Dynamic Island em novos smartphones? Já há fabricantes Android a perguntar se vale a pena

32 Comentários

O iPhone 14 e o iOS 16 têm na Dynamic Island uma das maiores novidades. Foi desta forma simples, mas engenhosa, que a Apple conseguiu esconder e tornar útil o espaço reservado para a perfuração do ecrã que este ano se tornou ainda maior.

Sendo uma inovação que agrada a muitos utilizadores, é natural que outras marcas queiram aproveitar e criar as suas propostas similares. Este processo já terá começado, com várias marcas, como a Xiaomi e a Realme, a questionarem os seus utilizadores se vale a pena ou não ter a Dynamic Island presente.

Dynamic Island smartphones Android Xiaomi Realme

A presença da Dynamic Island vem permitir elevar a área de notificações do iPhone. Esta não é já apenas um pequeno espaço, tem agora muito mais informação útil e permite aos utilizadores controlarem o software presente.

É aqui que outras marcas, dedicadas ao Android, querem aproveitar também este espaço. Se é uma novidade útil, querem colocar ao serviço de todos a sua adaptação e assim dar aos seus smartphones acesso a uma novidade.

Um dos exemplos veio da Xiaomi, que está a questionar os utilizadores para a utilidade da Dynamic Island. O seu Presidente na China, Lu Weibing, questionou os utilizadores na rede social Weibo sobre a necessidade e utilidade da Dynamic Island nos smartphones.

Também a Realme estará a ponderar a utilização desta novidade nos seus smartphones. No seu fórum, a marca colocou uma publicação onde revela à comunidade a possibilidade de criar uma mudança nos smartphones, para assim apresentar as novidades que estes pedem.

Dynamic Island smartphones Android Xiaomi Realme

A Realme está a pedir aos utilizadores que partilhem as suas sugestões sobre os possíveis recursos que podem ser introduzidos na versão da marca do Dynamic Island. A empresa está a personalizar a sua proposta e por isso está a chamar-lhe, ainda que provisoriamente, de Realme Island.

Naturalmente que ainda deverá demorar algum tempo a chegar algumas novidades aos smartphones destas marcas. Tanto a Xiaomi como a Redmi estão ainda numa fase de desenvolvimentos muito inical, pelo que todas as soluções criadas vão ser apenas software e criadas por programadores individuais.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Acho que é uma ideia fantástica na Apple, mas no mundo Android não faz sentido nenhum porque o mundo Android já avançou no tempo, voltar aos notch é regredir no tempo, mas como a Apple e o seu fantástico Marketing é bem capaz de influenciar as outras marcas, quanto a mim se seguirem seguem mal.

    1. Avatar de Method
      Method

      Posso apostar que todas as marcas irão seguir a Apple, a primeira será a Xiaomi. É só recordar a ultima da Apple em retirar o carregador, algumas fizeram piada e depois seguiram a Apple.

      1. Avatar de Food Eat
        Food Eat

        Essa conversa do carregador já enjoa

        1. Avatar de V.T.
          V.T.

          Quando não há argumentos… repetem-se!

    2. Avatar de Castro
      Castro

      quase todos os telemóveis android ainda têm um buraco no ecrã para a câmera…

      1. Avatar de k
        k

        Certo, mas quase todos android também têm uma câmara frontal muito mais pequena que o notch (em comparação) gigante que a apple mete nos iphones. A ideia deles não é boa nem má, é mais uma ideia para tentar tirar o melhor partido possivel de uma má situação – tentar disfarçar aquela coisa enorme. Pessoalmente, não gosto muito mas independentemente disso, não acho que faça falta no android por isso mesmo – como a câmara é muito mais pequena, o impacto é muito menor e não é necessário andar a disfarçar nada.

        O sistema já foi desenhado para quase nem se notar na maioria dos casos, especialmente com um tema preto. No meu, o fone mete um fundo preto amoled na status bar, (a zona da câmara) e passa completamente despercebido. Tem na mesma imenso espaço para uma porrada de icons de status e notificações. E quando ves algum filme, etc, a resolução do ecrã na horizontal costuma ser muito mais elevada que a do filme fazendo com que tenha sempre uma ligeira borda preta dos dois lados que acaba por esconder a câmara.

        Este gimmick não é particularmente mais útil do que o que já existe e acho que até ia ter o efeito oposto do pretendido – evidenciar mais a câmara porque me ia obrigar a olhar mais para aquela área.

        1. Avatar de Castro
          Castro

          não deixa de ser um buraco e é supostamente esse buraco sobre o qual andam a pensar imitar este conceito da Apple! Se existe não há “regredir no tempo”!
          No fundo acabas por também querer disfarçar tal como este conceito existe para disfarçar! Se passa a ter funcionalidades muitas das pessoas deixarão de pensar naquilo como a câmera.

    3. Avatar de Method
      Method

      Posso apostar que todas as marcas irão seguir a Apple, a primeira será a Xiaomi. É só recordar a ultima da Apple em retirar o carregador, algumas fizeram piada e depois seguiram a Apple.

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Uma coisa é o carregador, pois as marcas tentam é ter o maior lucro possível, outra é regredirem em termos tecnológicos. Mais rápido irei eu ver a Apple com ecrãs… Samsung!

        1. Avatar de Method
          Method

          Nota-se que não percebes nada daquilo que tu escreves, Apple recorre a Samsung como fabricante assim como poderia recorrer a BOE e à LG, enfim… Para quê perder tempo contigo.

          1. Avatar de V.T.
            V.T.

            Pois poderia, mas não o faz, porque é a Samsung que faz os melhores ecrãs, por mais que te doa… Ah, mas é verdade, afinal nessa situação (a dos ecrãs), não é a Apple a ir atrás da Samsung, é a Apple a fazer um “favor” à Samsung! Já me esquecia desse rebuscado ponto de vista! LOL, pois, eu nem percebo o que escrevo, pois não partilho o teu ponto de vista appliano… enfim!

          2. Avatar de Castro
            Castro

            V.T.
            para tua informação a Samsung não é o único fornecedor de ecrãs para o iPhone. A LG também é um fornecedor e a BOE também tem sido embora em muito menor escala.

      2. Avatar de CO
        CO

        Podem meter a ilha mas apenas quando tocas na zona da câmara não um notch físico e perdemos ecrã a ver multimédia sim eu tenho o 14 pro max em mãos e o xiaomi 12 pro e prefiro o último para ver multimédia

        1. Avatar de Wu
          Wu

          esta é uma das curiosidades que gostaria de saber, se tiveres por ex o YouTube aberto e o iPhone na horizontal, se receberes uma notificação ela sobrepõe á imagem?

          1. Avatar de k
            k

            No android isso é configuravel consoante as configurações da notificação e/ou o modo em que o sistema está (DND, etc.) No iphone também não faço ideia.

  2. Avatar de DangerASA
    DangerASA

    Para mim os bullet hole e dinamic islands foram um retrocesso. Na minha opinião a melhor solução até hoje foram os telemóveis com câmara frontal pop up. Ecrã sem buracos e, caso haja falhas de segurança, sei que a minha câmara frontal não me está a filmar.

    1. Avatar de Method
      Method

      Na minha opinião para a Apple não acho que seja um retrocesso,até penso o contrário, ter um notch sem utilidade prática ( sei que é necessário por causa dos sensores ) e passar a ter alguma funcionalidade, acho que não é um retrocesso.

    2. Avatar de JS
      JS

      Sem dúvida. Já tinha um Mi 9T, agora tenho o iPhone 12, e eh pá… Aquela câmara pop-up é a única coisa que me faz lembrar o Mi 9T… É excelente. Ao início pensei que ao fim de pouco tempo desse o berro, a verdade é que fartei-me de usar a câmara frontal ao longo de pouco mais de 2 anos e nunca tive um problema.
      Já esta Dynamic Island do iPhone 14 Pro/Pro Max, sobretudo quando se usa o modo normal (ao invés de modo escuro) e temos um papel de parede com fundo branco fica muito feio (a meu ver), chego a preferir o notch do iPhone 12, mas no final do dia acaba por ser gosto pessoal.

  3. Avatar de V.T.
    V.T.

    Apple, sempre na vanguarda!!! LOL

    1. Avatar de Beterraba do Punjab
      Beterraba do Punjab

      E tu que não falhas um post da apple vais a correr comprar um! E fazes muito bem pois os samsungs passado 2 anos ja não tem updates e so se engasgam.

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Oh pepino, para tua informação tenho um Galaxy S7 que saiu em 2016, e teve uma actualização de segurança há duas semanas, mas sim, em termos de actualizações de sistema ficou parado no Android 8… tu acreditas que o aparelho está fluido, sem bugs e a funcionar na perfeição? Só teve mesmo é de levar uma bateria, pois a de origem já tinha entregue a alma ao criador! Surprise, surprise!!! LOL

        Sim, não falho um post da marca da maçã, pois neste site só saem mesmo é notícias desta marca, pois as outras estão quase esquecidas! Sendo a Samsung a número 1 em termos de vendas há já largos anos, acho que é uma marca que merecia muito mais atenção aqui no site, pois por exemplo a Huawei tem um canal só para ela, já para não falar da Apple (claro), agora a Samsung não tem, nem nunca teve esse direito… sabe-se lá qual a razão!

        1. Avatar de Vítor M.

          E um iPhone X 😀 😀 ele diz sempre aos amigos que tem um iPhone X 😀

  4. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Para quem segura o telemóvel com uma mão, é um local inacessível. Bom para notificações mas para interagir não é bom.
    Espero que não venha para o Android.

    1. Avatar de o consciente
      o consciente

      Só mesmo iFans ou iWannabe acham que essa coisa tem algum interesse. A ideia é fantástica relativizando no mundo Apple, mas horrível no mundo dos Smartphones. Que coisa mais retrógrada

  5. Avatar de Antonio
    Antonio

    Claramente é um passo atrás que todas as marcas vão seguir porque, infelizmente, a Apple dita as modas, sejam positivas, sejam negativas. E sejamos sinceros, trata-se de um notch com mais uns pózinhos mágicos.
    Eu tenho um Oneplus 7 pro com camera pop-up e só ainda não troquei porque não quero perder o ecrã todo disponível.
    A Samsung com o novo fold4 conseguiu meter a camara da frente under display. Esperemos que o mercado desta vez siga os coreanos e não os americanos

  6. Avatar de Method
    Method

    @V.T, sinceramente acho que andas perdido no espaço e no tempo , então achas que me dói por a Samsung produzir o melhor ecrã? para que saibas, só compro TVs da Samsung , outra coisa, para além de ter equipamentos da Apple também tenho Android, não sou cego, pois nenhuma empresa me oferece os equipamentos, compro sempre. O teu problema é estares em todos os artigos sobre a Apple dizendo a mesma treta, não provas aquilo que dizes, mostras um ódio que não se percebe a razão, pois todos têm opção de escolher o que que acharem melhor. Eu te aconselho a saíres de casa e apanhar um pouco de ar.

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      @Method, acredita que não odeio a marca, até gosto bastante, embora na minha opinião haja melhor!
      Sinceramente o que me “tira do sério” é a bajulação à marca, coisa que acho exagerada! Só isso, e realmente comento as coisas da Apple pois também tenho iPhone e neste site 90% ou mais das notícias que saem é só sobre essa marca, o que mais uma vez acho extremamente injusto!

      1. Avatar de Ricardo Alves
  7. Avatar de Ricardo Alves
    Ricardo Alves

    A Apple sempre a copiar ideias já com 7 anos e sempre a vender telemóveis com preços estupidamente absurdos…

  8. Avatar de mamba
    mamba

    Dá-lhes um ano ou dois e os lagdroid começarão a copiar. Tal como fizeram com a retirada do jack, o retirar do carregador da caixa, entre outros. Gozam gozam mas fazem o mesmo. Hipocrisia ao mais alto nível.

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    Engraçado agora o pessoal pensar que foi a apple que inventou isto, quando há uns anos a LG o tinha feito tambem, e mais tarde a própria Xiaomi.