Cuidado onde carregam o smartphone durante a noite

34 Comentários

iPhone destrói por completo um quarto após incendiar-se.

As notícias sobre dispositivos móveis que se têm vindo a incendiar são cada vez mais frequentes e assustadoras. Depois dos muitos problemas com o Galaxy Note 7, que levaram a Samsung a parar a produção e a retirar este modelo do mercado e de recentemente uma mulher ter sofrido queimaduras num braço por causa de um iPhone 7, agora chega-nos a informação que um iPhone destruiu por completo um quarto após incendiar-se.

iphone_00


Caitlin Rae Durant, uma jovem de apenas 15 anos de Morfa Bychan, norte do País de Gales, revelou que o seu quarto foi totalmente destruído após um incêndio que foi causado por um iPhone. Segundo a rapariga, o iPhone ficou a carregar durante a noite no quarto, tendo originado o incêndio.

iphone_03

De acordo com os bombeiros, que publicaram entretanto fotografias do sucedido e um alerta às pessoas, o incêndio aconteceu porque o carregador do iPhone aqueceu demasiado e estava em cima dos cobertores da cama.

iphone_02

 

Autoridades deixam o aviso

Antes de dormir verifiquem que os carregadores estão num sítio arejado. Não deixem os carregadores cobertos ou em tomadas triplas que possam sobreaquecer. As entidades sugerem que tenham atenção nos carregadores que possam estar muito tempo ligados à energia sem qualquer supervisão do utilizador, fazendo com que um problema menor (como um aquecimento) possa traduzir-se num grave acidente, como o que aconteceu. São cada vez mais frequentes os acidentes com smartphones que aquecem ao ponto de incendiarem a casa das pessoas.

Para a mãe da jovem, além dos danos causados pelo fogo e pelo fumo, a água usada pelos bombeiros originou também inundações e danificou outras partes da casa.

Via: Dailymail

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Infelizmente acontece muitas mais vezes do que se julga. Soube de um caso em que o iPhone ardeu e a pessoa faleceu por inalação de fumo.

    1. Avatar de Helder Bandeira
      Helder Bandeira

      Ardeu o quarto todo mas o fio e a ficha de tomada nem pretas estão muito intesante.

      1. Avatar de JM
        JM

        Se reparares bem na fotografia do quarto ainda lá está ligado do lado esquerdo da cama e aquela parte safou-se por não ter nada que pega-se fogo. Os cabos no entanto podem não se queimar por completo se por exemplo for queimado numa ponta .

        1. Avatar de José Moreira
          José Moreira

          Se calhar querias dizer “pegasse”. Deixa lá, acontece aos melhores. A mim, acontece (ou será “aconte-se”?) muitas vezes.
          Agora, a sério: escreve-se muito mal, por aqui…

      2. Avatar de ConquistadorTuga
        ConquistadorTuga

        Pois, es o especialista, se não fosse possível a policia teria reparado nisso.

      3. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Sim, já sabemos que vai haver uma desculpa e que nada teve a ver com o iphone, como a outra rapariga que queimou o braço.

      4. Avatar de Lacerda
        Lacerda

        Intesante ?????? Ahahahah se nem português sabes falar ..como sabes interpretar como o fio nao ardeu

  2. Avatar de Pirata
    Pirata

    Mais uma iFeature.

  3. Avatar de n3o
    n3o

    O meu carregador “android” é colocado na tomada, a não ser que os iphones sejam diferentes como vai o carregador parar em cima da cama? E não falem em extensões pois as extensões devem e têm de estar fixas na parede ou chão e fora de potenciais riscos.

    1. Avatar de P
      P

      Tens de ler a notícia toda, e pelos vistos a source. No Dailymail não se fala em problema com o carregador, dando a entender que o fogo começou no equipamento, por este ter sobreaquecido devido a estar coberto.
      Apenas falam do carregador para dizer que este era original.

      1. Avatar de Vítor M.

        Segundo os bombeiros, o incêndio terá começado no cabo. O cabo faz parte de carregador,

  4. Avatar de Freitas
    Freitas

    Acredito mais que foi a bela iluminação que ela tinha, que se incendiou.

      1. Avatar de Alexandre Miguel
        Alexandre Miguel

        +2

  5. Avatar de Dias
    Dias

    Certamente um problema de tradução. O carregador está inteiro e não ardeu, segundo o iPhone aparece destruído. Onde é que foram buscar a notícia? Quando verificam que a história parece estranha, continuam a falar do carregador…. bem a não ser que os cobertores da cama tenham tomadas ou extensões incorporadas. No fim isto é nada mais que uma feature da Apple, uns usam cobertores eléctricos de aquecimento, outros usam iPhone.

    1. Avatar de NT
      NT

      Realmente estava a pensar no mesmo… O problema do carregador? mas o carregador está “ok”.
      Muitas das vezes nem é o carregador nem o telemóvel (samsung, nokia, apple, etc) mas sim o cabo. Porque um cabo danificado aquece (não é necessário estar descarnado, basta estar partido/dobrado o que acontece muito junto da ficha porque o pessoal tem a mania de se “apoiar” no cabo) e isso sim acredito que tenha sido a origem do incêndio.

      1. Avatar de Cuidado com os cabos
        Cuidado com os cabos

        Este link é a notícia original dos bombeiros – que incluiu um vídeo a mostrar como o incêndio começa facilmente nos cabos

        http://www.nwales-fireservice.org.uk/news/2016/11/18/fire-in-morfa-bychan/?lang=en

    2. Avatar de Vítor M.

      Os bombeiros dizem que o incêndio começou no cabo. O cabo faz parte de carregador.

  6. Avatar de rodrigo amaral
    rodrigo amaral

    com fogo não se brinca… todo cuidado é pouco principalmente a noite. Esses casos servem de exemplo para termos mais atenção quanto aos telemóveis celulares.

  7. Avatar de Eu
    Eu

    Tenho imensa pena deste ifanáticos que não aceitam que a apple também tem problemas.
    São mesmo tristes

    1. Avatar de Freitas
      Freitas

      Eu não sou e nem ligo para a Apple, mas neste caso é estranho, mesmo a notícia não é conclusiva, a cama dela parecia uma árvore de natal, por isso a muitos senãos.

  8. Avatar de Fernando
    Fernando

    O iPhone já existe há 9 anos, tal como a maioria dos smartphones tal como os conhecemos.
    No entanto, só agora é que se torna necessário ter cuidado com os carregadores, deixá-los em locais arejados, bréu-béu-beu, pardais ao ninho.
    Tretas!! Fabricam carregadores de fraca qualidade, antecipam as datas de lançamento dos produtos e depois os utilizadores é que têm de ter cuidado.
    Enfim, continuam a atirar-nos com areia para os olhos…

    1. Avatar de Vítor M.

      Só agora? Não, sempre, até porque se não houver certos cuidados… os acidentes acontecem (todos os anos há casos relatados).

      Quanto aos acessórios… também é verdade que nem sempre são da melhor qualidade, basta lembrar que há um ano a Apple andou a recolher uns acessórios do carregador do iPad que aquecia demais…. era fraco vá!

      Mas há alguns procedimentos de segurança que temos de ter.

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Trabalhei na TMN durante 8 anos, iniciei a minha actividade uns meses antes do lançamento comercial da Optimus. Se houve algo que seguisse atentamente durante anos foi o mundo dos telemóveis.
        Mesmo estando ciente da diferença de terminais em circulação na altura comparado com o agora, nunca houve relatos de incêndios causados pelo carregamento de telemóveis. Era “botar à carga” e estava feito.
        Hoje em dia não, parece que se tornou norma haver incêndios em equipamentos de topo de gama.

        1. Avatar de Vítor M.

          Provavelmente e quando foi do acontecimento do Note 7, alguns especialistas explicaram o porquê de hoje em dia as baterias estarem mais instáveis. Resumindo, as baterias hoje têm de ter mais carga, menos peso, menos tamanho e mais vida útil. Esta equação leva a um resultado: baterias menos resistentes aos estados limite.

          Falamos em evolução, tecnologia, internet das coisas e um sem número de novidades electrónicas. Mas de onde vem a sustentabilidade? No tempo moderno onde reina a mobilidade onde está armazenada a energia? Nas baterias… isso devolve-nos o parágrafo anterior. Estamos num loop imperfeito. Acrescentando a pressão exercida sobre o preço do produto final, há que subtrair ao preço e à qualidade dos materiais. É esta a realidade e por isso vemos hoje mais casos destes.

          1. Avatar de gt300
            gt300

            ” Acrescentando a pressão exercida sobre o preço e o produto final, há que subtrair ao preço e à qualidade dos materias…” Qual pressão exercida sobre a preço do produto final só o de fabrico, porque o de venda é extremamente alto e implicaria equipamentos de qualidade. A culpa não é nada mais do que dos consumidores que compram marcas, não equipamentos de qualidade com os devidos testes de qualidade efectuados, a velocidade que saem os equipamentos é impossivel serem testados de forma intensiva. Enfim são as mentalidades que temos o que é caro é bom. É apenas uma opinião a qu todos têm direito.

          2. Avatar de Vítor M.

            Estás enganado. Não é tudo lucro, não podes esquecer todo o peso dacestrutura Apple, desde a investigação á distribuição.

  9. Avatar de xico
    xico

    Mais uma Ivigarice

  10. Avatar de Roger
    Roger

    Aqui o problema não é o equipamento! Muito menos ser iphone, android, carregador chinês etc. Foi “apenas” negligência. Há avisos que acompanham os equipamentos, para prevenir “acidentes” como este mas ninguém lê! Além disso há jogos/aplicações que fazem certos equipamentos aquecer bastante, mais ainda quando estão a carregar. Uma vez o meu humilde android desligou-se (apareceu um aviso de sobreaquecimento e desligou mas não sei se é normal em todos, não fui investigar) quando o tinha a fazer de GPS e ligado ao isqueiro do carro, isto num dia de +30º! Eu achei normal pois estava estupidamente quente e até pensei “porreiro desligou-se e não fritou”. Não comecem com a discussão da melhor marca/equipamento etc, pois parece que ainda não perceberam que o melhor equipamento, é o que melhor se adequa às vossas exigências. Ainda bem que podemos escolher…

  11. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Se não fosse um iPhone o título não seria o mesmo

  12. Avatar de ruca
    ruca

    o titulo do artigo deveria ser: “iPhone destrói por completo um quarto!!!!”

  13. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    Por isso desligo o telefone antes de dormir, para poupar bateria, e se precisar de carregar só no dia seguinte ou no dia anterior…