funciona perfeitamente. (J5 2016)

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Há um grande problema em Portugal, de falta de locais para depositar equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida. Porque não há muitos locais e nem são de fácil acesso, muita gente opta por largar as coisas junto ao contentor do lixo na esperança que desapareça ou atirar mesmo dentro do contentor. Quando se deixa algo na rua, normalmente é levado por pessoas que vivem da coleta de cobre, etc, e acabam por descartar o resto do equipamento num local ermo ou até no lixo. E quando se fala em localidades pequenas, ainda pior. Enquanto não existir um maior incentivo, vão continuar a aparecer essas coisas no aterro.

    1. Avatar de Pablo
      Pablo

      Qualquer Worten.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Esteja à vontade para procurar os locais mais próximos, pelo tipo de lixo em: https://www.ondereciclar.pt

  3. Avatar de Akiruim
    Akiruim

    Ainda tenho o Iphone 7 a funcionar como no dia que o comprei em 2016, já tive android Sony e Samsung, e já fui um Anti Apple boy, mas tenho que reconhecer a qualidade da Apple.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ser hater da Apple e não reconhecer sequer a qualidade dos produtos é só estúpido.
      Dito isto, uso Android, e de 2016 até ao dia de hoje não gastei metade do valor de um iphone 7 na altura e o meu atual tem melhor desempenho que o iphone 7.

  4. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Eu ainda uso o meu primeiro “espertofone” que é um BQ Aquaris E5HD.

    Pode não valer grande coisa mas tira umas fotos impecáveis e enquanto funcionar… 😉

  5. Avatar de informado
    informado

    continuo com o iphone4 a funcionar