Devemos deixar os carregadores do smartphone na tomada?

101 Comentários

Os smartphones/tablets são provavelmente os equipamentos que mais carregamos ao longo do ano. Na área das baterias há alguns mitos e por norma os utilizadores cometem alguns erros a carregar as mesmas.

Normalmente os utilizadores preferem carregar os equipamentos via tomada eléctrica (por ser mais rápido) e até deixam o carregador nessa tomada para um próximo carregamento.

Mas será que devemos tirar os carregadores da tomada quando não estão em uso e assim poupar energia?

650x300xshould-you-unplug-chargers.jpg.pagespeed.ic.gnKL1VbYVP


Certamente muitos dos nossos leitores já ouviram falar em “vampire power” (consumo de stand by), ou seja, a quantidade de energia que os equipamentos consomem quando estão em modo standby. Este “modo” é bastante discutido quando se trata de TVs mas no mundo dos smartphones será que também temos razões para ficar preocupados?

Quanta “energia” consume um carregador quando não está em carregamento?

A resposta parece ser óbvia, zero! Na verdade, segundo o teste realizado pelo site howtogeek, o valor apresentado é (aparentemente) mesmo zero (0.0).

Logo a teoria do “vampire power” parece esta aparentemente errada… mas será que está? Vamos a um segundo teste e a contas!

energia_00

Num segundo teste foram usados 6 carregadores que foram simplesmente encaixados numa extensão com múltiplas tomadas. Os carregadores usados eram de um iPhone 6, de um iPad Air, de um MacBook Air (2013), de um Surface Pro 2, de um Samsung Chromebook e de um Nexus 7.

Curiosamente, mesmo não estando a alimentar qualquer dispositivo, o consumo era de 0.3 watts, que pode muito bem ser do LED da extensão. No entanto o autor do estudo refere que o consumo é 0.0 quando avaliou a própria extensão.

The power strip itself — despite its red LED light — registered 0.0 watts when we plugged it in. We started plugging in chargers and watched the meter continue reading 0.0, even after several chargers were plugged in.

Eventually — with six separate chargers plugged in, filling up the power strip’s electrical outlets — we had a solid, measurable reading.

The combined total vampire power draw of this power bar, an iPhone 6 charger, an iPad Air charger, a MacBook Air (2013) charger, a Surface Pro 2 charger, a Samsung Chromebook charger, and a Nexus 7 charger read 0.3 watts.

power_2

Assumindo que os carregadores estariam 24 horas ao dia ligados, 7 dias por semana num ano, isto daria 8760 horas num ano. Contas feitas haveria um consumo de 2,628 kilowatt hora(kWh).

Em Portugal o preço do kWh varia em função do mercado (regulado ou liberalizado), do nível de tensão (Baixa Tensão, Média Tensão, etc.) e em alguns casos do período do dia em que é efectuado.

Considerando uma tarifa Bi-Horária, fora do vazio, o valor  é de 0,18€/hora, isto daria cerca de 0,47€/ano para uma tomada com 6 carregadores (e o led). No caso de consideramos tarifa simples, com um valor de 0,15€/hora, o valor anual seria de 0,39€.

Em resumo…

Não haverá certamente muitos utilizadores que têm 6 carregadores ligados em simultâneo numa extensão. No entanto, como se confirmou, o consumo de energia é pouco significativo logo podemos concluir que podem manter os carregadores ligados sem que isso pese na factura final.

Comentários

101

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis M.
    Luis M.

    A luz da tomada também consome, eu repetia os testes numa tomada sem luz.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, consome pois. Mas deve ser algo mínimo.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Algo como 0.3 watts? hehe

      2. Avatar de Pedro Almeida
        Pedro Almeida

        Muito interessante, lá se vai um mito. Para mim o consumo até é da luz da tomada

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Mesmo nas TVs mais modernos os consumos agora são muito pequenos. Segundo me comentaram, antes as TVs tinham um consumo em standby de 1 ou 2 W agora é 0,5 e até mesmo 0,25W.

          1. Avatar de NewJ
            NewJ

            Mesmo que as TVs consumam 1W em standby, isso não é nada quando comparado com a box da NOS que consome 13W em standby. No outro dia também descobri que o meu AC consumia 3 ou 4w em standby sem qualquer led ligado.., aquilo ligado todo o ano muitas vezes sem sequer usar..

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Pois, é verdade. Depois no final do mês questionamos o valor da factura…

      3. Avatar de Miguel Monteiro
        Miguel Monteiro

        Muito sinceramente, concordo com o Luis M.

        O consumo que se vê aí advém da lâmpada da tomada pois também cheguei a fazer isso (mas apenas com 4 carregadores) e dava-me consumo 0.

    2. Avatar de BlinZk
      BlinZk

      Concordo, o teste devia ser realizado numa extensão ou tomada sem luz ou interruptor.
      E de preferência, devia ser testado um carregador de cada vez, pois poderá haver algum que funcione de forma diferente.

  2. Avatar de João
    João

    “Curiosamente, mesmo não estando a ser usados, os carregadores estavam a consumir 0.3 watts.”
    Não sei se as imagens são retiradas do artigo onde se basearam para fazer este, mas caso estejam não pensaram que estes 0.3 watts possam ser do interruptor com um led que esteja a consumir? Os carregadores estando ligados consomem energia, ou pelo menos durante um pequeno período de tempo. Mas 0.3 watts? Acho um valor um pouco exagerado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, mas mesmo assim o valor é muiiiiiiiiito baixo.
      No entanto, o autor do estudo refere também o seguinte “The power strip itself — despite its red LED light — registered 0.0 watts when we plugged it in”

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Acho que o artigo não se trata se o consumo é baixo ou não, mas sim se consome energia.
        Logo o teste não foi bem feito, houve erro da vossa parte.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Erro de quê? O teste mostra que há consumo (apesar de insignificante). No entanto, tal valor em milhões de casas já dá um número jeitoso. Qual a tua dúvida?

          1. Avatar de Vítor M.

            A dúvida dele é não ter percebido.

            Faltam imagens para ilustrar que em cada casa, por mais irrisório que seja este consumo, somadas milhares de casas, durante um ano, dá um valor grande… mas não colocaste isso numa imagem.

          2. Avatar de Luis
            Luis

            Não precise de ser agressivo. A minha dúvida está na afirmação que fez em cima com letras bem grandes. Afinal quanto consome…..
            No final de contas ficamos todos na dúvida se consome ou não dado que o vosso erro foi testar numa tripla com uma luz. Aí está o vosso erro e aí ficou a minha dúvida. Consome ou não …..???

          3. Avatar de Luis
            Luis

            As letras grandes diz ” Quanta “energia” consume um carregador quando não está em carregamento?”

  3. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Misteriosamente o led da tomada não consome energia por estar ligado? É tudo culpa dos carregadores?

  4. Avatar de Jorge Castro
    Jorge Castro

    Bom, penso que se deixarmos um carregador ligado na tomada mas sem estar a carregar nenhum dispositivo, não haverá qualquer problema em termos de consumo. Mas, por questões de segurança, acho que devemos, especialmente se em casa tivermos crianças pequenas, como bébes que gatinham e mesmo até aos seis anos, de retirar o carregador da tomada, não vá o bébe meter a ficha na boca sem que nós nos aprecebamos e apesar da voltagem ser pequena, pode ser suficiente para causar dissabores nas nossas vidas.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, bem visto. Concordo.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Segundo o que consta nas tomadas com interruptor luminoso, essa lâmpada é de neon, e anda entre os 0.10w e os 0.5w (dependendo da dimensão/fabricante) portanto acho que o que realmente foi medido aí deverá ser 95% da lâmpada e o resto a própria resistência interna da soma dos carregadores colocados.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado pela explicação Miguel

  6. Avatar de krabyweb
    krabyweb

    O primeiro teste de um carregador, será igual ao do segundo teste com 6 carregadores. A diferença é que utilizaram uma régua com led e os 0,3W que aparecem no teste são relativos ao consumo do led.
    Portanto meus amigos, com 52 anos de idade e 36 de profissão em engenharia electrotécnica, qualquer aparelho ligado à corrente desde que não tenha componentes de consumo , que é o caso de um carregador ou outro aparelho electrónico que tenha o “botão” power , não tem qualquer consumo eléctrico.
    Esclarecido ???

    1. Avatar de João
      João

      então um carregador de pc é igual??
      obrigado

      1. Avatar de A. Pereira
        A. Pereira

        Segundo entendi, o carregador do portátil tem luzinha, logo deverá gastar qualquer coisita mas não sou perito nisto.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      É caso para dizer que por muita experiência que se tenha, podemos sempre dizer asneiras!

      1. Avatar de Telmo M.
        Telmo M.

        +1 eheheh Se o engenheiro agarrasse um multímetro e medisse a corrente, iría perceber que há de facto uma corrente residual. É mínima no entanto.

    3. Avatar de Luís
      Luís

      Tenho que concordar com o Nuno. Por muito pouco que estes dispositivos gastem em standby quando comparados com outros equipamentos aqui referidos na secção de comentários, têm que gastar sempre algo. São fontes de alimentação que regulam a sua saída, esteja lá alguma coisa ligada ou não. Não se podem simplesmente desligar e deixar de consumir. Se assim fosse, teria que haver um método para ele próprio saber quando voltar a ligar… Podem até ter técnicas para gastar menos quando necessário, como é o caso de carregadores de alguns computadores HP, mas nunca consomem zero

    4. Avatar de Fábio
      Fábio

      Concordo com o Nuno. Krabyweb, somos colegas de profissão, mas eu tenho muito menos experiência, mas como saberá a própria calibração e sensibilidade do aparelho utilizado para fazer a experiência não é o mais indicado, no entanto, se utilizar um amperímetro com boa precisão e o colocar em série com os carregadores vai ver que vai observar uma corrente. O consumo é muito baixo como esta experiência já o demonstra, mas existe

    5. Avatar de tab
      tab

      Basta uma única resistência no circuito para que exista consumo.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        A própria bobine do primário do transformador em si já é uma resistência. A energia apenas é passada por indução. Se curto-circuitarmos a bobine secundária somente esta irá sofrer danos, embora a ação do calor e do incidente provoque também danos colaterais.
        Enquanto ainda em curto-circuito, pode-se dizer que o transformador está em débito excessivo, mas este consumo se é feito por indução, como é que poderá afetar o comportamento do primário em termos físicos e eléctricos? Não deverá o consumo de um transformador consumir o mesmo seja ele em uso ou em vazio?

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Deixem-me aqui fazer um aparte… Estou obviamente a referir-me a transformadores convencionais de bobines primário e secundário, o que me leva exactamente a considerar que não irá entrar neste contexto se os transformadores dos telemóveis e equivalentes se estiverem a funcionar com transformadores comutados e com conceitos diferentes.

  7. Avatar de NewJ
    NewJ

    Já a box da NOS gasta 13w em standby!!

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      A box não está em standby, está sempre ligada a consumir dados só não transmite imagem.

  8. Avatar de Joao Magalhães
    Joao Magalhães

    A única coisa que o transformador faz é transformar a energia,se não estou em erro de 230ac para 24dc, se não estiver ligado a nada que vá buscar essa energia então o consumo vai ser 0

    1. Avatar de Telmo M.
      Telmo M.

      Os carregadores de smartphones geralmente são de 5V(DC).

    2. Avatar de SSaraiva
      SSaraiva

      o transformador não transforma energia. converte, neste caso, uma tensão mais elevada noutra mais baixa.

  9. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    Depende dos carregadores, como regra quanto mais recentes menos vampiram.

    Já outras fontes (fontes de discos externos, por exemplo) consomem mais é de esperar que com a evolução consumam menos.

    O mesmo com a box. Algumas (antigas) consomem muito (e algumas – a minha – consome o mesmo ligada e em stand-bye). Com regra quanto mais recentes menos consomem.

  10. Avatar de João Martins
    João Martins

    Ora revejam lá a parte da conclusão que estou à nora com aqueles preços (errados). No entanto fico feliz pelo desmistificar disto ^^

      1. Avatar de Diogo Pereira
        Diogo Pereira

        Pedro Pinto, o João tem razão. Se consultares a página 7, na oferta “Casa (com débito direto)”, que é uma das mas vantajosas na EDP, o preço de kWh é de 0,1555€, para quem não tem a tarifa bi-horária. O “fora do vazio” só faz sentido para quem tem a tarifa bi-horária.
        Nesse caso, considerando os 2,628 kWh, teríamos um valor de cerca 0,50€ por ano, valores já com IVA incluído.
        De qualquer forma, o valor não é considerável e congratulo-te pelo excelente artigo.
        A maior questão em deixar a tomada com as fichas ligadas, é o perigo de se queimarem todas as ligações em caso de descarga.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          É só uma questão de se ajustarem os valores. Mas vou então ajustar para o 0,1555€. Para quem tiver outras tarifas pode ver aqui o valor: http://www.erse.pt/pt/Simuladores/Documents/Pre%C3%A7osRef_BTN.pdf

      2. Avatar de Rafael Moreira
        Rafael Moreira

        Errado…
        A esse valor falta adicionar IVA!
        Todos nós, consumidores finais, pagamos IVA… E não é tão pouco quanto isso! O preço por kWh é de 0,2214€. E existem tarifas mais elevadas que essas em muitas habitações portuguesas…
        Reparo que quase todos dão esse erro a calcular custos de energia, ignorar o IVA…

  11. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Chama-se efeito de histerese que faz com que qualquer primário ligado a uma corrente consuma.
    Mais ciencia, menos bitaites

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não há “primário” em nenhum destes aparelhos, não tem transformador de enrolamentos. As perdas por histerese, eram significativas nas fontes antigas que usam transformadores convencionais, de ferro. Agora é tudo fontes comutadas, SMPS, que embora tenham bobines, tem a maioria das perdas por outros mecanismos.

    2. Avatar de Luís
      Luís

      Tem toda a razão. Mas nestes testes estão a ser testadas fontes de alimentação comutadas onde a maior parte da energia consumida sem carga na saída é na chamada corrente quiescente. Por outras palavras, há uma corrente mínima que tem que alimentar continuamente o circuito e continuar a regular a saída a 5v.

  12. Avatar de Arlindo Oliveira
    Arlindo Oliveira

    Há dois tipos de carregadores: um chamado por transformador e outro por fonte de alimentação.
    No primeiro caso é constituído com um transformador físico redutor de entrada de 220 voltes, ao estar ligado à tomada está sempre em consumo.
    No segundo caso o alimentador é constituído por circuitos e componentes de electrónica que só entram em modo activo quando há consumo na sua saída.
    Relativamente ao consumo do Led, devemos considerar irrelevante o seu consumo, os construtores não desactivam o Led ( quando existe) nestas fontes de alimentação para que o utilizador se aperceba da sua ligação à tomada e assim verifica que está pronto a fornecer energia ao equipamento, dando-lhe como garantia que está em boas condições, o que nem sempre isso é verdade.

    1. Avatar de dyniska
      dyniska

      Ora nem mais, era essa interpretação que estava a espera de ser desmitificada e comentada Arlindo.

  13. Avatar de Sam
    Sam

    Atenção às contas. Se o custo médio de 1kWh é 0,18€ então o custo dos 6 carregadores que consomem anualmente 2,628kWh é 0,47€.

    1. Avatar de Mário Sobral
      Mário Sobral

      O maior problema não é o baixo consumo dos carregadores, ou de outros equipamentos, quando estão em stand-bye, que pesa na factura final. O que é elevado são os impostos, taxas e taxinhas que os fornecedores cobram.

  14. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Falam dos consumos mas esquecem-se de referir o mais importante: durabilidade ligado à corrente.

    Estando ligado desnecessariamente está a trabalhar nem que seja por um Led ou resistências intensas e o risco de queimar mais alto.

  15. Avatar de joao
    joao

    0,3 watts=220*I pelo que i=0,0013 amps o que so pode ser o consumo do led.

  16. Avatar de paulo
    paulo

    Chama-se a isso energia reativa

  17. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu sei que é um pouco off-topic (não integralmente) mas os extenders de Wi-Fi são assim tão maus em termos de consumo de energia como dizem por aí? Os da tp-link dizem gastar 3w, isso é muito?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Um TL-WR703N gasta em média 0,5W. Depende muito de cada modelo. Uma coisa que acaba por piorar o consumo é o numero de portas ethernet. O TL-WR703N tem só uma.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Obrigado pela sugestão

    2. Avatar de Alex M.
      Alex M.

      Faz as contas.
      3w X 24horas.x365 dias vai-te dar os w consumidos num ano, divides pó 1000 para transformar em kw e multiplicas por 0,20€ que é o preço do kw com IVA e terás o consumo anual em €

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Pois essa era a fórmula que não sabia ao certo, obrigado

  18. Avatar de sakura
    sakura

    ui..hi. 6 carregadores eu gostava era de saber qual o fator de potencia…….. isso não é AC/DC <-banda de rock.
    de todas as formas o consumo "" é pouco significativo"" mas invalida o teste.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Fator_de_pot%C3%AAncia

    1. Avatar de Manel
      Manel

      Eles estão a medir potência activa. Se medissem a corrente é que precisavam do FP. O que pagas em casa é a potência activa

      1. Avatar de sakura
        sakura

        “”Eles estão a medir potência activa””

        isso não é uma rede linear, (diodos) o teorema de Fourier não é valido.

        o aparelho de medida não tem “”capacidade”” para medir a corrente, I=Z*I e Z!=jLw ou j/Cw. naõ linear.

        “o que pagas em casa é a potência activa”
        quando se calibra o contador para cos pi=1 É.
        mas………..

  19. Avatar de Kaynrath
    Kaynrath

    Obrigado pelo artigo 🙂 muito útil

  20. Avatar de Nuno
    Nuno

    Isso está regulado. Podem ver que a maioria dos “transformadores/carregadores” tem um “V” a indicar a classe de eficiência. Brevemente terão de ser “VI”.
    Um típico carregador de telemóvel tem de consumir menos de 0.3W quando está desligado. Um de portátil pode consumir até 0.5W.
    Com a norma VI esses valores passam a ter máximos de 0.1W e 0.21W, respectivamente.
    Há mais factores a considerar para alem do consumo de energia, como a redução da vida do aparelho.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Nuno. Obrigado pela explicação. Já há alguma informação sobre a “VI”? Podes partilhar?

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Os standards são muito confusos. Mas este fabricante de fontes de alimentação fez um resumo “digerível”: http://www.cui.com/efficiencystandards

  21. Avatar de jorge
    jorge

    As tomadas como sinalização usam lâmpadas neon, são usados LED quando inclui mais algum circuito tipo de proteção ou sensor de consumo.

    Estar ligado todo o dia não implica desgaste ou perigo de queimar porque foram projectados tendo isso em conta. É mais prejudicial estar a desligar e a ligar porque o aquece/arrefece afecta os componentes electronicos ao longo do tempo de uso.

    1. Avatar de Arlindo Oliveira
      Arlindo Oliveira

      Caro Jorge,
      completamente de acordo.

  22. Avatar de Rui Lucas
    Rui Lucas

    Aquece? Se aquecer gasta. Simples.

  23. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Boas, mas será bom para os próprios carregadores estarem sempre ligados à corrente? Assim como por exemplo o portáteis estarem sempre ligados à corrente? (Em termos de desgaste)

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Os picos de tensão não são bons para ninguém…

  24. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Bom, deixei o carregador do telemóvel ligado SEM telemóvel, por duas vezes: a primeira e a última. Porque quando voltei a tentar carregar, o carregador tinha pifado. Conclusão (minha, naturalmente) :até pode não gastar muito, mas não me parece nada saudável.

    1. Avatar de PF
      PF

      Como é que isso é possível? Tenho e tive dezenas de carregadores, alguns a funcionar à mais de 10 anos, e nunca ouvi falar num carregador pifar à 2ª vez que foi ligado à tomada..

      1. Avatar de Arlindo Oliveira
        Arlindo Oliveira

        Peço desculpa mas insisto: não pode ser carregador com transformador de entrada 220 voltes, estes são antigos e estão sempre em consumo.

  25. Avatar de Hugo
    Hugo

    Mas isso nao depende dos transformadores usados? é que dependendo das marcas ou das versoes brancas, um transformador normal consome sempre energia mesmo que nao esteja em carga no terminal de saida! o que pode haver agora nos carregadores das marcas mais conceituadas, é terem electronica que corte a energia assim que detectem o fim de carga dum telemovel ou qdo é desconectado o tlm do carregador…
    ..Mas fora isso ainda ha as cargas que possam existir se o tlm continue ligado ao carregador mesmo muito tempo após ter efetuado a carga do tlm, ha ou nao ha consumos nestes casos? ha quem diga que o software do tlm corta tb a carga do carregador para que este nao esteja sempre a tentar carregar o tlm, ha quem invente cabos que ligam o carregador ao tlm que fazem isso internamente (é estranho é esses cabos possuirem luzes e iluminaçao que às tantas tornam a tecnologia de baixo consumo, pouco ou nada de baixo consumo!) e saber se todos os tlms conseguem “desligar-se” ao carregador após bateria carregada ou só alguns?…
    Era interessante era fazer-se testes com varios tlms e varios carregadores, e até testes de consumos dos aparelhos de medição de consumos, pois mesmo que tenham baterias ou pilhas internamente, ha muitos que podem usar a corrente da tomada pra fazer as mediçoes e logo pode haver consumos mesmo associados a esses aparelhos de mediçao!..

  26. Avatar de Filipe
    Filipe

    Um teste bom seria a das boxes das tv por cabos… mtos penso eu apenas desliga a tv e a box so dp de algum tempo se desliga.. poderiam fazer as varias simulaçoes…

  27. Avatar de M.Fontes
    M.Fontes

    Tenho uma máquina de café Krups manípulo desligada (sem o led ligado), só com a ficha. E consome vários watts, tipo 6 ou mais. Tiro sempre a ficha.

  28. Avatar de Invision
    Invision

    Já tinha visto um teste semelhante…eu deixo sempre o carregador na tomada, não justifica o trabalho de estar a tirar e a por

  29. Avatar de Daniel
    Daniel

    Podiam era fazer os testes para os novos carregadores wireless, tenho dúvidas de como funcionam, será que só gastam quando detectam o telemóvel ou estão sempre com o campo magnético ligado?

  30. Avatar de Flash
    Flash

    Estes leitores de consumo são na sua esmagadora maioria são pouco sensíveis. Para efectuar um teste fidedigno teria de se usar um equipamento mais sensível e sem uma tomada mas por leitura directa, até porque à um teste simples que todos podemos fazer em casa que prova que à consumo e o teste consiste em tocar no carregador, e na esmagadora maioria dos casos o mesmo está “quente” isso devesse no facto de um carregador não ser mais do que um vulgar transformador eletrifico e como tal ter todo um circuito interno de transformação de 220v para o valor requerido pelo smartphone, e como toda a gente sabe à resistividade eléctrica nestes equipamentos como tal gera energia na forma calorifica e como o ar não é de certeza que provoca este aquecimento significa que por muito baixo que seja o consumo o mesmo existe, individualmente o mesmo é quase inexistente mas se o multiplicarmos por milhões ou biliões a coisa já muda, nestas coisas temos que pensar como um todo e não individualmente.

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      A maior parte dos carregadores agora são electrónicos e não com transformadores de bobinas.. e não não estão quentes quando não estão em carga..

  31. Avatar de Kelvin
    Kelvin

    O meu eu queimou de deixar na tomada sem o celular conectado

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      e que carregador era? marca chinoca ou algum modelo antigo ou algum dos actuais e marca tlm smartphone?

  32. Avatar de vpr127
    vpr127

    O pior é o risco de incêndio. Apesar de não estarem a carregar o telemóvel, mas por estarem ligados a corrente eléctrica muito tempo podem incendiarem-se e destruírem uma casa. Isto já ocorreu tantas vezes, e eu já presenciei uma, por isso devem ter cuidado quando deixam estes e outros equipamentos muito tempo ligados á corrente eléctrica.

  33. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    O consumo é do LED.
    Não havendo circuito fechado, não há electrões em movimento, logo não há corrente, consumo 0.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      um transformador por si só é ja um circuito fechado.. agora se os carregadores ja teem electronica pra cortar mesmo a fonte do transformador ja é outra conversa.

  34. Avatar de André
    André

    E o desgaste que provoca nos carregadores de estarem 24/7 ?~
    O tempo de vida útil ?
    se um carregado ao fim de 2 anos for à vida…
    20 – 50€ … dependendo da marca/modelo.

  35. Avatar de JoséP
    JoséP

    As fontes de alimentação mais antigas eram pesadas e volumosas porque, no seu interior, se encontrava alojado um transformador de núcleo magnético, tipicamente em ferro laminado.
    Este elemento tratava da conversão de 220 Volt AC/50Hz em tensões mais baixas: 24, 12, 6 Volt (ainda em AC/50Hz). A eletrónica a jusante tratava da conversão em DC (ponte de díodos) e respetiva estabilização (condensadores, transístores).
    O consumo destas fontes em vazio resumia-se às correntes residuais dos enrolamentos do tranformador e dos circuitos eletrónicos de conversão e estabilização em DC.

    As fontes modernas são substancialmente diferentes. Foi eliminado o elemento pesado e volumoso – o transformador.
    São totalmente constituidas por elementos eletrónicos que tratam de todo o processo – redução dos 220 Volt AC para os agora típicos 5 Volt DC das portas USB.
    O próprio princípio de funcionamento é muito diferente. São realizadas todas as operações com circuitos comutados (daí chamarem muitas vezes a estas fontes “Fontes comutadas”), com osciladores em frequências elevadas.
    Em funcionamento normal, estas fontes em vazio consomem praticamente zero, mas não é zero absoluto. Temos sempre presente os 5 Volt DC na saída, estando os circuitos comutados em funcionamento.
    Na minha opinião, um funcionamento permanente destas fontes, seja em carga ou em vazio, provoca um desgaste adicional nos componentes eletrónicos. Em caso de funcionamento deficiente, começam a aquecer mais do que o normal e a consumir mais. Para além disso, esse funcionamento deficiente está tipicamente associado a um aumento do ruído eletromagético dos circuitos em oscilação a frequências elevadas, que causam interferências, por exemplo, em circuitos ADSL. Muitas pessoas queixam-se de baixa velocidade na internet suportada em ADSL e nem suspeitam que a fonte do ruído interferente está dentro de sua casa.
    Experimentem aproximar um receptor de rádio em AM duma destas fontes. Pode ser a fonte de um PC, duma BOX de TV, ou outra qualquer. Experimentem o ruído em vazio, sem nada ligado na saída, e depois em carga. É interessante o ruído eletromagnético que temos em casa, sem darmos conta.

    1. Avatar de vitor
      vitor

      se temos sempre 5V na saída desses transformadores e os circuitos electrónicos sofrem desgaste mesmo em vazio, como é que o consumo é “praticamente zero”?

    2. Avatar de vitor
      vitor

      e relativamente ao ruido no sinal adsl, como é que se evita/livramo-nos desse ruido? evitar ter varios transformadores ligados na mesma tomada do transformador do router? ou evitar ter por perto esses transformadores?

  36. Avatar de Renato Barbosa
    Renato Barbosa

    o carregador do meu portátil já medi uma vez e desligado do pc consome 3…4w

    Tenho uma lâmpada led na sala só para dar conforto ao ver tv, consome 3w 🙂

  37. Avatar de neri
    neri

    Até há pouco tempo, tinha um transformador de uma powerbox que em standby que gastava quase 7W… :/
    Tenho todos os equipamentos da sala e escritório ligados a tomadas com interruptor o qual está desligado sempre que não estão a ser utilizados… adoptei esta politica há 1 ano… não há cá standby para ninguém…poupança média de 10€/mês na factura da electricidade!

  38. Avatar de Daniel
    Daniel

    Os carregadores hoje em dia usam fontes comutadas, que se chamam na giria técnica conversores AC-DC, alguns possuem vários estágios de conversão, filtragem, regulação estabilização, protecção e controlo. Dependendo a complexidade da fonte e funcionalidades integradas, existe sempre consumo para manter esses circuitos em funcionamento, mesmo sem a fonte estar em carga. Mas é um consumo minimo na ordem normalmente das dezenas de miliamperes ou até menos.
    No teste o aprelho que é usado para medir, aparentemente tem uma resolução simplesmente demasiado elevada para medir a potencia instantanea com uma corrente de miliamperes a 230V. Logo o teste é comprometido pelo tipo de aparelho que não é o indicado. Qualquer pessoa que tenha frequentado formação na área da electriciadade estudou que em instrumentação electrica se deve de usar aparelhos de medida calibrados ou com capaciade de serem ajustados a uma escala o mais próxima possivél da grandeza que se vai medir!
    Isto serve simplesmente para reduzir o erro de media e aumentar a precisão da mesma!
    Conclusão, teste com pouca ou nenhuma credibilidade do ponte vista técnico cientifico, com resultados extrapolados a partir da presunção de algo que não se consegiu apurar com a experiencia prática!

  39. Avatar de Manuel
    Manuel

    Para fazer um teste desta natureza não podemos usar um destes contadores de energia! A precisão é baixa e têm normalmente erros de leituras com baixa corrente. Estes contadores de tomada são interessantes para ter uma ideia se o meu aquecedor gasta 1000Wh ou 2000Wh, mas não para isto…

  40. Avatar de Maria
    Maria

    O meu problema não é se consome energia ou não, pois se consumir, é um valor mínimo. O problema é se o carregador pode ficar danificado mais rapidamente por estar sempre ligado à tomada. Essa é a minha dúvida!

  41. Avatar de Fernando Santos
    Fernando Santos

    Boa tarde
    caros anmigos
    Como eu sou do tempo em que um kilo de arroz custava um 20 centavos
    tudo o que esta ligado a uma tomada de corrente tem consumo.
    E respondo com a velha máxima para quem não sabe qual é a energia mais barata.

    Eu repondo :

    Veja a resposta mais abaixo

    É a que não se consome.

  42. Avatar de Miguel p
    Miguel p

    Olhem para as vossas faturas e já vêm onde está o consumo. Quase tudo são taxas e taxinhas!