COVID-19: Como obter o certificado digital em menos de 5 segundos?

72 Comentários

O certificado digital COVID da UE abrange a vacinação, teste ou recuperação da COVID-19 e está disponível em formato digital e em suporte papel.

Para obter este documento, o Pplware já tinha disponibilizado aqui um tutorial, mas há agora uma forma mais simples e rápida.

COVID-19: Como obter o certificado digital em menos de 5 segundos?


A aplicação para telemóveis “SNS 24”,  permite a emissão e apresentação do Certificado Digital da UE em formato eletrónico. Esta app já está disponível na loja de aplicações móveis da Google e da Apple.

Através desta aplicação, cada cidadão pode obter, consultar e armazenar o seu certificado digital COVID da UE.

 Obter o Certificado digital via app SNS 24

Obter este documento é tão simples como abrir a app SNS 24, carregar em Certificado Digital COVID e depois escolher o tipo de certificado.

O Certificado Digital COVID da UE abrange três tipos de certificados:

  • Certificados de vacinação: que comprova que a pessoa foi vacinada contra a COVID-19
  • Certificados de Testagem: que comprova que a pessoa tem resultado negativo em teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) – RT-PCR, RT-PCR em tempo real, Testes Moleculares Rápidos – para identificação de SARS-CoV-2
  • Certificados de recuperação: que comprova que a pessoa teve COVID-19, mas que já recuperou da doença

Também disponível para descarregamento nas lojas de aplicações móveis da Google, da Apple e da Huawei está a aplicação móvel de leitura do Certificado Digital UE “Passe COVID”.

Além da consulta dos certificados digitais COVID da UE, a nova “app” possibilita, através de uma navegação e linguagem simples, o acesso rápido a outras funcionalidades e serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, tais como aceder facilmente a uma teleconsulta, renovar a medicação habitual, consultar a informação no boletim de vacinas, entre outros.

Quem não quiser instalar a app, pode sempre seguir este tutorial.

Homepage: SNS24
Preço: Gratuito

https://apps.apple.com/pt/app/mysns-carteira/id1192353854

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Andre Rocha
    Andre Rocha

    Como cancelar um autoagendamento no qual nunca chegou uma sms para confirmar?
    Estou há 1 semana sem qualquer informação enquanto vejo pessoas da minha idade a serem vacinadas

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Mais provavel é o numero telf ser antigo/errado.
      Altera o teu agendamento, se não for do numero errado marca para outro centro de vacinação.

    2. Avatar de C.
      C.

      Sugiro contactares directamente o teu posto de vacinação local, explicas a situação e facilmente és adicionado à lista da malta que está a ser contactada para ser vacinada (que não auto-agendou)

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Dirige-te pessoalmente ao centro de vacinação e expõe a situacao. Com sorte até te dão a vacina logo no próprio dia.

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Há 3 semanas que estou a tentar desmarcar para poder fazer novo agendamento. Já fui ao local de vacinação, centro de saúde, etc…No último contacto que tive com a S24 disseram-me para esperar até estar disponível “Porta Aberta” na minha idade 🙂 44.

      1. Avatar de LR
        LR

        Já está para mais de 40.

    5. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Se já tens pelo menos 40 anos, podes usar a casa aberta

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Vou continuar a minha saga :). No dia que fiz o comentário anterior anunciaram a Porta Aberta aos 40. Boas notícias. No dia seguinte fecharam a “Porta Aberta”. No dia seguinte, hoje, abriram outra vez a partir das 15H. Desloquei-me ao centro às 15H e ………estavam as profissionais a apanhar ar e disseram-me que já tinha fechado…….quando está escrito que fecha às 17H. Disseram-me para ir amanha (sabado), perguntei se estava mesmo aberto ao sábado e responderam que não sabiam dependia das marcações………será que tenho muito azar ou o sistema não funciona muito bem ?

  2. Avatar de @McGoms
    @McGoms

    Todas estas aplicações que permitem obter o Certificado são interessantes, já testei várias.
    Nesta acho que é a melhor tendo em conta que armazena outras informações que nos são bastante úteis.
    Só acho que em vezes de estar sempre a descarregar o certificado, este deveria ser primeiramente disponibilizado no ecrã e só depois se necessário descarregar. (um pouco à semelhança dos bilhetes electrónicos de companhias de aviação).

    1. Avatar de João
      João

      Exacto, seria bom ter uma versão que fosse disponibilizada no ecrã apenas com o QRCode à semelhança das companhias de aviação, pois o propósito do certificado é mesmo o de permitir a leitura do QRCode.
      Assim, temos que abrir o pdf e fazer zoom para que o possam ler. Não é muito prático.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        É simples, é só fazerem o certificado no formato de adicionar às wallets dos smartphones.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Boas
      Faz como eu fiz
      Guardei o pdf no telemovel
      Agora esta sempre acessível
      🙂

  3. Avatar de Manel
    Manel

    Apresentar o certificado sem mostrar o cartão de cidadão é igual ao litro.
    Nenhum restaurante pede o CC …
    É só certificados dos pais nas mãos dos filhos

    1. Avatar de Redin
      Redin

      E mostrar somente o CC também não serve de nada. Um certificado pode ser falsificado se não passar por um leitor QR dedicado

  4. Avatar de Samuel
    Samuel

    Alguem sabe como se processa para quem não tem numero de telemóvel?

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        … estás a responder ao Samuel com um smile porque??? não tem graça a pergunta dele e faz todo o sentido fazê-la, não te esqueças que existem velhotes com uma idade bastante avançada que não têm telemóvel e mesmo que tivessem não percebem nada, coitados!!

        1. Avatar de Samuel
          Samuel

          E é mesmo esse o caso, criei um email para a pessoa em causa mas para fazer login em tudo é necessário numero de telemóvel.

          1. Avatar de JCR
            JCR

            Samuel, o nº de telemóvel, de facto é necessário, quando se pede via internet, e não através desta APP, porque é enviado 1 código por SMS, de forma a poder-se fazer o “download” do ficheiro PDF do certificado, podendo-se depois imprimir ou meter num telemóvel.

            O acesso ao pedido, sem ser por esta APP, é usar o seguinte endereço:
            https://www.sns24.gov.pt/certificado-digital-covid/#aceder

            Existe lá depois 1 formulário que se pode preencher, mesmo para quem tem nº de telemóvel e não recebeu o tal SMS com o código para obter o ficheiro PDF, e aí é possível, além do nº de utente, colocar o email que queiras, entre outros dados de contacto.

            Finalmente, emails tugas do Sapo e Portugalmail, por exemplo, não é preciso nenhum nº de telemóvel para se fazer o “login”, isso é mais mito do que outra coisa.

            O certificado digital só é valido com a presença de 1 documento de identificação, e após 14 dias duma pessoa ser vacinada com a última dose, no caso de 2 doses, ou 1 dose, como é o caso da vacina da J&J/Janssen. Penso que o certificado, após algumas horas depois da vacinação estar completa, pode ser pedido, mas se 1 pessoa for a 1 restaurante, e mostrar esse certificado, por exemplo, 3 dias após ter tomado a vacinação completa, se as autoridades (PSP, GNR, ASAE) fizerem a verificação, pode ter que pagar multa, porque conforme está na lei, e repetindo-me, o certificado só é valido 14 dias após a vacinação estar completa, é 1 caça à multa, que devia ser detectada pelo endereço que disse acima, além desta APP SNS24, que suspeito que não detecta se os 14 dias já passaram ou não, levando a que as pessoas tirem certificados e os usem depois, sem os mesmos serem válidos!

            Espero ter ajudado.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Tem de ser vacinado na caverna.

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        Podes citar a lei que é obrigatório ter telemóvel pf? é para informar o pessoal daqui da freguesia com 85 anos. obrigado

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Espaço do cidadão como anunciado e está previsto, dão o certificado em formato de papel.. logicamente, não percebo sequer a questão.

          1. Avatar de Samuel
            Samuel

            Vês, era essa a resposta que procurava. Não tinha visto o anuncio se não não teria perguntado, Obrigado

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Quem não tem telemóvel é porque provavelmente nunca vai usar o certificado.

      1. Avatar de Domdiego
        Domdiego

        Porquê? Acabei de imprimir o do meu pai, explicando que não pode dobrar a zona do QRcode, para andar com ele na carteira…
        Refaz lá o teu comentário.

      2. Avatar de Samuel
        Samuel

        Sério? mas não há certificado físico? ou é provável que que não tenhas cerebro?

        1. Avatar de Fernando Dias
          Fernando Dias

          Para além do certificado no telemovel que demorou a ficar disponivel e emiti dias antes o cerfiticado em PDF e tenho uma cópia no meu carro e outra no carro da minha esposa.

    3. Avatar de LR
      LR

      @Samuel: Creio que o melhor será contactar o SNS, ou mesmo ir ao Centro de Saúde ou ao Centro de vacinação mais próximo. Num destes de certeza que te poderão informar de como proceder.
      Quanto aos restante acéfalos que te responderam (com exceção do MACnista), o melhor é ignorar. Afinal, como dizia J.C., abençoados sejam os pobres de espirito…

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Perdoai-lhes Senhor, não sabem o que fazem.

      2. Avatar de Samuel
  5. Avatar de Lucas
    Lucas

    Quando se mostra o certificado após ser lido e validado tem de se mostrar o Cartão de Cidadão, senão pode ser o certificado do amigo.

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      … e acho mto bem!!!

    2. Avatar de Redin
      Redin

      Também acho correto. Mas uma coisa é acharmos que sim, outra é a lei estar a favor disso.
      Qual o enquadramento legal para exigir fiscalização de identificação de um restaurante?
      Não será apenas responsabilidade de uma autoridade?

      1. Avatar de João
        João

        Um estabelecimento pode pedir identificação acho eu. Há décadas que bares e discotecas pedem (alguns pedem, vá) identificação à porta para verificar se são maiores de idade.

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          Achas mal. Os teus dados médicos só tu e o teu médico é que pode ter acesso.

          1. Avatar de João
            João

            Identificação agora são dados médicos?

          2. Avatar de C.S.
            C.S.

            Se forem da covid, são. Se tiveres sida também dizes nos bares e nas discotecas?

          3. Avatar de João
            João

            Mas ninguém está a falar da covid, pois não? A questão era referente à legalidade dos estabelecimentos pedirem identificação para confirmar que se trata da mesma pessoa que no certificado.

            Quanto à sida é tranquilo, não passa no suor.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            São regras. Não mostras, não entras, simples. E poupa-me à conversa de que amanhã me vão mandar entrar numa câmara de gás bla bla

          5. Avatar de C.S.
            C.S.

            Porque é que vou ter essa conversa contigo se és um negacionista do holocausto.

          6. Avatar de Rui
            Rui

            Onde mostrar o certificado passam a ter acesso aos teus dados médicos?????
            Apenas sabem que tens vacina covid mais nada.

          7. Avatar de C.S.
            C.S.

            Se tiveres sida também dizes?

          8. Avatar de Rui
            Rui

            E porque não?
            Cada um sabe de si. Conheço pessoa que não tem problema em dizer que tem. E não é por isso que não me aproximo dele, mesmo estando ele a suar.

            Agora o que tem a ver isso com os teus dados medicos?
            As pessoas que têm cancro tambem escondem?
            E herpes?

            Isso são mentalidades da idade média.

          9. Avatar de Hugo
            Hugo

            Lá vem a conversa do hiv lol como se alguém te cuspisse na boca e apanhasses sida.

          10. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu não sou negacionista de coisa nenhuma. Tu é que não percebes português pelos vistos. É diferente, embora não entendas.

        2. Avatar de Redin
          Redin

          Penso que isso já está previsto na lei mas esta situação é nova e não me parece que sirva de “exemplo” (há um nome proprio para isso)

  6. Avatar de Lucas
    Lucas

    Ninguém sabe.

  7. Avatar de Lucas
    Lucas

    Os restaurantes não pedem cartão de cidadão.
    É uma medida para inglês ver .

  8. Avatar de Carla
    Carla

    e quem vive em locais sem espaço cidadão sem estarem integrados nas lojas do cidadão ? como tira o certificado sem telemovel? sim pq os espaços cidadão só o fazem se não tiverem integrados nas lojas!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      No site e imprime.
      Não sei quem vive em locais sem espaço de cidadão, são 750 no total, se vive numa aldeia é só dirigir-se à cidade para tratar da sua vida, ou quando precisa de ir à segurança social, finanças, banco ou outros serviços também espera encontrá-los ao lado do café central, logo a seguir à mercearia da Ti Maria?

  9. Avatar de Júlio Rocha
    Júlio Rocha

    Boa tarde, com o certificado já não é necessária a apresentação de um teste negativo aquando da receção de um hotel ou alojamento local (turismo), assim como o acesso a restaurantes? Obrigado.

  10. Avatar de Lucas
    Lucas

    Esperto VC.
    No caso de o telemóvel não estar associado ao número de utente como faz?
    Não percebeu … Os espaço cidadão estão geralmente integrados nas lojas cidadão. E nos comunicados do governo só deixam tirar o certificado em espaços cidadão que estejam FORA das lojas cidadão.

  11. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    E pronto, os governos ja tem com que se entreter a aperfeicoar isto dos certificados. Pode-se concluir que mesmo que o virus desapareca vamos ter de andar sempre com o tal certificado. Se isso acontecer afinal este virus tinha mais qualquer coisa na manga.

    1. Avatar de honorato
      honorato

      essas coisas na manga era o vírus por exemplo, quando tem aqueles horários de recolher obrigatório e fechar estabelecimentos a certas horas porque o vírus só ia aparecer a essas horas, então tínhamos de fugir dele.
      E assim vão nos controlando como eles querem e apetece. as vacinas ainda vão matar muita gente ou melhor dizendo tem mais qualquer coisa na manga.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Claro que tem, aliás, não há governo que não esteja encantado com esta pandemia.
        Afinal de contas nunca foi preciso mostrar o boletim de vacinas para inscrever na escola por exemplo não é? Vocês é que a sabem toda. Andamos a ser controlados desde miúdos e este é o golpe final LOOOL

  12. Avatar de João
    João

    Se estiver vacinado e estiver tido um teste positivo o certificado digital acusa? Estou a perguntar para um amigo.

    1. Avatar de JCR
      JCR

      Acede ao seguinte endereço, e terás, como o teu amigo também, a resposta:

      https://www.sns24.gov.pt/certificado-digital-covid/#aceder

      É claro que não acusa, e só podes tirar o certificado, ou melhor dizendo, ele só é válido, após 14 dias da vacinação estar completa, e em caso de teste positivo, é claro que o certificado nada diz, só diz se tens a vacinação completa, 1 teste negativo (teste PCR ou antigénio, auto-teste não serve) ou se 1 pessoa que teve COVID-19 está recuperada.

      Teste positivo significa ficar em casa, custa, mas tem que ser, é obrigatório por lei as pessoas ficarem em confinamento, nos casos positivos, senão, são multadas, ou pior do que isso, levaram com 1 processo em cima!

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Então lê o artigo 44 da Constituição

  13. Avatar de honorato
    honorato

    já viram que a desgraça fritas só vai aliviar a restrições depois do dia 15 de setembro o que significa que não querer ninguém a ir de ferias. depois das escolas começar e o pessoal voltar ao trabalho e que vai aliviar as restrições. ela e tola ou faz se de mongoloide

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Não vês que é para as eleições?
      Se não houvesse eleições não havia alívio nenhum.

  14. Avatar de Infinity
    Infinity

    Boa, assim o pessoal com certificado que possa estar positivo, ja pode infectar outras pessoas nos establecimentos

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Daí que somente os vacinados podem permanecer no mesmo local. As pessoas eventualmente infetadas que estejam protegidas não deverão ter problemas de maior.
      Não vamos inventar nem procurar encontrar desculpas mal amanhadas.
      Quem não desejar estar vacinado é que estará prolongar as estatísticas de doenças.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Ora aqui está um comentário duma pessoa conhecedora, o sr dótor redin.

      2. Avatar de Infinity
        Infinity

        entao quer dizer que uma pessoa que nao tenha o certificado, mas que apresente um teste negativo ja nao pode entrar?! entretanto essa pessoa pode ser infectada por uma pessoa com que ja tenha o certificado e a culpa é de quem? é que ta ai uma logica da batata.

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Não estejas a colocar palavras onde não foram ouvidas ou escritas. Usando a dedução lógica e sem muitas palavras (que me obrigas a debitar) obviamente as regras de favorecimento a entrada de uma pessoa, são tanto as vacinadas como as que apresentam um teste negativo válido.

  15. Avatar de Jorge Correia
    Jorge Correia

    Olá a todos. Concluí a vacinação completa no dia 10/07. O certificado passa a ser válido na APP PASSE COVID a partir de que dia? No 14º dia já está válido? Ou só no 15º dia é que aparece como sendo válido. Exemplo : 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 = 14 dias. É válido no dia 23? Ou só dia 24 que no fim de contas é o 15º dia? Ninguém me consegue responder. Nem o centro de saúde. Obrigado.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O dia 24 é o 14º dia, teoricamente. O dia 1 deveria ser o dia seguinte à vacina. É melhor contares desta forma e caso esteja disponível no dia anterior é bónus 😀

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Nem os centros de saúde sabem. Mas tu sabes tudo, deves ser filho do Almirante.
        Não sei porque é que o governo não te contrata. Mais um menos um a dizer parvoíces não se notava a diferença.

        1. Avatar de rui
          rui

          Tipo tu certo?

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Eu não disse que sabia oh burro.

        3. Avatar de Hugo
          Hugo

          Tu desvalorizas o covid e não sabes como se transmite o hiv. Estás apresentado lolol