Declaração de IRS: Descarregue a nova app IRS automático

28 Comentários

A entrega da declaração do IRS relativa a 2021 pode ser realizada a partir de hoje, até 30 de junho. Para ajudar em todo o processo, a Autoridade Tributária e Aduaneira lançou a nova APP IRS automático.

Esta app é simples, intuitiva e rápida, num processo que nem sempre é motivante.


A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) deverá encurtar os prazos de reembolso do IRS, nos casos em que é devido, este ano, em relação ao que aconteceu no ano passado. “A expectativa é retomar o prazo de reembolsos pré-pandemia , ou seja, reembolsar todos os contribuintes num prazo médio de 17 dias (no caso do IRS automático pode ser em cerca de 12 dias e nos restantes casos de 19 dias)”.

A entrega da declaração de IRS tem de ser feita pela internet e poderá ser automática ou manual. Será automática se for pré-preenchida pelo fisco, e manual se for o contribuinte a introduzir os dados.

Declaração de IRS: Descarregue a nova app IRS automático

APP IRS automático disponível para Android e iOS

O período de entrega da declaração de IRS referente aos rendimentos obtidos em 2021 tem início a 1 de abril e termina a 30 de junho. Com a app IRS automático 2021, pode facilmente submeter a sua declaração de 2021 desde que esteja abrangido no IRS Automático.

Após a sua declaração estar entregue, também pode usar esta aplicação para obter a prova de entrega ou o comprovativo.

Declaração de IRS: Descarregue a nova app IRS automático

Segundo a Autoridade Tributária e Aduaneira revelou no Facebook, a app está disponível para iOS e para Android. No entanto, segundo uma pesquisa por parte do Pplware, a versão para Android ainda se mantém na versão para 2020. Assim que o link esteja atualizado, disponibilizaremos aqui.

Se precisar de ajuda para entregar a sua declaração de IRS pode agendar atendimento presencial, com a Autoridade Tributária e Aduaneira, sem filas e esperas.

 

Homepage: Autoridade Tributária e Aduaneira 
Preço: Gratuito

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Roy Almaister
    Roy Almaister

    Por acaso fiz o meu cedinho (7 da manhã) no site das Finanças e funcionou às mil maravilhas (automático)…

  2. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Estou admirado que às 10/11h ter aceito a declaração e que tenha sido muito rápido O.o

    1. Avatar de deeppurple
      deeppurple

      *aceitado

  3. Avatar de A.M.
    A.M.

    Fizeram da declaração de IRS uma espécie de “corrida ao ouro”!! As notícias nos últimos dias dão para pasmar!!!
    “já só faltam 3 dias para se poder enviar a declaração de IRS”…..”já só faltam 2 dias para se…. “está quase a começar o prazo para entrega do IRS”!!!
    Isto está tudo doido. Hà uns anos atrás era, ” já só tem 3 dias para entregar o IRS”….o prazo da entraga de IRS está quase a terminar!!”, etc, etc.
    Parece-me que este último, tinha um pouco mais de lógica, até porque na altura (ou desde sempre) toda a gente guardava para o último dia. Agora (pasme-se) passou-se para exatamente o contrário. E curiosamente as pessoas estão com pressa de enviar o IRS (veja-se o comentário de Roy Almaister) que no primeiro dia até parece ter-se levantado às 7h da manhã para enttregar o IRS!! ….ah dinheirinho, que estás a fazer tanta falta!!!!

    1. Avatar de Roy Almaister
      Roy Almaister

      Boas. Há quem se levante para ir trabalhar o que não deve ser o seu caso e por acaso sim o dinheiro faz-me bastante falta. Pelo menos o que vier a receber irá safar-me para pagar algumas facturas que tenho em atraso. É que eu devo ser a unica pessoa que frequenta este blog que ganha pouco mais que o ordenado minimo e não tem ninguém para “xular” como muitos de vocês por aqui que devem ganahar por mês mais de 5 mil euros…

      Abraço…

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Se recebe o ordenado mínimo, eventualmente não irá ter grande reembolso

        1. Avatar de Roy Almaister
          Roy Almaister

          É o mais certo mas o que vier será muito bem vindo… 😀

          1. Avatar de Luís
            Luís

            Se não fizer retenção na fonte, nunca terá reembolso!

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        E qual o problema com alguém que ganha 5k, 10k ou mais?
        Provavelmente trabalham e nem sequer têm um horário fixo, muitas vezes nem feriados nem fim-de-semana e até se trabalha nas férias a partir de um qualquer hotel onde estás a pagar acima dos 500€ por noite.
        A vida nao é fácil para ninguém que tenha de trabalhar, e quem ganha relativamente bem muitas vezes tem situações de work-life balance deprimentes ou até mesmo relacionamento social ou familiar, por isso comecem a pensar antes de criticar, o que cada um ganha e o que cada um trabalha é o resultado das escolhas que fizeram e que continuam a fazer.

        1. Avatar de Luís
          Luís

          Tal e qual… Quem mais esforça normalmente (sempre) tens menos benefícios.
          Trabalha mais paga mais… siga

        2. Avatar de Roy Almaister
          Roy Almaister

          Se tivesses lido o que eu escrevi antes “talvez” tivesses atingido o que eu quis dizer, mas como já percebi que a inteligência desse lado deve ser mínima terminamos por aqui. Abraço e cuida-te

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Não fizemos isso no Pplware…nem isso nem com a mudança de hora

      1. Avatar de A.M.
        A.M.

        Pedro, esta “crítica” não é para esta notícia, muito menos para o Pplware!! Isto está a passar-se mais ao nível das TV’s!! Esta vossa notícia é sim uma informação útil e que certamente irá agradar a muita gente mesmo!! E falo por experiência própria, pois costumo enviar IRS de amigos que me pedem, por estar mais nesta área. No entanto, reconheço que enviar o IRS ainda é tipo ” um bicho papão”. Só a ideia mete medo a muita gente!! Nesse sentido, ajudar as pessoas a tornar-se autónomas facilitando a compreensão e respectiva entrega do IRS é de louvar!! Por isso também estão de parabéns pela notícia.
        Abraço.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas
    A app para Android já está disponível.

  5. Avatar de JR
    JR

    Uma pessoa que viva sozinha a pagar aluguer de casa, contas etc ainda tem que pagar IRS.
    Que anedota de governo…….

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Podes viver sozinho e pagar renda de casa… É ter 10 mil euros de vencimento mês! Não querias pagar imposto?
      Eu também não mas entendo a necessidade do imposto. Se quiser discutir a sua aplicação e distribuição estou aqui. Bom fim de semana amigos.

      1. Avatar de JR
        JR

        Não são necessários 10k mensaveis para se viver de forma decente / bem em PT.
        O meu rendimento não chega, nem perto, de tais valores.
        Não digo que não quer pagar imposto.
        Situação é anteriormente, quando não tinha despesas, não recebia mas também não pagava e era feito sozinho.
        Por isso não faz sentido estar agora a pagar IRS quando tenho despesas constantes.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Cuidado, as despesas com renda de casa não entram de forma automática, tens que inserir manualmente.
      É praticamente impossível com uma renda de casa seja qual for o ordenado que tenhas de pagar IRS.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Discordo. O facto de pagar r3nda, mesmo que rendas avultadas estão limitadas na dedução. Logo paga imposto em função do alto rendimento. Algum que ganhe 5k por mês garanto que paga imposto. E muito! Muito!

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Nao se trata disso, trata-se de apresar o senhorio declarar as rendas no portal do e-arrendamento as mesmas não ficam automaticamente na declaração de irs dos arrendatários, os mesmos têm de declarar o valor de forma manual no anexo H.
          CUIDADO

      2. Avatar de JR
        JR

        As mesmas são inseridas pelo senhorio. E foi confirmado por mim antes do fim de Março.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não estás a perceber, essas são inseridas pelo senhorio mas as mesmas não entram no IRS a menos que as declared manualmente.
          Isto é assim desde sempre e o estado faz de propósito para não dar esse benefício de forma automática pois há muitos como tu que desconhecem isto e nao verificam.
          Sou senhorio e sempre que apanho novos arrendatários faço questão de lhes explicar isso para que eles aprendam a deduzir as rendas no IRS que elas não vão la parar de forma automática.

          1. Avatar de JR
            JR

            Eu questionei isso ao senhorio e ele disse me que não precisava….
            E os valores da renda estavam lá demonstrados
            Mesmo assim é neecssário inserir novamente?
            Não irá duplicar?

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Se não inserires não entra no IRS, uma coisa é o que o senhorio faz no e-arrendamento, outra é aquilo que tu tens de fazer no teu IRS que é declarar as tuas despesas, as de arrendamento o pessoal das finanças deixa-as de fora de propósito para os menos atentos não terem benefício.

  6. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Ganho certa de 14mil anuais. Paguei em 2021 certa de 1000€ em IRS. Fiquei perplexo quando vou fazer a simulação de entrega de IRS 2021 e tenho que pagar mais 325€.
    É esta a equidade fiscal.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Vocês precisam de Literacia financeira e começar a analisar o porque dessas coisas para fazerem melhores decisões financeiras ao longo do ano.
      Ex: em 2020 tive menos rendimentos e recebi 9000€ de reembolso, já em 2021 tive muito mais rendimentos mas como foram de origens diferentes e não fiz logo retenção na fonte vou ter de pagar 10000€.
      É importante percebe a origem dos rendimentos, a retenção na fonte e saber aproveitar tudo o que sejam despesas dedutiveis em sede de IRS, além das do e-fatura comecem a olhar para PPRs por exemplo e façam as contas ao benefício de IRS que isso vos trás.
      Para aqueles como eu que são senhorios, boa sorte.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        A parte da Literacia Fiscal… somos muito deficitários, não sabemos como se processa e depois “criticamos”, mas a carga fiscal é sem dúvida brutal.

        Ps: na minha dissertação de mestrado acabo por infelizmente confirmar a nossa diminuta literacia fiscal.