Cuidado com as SMS Flash no iPhone

34 Comentários

Se tem um iPhone é provável que já tenha recebido uma mensagem a alertar para o facto da sua comunicação ter sido cobrada. O curioso é que o cliente não realizou, aparentemente, qualquer tipo de comunicação para pagar o quer que seja.

De acordo com as nossas pesquisas e após contacto com uma operadora, descobrimos que a culpa pode ser de uma das seguintes apps: iMessage, Facetime ou até o Viber. Saiba o que são SMS Flash!




O que são SMS Flash?

Uma mensagem SMS Classe 0 ou SMS Flash é um tipo de mensagem de texto especial que aparece imediatamente no ecrã do seu dispositivo mas não é guardada depois de fechada. Além disso envia uma notificação ao remetente quando é recebida.

As mensagens SMS Flash são usadas durante situações de emergência. Contudo, estas mensagens podem ser usadas de forma fraudulenta para tentar obter informação pessoal, como palavras-passe ou números de cartão de crédito, ou simplesmente para incitar visitas a sites. Seja prudente em relação a mensagens enviadas por desconhecidos.
 

O que se passa no iPhone?

No caso do iPhone e segundo podemos apurar, estas mensagens são usadas especialmente para ativação do iMessage, FaceTime ou Viber. Uma vez que são enviadas mensagens internacionais, as operadoras acabam por cobrar as mesmas podendo o valor rondar os 0,26€ (sem iva). De referir que, no nosso caso, tais mensagens eram recebidas simplesmente após a troca de cartões entre iPhone.

No seguimento do nosso contacto com uma operadora, foi-nos informado que os clientes devem contactar a Apple no sentido de “bloquear” tal serviço. Do lado da operadora, gentilmente, foi-nos devolvido o dinheiro em falta.

É claro que pode fazer sentido, pelo menos uma vez, pagar uma SMS deste tipo para ativar o serviço. No entanto, deixa de fazer sentido ter que ativar sempre o iMessage, Facetime ou Viber e pagar por este procedimento.

Também já vos aconteceu? Conseguiram resolver definitivamente?

Partilhar:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sandro Franco
    Sandro Franco

    Já aconteceu há algum tempo, 3 ou 4 vezes, devia estar atento a isso e deixei passar por não se tornar repetitivo. O problema é se há quebras de segurança, e a haver como podem ser resolvidas.
    Não tenho cartão de crédito associado à AppleID nem apps de bancos por exemplo, mas não inavlida em nada a vossa chamada de atenção. Vou talvez, colocar a questão ao apoio Apple para tentar saber se houve alguma cobrança, e junto da operadora.

    1. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      Não há falha de segurança nenhuma. Só estão a levantar a possibilidade do operador cobrar várias vezes pela ativação. Operador, leia-se MEO, que é o único que cobra e dá problemas. Nos outros é grátis.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Sou vodafone e ja me cobraram várias vezes por isso, entrei em contacto, não me devolveram o dinheiro e disseram que devia falar com a apple..

        1. Avatar de Rui Silva
          Rui Silva

          A apple nunca irá devolver dinheiro que a operadora cobrou. No máximo, explicará porquê que cobrou. Há uns anos a Vodafone não cobrava. É novidade para mim. Obrigado pelo update

  2. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Nunca me aconteceu, nem mesmo quando tinha iPhone.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Em relação ao iMessage estou ciente que poderei ser cobrado devido ao aviso que aparece, ao what’s app não sei
    Mas n tenho ideia de ter sido cobrado, mas tendo sms ilimitadas nunca reparei/preocupei com isso

  4. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Sim acontece sempre que ligo o facetime e o imessage. A sms era enviada para um nº do Reino Unido. O mais curioso é que recebo a mesma mensagem com o ipad. No iphone, passei a desligar facetime e imensage e a utilizar outras apps. Li na net que essa ativação apenas deveria ocorrer da 1ª vez que essas aplicações fossem utilizadas. Todavia no meu caso, sempre que as utilizava … cabum lá caiam elas e depois no final do mês.

    1. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      É porque desligava os dados móveis, e precisava de ativar sempre…

      Bem usado, ativa uma vez e está feito.

  5. Avatar de LG
    LG

    Então WhatsApp e outros enviam uma SMS de ativação do estrangeiro para o utilizador para validar o número. Mas a Apple prefere o contrário e faz enviar uma SMS do utilizador para o estrangeiro atribuindo o custo ao utilizador?

    1. Avatar de Traveller
      Traveller

      YAP,

      Sempre que trocas de sim “cartão” no telemóvel

      1. Avatar de Pedro Pinto

        basta mudar o cartão de um telefone para outro e estás logo a pagar.

        1. Avatar de Rui Silva
          Rui Silva

          Se fores MEO. As outras não cobram.

    2. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      Que é gratuita na NOS e Vodafone… e da trabalho 0, e é automático, e é super mais pratico e eficaz… sim 🙂

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Eu sou da vodafone e so no mes passado paguei três vezes a activação do imessage

        1. Avatar de Rui Silva
          Rui Silva

          Anda a desligar os dados móveis, a mudar a pass do AppleID ou a trocar de cartão?

  6. Avatar de SS
    SS

    Também me aconteceu. O que fiz foi pedir a operadora MEO que não permita a cobrança de valores extramensalidade, colocando esse Platini a zero.
    Assim ele envia a sms, mas não cobra nada dado que esse serviço é considerado extra mensalidade.
    Problema resolvido.

  7. Avatar de Fantas84
    Fantas84

    Sim, está constantemente a acontecer, quando recebo esse aviso apenas carrego no cancelar, caso carregar no OK, aí sim é cobrado o valor da SMS… Mas também tenho que contactar a Apple para canelar. Embora eu tenha esses serviços desactivados no Iphone.

  8. Avatar de Diogo Fernandes
    Diogo Fernandes

    Outra situação que faz com que seja cobrado tal valor é alteração de password da iCloud por exemplo. Coincidência ou não, alteração de password e respectiva validação no iPhone, cobra valor.

    1. Avatar de MAC
      MAC

      Alterei a password no iCloud por mais do que uma vez e não houve quaisquer cobranças.

    2. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      Negativo: a verificação no iPhone é uma notificação, é via internet, nem sequer precisa de ter cartão SIM.
      Pode até ser um iPad. Nada é cobrado aí

  9. Avatar de Lenine
    Lenine

    Me acontece sempre! Basta desligar o meu IPhone e ligar de novo para que isso aconteça!

    1. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      Deixe-me adivinhar: o seu operador é MEO?

      Se é, o problema não é o iPhone, é o operador… contacte o seu operador e reclame.

  10. Avatar de RDD
    RDD

    Essa mensagem aparece sempre que se activa o iMessage/FaceTime mas nunca me cobraram nada, e já activei dezenas (senão centenas) de vezes

  11. Avatar de hugo
    hugo

    O WhatsApp nao envia sms. A operação de envio do número é via web. A mensagem recebida é que vem por sms de numero internacional mas recebida de forma gratuita.

  12. Avatar de Sandra
    Sandra

    Aconteceu me várias vezes quando tentava ativar o iMessage e o face time, liguei para a operadora, que no meu caso e a Meo, expliquei a situação e foi tudo resolvido na hora, ativaram os serviços e devolveram o valor retirado.

  13. Avatar de Marta Morais
    Marta Morais

    Não é gratuito na Vodafone. Sempre que viajo e troco de cartão vem cobrado na fatura.

  14. Avatar de no
    no

    Tenho os meus 2 iphones no Meo, e apesar de ter o imensage, e o facetime desligado recebo diariamente em ambos dezenas de vezes por dia essas mensagens, ora do facetime ora do imensage.
    Até hoje não me cobraram nada, mas extremamente chato estar sempre a receber essa porcaria!
    Já tinha perguntado num grupo da apple, e ninguém sabia de nada…
    Ver se amanha trato de ligar para resolver isso.

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu recebo várias vezes por dia a notificação de activação do iMessage e hoje também recebi cerca de 40 ou mais mensagens flash que são enviadas para um número internacional e pagas a 26 cêntimos mais iva foi a explicação dada por o apoio ao cliente meo é que não podem fazer nada e eu a pagar fod…..e, alguém sabe como posso resolver isto?

    1. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      Não desligar os dados moveis deve ser suficiente. Se não resolver, repor as definições (repor definições não apaga nada – só o apagar todo o conteúdo e definições é que apaga – mas não custa nada fazer um backup antes) em definições, geral, repor, repor todas as definições.

      Se ainda assim não resolver, tentar backup, restaurar no iTunes, e restaurar backup.

      Se ainda assim não resolver, guardar a informação importante, restaurar no iTunes, e NAO restaurar backup – definir como novo, e sincronizar/transferir a informação importante.

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Até 30NOV2017 era da VODAFONE e nunca tive problemas na activação do serviço nem nunca fui cobrado por tal.
    Entrentanto a empresa mudou para MEO e durante o mês de DEZ2017 apareceram-me bastantes mensagens flash. nunca percebi porquê até ter recebido agora a factura: 550€ em sms internacionais!… penso que não há muito mais a dizer sobre o funcionamento desta operadora. demonstra igualmente as falhas sucessivas na rede em que há um registo do serviço e as tentativas falhadas de activar o facetime/imessage… resposta do apoio ao cliente foi interessante: desactivar o serviço e reclamar com a apple. o mais engraçado ou não desta situação, é a MEO ser um parceiro da APPLE… depois vende iphones sem avisar os clientes destas situações.

  17. Avatar de José
    José

    Basta:
    1-aceder à página:
    https://selfsolve.apple.com/deregister-imessage/pt/pt
    2-Introduzir número telefone
    3-recebe um sms com o código
    4-introduzir código na página
    E já está não volta a enviar sms internacionais.

    Não esquecer de desligar primeiro as aplicações: iMessage, FaceTime ou Viber

    1. Avatar de Manoel Martins
      Manoel Martins

      Muito obrigado ! Até agora parece-me ter sido o conselho mais lógico a seguir ! Já fiz, e vamos ver se resulta ! Muito obrigado.

  18. Avatar de karla
    karla

    esse numero 00447786205094 o iphone so envia mensagem pra esse numero se usar o facetime ou imesager, ou envia por outra situação. pq nao sei o motivo q o cel esta enviando mensagem pra esse numero.