Dica: Usa o Waze? O ideal é configurar corretamente a informação do seu carro

22 Comentários

O Waze é para muitos uma ferramenta essencial para se orientarem, tanto nas moradas que procuram como no trânsito das cidades. De forma natural e direta, esta ferramenta ajuda os condutores a descobrir as melhores rotas e os melhores caminhos.

O que a maioria dos utilizadores faz, ainda que de forma errada, é ignorar as configurações e usar o Waze como está quando instalado. Na verdade, podem ajustar muitas opções e assim terem a app e as suas respostas ajustadas. Uma das mais importantes é o tipo de carro usado e isso é simples de configurar.

Waze carro rotas caminhos configurar

Configurar o Waze para oferecer mais

Mesmos sendo uma app muito completa e sempre pronta a ser usada, o Waze merece que o utilizador gaste algum tempo a afiná-lo. As opções disponíveis são muito alargadas e vai a áreas tão distintas como as rotas propostas como o carro que é usado.

Não se focam na parte gráfica da app, mas sim na que mais importa, as informações prestadas e os cálculos feitos. É por importante definir o tipo de carro que está a ser usado pelo Waze. Desta forma as rotas apresentadas ajustam-se ao que é necessário.

É importante ajustar o tipo de carro

Abram então o menu do Waze e acedam às configurações, na roda dentada, no canto superior esquerdo, acima do avatar do utilizador. Aí dentro devem escolher a opção Veículo para continuar.

Vão ter acesso a uma nova área de configuração, onde estão as opções associadas aos carros. Podem definir o tipo, o combustível usado e até os identificadores associados. A opção que procuram está na primeira linha, com o nome Tipo de veículo.

Rotas e caminhos mudam de imediato

O Waze aqui fornece 4 opções diferentes e que podem ser usadas de forma individual. Temos assim o carro particular, o táxi, a mota ou o carro elétrico. Cada uma dará ao utilizador rotas e trajetos adaptados e, como tal, mais útil que a opção padrão e que vem com a instalação da app.

Com esta simples opção, têm um comportamento completamente diferente do Waze e dos caminhos que vai propor. Estes ficam ajustados a vários fatores, sempre focados no tipo de carro que é usado pelos condutores.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    E no caso de usarmos regularmente mais do que um veículo?
    Por exemplo, existem muitos condutores que alternam regularmente entre carro e mota.

    1. Avatar de Luis Figueira
      Luis Figueira

      Da mesma forma que mudam de veiculo mudam a configuração da aplicação, ou queres que a aplicação adivinhe?

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Não, não quero que a aplicação adivinhe. Pedir isso seria quase tão estúpido como a resposta que me deu. Resposta inútil.

        Respostas úteis e com sentido foram entretanto dadas, nomeadamente uma onde é indicado que existe uma barra azul que permite alternar rapidamente de veículos.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          A barra azul serve para alterar a configuração da aplicação, tal como eu disse.
          Por isso a sua pergunta é que é inútil.

    2. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Que sugestão para veículos de maiores dimensões?

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Sim , faz todo o sentido, há carros e carros (veículos comerciais por ex) e nem todas conseguem passar pelas mesmas ruas.

  2. Avatar de kasal.portugas@hotmail.com
    kasal.portugas@hotmail.com

    Não seria uma boa ideia cria um Waze truck?
    Tem muita gente que anda com camião e usa esse aplicativo.
    Ou será que já há?

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Pois… o Google Maps também não tem essa opção. Mesmo para quem não conduz um camião, mas por ex. uma autocaravana ou carro com um reboque e não se queira meter em ruas e ruelas apertadas, seria uma excelente ajuda!

    2. Avatar de Hugo Tavares
      Hugo Tavares

      Ou waze van. O waze manda por cada ruela…

  3. Avatar de Luis
    Luis

    E por falar nisso, o Google Maps deixou de mostrar os radares?
    Já não avisava, só mostrava, mas agora nem os vejo no trajeto!

  4. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    E quem anda por exemplo de carro e mota?

    Faria mais sentido uma definição para mudar isso de forma rápida.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Tens isso no ecrã principal. Ele pergunta o tipo de carro. Já vi isso várias vezes.
      Esta definição é global, mas podes mudar na hora e para essa viagem (parece-me).

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        É isso mesmo Pedro, eu tanto uso carro como moto e mal o Waze abre aparece lá uma barra azul para escolher se estou a conduzir um motociclo ou um carro.
        É de extrema importância que seleccionem a opção correta, até porque de moto nós demoramos muito menos tempo do que de carro (transito) e se tivermos a opção carro activa quando estamos de moto vai influenciar as estatísticas da aplicação e dizer a outros utilizadores que o tempo de transito é inferior!

      2. Avatar de Eduardo Novo
        Eduardo Novo

        No ecrã principal (IOS) não vejo nada.

  5. Avatar de Rui Marreiros
    Rui Marreiros

    Continua a ter a mesma falha grave que o GoogleMaps.
    Falta faz a categoria do veículo, se é ligeiro ou pesado. Essa sim seria uma funcionalidade bastante util para todos.
    Será que é dificil calcular as dimensões de uma via com os instrumentos que existem hoje?
    Porque nenhuma app o faz? Curioso saber.

    1. Avatar de FM
      FM

      Calcular dimensões de vias para n variáveis seria no mínimo um extenso trabalho… Talvez possível com base no street view.
      Mas A Pagar existem pelo menos GPS para o efeito, em que define comprimento, largura, número de eixos, peso total, peso por eixo, etc…

    2. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Não deve ser muito difícil se isso fosse prioridade, mas sendo que no caso do waze a maioria das estradas são adicionadas e atualizadas por pessoas poderia haver falta de informação, quem anda de camião tem o sygic truck gps

  6. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Eu gostava era que me dissesse a saída da
    rotunda sempre e não meter lá um número e obrigar a pessoa a contar. Estamos em Portugal, algumas saídas nem se notam. Dá também para desativar o “bolão” com o nome das próximas ruas? É que tapa tanto que fico na dúvida qual a cortada, quando há umas 3 juntas nas aldeias.

    1. Avatar de Digo Eu
      Digo Eu

      Tem razão. Nesse ponto, o Google Maps é melhor, por ser mais explicito

  7. Avatar de Alberto Rodrigues
    Alberto Rodrigues

    APP excelente, pena que a integração com o android auto esteja cheia de problemas… Consegui que o mapa funcione mas o som não dá nada colunas do carro

  8. Avatar de Paulo Lopes
    Paulo Lopes

    Sou condutor pesados e nao me é permitido fazer autoestradas nem porticos, por vezes vejo dificuldade em ruas proibidas a pesados, pergunto se posso configurar opção para pesados

    1. Avatar de ianchika
      ianchika

      Arranjaste alguma alternativa? Importava-me saber.
      Obrigado