É oficial! Smartphones e outros dispositivos na UE têm de ter baterias substituíveis até 2027

64 Comentários

Há muito que os consumidores pedem que seja trazido de volta o conceito de bateria substituíveis nos smartphones e outros equipamentos. A UE esteve a estudar esta possibilidade e agora tomou uma posição oficial. Todos os smartphones e outros dispositivos na UE têm de ter baterias substituíveis até 2027.

smartphones baterias UE 2027 substituíveis

É oficial! Smartphones vão ter baterias substituíveis

Esta era uma decisão que se esperava há já algum tempo. Cada vez mais dependente de baterias, os smartphones e outros equipamentos têm vindo a perder a sua adaptabilidade e a permitir a troca deste elemento de forma simples e rápida. O descrito revela que “as baterias portáteis incorporadas em aparelhos devam ser removíveis e substituíveis pelo utilizador final“.

Tudo muda agora com a nova decisão da UE, que estabelece o ano de 2027 para que os fabricantes se adaptem. Estes têm de passar a vender smartphones na europa com a garantia de que tenham baterias substituíveis. A legislação alarga também a outros equipamentos similares.

smartphones baterias UE 2027 substituíveis

UE dá até 2027 para marcas se adaptarem

O período de carência até 2027 serve para dar aos fabricantes o tempo necessário para se adaptarem a este novo cenário. Devem agora iniciar a mudança nos seus equipamentos e prever esta nova diretiva nos que forem desenhados de raiz, para cumprirem a decisão da UE.

Assim, não se espera que nos próximos anos venham a surgir novidades nos equipamentos. Isso já aconteceu com a mudança para a porta de comunicação e carregamento USB-C, em que há ainda fabricantes que não apresentaram as suas propostas, esperando-se para os próximos meses novidades.

smartphones baterias UE 2027 substituíveis

Uma decisão lógica e ponderada

Com esta decisão, a UE quer reduzir os impactos ambientais e sociais. Procura promover uma melhor gestão dos recursos e garantir uma vida maior para os equipamentos. Quer ao mesmo tempo fomentar a reciclagem de materiais e de matérias-primas.

Apesar de estar decidida a mudança para as baterias substituíveis, este processo ainda não está terminado, faltando apenas um passo. Nos próximos dias o regulamento será assinado pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu. Em seguida, será publicado no Jornal Oficial da UE e entrará em vigor 20 dias mais tarde.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eestaem
    Eestaem

    Vamos regredir..

    1. Avatar de PN
      PN

      Talvez não. Se as marcas têm engenheiros que estudam e desenvolverem novas tecnologias que levaram ao estado em que estamos de nem sequer poder substituir uma bateria sem autorização da marca, também têm engenheiros capazes de desenvolver um produto que seja IP68 com bateria removível pelo utilizador ou se não têm, que contratem.

      Tudo o que seja para virar a balança para o lado dos utilizadores, nem que seja um pouco, será bem vindo e o meio ambiente e a carteira agradecem, porque por exemplo será possível verificar se um equipamento liga ou não com uma bateria nova ou boa, potencialmente sendo menos um equipamento para o aterro ou para ficar parado na gaveta.

    2. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Vamos progredir!
      Assim os smartphones vão ter mais vida útil.

    3. Avatar de R
      R

      De jeito nenhum!
      Vamos deixar de poluir tanto!
      Vamos deixar de dar mama às grandes marcas e muito mais

  2. Avatar de 100Tostão
    100Tostão

    Bom, sistema android deve ser mais ou menos isto:
    Epá porreiro consigo substituir a bateria por uma nova.
    Ops mas espera lá que já não recebo atualizações do sistema, nem mesmo pagando para isso.
    Epá afinal até não compensa a bateria nova, vai ser preciso um equipamento novo.

    1. Avatar de Oh
      Oh

      Já estava há espera de comentários destes, ou não fosse um dia normal por aqui..

      Tu sabes que o telemóvel mesmo sem atualizações continua a funcionar certo? Independentemente do sistema operativo certo?
      Mudar a bateria dá uma vida nova. Só quem mudou é que sabe o quanto vale a pena.

      1. Avatar de Carlos Manuel
        Carlos Manuel

        +1
        Ainda tenho smarts com bateria substituível e a funcionarem.

      2. Avatar de Tiago Ferreira
        Tiago Ferreira

        Essa tua lógica faz sentido, mas tens que te lembrar que um smartphone pode funcionar sem atualizações, mas as aplicações não. Aplicações como WhatsApp entre outras, impõem ao utilizadores um limite nas versões tanto de iOS como do Android, e que caso não atualizes o teu smartphone porque não queres ou porque não podes mais atualizar, vais ter que ser obrigado a comprar um novo ou então deixas de poder ter determinadas aplicações, o que duma forma ou de outra, o utilizador acaba por ser forçado a ter que comprar outro equipamento. Não propriamente por causa das atualizações do OS do equipamentos, mas porque os próprios programadores das aplicações, vai forçando para que isso aconteça.

      3. Avatar de 100sação
        100sação

        Oh que chatice pá, veja lá que por acaso até sei.
        Veja lá que ainda você andava a aprender a apertar os atacadores, já nessa altura eu as tirava do bolso para mudar nos flares, e olhe que não dava vida nova, só acrescentava era mais 4 horas de uso.
        Compre velcro que resolve o problema!

      4. Avatar de Magnifico
        Magnifico

        @Oh
        Errado. Sem actualizações muitas das funcionalidades (aplicações) deixam de poder ser usadas. Em qualquer SO.
        Logo….

    2. Avatar de Eu
      Eu

      É como se o mundo girasse apenas à volta do teu umbigo.

    3. Avatar de Claudio
      Claudio

      Coitado, foste muito infeliz nesse comentário, responde me lá porquê que o pessoal de Iphones troca de Iphone todos os anos ? se o IOS actualiza mais um ano ou dois que Android. Possivelmente voces de IOS trocam mais de telefone que nós de Android.
      Eu ate prefiro mudar de telemovel e ter tecnologias novas que aandar 5 ou 6 anos com mesmo.

      1. Avatar de Magnifico
        Magnifico

        Informe-se. Utilizadores de iOS são os que mais tempo retêm equipamentos.

  3. Avatar de Art
    Art

    Estes tretas da UE …com as suas imposições ..em vez de incentivar com diminuição por exemplo da carga fiscal só sabem impor ….a estanquicidade passa a estar em risco ?

    1. Avatar de Carlos Manuel
      Carlos Manuel

      Quem pretender estanquicidade compra um rugged… Tenho ainda um Doogee Dagger DG-550 com bateria substituível e já mudei a bateria duas vezes sem problemas. Entre a tampa traseira e a bateria possui uma capa em borracha para a estanquicidade do sistema.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        E qual é o tamanho desse equipamento quando comparado com um S23 ou um 14 Pro, por exemplo?

    2. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      @ Art
      Estanquicidade é palavra que não existe em Português. Existe sim estanquidade e/ou estanqueidade.
      Devia ser isso que pretendia escrever.
      E concordo consigo.

    3. Avatar de LA
      LA

      Quem quiser estanquicidade compra um equipamento preparado para isso.

      1. Avatar de LA
  4. Avatar de Barra
    Barra

    Com esta decisão acaba novamente a garantia de 3 anos que as baterias tem neste momento. Enquanto sao fixas, são consideradas componentes internos e usufruem da garantia total do equipamento. Sendo removiveis, voltaremos certamente aos 6 meses. Acho que acaba por ser uma excelente decisão para os fabricantes, vão poupar muito dinheiro.

    1. Avatar de LOL xD
      LOL xD

      As baterias nunca tiveram 3 anos, são consideradas um consumível, tal como os pneus de um carro ou a tinta da impressora.

      1. Avatar de Barra
        Barra

        Por acaso estás enganado, sendo um componente fechado é considerado componente interno, tendo desta forma o mesmo periodo de garantia. Podem os fabricantes não fornecer esta informação simplesmente porque não tem interesse. No meu hp troquei 2 vezes de bateria, 1 vez ao fim de 7 meses e a segunda 1 ano após a primeira mudança. Às vezes é importante ler as letras pequenas. É imposição e não opção.
        Tens que te informar um pouco antes de comentar.

      2. Avatar de Magnifico
        Magnifico

        @LOL xD
        Está errado.
        No Dec. Lei Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro não existe nenhuma excepção para as baterias.
        E sendo um componente integrante de um equipamento, tem os mesmos direitos/deveres.
        Lá que os consumidores se deixem levar por tretas e não façam valer os seus direitos é uma coisa completamente diferente.
        Tal como escreveu o @Barras “Tens que te informar um pouco antes de comentar.”.

  5. Avatar de Pintor
    Pintor

    E a resistência a água como fica?

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Fica como os fabricantes quiserem. Nunca foi um problema

  6. Avatar de PTO
    PTO

    Acho bem, nunca deviam ter deixado de ser substituíveis.

  7. Avatar de Grunho
    Grunho

    Muito mal, muito mal, tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a funcionar e os capitalistas a faturar.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Esta medida não concordo. Os smartphones cresceram, as baterias também. Com isso veio a certificação IP, a carga rápida, o carregamento wireless além de chips e vários sistemas, sensores, etc para evitar aquecimento, danos na board por excesso de calor, gestão de lag/travamentos/bloqueio/perda de potência com a gestão cada x melhor das velocidades de carga e ciclos de vida.
    Assim teremos de voltar a baterias sólidas, mais grossas, de menor capacidade, ou dispositivos semelhantes a tijolos e pesados com baterias maiores que uma cx de pastilhas.

  9. Avatar de barra
    barra

    Mas porque estão só a comentar sobre smartphones, android, etc. A lei aplica-se a todas as baterias e não exclusivamente a smartphones, alias o título e as imagens são muito enganadoras.
    Este regulamento é muito mais abrangente.

    “O regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho aplicar-se-á a todas as baterias, incluindo todos os resíduos de baterias portáteis, baterias de veículos elétricos, baterias industriais, baterias de arranque, iluminação e ignição (SLI) (utilizadas principalmente para veículos e máquinas) e baterias de meios de transporte ligeiros (por exemplo, bicicletas, motoretas e trotinetas elétricas).”

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Não estou a ver o utlizdor final a trocar as baterias do seu carro eléctrico com se troca a bateria do telemóvel, ou esta a escapar-me algo?

      1. Avatar de Magnifico
        Magnifico

        Exacto.
        Mas os obtusos de CE não sabendo o que fazem, mais uma vez fazem asneiras.

  10. Avatar de 0°0
    0°0

    Sei que é impossível, mas era tão bom as grandes marcas deixarem de vender na UE e assim ver o resto do mundo a evoluir e a UE a regredir.

  11. Avatar de Mafalda vigara
    Mafalda vigara

    Eu estou livre, comunico por sinais de fumo.

  12. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Como vai ser os smartphones de topo com IP69.
    Smartphones à prova de água é dificil ter baterias substituiveis.

    1. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      @Luis Henrique Silva. Não existe tal coisa de ser à prova de água num equipamento constituído por partes. Existe sim resistência à água (em determinadas condições). São duas coisas COMPLETAMENTE distintas.

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    A verdade é que tinha o meu Redmi note 4 a funcionar em pleno, mesmo com Android 7.
    Só mudei porque a bateria viciou.
    Que venham as baterias de substituição… Mas a preços normais.

    1. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      @Pedro.
      As baterias (actuais, em Li-Ion) não viciam. Não estão sujeitas a esse fenômeno.
      Têm ciclos de vida.

  14. Avatar de Joca
    Joca

    A ver se nos entendemos. Há milhentos equipamentos portáteis com bateria.
    Comparando com esses milhentos, trocar a bateria de um smartphone é do mais simples que há, basta levá-los a um reparador – da marca, autorizado/reconhecido pela marca ou não autorizado. O que não falta são reparadores. O único que se pode discutir é se vale a pena comprar a bateria + kit e ter o trabalho de abrir o smartphone ou ir a um reparador e pagar bateria + mão-de-obra.
    E se os smartphones para cumprir com a legislação da UE não são mais caros que os destinados ao resto do mundo.
    Já os outros milhentos equipamentos portáteis, uma máquina de barbear, por exemplo, se a bateria avaria o mais certo é ter que se deitar fora. Também quero ver se também é possível comprar o kit para substuição da bateria.
    Apesar do destaque dado pelos blogues à substituição das baterias dos telemóveis não me parece que seja a preocupação deste regulamento, uma vez que há milhentos equipamentos móveis com bateria.

    1. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      +1.

      Como diz o ditado. “Nem as pensam.”

  15. Avatar de Bateria, FM Rádio e LED. Voltem SFF
    Bateria, FM Rádio e LED. Voltem SFF

    Realmente, será que vale a pena? O mais certo é que por cá não valha a pena substituir a bateria, pois quando o preço de uma nova bateria (pelo menos de marca da original) fôr de preço tão elevado que não compense a substituição, pelo menos quando o equipamento em questão já não estiver obrigado a fornecer novas actualizações (pelo menos as de segurança deveriam ser sempre obrigatórias).
    Cada vez mais os smartphones são mais caros e oferecem cada vez menos novidades ou inovações.
    A UE deveria obrigar sim à instalação/activação dos rádios FM como outrora qualquer telemóvel de 20 euros tinha. Em caso de situações de catástrofe e falta de rede nada melhor e mais eficaz que a velha tecnologia de transmissão via rádio (AM/FM). Aliás, as emissoras de rádio europeias deveriam fazer pressão para que se voltasse a ter os rádios FM activos nos telemóveis. Já agora, quem também não sente falta do discreto mas eficaz led de notificações? Cada vez pagamos mais e temos menos…mas com novas capas, mas cada vez mais ocas.

  16. Avatar de Ribeiro
    Ribeiro

    Só me ocorre os chulos da via verde

    1. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      Para esses também há solução.
      Existem muitos locais onde as substituem. Para além de (com não muita dificuldade) o próprio o poder fazer.

      1. Avatar de Ribeiro
        Ribeiro

        A questão não é essa.
        É abrir e soldar 3 pinos. Nos telemóveis também se troca mas não é acessível a qualquer pessoa.
        loool

        1. Avatar de Magnifico
          Magnifico

          Está a ver que sabe….. E foi-lhe acessível……

          Agora sendo objectivo (e apanhando o ex. que deu). Porque é que os “iluminados” a CE (já que gostam tanto de ajudar o consumidor) não impõem a obrigatoriedade da Via Verde substituir eles a pilha? E acabarem com a fraude deles obrigarem agora a alugar o identificador?
          Ai sim, era servir os consumidores.

          1. Avatar de Ribeiro
            Ribeiro

            Eu consigo mas nem to«da a gente consegue.
            Ainda não troquei a bateria ao meu tele para nao o abrir mas se fosse plug&play já o tinha feito.

            Não vejo como a troca de baterias é um problema mas o consumidor ou “não servir” o consumidor. Eu apoio a EU totalmente.

        2. Avatar de Magnifico
          Magnifico

          @ Ribeiro
          E como fica a manutenção da resistência à água e poeiras (entre outras) Por ex. IP68?

          1. Avatar de Ribeiro
            Ribeiro

            Daqui a 1 ano ou 2 ja te digo .lol

  17. Avatar de Magnifico
    Magnifico

    Diga lá quais, então?

    1. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      E desde quando não é possível a sua troca?

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Eu daqui a uns meses tenho que trocar a bateria do iPhone, como vivo no interior na minha cidade e nas cidades a volta não existe nenhuma loja oficial Apple (se não for oficial Apple alguém certificado). Como tal quando o dia chegar vou ter que me deslocar ao litoral para proceder a troca que deve ser uma trabalho de 15 minutos. Se desse para eu trocar simplesmente comprava e trocava.

      2. Avatar de Magnifico
        Magnifico

        A maioria dos CAAA fazem recolha e posterior envio. Não é por aí.
        Depois, não é um trabalho de 15 minutos.

  18. Avatar de Manuel
    Manuel

    A próxima coisa que vocês vão chorar vai ser a duração das baterias. É que com esta medida as marcas vão olhar para as baterias como mais uma oportunidade de negócio. Em vez de termos baterias que duram 3/4 anos, vamos ter baterias a durar 2.

    1. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      Dois não diria (pois têm 3 anos de garantia). Mas pouco mais….. 😉

    2. Avatar de Joca
      Joca

      Fui ler o Regulamento da UE mencionado no post. A única referência a “telemóveis” é para dizer que um novo (outro) Regulamento deve regular o desempenho e duração das baterias de telemóveis. Está implícito que a UE pretende que as baterias dos telemóveis tenham elevado desempenho e duração- e, por isso, não precisem de ser substituídas.
      O Regulamento está orientado para os milhentos equipamentos portáteis com bateria e não propriamente para a substituição de baterias dos telemóveis, que é fácil, nos reparadores.

  19. Avatar de Magnifico
    Magnifico

    De um artigo do 9to5mac
    “….First, even if Apple did think it needed to change anything, it wouldn’t come into effect until 2027.

    Second, it’s a near-certainty that Apple is going to claim that it is already in compliance, and if the EU disagrees, it will have to take the company to court. That will, at a minimum, drag the issue out for another few years.

    Third, even if Apple loses in court, we can expect it to do the absolute minimum. My guess is that it will simply make the toolkit loan free of charge (instead of charging a rental fee), and maybe make a modest design change to reduce the 37 steps needed to remove the battery.

    If the EU isn’t happy with that, then it will likely need to go back to court, so we can then add some more years to the tally.

    In short:

    Most likely, nothing will change when the law comes into effect
    Any changes that do happen will be sometime in the 2030s
    And they will still be minor”

    1. Avatar de Joca
      Joca

      A Apple ainda vai, em 2030, diminuir o número de passos para substituir a bateria de, digamos, 37 passos para 30. Os fabricantes chineses não vão fazer nada, não vão fabricar um modelo UE e um modelo resto do mundo. A arquitetura do smartphone tem que ser alterada e obriga a linhas de produção próprias, o que encarece a produção. E se um “modelo para a UE” não estiver a vender, vão vendê-lo onde?
      E a UE não vai proibir a importação de modelos iguais ao resto do mundo, porque as baterias são facilmente substituíveis, num reparador.

  20. Avatar de Pedro
    Pedro

    A UE está podre. Vamos perder qualidade.

  21. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Tive um Huawei P9 e fui a uma loja mudar-lhe a bateria.
    Neste momento tenho um Poco F3 e se precisar de mudar a mesma sei o que fazer.
    Não sei onde está o problema nisto.
    Sim, é mais fácil tirar a capa e meter a bateria nova mas ir a uma loja fazer a mudança tb não é assim um esforço sobrenatural e nem é caro…

    1. Avatar de PTO
      PTO

      A diferença é que deixas o tlm na loja e eles podem-te meter a bateria mais barata e manhosa que tiverem, para terem mais lucro, enquanto que se fores tu a poder substituir podes escolher a bateria compatível com o teu tlm de acordo com o que achares que tem mais qualidade.

      1. Avatar de Magnifico
        Magnifico

        ROTFLOL
        Isso é o que dá ir com ele a uma “reparadora” de vão de escada.
        Se for a um reparador oficial vai levar com uma bateria original/oficial.

  22. Avatar de PedroFortunaGomes
    PedroFortunaGomes

    Pergunto eu, qual a percentagem de utilizadores na Europa que trocam de telefone por falha da bateria?

    Além disso todos os smartphones tem possibilidade de trocar a bateria.