Esqueça a carteira! Tenha os seus cartões no telemóvel…

61 Comentários

O mundo é hoje bastante digital. Se há uns anos tínhamos de andar com “papel” para todo o lado, hoje em dia já não é assim. Com o nosso smartphone é possível fazer quase tudo, desde pagamentos, aceder a conteúdos e até ter os nossos cartões, como é o caso da carta de condução, do Cartão de Cidadão, etc.

Esqueça a carteira! Tenha os seus cartões no telemóvel...


É verdade, a app id.gov.pt já foi aqui referenciada em vários artigos. Hoje fazemos um resumo de todas as funcionalidades e novidades dos últimos tempos. Esta app foi desenvolvida pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P. e é a aplicação oficial de acesso a documentos digitais emitidos pelo Estado Português. Está disponível para vários sistemas operativos – ver aqui.

Quais os documentos disponíveis na app id.gov.pt

  • Cartão de Cidadão
  • Carta de Condução
  • Certificado de Matrícula
  • Cartão ADSE
  • Cartão de Assistência na Doença aos Militares
  • Cartão Dador de Sangue
  • ID Digital da Defesa
  • Cartão de Antigo Combatente
  • Cartão Assistência na Doença aos Militares
  • Cartão Único Portuário
  • Cartão Funcionário
  • Cartão de Profissional da Cultura
  • Cartão Jovem

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lm
    lm

    tudo muito bom , tudo muito bonito, mas se estiver numa área onde tenha não haja Internet ou dados moveis não serve para nada…

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Fiz um teste sem internet e consigo aceder a todos os documentos.

    2. Avatar de SoPSim
      SoPSim

      Mas já experimentou ou está a dizer mal só porque sim?
      A app retém os documentos, ainda que sujeitos a revalidação.

    3. Avatar de Jose maria
      Jose maria

      Engracado que uso apple pay no aviao sem internet e funciona. Apple pay não precisa de internet, ja documentos do gov.pt também nao fica tudo em offline cartao cidadao e carTa conducao. O amigo que beba menos diz menos disparates

      1. Avatar de Vítor M.

        Os aviões, alguns pelo menos, usam sistemas offline. Isto é, as máquinas fazem a leitura e recebem o pagamento, mas só quando chegam a terra e têm conectividade é que descarregam nas devidas entidades. Agora, há outros voos, de longo cirso, que têm internet, e podem dar acesso aos terminais para o fazerem na hora. A minha dúvida: quando fazes pagamento por Apple Pay, recebes logo a notificação de pagamento?

        1. Avatar de Rceu
          Rceu

          Vitor, sim! Embora so consiga consultar o saldo quando aterrar! Fiz pagamentos com o Apple pay com recurso ao cartão do Revolut e a notificação está la!

          1. Avatar de Vítor M.

            Ok, deixa ver se percebi, fazes o pagamento pelo Apple Pay, no terminal de pagamento dá pago, tu recebes uma notificação de pagamento, mas não consegues ver o saldo, porque não tens internet. Como tal, deve ser isso, movimentos offline. Quando os dispositivos chegam a terra, atualizam-se conforme os movimentos descarregados nos operadores que suportam a operação de compra. Será dessa forma?

            (nas próximas semana vou testar isso, já agora).

            Obrigado pelo feedback.

          2. Avatar de sómaisum
            sómaisum

            Falo por mim, das vezes que o fiz por Apple Pay (voos curto curso -3h)
            Feito o Pagamento, recebo a notificação do Apple Pay que foi feito pagamento de X (5€ por exemplo).
            Quando chego ao destino e ligo os dados, recebo a notificação do banco que foi feito o Pagamento, e com a hora (+/-) de aterragem, logo, suponho que os pagamentos ficam validados offline, não sei como, e são processados à posterior, tipo Via Verde – Não interessa se tens saldo, se é debito ou crédito, ele sai-te de lá na mesma 😀

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nem é esse o problema, mas sim que isso não substitui os documentos físicos legalmente. Se um agente da autoridade lhe pedir a identificação e apresentar o smartphone, o mesmo pode recusar.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Nada como pesquisar antes de escrever: https ://www.dinheirovivo.pt/economia/esta-aplicacao-substitui-o-cartao-do-cidadao-e-a-carta-de-conducao-12806666.html

      2. Avatar de Bruno Galvão
        Bruno Galvão

        Não não pode. Neste momento já é tão válido como os documentos fisicos.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Os documentos digitais na app id.gov.pt servem como alternativa aos documentos físicos quando é preciso apresentá-los às autoridades ou serviços, desde que essas autoridades ou serviços disponham de um meio para verificar os documentos digitais.

      3. Avatar de Eduardo Silva
        Eduardo Silva

        Já fui mandado parar e mostrei o CC e a carta na APP. O polícia disse logo que podia ser na APP. Se fosse uma foto do cartão é que não valia de nada.

    5. Avatar de PP
      PP

      Pode sempre baixar os documentos em formato pdf e manter no tlm

  2. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Sim, passe tudo para telemóvel e cartões, para podermos vigiar e fiscalizar tudo o que você compra e podermos bloqueá-lo… Use moeda digital, para não ter privacidade nos pagamentos que faz… nós vigiamos e controlamos tudo, porque isto é tudo democracia e liberdade… borrife-se para a sua privacidade e anonimato, para nós podermos pisotear-vos ainda com mais força…

    1. Avatar de Joao M
      Joao M

      Aposto que usas uma VPN, sais de casa com oculos de sol e boné, o teu carro é daqueles de 1990 e nem sequer via verde usas.

    2. Avatar de Jose maria
      Jose maria

      E para nao fugir aos impostos. Es contra? Temos pena, assim as tuas aldrabices passam a ser apanhadas e ou cumpres ou vais preso. Engracado que na suica, alemanha, franca, belgica e outros ninguem usa cash Tudo digital e ninguem se queixa. So os porTugueses que vivem num pais corrupto se queixam hehe

    3. Avatar de marmelada com queijo
      marmelada com queijo

      Vai lá tomar a medicação e meter o chapéu de alumínio.

      O cúmulo é manda bitaites mas usa a internet, deve ter Apps móveis dos bancos, netflix, etc etc etc.

      Importante:
      1) as apps que falam aqui são Apps de *acesso* à informação sua à qual *já* têm acesso, lol

      2) a (falta) de privacidade nos pagamentos é exatamente para combater a corrupção, fuga aos impostos, etc.. Quando não havia tanta informatização, os únicos que ganhavam eram os corruptos e quem foge aos impostos e tornavam o país (e logo o serviço público) mais pobre, com serviços de pior qualidade. Isto também evita que não lhe deem a fatura e assim também não poderia reclamar de um serviço de má qualidade ou até ter garantia.

      3) eu só faço pagamentos digitais, peço faturas etc. e nunca me impediu do que quer que seja, a si já?! Pois claro que não. Agora espero é que isto impeça que você fuja aos impostos e tenha que ser eu a pagar mais para compensar os seus.

      4) sabe porquê? Porque de certeza que usufrui dum sistema social, SNS, etc. mas não quer pagar o que isso custa.

      1. Avatar de GM
        GM

        A frase “Se todos pagarem todos pagam menos” é balelas. Como se vê, todos os anos é anunciado mais dinheiro para a saúde, mais dinheiro para a educação, etc, encharca-se os ministérios com guito, e nem por isso resulta, os serviços não estão melhores, nem nada que se pareça. Todos os meses pago a minha contribuição para a SS, os meus serviços são todos facturados, seja para empresas seja para particulares, trimestralmente entrego o IVA retido aos clientes.
        Recebi a actualização da app, ao ler este artigo acedi à dita, logo com pompa e circunstância a ser informado que os dados/cartões seriam migrados, da antiga para a nova app, que teria de ter a CMD activa para poder iniciar o acesso. Tudo muito bem, até ao ponto da migração dos cartões de identificação. CC + Carta condução, migrados. DUA, tentei a migração 2X, e nada. Tentei adicionar o DUA como se fosse a 1ªvez, e nada. Tentei adicionar o Cartão de Dador, e nada, o mesmo erro. Bom serviço, tanta pompa e circunstância, numa função simples, que já existia experiência anterior mas agora de âmbito mais abrangente, e é um flop, pelo menos parcial. Vamos ver como corre.

        1. Avatar de Joca
          Joca

          Houve um período em que o acesso ao servidor estava com falhas. Já está a dar no iOS.

    4. Avatar de Porquesim
      Porquesim

      George, não vives em comunidades mais pequenas (aldeias, vilas) e verias que, por milagre, toda a gente sabe quem tu és, a tua família, onde trabalhas, os passos que dás. Alguns até deixam a porta entreaberta para o vizinho entrar, só porque sim. Não é a minha cena, mas muita gente gosta.

    5. Avatar de José Guerra
      José Guerra

      Muito bem. Proponho que deve ter na plantaforma o cartão de mobilidade deficiente e cartão / certidão multi usos.

  3. Avatar de Antonio Pereira
    Antonio Pereira

    Pior, atualizou e não migrou tudo, agora não me deixa associar os DUA
    Pede QR code que o Dua não tem!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Realmente o DUA não atualiza! Eu já tinha o DUA na aplicação, apenas agora está desatualizado e dá eero ao atualizar.

      1. Avatar de Antonio Pereira
        Antonio Pereira

        Boas , afinal consegui associar os DUA facilmente, não é com o qr code é na opção de cima e já associa novamente, apenas não fez a migração automatica,
        E eu já a usei numa operação e funcionou tudo muito bem

    2. Avatar de Joca
      Joca

      O DUA mudou de formato mas em ambos tem QR code
      https://justica.gov.pt/Servicos/DUA
      Pode estar a haver um erro no servidor a impedir o acesso.

  4. Avatar de Joao M
    Joao M

    Aplicação bastante util. Já deixei de andar de carteira há muito. Esta app junto MBway e não é preciso carteira para nada.
    O tema é lembrar que a app é apeans util em Portugal.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Experimente tentar comprar coisas num mercado com MBway e sai de lá com as mãos vazias…

      1. Avatar de Joao M
        Joao M

        Sabe que com MBway consegue levantar dinheiro, certo? E sabe que o dinheiro pode ir no bolso sem precisar de carteira, correcto?

      2. Avatar de Eduardo V.
        Eduardo V.

        Antes de ires para o mercado, passas num MB e levantas dinheiro com o MBway.

      3. Avatar de António
        António

        Eu levo cheques…

      4. Avatar de Joca
        Joca

        Creio que para praticamente todos, é mais fácil esquecer-se da carteira em casa do que do telemóvel.
        Da primeira vez que me aconteceu lembro-me de ter pensado: “Estou sem dinheiro! Estou lixado” 🙂
        Lá me lembrei que o MB Way gera um código para fazer levantamento no Multibanco (tecla verde primeiro).

  5. Avatar de Joao
    Joao

    É aceite oficialmente ? Isto é se em alguma operação STOP me forem pedidos os documentos por um agente PSP ou GNR posso mostrar a APP?

    Obg.

    1. Avatar de João Carlos
      João Carlos

      Sim está na lei que pode apresentar os documentos pela app

    2. Avatar de Vítor M.

      Segundo portal do Governo: https://bit.ly/47dLD24

      O que pode fazer com a app id.gov.pt?

      Consultar os dados dos documentos

      A app id.gov.pt permite-lhe consultar os dados dos seus documentos de identificação no seu telemóvel.
      Identificar-se perante autoridades ou serviços
      Os documentos digitais na app id.gov.pt servem como alternativa aos documentos físicos quando é preciso apresentá-los às autoridades ou serviços, desde que essas autoridades ou serviços disponham de um meio para verificar os documentos digitais.
      Caso seja necessário ou solicitado, pode selecionar a opção de código QR para que as autoridades ou serviços consigam ler e validar o documento digital que está a apresentar.

      1. Avatar de marmelada com queijo
        marmelada com queijo

        Tudo tem respostas CINZENTAS em portugal:

        – “desde que essas autoridades ou serviços disponham de um meio para verificar os documentos digitais”: pois, como não são obrigados a tê-las (ou não lhes apetece usar, tem o mesmo efeito), podem pedir em versão física. Se não tiverem… ooops.

        – eu por umas gestões responderam-me “desde o inicio do ano de 2023, todos os países da UE podem consultar a informação através duma plataforma comum, assim que não há necessidade nem podem exigir apresentar o formulário X” -> realidade em Portugal em Julho de 2023 “não tem obrigação de pedir o formulário X, mas sem ele é provável que o seu pedido seja negado; se o trouxer deve ser aprovado”

        Em resumo: a teoria é que nós podemos usar X e estão (quase) obrigados a aceitar; na realidade, se não tiveres Y (papel neste caso) podem-te chatear até que vais ver que vais ter que andar com Y…

        Isto é “portugal-normal”

        1. Avatar de Vítor M.

          Ora bem, eu não acho, sinceramente (neste caso, noutros estou totalmente de acordo contigo). Isto porque diz o seguinte:

          Os documentos digitais na app id.gov.pt servem como alternativa aos documentos físicos quando é preciso apresentá-los às autoridades ou serviços, desde que essas autoridades ou serviços disponham de um meio para verificar os documentos digitais.

          Ora, dirás tu e bem “mas se eles não quiserem aceitar, dizem que não têm equipamento”. Certo, mas também está no nosso direito questionar se, pela falta desse equipamento, previsto na lei, nos podem obrigar a trazer os documentos físicos e, pior, se nos podem multar pela sua falta de competência no que toca à modernização que começou já há muitos anos.

          Tipo, eu sou abordado pelas autoridades. Não tenho os meus documentos físicos, apenas digitais, se eles não tiverem os equipamentos (um smartphone e respetivo software) para ler o QR Code, poderão multar-me por falta de documentos?

          Quem está em falta não sou eu, eu tenho os documentos.

          Gostava de saber a vossa opinião. Até posso estar a pensar errado, atenção.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Não consegui encontrar os DL oficiais mas segundo a Deco:

            «Para confirmarem os dados, as autoridades precisam de ler o código QR que consta da aplicação ou usar o código numérico, para uma confirmação manual. Contudo, podem não conseguir fazê-lo, por não terem um telemóvel com a aplicação adequada ou não conseguirem aceder à internet, por exemplo. Nesta situação, o consumidor tem cinco dias para apresentar os documentos à autoridade indicada ou enviá-los por via eletrónica, após extraí-los da aplicação. Se não o fizer, fica sujeito a uma coima que pode ir de 60 a 300 euros.»

          2. Avatar de Vítor M.

            Essa parte está na lei sim, e obrigado pela informação 8estava a ler isso aqui https://bit.ly/3uHhJlv). Usando então esta informação, podemos andar sem documentos físicos, tendo-os na aplicação. E não podemos ser multados caso as autoridades não tenham no momento como ler digitalmente os docs.

          3. Avatar de RDRC
            RDRC

            Nesse caso, eles podem te obrigar a ir a uma esquadra mais proxima num periódo de X tempo, apresentar a identificação.

            Como o marmelada diz e muito bem, apele DESDE QUE implica que os senhores agentes não são obrigados a ter o equipamento disponível, mas como também não estás em incumprimento, visto que tens os documentos contigo, mas em formato oficial digital, vai acontecer com que tenham de chegar a um meio termo, que certamente será o que disse no inicio do meu comentário

          4. Avatar de Vítor M.

            Sim, mas não podem multar. Vou a uma esquadra da área de residência e mostro os documentos. Temos 5 dias para o fazer. Não podem considerar que não tinha os documentos. Isso é muito importante.

          5. Avatar de Fusion
            Fusion

            Mas é interessante esse debate e gostava de ouvir mesmo um especialista na matéria, até porque pela forma como a leia está escrita levanta muitas questões

          6. Avatar de Vítor M.

            Os especialistas têm de se basear na lei, mas concordo que há ali algumas questões que….

        2. Avatar de sómaisum
          sómaisum

          Como é que validam os cartões fisicos? Com olho apenas, ou verificam os dados em relação a alguma base de dados?
          Se é apenas a olho, bem….. Incompetencia, e realmente não precisam de equipamento nenhum, se é a base de dados, suponho que tenham alguma ligação (vá, internet 😀 ) para verificar os dados, logo, da mesma maneira, conseguem verificar os documentos digitais, já que pode ser por codigo e nao apenas QR.

          O raciocinio é correcto?

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Falta o cartão europeu de saude

    1. Avatar de Joao M
      Joao M

      Talvez por só apenas ser permitido usar em Portugal, não incluiram o cartão que é usado noutros paises

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Esse tem uma app própria para apresentação em qualquer estado membro

  7. Avatar de JS
    JS

    Não é para mim ja tive instalado e a PSP numa operação de fiscalização disse-me que não era valido á cerca de um ano, tive que mostrar o CC e a C Condução.
    A partir desse momento tudo que seja aplicações não instalo, Telemóvel so para chamadas SMS e internet movel e pouco mais
    Obrigado

    1. Avatar de Elektro
      Elektro

      Usei numa operação STOP pelos GNR e não tive problemas, DUC, Carta Condução e Cartão Cidadão. Acho que infelizmente é daquelas coisas que enquanto não sair um decreto-lei a clarificar fica ao critério de quem fiscaliza, e quem se lixa com esse critério variável são os do costume…

    2. Avatar de JS
      JS

      Faltou também referir que não tenho DUA, tenho o velho livrete e registo de propriedade aparecia um outro veículo que ja tinha mandado para abate, juntamente com o que possuo nas finanças so aparece o que tenho e não dava era sempre Erro.

  8. Avatar de TiZeGrilo
    TiZeGrilo

    E os cartões dos filhos menores? Se tenho que andar com os deles, também levo os meus.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Também dá, podes partilhar documentos do agregado familiar

      1. Avatar de TiZeGrilo
        TiZeGrilo

        Obrigado, vou investigar!

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    É verdade que ajuda, mas é uma parvoíce várias entidades não aceitarem a documentação neste formato.
    Dois exemplos, casino de espinho ou Eurobic em Aveiro, no caso do eurobic ate tiram fotocopia nao rasurada ao cartão de cidadão e nem vale apena pedir o livro de reclamações e expor o caso.

    1. Avatar de Joca
      Joca

      Não te estão a – exigir – o CC para fotocopiar, estão-te a – pedir. Podes não entregar o CC (e eles negam-te o acesso/serviço).
      O que está na lei (vi há pouquíssimo tempo) são os casos em que pode ser exigido, por exemplo pelas autoridades de segurança. Todos os casos em que o próprio concorda (se não concordar não entrega) são permitidos pela lei.
      O que há também, mas é uma questão à parte, é o tratamento e a segurança dos dados pessoais. Na prática, exceto quanto à fotografia, não é diferente de pedirem que se preencha um impresso com os dados, assinado, e o CC para conferir.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Eu sei disso, mas é só ridículo a forma como a lei está elaborada. Aliás os próprios bancos tinham um prazo para ter nas agencias leitores de CC, de forma a evitar a copia do CC em papel, e nem isso está a ser cumprido desde 1 de janeiro.

        Não é que me importe de andar com 50 cartões no bolso, mas custa-me que usem os nossos impostos para criar tecnologia que depois nao tem validade com a lei.
        Ou leis tão cinzentas que não melhorem em nada a qualidade de vida

  10. Avatar de Bruno Alves
    Bruno Alves

    Utilizo e adoro o ir.gov.pt e o mySNS. E agora que é possível adicionar o agregado familiar ao mySNS, top! Falta a opção para os documentos de educandos/filhos no Id.gov.pt. 4,5 estrelas

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    Viva a todos, alguém me sabe dizer se está forma digital de identificação é valida noutros países da comunidade europeia?

    1. Avatar de Joca
      Joca

      Não é, só serve em PT.
      Cá, estamos a falar de aceitação – pelas autoridades – e desde que elas disponham de meios para confirmar o documento. Não é chegar ao polícia e dizer “Ó sô guarda ó p’rá qui” e está feito.
      Uma pessoa que conheço, com mais juízo que eu, anda é com a fotocópia dos documentos e a app. Mesmo que lhe mandem ir depois ao posto para mostrar os originais, se lhe roubarem a carteira (ou a perder) há coisas que não podem fazer sem os documentos originais. E não precisa de tirar 2ªs vias.

  12. Avatar de Diogo
    Diogo

    Obrigado pela notícia. Já instalei e Funciona perfeitamente