É o fim dos BlackBerry! Smartphones deixam de funcionar já em janeiro de 2022

7 Comentários

Se há marcas icónicas no mundo dos smartphones, a BlackBerry é uma delas. Este gigante canadiano dominou o mercado por muitos anos e agora, para terminar de vez com esta área, os seus smartphones deixam de funcionar já no dia 4 de janeiro de 2022.

Este era, na verdade, um cenário que muitos já aguardavam e que agora finalmente toma forma. Os serviços vão deixar de funcionar e todos os smartphones vão seguir o mesmo caminho, deixando de poder ser usados pelos utilizadores.

BlackBerry smartphones serviços mercado 2022

Uma das marcas mais conhecidas do mercado

A história da BlackBerry está cheia de altos e baixos. Esta era uma marca que tinha o domínio de uma área muito grande do mercado dos smartphones. Com um ecossistema único oferecido aos utilizadores, tinha tudo para ser um sucesso, com foi por muitos anos.

A verdade é que a fabricante não conseguiu acompanhar a evolução do mercado e de outras propostas, o que acabou por ditar o seu fim. Agora, anos depois de lançar o seu último smartphone, é a vez do seu sistema operativo chegar ao fim, bem como os seus serviços.

BlackBerry smartphones serviços mercado 2022

Serviços da BlackBerry deixam de funcionar

Do que é revelado pela própria marca, será no dia 4 de janeiro de 2022 que o BlackBerry OS 7.1, ou anterior, e o OS 10 vão perder parte dos seus serviços. Estes são essenciais para a utilização dos smartphones, que assim ficam inoperacionais.

Estes são os serviços que permitem realizar chamadas, enviar e receber mensagens, ligar para o 112 e até consumir dados para acesso à Internet. Espera-se também que surjam problemas no acesso via Wi-Fi e na utilização de várias apps. Estes problemas vão também surgir no tablet da BlackBerry, o PlayBook.

BlackBerry smartphones serviços mercado 2022

2022 marca o fim destes smartphones únicos

Depois de terminar serviços como as suas mensagens e a sua loja de apps em 2019, este é provavelmente o passo final para a morte dos smartphones da BlackBerry. A tentativa de entrar no universo Android correu mal e sobra assim o QNX, o sistema de entretenimento que muitos fabricantes automóveis adotaram.

Chega assim ao fim mais um dos gigantes da indústria dos smartphones. Foram muitos anos de sucesso e com serviços e equipamentos excelentes, que assim ficam na história e que vão certamente lembrados por tudo o que ofereceram aos utilizadores.

BlackBerry abandona definitivamente o fabrico de smartphones

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Costa
    Pedro Costa

    Foi uma pena não terem vingado, o hype que houve a volta da segurança da blackberry há uns anos podia os ter trazido para uma das principais preferências do consumidor , por se diferenciar do resto.

  2. Avatar de zakarias
    zakarias

    Não conseguiram acompanhar uma coisa tão simples como a extinção dos teclados fisicos. Quando durante anos a fio não se consegue aprender com erros, este fim era inevitavel

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Era fácil acompanhar a tendência, aliás era muito mais fácil.
      Apostaram em manter a diferença é o mercado comprou a ideia, e quando o mercado não compra e não nós chamamos TAP, a empresa encerra.

  3. Avatar de Realista
    Realista

    Precisar de um servidor para fazer chamadas, receber sms, e ligar à internet… nunca me convenceu. Não gosto de serem as empresas a controlar o tempo de vida dos meus aparelhos!

    Um Nokia 3310 só deixa de funcionar quando terminar a infraestrutura gsm e não quando o fabricante acabar com o serviço.

    1. Avatar de Danny
      Danny

      Realmente é o que estava a pensar! Então compramos um aparelho e não podemos usar por decisão da empresa?? Por mim já podem fechar esta e outras empresas onde os utilizadores ficam 100% dependentes das mesmas.

  4. Avatar de Pedro s.
    Pedro s.

    Vai sair um novo blackberry 5G android mas data ainda incerta..

  5. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    O meu velhinho Ericsson t10s de 1999 ainda vai funcionar enquanto houver rede GSM.
    Quem está dependente de servidores do fabricante, mais ano menos ano fica a nadar.