Cuidado! Não faça também parte do ataque que circula no WhatsApp

23 Comentários

É utilizador do WhatsApp? Como utilizadores de serviços digitais, hoje em dia temos de estar atentos a tudo o que nos chega. Já sabemos que os cibercriminosos fazem de tudo para conseguir obter o que querem e, normalmente, os esquemas até são simples… mas funcionam!

No WhatsApp circula um esquema de Engenharia Social com o objetivo de roubar dados dos utilizadores. Além disso, o utilizador passa a fazer parte do esquema! Saiba como tudo funciona.

Cuidado! Não faça também parte do ataque que circula no WhatsApp


Designa-se por engenharia social o processo de tentar convencer alguém de algo fictício, usando interações que podem revestir várias formas: mensagens de correio eletrónico, interações através das redes sociais ou mesmo chamadas telefónicas. Eis algumas técnicas de engenharia social:

  • personificação da vítima
  • pesquisas ao lixo
  • espionagem
  • escuta não autorizada de chamadas
  • obtenção de informações através da proximidade
  • discurso convincente
  • falsas histórias
  • inserção de unidade usb infetada no posto de trabalho
  • mensagens não solicitadas (pop-ups, spam-mail, phishing, smishing, vishing)
  • software malicioso (malware) pharming
  • footprinting
  • e ainda existem técnicas de engenharia social inversa como a sabotagem/publicidade de resolução de problema a de auxílio.

Com muitos destes atos o atacante consegue a satisfação da vítima e a sua confiança.

Esquema fraudulento circula no WhatsApp

De acordo com a ESET, há uma mensagem a circular no WhatsApp que “oferece” máscaras reutilizáveis grátis para a COVID-19 e são da marca Adidas. Depois do utilizador clicar no link, é reencaminhado para um formulário que solicita um conjunto de dados pessoais. Além disso, o esquema obriga a que o utilizador partilhe esta armadilha com outros contactos, passando a vítima a fazer parte do esquema.

Um outro truque usado na mensagem é o facto de indicar que a oferta é para todo o país, não especificando qual.

Cuidado! Não faça também parte do ataque que circula no WhatsApp

Se recebeu esta mensagem deverá apagá-la de imediato. Como referido, o objetivo é roubar dados pessoais dos utilizadores e também “amplificar” o ataque ao obrigar os utilizadores a enviarem o esquema para os seus contactos.

Leia também…

WhatsApp: Especialista ensina “um truque” para podermos ler as mensagens apagadas

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Só um parolo é que cai nisso ao terminar num dominio .ru e mascarás grátis, vindo de uma empresa que teve quebras na bolsa durante a pandemia. Alem de que o dominio nem o nome da adidas têm, estes atacantes pá..

    Cair nisso é como cair em algo tão básico.

    Telegram é 10x melhor que WhatsApp.

    1. Avatar de JA
      JA

      Salvo erro o telegram foi criado na russia em 2013… 🙂

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      O telegram foi criado no país mais shady do mundo. Por isso não acredites em tudo o que lês na internet. Continua a aplicar-se aquela frase “se o produto é free, então o produto és tu”.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Deixa te de lengas lengas e o WhatsApp não é grátis? Entre WhatsApp e Telegram é.muito melhor o Telegram.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Se tu o dizes lol

        2. Avatar de Luís
          Luís

          Então e o signal, também é grátis!

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Entre os russos e os americanos a espiar, não sei qual o pior.
        No entanto como produto o telegrama é muito superior.

        1. Avatar de Palavra do Senhor
          Palavra do Senhor

          São assim tantas as funcionalidades que tornam um melhor que o outro? Já usei o telegram e faço no whatsapp o mesmo que no telegram.

          1. Avatar de Spoky
            Spoky

            Fazes? Onde anda a parte de esconder uma pessoa no grupo? Não tem. Onde anda a proteção de printscreen? Não tem

            Telegram 10/0.

          2. Avatar de Palavra do Senhor
            Palavra do Senhor

            Spoky, tanto o esconder a pessoa do grupo como a protecção do printscreen não me fazem falta nenhuma. Sabes que com outro telemóvel tiras um foto ao ecrã e voilá, está um printscreen À moda antigo feito? E com imagem mais “caseira”, fica mais dificil forjar.
            Mas sim, continua na luta do whatsapp vs telegram, windows vs linux, ios vs android, é disso que o povo gosta!!

      3. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Essa frase não se aplica em todo o lado e se queres exemplos é só pedires 😛

    3. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      O que não deve faltar por aí é gente a cair que nem patinhos…
      Se com o MBway é o que se sabe, com isto então é brincadeira de crianças..

  2. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Nunca usei o WhatsApp e nem tenciono usar.

    1. Avatar de António
      António

      Cágrandecomentário!

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Só quem não sabe a porcaria que é o WhatsApp é que o usa. Essa amostra de app já teve falhas, foi invadida por hackers, vendeu dados dos utilizadores, etc…

  3. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Já apanhei esse esquema á mais de 2 meses… e mal vi o .ru … apaga e avisei o pessoal todo que poderia ser, no minimo, um virus…

  4. Avatar de Jaquim
    Jaquim

    Quando se troca a palavra espionagem por engenharia, esses esquemas até parecem algo académico

  5. Avatar de Mike
    Mike

    “Eis algumas técnicas de engenharia social:”
    “inserção de unidade usb infetada no posto de trabalho
    mensagens não solicitadas (pop-ups, spam-mail, phishing, smishing, vishing)
    software malicioso (malware) pharming
    footprinting”……. Desde quando?

  6. Avatar de Rui
    Rui

    “Mira:”, então a mensagem vem em espanhol e as pessoas ainda vão nisso!?

  7. Avatar de Ruben F.
    Ruben F.

    Obrigado pela informação.

  8. Avatar de Carlos Faria
    Carlos Faria

    cada vez menos WhatsApp, cada vez mais Telegram e Signal

  9. Avatar de xtremis
    xtremis

    “Engenharia social”, ou como usar a parolice do próximo para fun e profit xD

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Engenharia social não tem de ser usada apenas para o mal.
      Em relação à parolice é muito relativo. Considero-me uma pessoa relativamente bem informada e com baixas probabilidades de ser enganado mas assumir que sou imune é o primeiro passo para que o contrário venha a acontecer.