Esqueça o iPhone ou um smartphone Android! O PinePhone já chegou

34 Comentários

Quem quer um smartphone com Linux? Já conhece o PinePhone? Depois de um período em que apenas esteve disponível aos programadores para avaliarem a segurança, o PinePhone entrou em pré-venda em novembro de 2019. Este smartphone open-source custa apenas $149.99 e tem um conjunto de especificações interessantes.

Se está interessado neste smartphone esteja atento à página do projeto. Os primeiros exemplares já foram todos vendidos.


Batizada de “Brave Heart”, esta primeira edição estava disponível para todos os utilizadores, mas as informações é que já não existe stock. De relembrar que o PinePhone tem um ecrã de 5,95″ HD IPS que garante uma resolução máxima de 1440×720 pixéis.

O SoC é um ARM Cortex A-53 a 1,2 Ghz e a GPU é uma MALI-400. Este smartphone suporta várias distribuições Linux.

O PinePhone chega com 2GB de RAM e 16GB eMMC de memória interna. A câmara principal é de 5MP e a câmara de selfie é de 2MP. Podem conferir todas as especificações a aqui.

Veja o PinePhone, o smartphone com Linux em ação…

Este é sem dúvida o equipamento ideal para gosta de ter um sistema verdadeiramente aberto. Além disso, está ainda disponível uma plataforma de desenvolvimento.

Nesta primeira edição o PinePhone pode ser vendido com os seguintes ambientes gráficos de trabalho: Ubuntu Touch, PostmarketOS (Phosh), KDE Neon (Plasma Mobile) ou LuneOS. O preço é $149.99.

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de abdu
    abdu

    Parece mais um FailPhone

    1. Avatar de Felipe Cardoso
    2. Avatar de Xnelox
    3. Avatar de The boy
      The boy

      Alguém que apelida aquilo de forma negativa, sabe ao menos qual é o propósito do projecto? Não é competir com o que já existe. O “selling point” e o sistema operativo, não é propriamente o hardware. Obviamente que toda a gente prefere melhor hardware do que pior, e poderiam ter um hardware um bocadinho melhor, mas não é isso que quem tem em mente estes aparelhos mete em primeiro lugar como opção de compra.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Depois de ler os comentários ainda achaste que valiam a tua explicação?Eheh

        1. Avatar de tbss
          tbss

          Primeiro,já existe o pinephone pro

          Segundo,nunca esteve em causa o hardware

          Os gnuzistas usam telemoveis da gama samsung galaxy 3 para baixo com replicant,compara isso com o pinephone e os novos telemoveis de entrada de hoje em dia

  2. Avatar de radamel
    radamel

    Se tivessem investido mais uns 50 euros em melhor hardware, talvez se tornasse mais interessante. Começar por atacar a gama média-baixa. Assim, parece fraco. Parece aquele que vai na frente para falhar e entreabrir a porta a quem realmente trará valor.

  3. Avatar de Nando
    Nando

    Especificações de um charuto

  4. Avatar de Manuel João
    Manuel João

    100% de acordo.

  5. Avatar de Augusto Pires
    Augusto Pires

    Pelo nome, e apenas pelo nome, parece qualquer “porcaria” com falta de qualidade – o célebre made in china, outra vez – vinda da China. São caricatos os nomes que aquela gente com gritante e proverbial falta de imaginação – não são eles famosos por copiar tudo o que vem do ocidente – inventa. Uns exemplos para entreter aqui o pessoal: Pocophone, Elephone, Mi, Xiaomi, One (este, o suprasumo da falta de imaginação), etc

    1. Avatar de David
      David

      Concordo com o Pocophone e o Elephone, nomes ridículos, quanto aos outros não vejo onde está o problema… qualquer um dos outros nomes está ao nível do nome “Apple” (Maçã)…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        O pocophone seria rídiculo, não fosse ele ser superior à grande maioria da concorrência.
        Mas lá está, o povo gosta é de nomes e status 😀

    2. Avatar de CÃO DO MAÇÃS
      CÃO DO MAÇÃS

      Augusto Pires, está visto que nunca viu nenhum dos smartphones que enunciou em acção.
      Só assim se compreende um juízo de valor com base nos nomes.
      Ou então falta de imaginação mesmo…

  6. Avatar de Duarte Mira
    Duarte Mira

    Não passa de um básico intermediário de 2014 perdido em 2019

  7. Avatar de David
    David

    Windows phone? 🙁

  8. Avatar de The boy
    The boy

    Finalmente, um título que apesar de ser demasiado, porque o hardware em si é de gama baixa, mas finalmente um título que corresponde quase à realidade.
    O pinephone, tal como o purism phone, são duas marcas que apostam num smartphone com sistema operativo Linux.
    Ambos os projectos são de enorme importância, porque são aquela luzinha que se chama liberdade e que cada vez é menor.
    Como o post é sobre o pinephone, em termos de hardware é de gama baixa, e tendo em conta que não é tão restritivo na escolha do hardware como o purism, poderiam gastar mais um pouco e faziam um de gama mais perto da média, mas em termos de oferta de sistema operativo, pela foto nem queria acreditar que estava ali um símbolo que me fez querer ter um imediatamente.
    Portanto, quando trocar de telemóvel, vou obviamente ver que tipo de telemóveis têm, e como me basta um de gama média em termos de hardware, e tendo em conta ser Linux, é compra na certa.

    1. Avatar de radamel
      radamel

      Estamos de acordo. Também eu compraria um, caso escolhessem um modelo com um pouco mais de exigencia. Foram muito pouco ambiciosos. O que espero é que eventualmente alguém de jeito pegue neste SO e o meta numa máquina em condições (apesar que as ofertas ao nivel de apps deve ser perto de zero. A não ser que evolua muito rapidamente, será um SO de oferta muito estática, ficando com as aplicacoes que vêm e pouco mais.

  9. Avatar de The boy
    The boy

    Já agora, onde dizem que pode ser vendido com 4 sistemas operativos, há pelo menos mais 2, a julgar pela foto. E fui confirmar que um deles está em fase de adaptação e vai passar a ser possível instalar, apesar de oficialmente ainda não ser possível.

  10. Avatar de Luís Sousa
    Luís Sousa

    Eu também quero um… Mas na Black friday… Certo???

  11. Avatar de António Paulo
    António Paulo

    Gostaria de ter um, aonde é que posso adquirir? Pode não ser o melhor, mas para mim é top, estou contente por ver SO Linux a pouco e pouco cativar pessoas e empresas a experimentar algo diferente das habituais propostas da Microsoft e da Apple. Bom Ano Novo para todos…

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Tens aqui a página de projeto: https://www.pine64.org/pinephone/

  12. Avatar de @jmsbrito
    @jmsbrito

    Este não é um telefone para idiotas ok…

  13. Avatar de Gelu
    Gelu

    Boas.finalmente ha um smartphone que conseguimos controlar!! E que nao sejam ” controlados” …para quem perceber do software

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    São apenas objetos que tem o mesmo propósito, comunicar á distância. Uns mais caros,outros mais baratos, fazem todos o mesmo. Objectos esses que servem também para a ostentação de quem gosta de fazer.

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    São apenas objetos que tem o mesmo propósito, comunicar á distância. Uns mais caros,outros mais baratos, fazem todos o mesmo. Objectos esses que servem também para a ostentação de quem gosta de fazer.

  16. Avatar de Helder Pires
    Helder Pires

    Sugiro que este custe 2000 euros..
    Pois muitos palermas compraram certamente….
    Os louros claro

    1. Avatar de Palerma
      Palerma

      Eu vou comprar, pois sou um desses palermas , mas nao sou loiro.
      “A palermice esta nos olhos de quem as ve…”

  17. Avatar de deepblue
    deepblue

    Não é novidade. O projecto Ubuntu Touch surgiu faz anos, morreu mas há uma comunidade activa a dar-lhe seguimento.
    Vejam os dispositivos do mercado suportados, não são muitos, mas melhores.
    É só uma ideia para os menos informados.

  18. Avatar de Josué Lopes
    Josué Lopes

    Para tentar entender o que se passa nesta revolução é preciso conhecer ou experimentar os diferentes SO(sistemas operativos) realmente as especificações do hardware não são ao nível da concorrência mas não quer dizer que o desempenho do mesmo seja pior! são sistemas diferentes ou seja a evolução do XP para o vista que foi dos grandes erros da Microsoft tal e qual como o milénio que se arrastava no pc ambos tinham diferentes desempenho no pc o xp sem dúvida que era e ainda deve ser dos melhores sistemas que a Windows lançou fica na descrição um site para quem não detenha o conhecimento da função dos diferentes tipos de SO https ://www.google.com/amp/s/netsupport.com.br/blog/windows-macos-linux-melhor-sistema-operacional/

  19. Avatar de Valter Pinho
    Valter Pinho

    Oh não, vou comprar um Linux Phone para digitar comandos de Unix na Shel ou no Terminal…naaaaaaao…eu não sei comandos de Terminal…só sei de MS DOS…e agora ? como posso mexer num telefone destes?
    “sudo apt-get instal phone”
    “sudo phone to Mãe -s”
    i want to call my mom baaaaackkkkkk

  20. Avatar de Alberto Fishemberg de Couto e Silva
    Alberto Fishemberg de Couto e Silva

    O objetivo desse aparelho é a privacidade.
    Isso é para fugir do rastreamento do Google, Apple é Microsoft.
    A maioria não entendeu a proposta do aparelho.

    1. Avatar de tbss
      tbss

      Sim,embora seja possivel usar google num replicant