É o fim da MIUI! Xiaomi prepara-se para lançar smartphones com o novo MiOS

24 Comentários

A Xiaomi tem no MIUI a sua personalização do Android, com muitas opções adicionais, que potencializam o sistema da Google. Este cenário é usado há muitos anos e com provas dadas, acompanhando sempre a nova versão do Android. Isso pode mudar em breve, com a mudança para o MiOS, a próxima novidade da marca.

Xiaomi MIUI MiOS smartphones

O MiOS não é uma novidade para a maioria dos utilizadores da Xiaomi. Este não é ainda um sistema conhecido e materializado, mas já circula informação sobre a sua existência há algum tempo, tornando real os seus desenvolvimentos e uma potencial chegada para o mercado.

Agora surge informação sobre o seu estado e como irá começar a ser usado nos smartphones da Xiaomi. Foi o conhecido Digital Chat Station que no Weibo revelou que está convencido de que a marca poderá muito em breve começar a fazer a troca do MIUI pelo MiOS.

Avança que o MIUI 14 será a última versão a ser lançada pela Xiaomi e que desse momento em diante será o MiOS a ser a opção. Este novo sistema chegará com alguns dos próximos modelos e assumirá o papel central como sistema operativo da marca.

Xiaomi MIUI MiOS smartphones

É de destacar que o sistema desenvolvido pela própria Xiaomi deverá ser inicialmente implantado em dispositivos AIoT (Inteligência Artificial das Coisas) e “grandes terminais”. Só posteriormente deverá expandir-se para os smartphones, primeiro em novos lançamentos e depois como atualizações.

A grande diferença entre o MIUI e o MiOS é a base em que são desenvolvidos. A primeira opção é assente no Android e usa depois uma camada de personalização própria da Xiaomi. Já o MiOS é um sistema totalmente novo e que a marca está a desenvolver de forma autónoma, como a Huawei fez com o HarmonyOS.

Está assim lançada mais informação importante sobre o futuro dos smartphones da Xiaomi e do seu potencialmente novo sistema operativo. Será uma mudança importante para a marca, que assim abandona a sua muito usada personalização do Android, com as suas caraterísticas únicas.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Mas não acabou de ser lançado o MIUI 15 com o Android 14?

    1. Avatar de Warlock
      Warlock

      yah a historia esta mta mal contada. Pelo que sei vai sair MIUI 15 global, e provavelmente ira continuar, sendo que este novo OS sera para a china.

    2. Avatar de Raven
      Raven

      Foi. E pelo que já li, vão ter que ponderar muito bem esse passo (que apenas deverá acontecer na China, como referido abaixo), uma vez que podem ficar sujeitos às mesmas sanções da Huawei. E duvido que queiram ficar nessa posição!

  2. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Isso é obviamente apenas para o mercado chinês. Não é preciso ser muito inteligente…

  3. Avatar de Jota
    Jota

    É basicamente uma mudança de nome, não é preciso entrar em parafuso!

  4. Avatar de Miguel Reis
    Miguel Reis

    Sem a loja de aplicações da Google, RIP Xiaomi.

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      mais uma marca que vai pelo caminho da nokia

  5. Avatar de MSFT NO_CHINA
    MSFT NO_CHINA

    Vou mudar de marca assim quando comprar telemóvel novo

  6. Avatar de iFernando
    iFernando

    Esta noticia é valida para a China e uma informação para o ocidente.

  7. Avatar de ribeiro
    ribeiro

    Quem e que usa xiaomi? Lol samsung, apple, pixel sao de longe superiores. Entre pixel 8 ou iphone 15 pro ficam muito bem servidos, o resto nem considero

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      O que que a samsung e o pixel tem de especial? A camera do POCO F3 que é um telemovel de baixa gama é igual a do pixel 6, instala o pixelOS e fica um pixel. Ter samsung é só para pagar mais para ter fotos azuladas e pessoas esbranquiçadas…para não falar do botão do bixby que não dá para configurar sem root

      Agora iphones vs android não tem comparação.

      1. Avatar de Raven
        Raven

        Tenho um F3 e posso conferir que tira fotos excelentes, tem um dos melhores SoC, memória DDR e velocidade de escrita/leitura e ainda hoje bate o pé a muitos Samsung e Apple! Ribeiro, deixa de bazófias!

    2. Avatar de Joaquim Rodrigues
      Joaquim Rodrigues

      Desculpe Ribeiro, discordar.
      Não sabe o que está a dizer!
      Com 150€ a 200€ comprar um excelente telefone da Xiaomi, com qualidade e com baterias em condições.
      Só uma dica, compare o Poco X5 Pro com as suas sugestões.
      Tudo de bom

    3. Avatar de Warlock
      Warlock

      talvez pq nem todas as pessoas sao ricas ou querem/podem gastar rios de dinheiro por um telemovel ( no meu caso acho uma estupidez e prefiro investir em boas peçcas para o meu pc e ter um telemovel mediano que faz o que preciso). Na gama dos 100-400 euros nada bate o preco qualidade da xiaomi.

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Você é rico e pode pagar 5000 euros pelo telemóvel e acessórios, a cada 3 anos, e o usar para fazer o mesmo que um telemóvel de 200 euros e 50 euros de acessórios, faz.
      É essa a diferença. Cada utilizador de iphone, usa 0,1% das capacidades do telemóvel e pagou 500 vezes mais do que usa.

    5. Avatar de Santos
      Santos

      O que pagas por um desses, mais vale comprar Samsung.

  8. Avatar de manuel pereira
    manuel pereira

    mas será que ainda não se convenceram que tudo o que seja chinês e não tenha o objetivo que eles querem em vendas mais tarde ó mais cedo altera ou é SUBTITÚIDO POR OUTRA COISA QUALQUER QUE SEJA …

    1. Avatar de Warlock
      Warlock

      nao posso reclamar, tenho um redmi 4 a funcionar deste 2016 em perfeitas condicoes e um note 6 pro tb a bombar desde 2018 ou 19. tem durado mais que mto do que tenho visto por ai.

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        O Redmi 4, tens LineageOS ou outro?
        Como fizeste? Tentei instalar num Redmi 9 e não consegui… (não arrancava para o novo bootloader)
        Podes partilhar como o fizeste?

        1. Avatar de Warlock
          Warlock

          para fazeres o unlock do boot agora tens de ter uma conta mi, pedir aos gajos o unlock. demora para ai uma semana e os gajos dps mandam-te o mi unlock. No meu caso, eu ate me enganei e o meu e um redmi 3 mas a coisa e a mm. Neste caso nao tenho CFW pois o telemovel esta com a minha mae e nao existe necessidade disso. Ele funciona perfeitamente sem qq problema. Alias raramente tenho tido necessidade de instalar CFW nos xiaomi pois eles deixam fazer quase tudo o que queremos.

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Esta agora… 😐

  10. Avatar de Santos
    Santos

    Era muito giro, a Samsung abandonar o android assim como Xiaomi e redmi.
    A Google deixava o android por completo.
    Bastava terem boas aplicações e acesso às redes sociais, e o resto era brincadeira.