Diagnósticos de infecções nos ouvidos através de smartphones

12 Comentários

No ano de 2014 começaram a aparecer alguns smartphones com funções que ajudam o utilizador a avaliar a própria saúde. Exemplo disso é o novo Samsung Alpha que permite a avaliação do stress do utilizador, sem a necessidade de recorrer a qualquer equipamento adicional.

O “novo” gadget que apareceu nesta área chama-se Cellscope Oto e consegue transformar um smartphone num autêntico otoscópio.

ouvidos_00


Um otoscópio é um equipamento médico utilizado para observar o interior da orelha. Com esta pequena ferramenta os médicos conseguem normalmente fazer um diagnóstico as orelhas e detectar eventuais doenças.

Mas agora vai ser possível, em casa, avaliar também eventuais problemas nas orelhas antes de ir ao médicos. Chama-se Cellscope Oto e começou a ser vendido como uma ferramenta apenas para médicos mas, devido ao sucesso da mesma, vai passar a ter uma versão para o consumidor.

O “gadget” começou a ser já vendido na Califórnia mas a empresa Oto refere que em 2015 estará disponível em outros estados dos Estados Unidos e até poderá chegar à Europa.

oto

Além de oferecer comodidade para os pais, Wilbur Lam da empresa Oto refere que esta gadget também poderia reduzir os custos de saúde. “As infecções de ouvido são uma das doenças pediátricas mais comuns, e é um das principais razões pelas quais as crianças são trazidas para a sala de emergência”. Lam refere ainda que o gadget poderá fazer uma primeira análise e, em seguida, enviar o resultado para o médico.

Actualmente o Cellscope Oto apenas funciona com iPhones mas a empresa já referiu que está a trabalhar numa versão para Android. Confiaria num equipamentos destes?

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JN
    JN

    Se após ensaios comparativos entre os otoscópios convencionais e estes, se a imagem visualizada for de qualidade igual ou superior, claro que confiaria.
    A partir daqui, podemos explorar todas as outras capacidades que a imagem digital tem.
    Poderá ser muito útil sobretudo para profissionais de saúde, porque esses sim, estão habilitados para visualizar criteriosamente e interpretar as imagens colhidas.

  2. Avatar de André Caeiro
    André Caeiro

    O que é que tem para confiar ou deixar de confiar? É apenas uma lente de aumento para a camera.
    Melhor que isto é algo que todos os iphones têm desde o iPhone4: Leitor de batimentos cardíacos, exactamente da mesma forma como o Galaxy S5 faz, mas os iphones já o fazem há muitos anos.

    1. Avatar de JN
      JN

      As coisas só são assim tão simples se a utilização for feita num âmbito de mera curiosidade pois, num âmbito profissional os sistemas de imagem, monitorização têm de ser devidamente aferidos e certificados.
      Não me parece que confiarias num Hospital que monitorizasse e visualizasse tudo por smartphone…
      Eu não confiaria, pelo menos enquanto não fossem submetidos a um processo de certificação que garantissem a sua aptidão para cada função, o que até agora nunca se constou que tivesse acontecido.

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Esta é a primeira vez que ouço sobre um sensor de batimentos no iPhone 4.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Não sei se há aplicações compatíveis com o iPhone 4 mas o que é verdade é que já há alguns anos que há aplicações a usar a câmera e o flash para medir os batimentos cardíacos – imagino que no Android tb tenham aparecido aplicações similares.

  3. Avatar de pedro liberal
    pedro liberal

    Não tem sensor cardíaco absolutamente nenhum. É apenas aquela brincadeira de meter o dedo na lente da Câmera com o flash ligado. Todo e qualquer tlm com flash faz isso e existem centenas de apps para isso. E tem uma precisão horrenda.

    1. Avatar de André Caeiro
      André Caeiro

      Não, por acaso tem uma precisão bastante boa mesmo. Experimenta por exemplo a app cardiograph. E não, poucos telemoveis conseguem ser tão precisos quanto o iphone porque tem um flash forte e posicionado bem ao lado da lente da camera (foi por isso que a Samsung criou aquele “novo sensor” que não passa de uma camera e uma luz, tal como o método que os iphones usam há imensos anos. Já tentei usar a mesma app em diversos androids (pre-note4 3 S5) e os resultados batem todos ao lado.

  4. Avatar de André Santos
    André Santos

    Atenção que, segundo a notícia, não é “apenas uma lente de aumento”:

    “Lam refere ainda que o gadget poderá fazer uma primeira análise e, em seguida, enviar o resultado para o médico.”

    1. Avatar de André Caeiro
      André Caeiro

      Em “O gadget” penso que se deve ler “O iPhone”.

      1. Avatar de JN
        JN

        O gadget… É o que o iphone, tal como qualquer outro smartphone é, simplesmente um gadget…

        1. Avatar de André Caeiro
          André Caeiro

          Sim, mas o aparelho também o é, e duvido que seja ele que trata os dados dos utentes mas sim o iPhone.