Crescimento do Android ainda é superior ao iOS, mas abrandou

73 Comentários

Os números de vendas de smartphones têm crescido de forma galopante ao longo dos anos. Dificilmente se vêem quebras e as marcas continuam a crescer.

Os mais recentes números apresentados pela Kantar mostram agora que esse crescimento desacelerou mas que o Android continua a crescer, roubando ainda assim utilizadores à concorrência.

Android iOS

Os resultados de vendas que a Kantar apresentou são referentes aos 3 meses anteriores a Abril deste ano e mostram o que já vinha falado há algum tempo.

O crescimento do mercado de smartphones continua, tal como era esperado, mas a um ritmo inferior. O Android mantém a liderança, quer nas vendas quer no crescimento, já o iOS e o Windows Phone estão a perder terreno, nalguns países com valores muito elevados.

Na maioria dos casos, esta diminuição de vendas foi absorvida directamente pelo Android, sendo esta a fonte de crescimento que se verifica.

Android

As quebras de vendas do iOS

Nenhum destes valores é estranho e sabia-se já que o iOS estava a perder terreno, tal como a Apple apresentou quando mostrou os seus últimos resultados trimestrais. O iOS apenas consegue crescer no Reino Unido e em França, com valores de crescimento de 0,4% e 3,6%.

A queda continuada do Windows Phone

Também a posição do Windows Phone é de queda. O sistema operativo da Microsoft tem quebras em todos os países, mesmo aqueles onde tinha quotas de mercado mais elevadas. A França e a Itália são onde mais essa quebra se nota, com os valores a descerem 8,4% e 6,9%.

Android Windows Phone

Os valores da Kantar não são, como se disse antes, uma surpresa para quem tem acompanhado o mercado. A quebra do iOS manifestou-se de forma expressiva com a Apple a apresentar pela primeira vez em anos quebras nas vendas. O caso do Windows Phone e do Windows 10 é também conhecido, com os utilizadores a abandonarem este sistema operativo.

O Android é o único que cresce, absorvendo todos os utilizadores que abandonam as restantes plataformas. Mesmo mantendo esse crescimento positivo, abrandou o ritmo e cresce agora a um ritmo mais lento.

Kantar

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gajo de alfama
    gajo de alfama

    Android é para quem quer, iOS é para quem pode.

    1. Avatar de abdu
      abdu

      As pessoas estão a ficar mais sensatas, e grandes marcas chinesas estão a roubar clientes em todas as marcas, incluindo a apple.

      1. Avatar de Luis Miguel
        Luis Miguel

        Marcas chinesas sem garantia e sem status? Nem dado. Iphone 6s tem status, qualidade, updates, seguranca e apps exclusivas. Na minha posicao so o melhor interessa. Para garotos o android chega

        1. Avatar de Limbus
          Limbus

          Tu és engraçado, miúdo 🙂

        2. Avatar de Epah.. Cenas!!
          Epah.. Cenas!!

          OnePlus…. Tem Garantia, Tem qualidade, tem upgrades, tem segurança, que é que queres mais? E acredita que a nivel de garantias e suporte funcionam melhor que muitas grandes marcas.
          A huawei também já começa a entrar muito bem e a preços bem altos.
          Para que raio queres o status?? Precisas de status para te sentires mais homem?

        3. Avatar de Carlos
          Carlos

          Alto comissário de engenharia de ponta informática

    2. Avatar de Pedro Simões

      Estaremos então a querer mais e a poder menos? 🙂

      1. Avatar de gajo de alfama
        gajo de alfama

        Nem mais! Cada vez mais oferta mas cada vez menos dinheiro no bolso.

        1. Avatar de Limbus
          Limbus

          Como se isso fosse verdade…

        2. Avatar de joao magalhaes
          joao magalhaes

          Ehehehe, só podes estar a gozar, há 10 anos atrás era assim, só quem podia, agora qualquer pessoas faz um contracto e tem o smartphone que quiser. Eu vejo dos dois lados, existem pessoas que realmente não têm dinheiro e compram um Smartphone de 100€ e outras que têm dinheiro e compram um Android topo de gama, porque sejamos honestos, qualquer Android de 250€ mete um Iphone no bolso, eu tenho um Xperia Z2, custou 450€ pago em dinheiro, tem quase 2 anos e eu não o troco por um Iphone dos novos e sim, posso comprar os que quiser mas simplesmente não quero.

          1. Avatar de liberal da cerca
            liberal da cerca

            és o maior… (…asno)!

          2. Avatar de Luis Miguel
            Luis Miguel

            o xperia z2 nem update tem para o 6.0, nem para o 5.1. Va la brincar com as roms e deixe de dizer baboseiras. Iphone e para quem e instruido e vc n precisa

          3. Avatar de Rc
            Rc

            Luis Miguel, o xperia z2 teve updates para o 5.1.1 e para o 6.0.1, oficiais… Tenho também um xperia z2 e foi devidamente atualizado pela Sony. Enfim, comentário triste.

        3. Avatar de Luis Miguel
          Luis Miguel

          querem uma coisa baratuxa tem o oneoplus 3 , querem o melhor do mercado iphone 6s, querem algo que dure mas nao gastar muito dinheiro iphone SE. Esquecam o resto e agradecam. Venham a fnac do vasco da gama

          1. Avatar de abdu
            abdu

            iPhone 5S? nem dado

          2. Avatar de badsector
            badsector

            Fnac? Só ignorantes compram em fnacs…

          3. Avatar de Epah.. Cenas!!
            Epah.. Cenas!!

            quanto é que a apple te paga rapaz??

            Olha que a mim já me deram algum dinheiro e não é por isso que os defendo.

    3. Avatar de KURT
      KURT

      Acho que é mesmo uma questão de valer a pena ou não… Ter iOS implica ter um iPhone com preços que muitas vezes não se justificam bastante a cima daquilo que seria possível praticar, em alternativa existe um Android com muito maior oferta e com preços bastante aceitáveis e com uma relação preço/qualidade que dá 10 a 0 (mesmo excluindo as “novas chinesas”)…
      Alguns consumidores estão tão bem trabalhados pelo mercado que compram “o mesmo ferro por ouro”, tudo pelo iStatus.

      PS: Atenção que não estou a dizer que Android é melhor ou iOS é melhor, até porque sou utilizador dos dois sistemas e gosto bastante de ambos, não ando aqui a medir pilinhas, estou apenas a falar dos preços praticados, só para acalmar os fanboys

    4. Avatar de Limbus
      Limbus

      Essa já cheira mal, tens de arranjar outra…

    5. Avatar de Bruno Januario
      Bruno Januario

      Acorda pra vida rapaz! Existem equipamentos com Android que custam mais que iPhones e vendem que nem ginjas! Essa do status do iPhone já se foi à muito!! Experimenta ir a uma festa VIP com um iPhone e vê se te deixam entrar por causa disso !! Isto à com cada uma … cada um compra o que quer pelo que gosta e não pelo que os outros gostam!

      1. Avatar de Luis Miguel
        Luis Miguel

        Por acaso a primeira coisa que uma mulher olha e no smartphone, um iphone da lhes logo interesse. O android nao. chora

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Ui…vais acabar sozinho, na falência, abandonado por uma brasileira LOOOL

    6. Avatar de Zéi
      Zéi

      Se tivéssemos a falar de comprar uma casa ou um carro ainda podia concordar, agora um telemóvel.

    7. Avatar de antonio
      antonio

      A maioria das pessoas que tem IPhonix têm por vaidade, quem na realidade quer um terminal produtivo ou tem Android ou WM, é assim na empresa onde trabalho, e acredite, os que menos podem são os que têm IPhonix.

    8. Avatar de Hugo
      Hugo

      Só tu pra dizer asneiras dessas LOOOL

    9. Avatar de Carlos
      Carlos

      * iOS é para quem tem problemas de afirmação e tem de justificar os 900€ que gasta naquela sucata mal acaba de sair, depois de esperar dias numa fila para comprar mais do mesmo.

  2. Avatar de Alisson
    Alisson

    Abrandou porque muitos ainda tem S2, pocket, moto g 1versao…..e aí para eles funcionando tá otimo. Sao poucos que compram smartphone todo ano, que mudam de s5 para s6 e s6 para s6 edge e s7 e s7 edge, z3….

    tirando fotos ‘boas’ com moto g é o q importa. Eu mesmo, estava doido para ir para o s7 edge, mas meu s6 edge me atende e bem e com espaço de 64gb.

    Mas falo uma coisa, falta maduridade ainda ao android. Ta bom, mas falta ainda aquele ”tem de ter” para ficar bom mesmo. A começar de navegador, de proteção nativa a spywares, e pegadinhas de virus.

    1. Avatar de KURT
      KURT

      Relativamente à ultima parte das aplicações nativas, isso iria “acabar” em definitivo com todas as outras aplicações do ramo, para smartphones, iria ser concorrência “desleal” a partir do momento em que o sistema toma partido de aplicações que não lhe pertencem instalando-as de forma nativa (essa polémica já existe em relação ao Windows) e para terminar iria quebrar os números na PlayStore de aplicações nessa área e por sua vez isso iria também representar uma quebra nas vendas tanto para obter as aplicações como por parte de quem as desenvolveu (mais substancial para uns do que para outros portanto).

      Existem outros aspectos que realmente devem ser melhorados e nisso tens toda a razão, mas essas não são prioridades na minha opinião.

  3. Avatar de Limbus
    Limbus

    É engraçado lembrar as declarações do iOS a roubar utilizadores ao Android 😀

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      E tem, e não é pouco.

      Porque os utilizadores Android querem melhor, e os utilizadores iOS estão contentes com o que têm.

      Um 5S hoje em dia ainda é um telemóvel muito competente, há 3 anos atrás, o 4S já estava muito ultrapassado face ao 5S.

      Só no Android é que não duram com baterias de fraca qualidade, flash desgastada, etc…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        LOL os teus argumentos são tão bons LOL
        Não sei se é suposto, mas a maior parte deles transpira de azia ahah

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          Deve ser, vai lá festejar com a tua waifu 🙂

      2. Avatar de Limbus
        Limbus

        Só que não…
        Nem o 6 vai receber e versão completa do iOS 10, quanto mais o 5s, se queres as novidades do iOS compras um novo.
        As tuas afirmações sem fundamento valem tanto como nada 😉

  4. Avatar de Ezequiel56
    Ezequiel56

    O Android vem acabando com o Windows mobile. Eu Penso: que em breve, o Windows mobile vai deixar de existir. Agora, o IOS caindo; quem diria?

  5. Avatar de Henrique
    Henrique

    Parabéns ao Android, então!

    Alguem que ganhe com isso?

    Não!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não. Mas se fosse Apple já estavas aí a mandar postas LOL

    2. Avatar de Limbus
      Limbus

      Só o facto de ver os iFans a estrebuchar, já vale a pena! 😀

  6. Avatar de Joker
    Joker

    Sem surpresa. É a era pós-moderna, onde a inovação e as ideias escasseiam. Antes era a Apple a ditar as regras e a concorrência a ir atrás. Agora, pelo que deparei na segunda feira, com grande desilusão minha, é a Apple a tentar a aproximação à concorrência.

    1. Avatar de Joker
      Joker

      “Pós -Jobs”

  7. Avatar de manuel luis goucha
    manuel luis goucha

    o IOS PERDE EM TODA A LINHA

  8. Avatar de Forever
    Forever

    Conheço muitos que mudaram do ios para Android porque do galaxy s7,acredito que tenha tido peso nesses valores,o iPhone neste momento está perdido,e o que vem aí com o iPhone 7 parece mais uma desilusão,vao ter que esperar para 2017 onde parece que vai haver as grandes mudanças desde os ecrans oled ao design mas nessa altura já outras marcas estarão noutras novidades,o que vesse e a Apple atrás de outras marcas sem inovação,bastou ver o ios 10 pouca revelancia nas alterações e cópias mascaradas de outros s.o ,as pessoas já vão percebendo que realmente não teem algo inovador nas suas maos

    1. Avatar de APereira
      APereira

      opah eu continuo a ter iOS e acabei por ter um S7 Edge do trabalho…

      Ao fim de “meia duzia” de dias o meu sensor biometrico comecou a desgastar, ficar riscado e uns dias depois a descascar. O telefone anda sempre com capa frontal…
      Ligamos para a Samsung para obter garantia e eles disseram que era ma utilizacao…

      Parabéns Samsung… O meu 5S tem o sensor biometrico completamente novo, sem riscos ou estar a descascar ao fim de 2 anos de utilizacao mais intensiva que o S7.

      Isto foi o que o meu fez ao fim de umas semanas de o ter com muito pouco uso.

      http://appleapple.top/photo-the-fingerprint-scanner-in-samsung-galaxy-s7-eventually-covered-with-scratches/

      1. Avatar de forever
        forever

        Deixa de ser mentiroso, nao existe nenhum problema relativamente ao sensor biometrico, andas em foruns da apple a ver se arranjas desculpas ja isso diz muito de ti, eu tenho um desde março e nao tem 1 risco que fosse, e acredita que ja o massacrei bastante,e ate ja teve a uns 6 metros no fundo do mar por me ter caido da mao e continua impecavel.

        1. Avatar de Claudio
          Claudio

          Pois aqui no Brasil os telemóveis vendidos pela Apple estão descascando a pintura com meses de uso, para a insatisfação geral de seus clientes.

          Problemas de qualidade em aparelhos Apple não são incomuns. O iPad 3 superaquecia ao ar livre e desligava. O primeiro iPhone Plus se dobrava por lhe faltar o reforço de magnésio no chassis, que outros concorrentes do mesmo tamanho já tinham aprendido a usar, etc.

          E nem vou falar da hilária reputação de certos softwares da empresa, como seu serviço de mapas (conseguiram melhorar, recentemente) ou o iCloud, que foi invadido e vazou fotos nuas da atriz Jennifer Lawrence…

  9. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Android’s gains continued in several regions including the EU5, US, and China, but the rate of growth has slowed,” said Lauren Guenveur, Consumer Insight Director for Kantar Worldpanel ComTech. “In the EU5, year-on-year growth between March 2015 and 2016 was 7.1%. For the April-to-April time frame, that number dropped to 5.8% pts. What’s more, we see only a 0.4 percentage point increase for the three months ending March 2016, up from 75.6% to 76%.”

  10. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    A meu ver o problema da Apple é sempre mais do mesmo, trocamos de equipamento mas fica sempre a sensação que isso não aconteceu, e acho que as pessoas já começaram a ficar fartos, talvez a versão 10 traga aquela grande mudança que volte a dar novo folgo.

    1. Avatar de Joao Ferreira
      Joao Ferreira

      ya isso é verdade porque o pessoal compra androids para experimentar o novo android porque as marcas nao lançam updates enquanto no apple quando sai um update sai para todos (agora nao porque alguns iphones já nao aguentam mas ja tiveram update)

  11. Avatar de Tony
    Tony

    quem precisa de dois telemóveis, um trabalho e outro pessoal, se tiver pelo menos um iPhone terá de ter sempre um segundo telemóvel, de uma vez que não há iPhones com dual sim

    1. Avatar de Tony
      Tony

      curiosamente a minha volta nunca vi ninguém com dois iPhones

      1. Avatar de Zéi
        Zéi

        A maioria do pessoal que conheço com iPhone (sao poucos tenho que confesar), tem dois iPhones

  12. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    Sou criador de uma ciencia telecomunicoes e professor de alto cargo que afirma que nenhum android tera 30% sequer da eficiencia e utilidade de um iphone. Aqui na empresa todos usamos iphone pois é o unico verdadeiro business phone

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Comentário mais pomposo de sempre e para um professor, muito mal escrito. 🙂

      1. Avatar de liberal da cerca
        liberal da cerca

        deve ser o professor karamba ou o outro… o mokambo!

      2. Avatar de Luis Miguel
        Luis Miguel

        amigo escrever num smartphone e apenas por ditado, a siri escreve por mim. Nenhum outro smartphone faz isso, quer melhor para business? A siri mete qq android no bolso.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Esquece, aqui não convences ninguém nem a escrever com um martelo!

          1. Avatar de Luis Miguel
            Luis Miguel

            la por seres fandroid e n teres status para mais n quer dizer que os outros nao tenham. Aprende burro.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Rapaz…sei mais num dedo que tu na tua vida inteira pelos vistos.
            Sim, já deu pra perceber que és um leigo em tecnologia…apenas conheces alguns nomes e sabes ler spec’s..de resto não dás uma pra caixa.
            E não sou Fandroid…sei admitir as vantagens TODOS os diferentes sistemas operativos, ao contrário de ti, que pelo que li no post sobre o raspberry, nem sabes que pipplware não tem nada a ver com windows AHAH

          3. Avatar de Limbus
            Limbus

            Não vês que é um troll?
            Às vezes até tem piada! 😀

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          E tens mesmo a certeza de que apenas é possível escrever por ditado no Iphone? OMG estás um bocado equivocado e acredita que não vai ser o Iphone que te vai resolver esse problema.

        3. Avatar de Carlos
          Carlos

          Alto comissário de engenharia de ponta informática, criador de uma ciência telecomunições e professor de alto cargo! Dava a vida para ser isso!

        4. Avatar de João
          João

          A siri consegue escrever “qq”? epahhhh fantástico!

    2. Avatar de Tony
      Tony

      Só para um business básico, nem o cliente email, nem ferramentas de office se comparam ao Microsoft Office, que só existe em iOS porque a Microsoft assim quer. Se for para enviar SMS e chamadas qualquer business funciona até com um feature phone.

      1. Avatar de Luis Miguel
        Luis Miguel

        A MS tem melhor office para ios que para o morto W10M, a apple reune o melhor da google e da microsoft, os outros nao tem isso. E de uma olhadela na qualidade de apps para ios que android e para esquecer.

        1. Avatar de Tony
          Tony

          conheço bem os três sistemas, o iOS e Apple está na fase pior que uma tecnologia pode estar… aborrecida, sem criatividade, sem arriscar. A nivel de produtividade e business sobre todas as vertentes a Apple ainda teria de caminhar muito até atingir a Microsoft, a nível de novidades e arriscar igualmente até atingir a Google.

          1. Avatar de Luis Miguel
            Luis Miguel

            Tony desafio-o a vir tomar um café e prometo que o convenco do contrario em 10minutos. Equipa que ganha nao se mexe, e no iphone faz tudo e mais do que pode imaginar a nivel empresarial

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            LPOL a sério…ainda há pouco noutro post não sabias a diferença de raspberry e pipplware.
            Esquece, não convences ninguém e vou-te dizer porquê:
            Porque realmente nem sabes explicar o que te convenceu a ti.
            E pra além disso ja referiste que iphone tem “o status” portanto daqui pra frente será sempre a descer eheh

        2. Avatar de Tony
          Tony

          em qualquer dos sistemas tem apps muito bem feitas e optimizadas, depende de quem as faz. qualquer dos sdk está num nível muito bom, que faz só depender do programador o resultado final

    3. Avatar de Tony
      Tony

      Qualquer pessoa ligada a uma ciência tem relutância em avançar com percentagens e generalizações sem fundamentar. Deves ser um cientista deves.

    4. Avatar de Tony
      Tony

      és um troll Luis Miguel, entao noutro comentario és ” alto comissario de engenharia de ponta informatica” 🙂

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        +1

        AHAHAHAHAH

    5. Avatar de Carlos
      Carlos

      Mas então já não és alto comissário de engenharia de ponta informática? 🙁