COVID-19: Código da app STAYAWAY já está no Github

42 Comentários

Já deve falar muito pouco para que a app STAYAWAY esteja disponível para todos. Esta app irá ajudar a combater a COVID-19 no nosso país e, como é natural, levantou algumas questões no que diz respeito à privacidade.

Recentemente o INESCTEC disponibilizou todo o código-fonte no Github para quer quiser analisar e até melhorar.

COVID-19: Código da app STAYAWAY já está no Github


COVID-19: Como irá funcionar a app STAYAWAY?

A utilização da app é voluntária e não intrusiva. A equipa responsável pela app disponibilizou agora o código-fonte da app no Github. A nova app de tracing de coronavírus já está na fase final de testes. Durante 10 dias a app irá ser testada para posteriormente ser disponibilizada ao público em geral.

COVID-19: Código da app STAYAWAY já está no Github

A app STAYAWAY deteta a proximidade física entre smartphones e informa os utilizadores que estiveram no mesmo espaço de alguém infetado nos últimos 14 dias com o novo coronavírus.

Cada telemóvel difunde na sua proximidade identificadores anónimos e armazena localmente os identificadores difundidos pelos telemóveis com quem se cruze. Ainda que absolutamente desprovida de uma relação com os telemóveis que a gerou e, consequentemente, com os utilizadores desses telemóveis, esta informação permitirá ao próprio detetar a sua proximidade com uma pessoa infetada.

Uma pessoa confirmada como infetada com COVID-19 poderá publicar online, com a legitimação das autoridades de saúde, os seus identificadores anónimos que partilhou nos últimos 14 dias. Com esta informação pública, a aplicação de cada pessoa pode facilmente avaliar autonomamente se nos dias anteriores esteve próximo da pessoa infetada.

STAYAWAY – Github

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Para quem quiser melhorar introduzindo um malware ou porta traseira na app. Agora é um não instalar forçado.

    1. Avatar de eu2
      eu2

      É preciso que eles aceitem a alteração, e fica lá para todo o mundo ver

    2. Avatar de Compilador
      Compilador

      Tens de meter mais tabaco nisso, senão depois dizes destas coisas sem dares conta.
      Sabes pelo menos como funciona a gestão de versões Git?

    3. Avatar de ax4you
      ax4you

      Quem pouco percebe do assunto está sempre sujeito a passar mal quando a vontade é só mandar bitaites para o ar.

      Cumps.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Percebo pouco se calhar percebo mais que tu!! Não existe nenhum site seguro e à prova de hackers e sei que eles podem mudar o código de uma app da mesma maneira que podem invadir os vossos smartphones através do bluetooth. Pôr o código online foi o maior erro pois foi o mesmo que dar as chaves das casas.

        1. Avatar de Compilador
          Compilador

          Não te envergonhes publicamente. O código não pode ser mudado sem o consentimento do proprietário, nem um bit sequer, porque o hash seria alterado, e o proprietário do mesmo denunciava isso mesmo.
          Vai comentar mais daquilo que percebes, venda de telemóveis, relógios de contar calorias e batimentos cardíacos, tretas dessas.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Penso que seja troll. Ninguém pode ser assim tão ignorante. Espero.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Da sempre para sacar o código, meter malware, compilar e fazer distribuição do apk (Android) por outros meios. Com um bocado de jeito até por meios oficiais (play store)…
            Mas este Samuel não sabe do que fala, não tem como mudar o código da app oficial. Só mesmo criando instâncias novas da mesma.

          3. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Vai dizer is aos donos do CCleaner.

          4. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            @Samuel MG

            o CCleaner é open source por acaso???
            vai aprender o que isso significa e o que é comparar um hash…

          5. Avatar de Farto de Atualizações
            Farto de Atualizações

            …em vez de comparar um hash, que tal comprar o “hash”?

        2. Avatar de Chaguera
          Chaguera

          Quando um taxista diz que sabe mais que engenheiros de software…

        3. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Tens razão. Eu até conheço um rapaz que ao sacar código do GitHub acabou por descarregar um senegalês e foi sodomizado durante uma semana. É preciso cuidado com o GitHub.

    4. Avatar de Ci
      Ci

      Donkey troll detected!
      STAYAWAY from @SamuelMG

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Donkey troll o tanas e aqui está a prova do que estava a dizer:

        https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/software/2020-07-30-identificado-problema-aplicacao-stayaway-covid/

        E mais problemas vão aparecer. A app pode ter hash mas se usa o servidor do estado que pertence a DGS o problema maior ainda está para surgir.
        Donkey Ci

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          falhote isto não foi?

          “Uma das vantagens de um projeto ser desenvolvido em modelo de código-aberto é poder contar com contribuições da comunidade de programadores – na identificação de problemas, como é o caso relatado acima, na correção de vulnerabilidades ou na criação de novas funcionalidades, por exemplo. No caso da plataforma GitHub, estes contributos são feitos através dos chamados Pull Requests – que são pedidos de integração no código-fonte original.”

        2. Avatar de Ci
          Ci

          Ao ler a notícia do link, várias coisas surgiram na minha cabeça.

          Primeiro, obrigado pelo link. É de interessante leitura de facto e fiquei curioso de ir investigar esse issue.

          Segundo, troll: “aquele que deliberadamente comenta conteúdos na internet… (…) …ou por exemplo com links descontextualizados para tentar comprovar um ponto de vista enexplicável ou fora da realidade discutida”.

          Apesar do bom conteúdo, onde é que este link prova alguma coisa do assunto discutido acima (hash… controlo de versão). A não ser que você ache possível minar o código com a colocação de uma issue no github. Se é isso é só Donkey..sem troll.

        3. Avatar de M4rcelo
          M4rcelo

          Jovem, les-te a notícia ?
          Deste-te ao trabalho de ver o código e olhar para o issue aberto no Github do projeto ?
          Já ouviste falar em TDD ? É isso que a comunidade critica.
          Vamos estudar.

        4. Avatar de Hugo
          Hugo

          Esquece rapaz, não tas a perceber o artigo que publicaste porque nota-se claramente que não és programador e não fazes a mínima ideia do que eles estão a falar. Não publiques links quando não percebes o conteúdo e não tentes falar de assuntos que está visto que não é a tua praia.

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Não sou programador mas expus as minhas duvidas enquanto a segurança da app.

          2. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            @Samuel MG
            tu não expuseste duvidas…
            “Pôr o código online foi o maior erro pois foi o mesmo que dar as chaves das casas.”

            isto não é uma duvida, isto é uma afirmação.

            Meter o codigo online é permitir o mundo ver o quão seguro é a fechadura da casa, mais pessoas a ver o codigo e mais pessoas a apontar defeitos para serem resolvidos o mais rapido possivel, ninguem esta a dar a chave de casa a ninguem…

          3. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Podem parar de bater no ceguinho. Se calhar não me expliquei como deve ser quando referi o código, estava a referir-me ao código do repositório.

          4. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Mais precisamente isto:
            fct.inesctec.stayaway.tracing.internal.networking

          5. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            ops falta o “package”

          6. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Afinal parece que é segura até ver. Tentei deitar a mão ao package e não consegui. Duvidas infundadas.

          7. Avatar de M4rcelo
            M4rcelo

            Samuel, diz-me sff que sabes o que são packages node.
            Isto de dizer as coisas sem se perceber é chato.
            Mas nós compreendemos, o confinamento, baralhou a cabeça a muita gente.

          8. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Um gerente de pacotes que permite escrever diretamente no servidor!! Certo?

          9. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Peço desculpa se houve ofendidos mas o estúpido do meu irmão de 12 anos apanhou o meu tablet. 🙁

  2. Avatar de LG
    LG

    Esta App é basicamente igualzinho ao SwissCovid (https://github.com/DP-3T/dp3t-app-android-ch) que já foi testada em Maio e corre desde Junho. Porquê tanto tempo para disponibilizá-lo ao público?

    1. Avatar de Pedro Fernandes
      Pedro Fernandes

      Porque em Portugal 😉 quando alguém tenta fazer algo 🙂 existe sempre os do Contra que não fazem nada de construtivo mas (fico por aqui 😉 )……..

    2. Avatar de terra ano30
      terra ano30

      Só que na Suíça ninguém a quer usar, a não ser os distraídos.

      1. Avatar de LG
        LG

        A adesão após a primeira semana da release foi 20% da população

    3. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Visualmente pode parecer igual, mas o codigo nao tem nada a haver

  3. Avatar de Mike
    Mike

    Interessante será confirmar se a app portuguesa funciona bem com smartphones da Huawei. A app alemã não funcionava correctamente devido à gestão de bateria que a Huawei imlementa nos seus smartphones. Foi recentemente corrigido e a correcção está disponível no github: https://github.com/corona-warn-app

  4. Avatar de Francisco Neves
    Francisco Neves

    A resposta é simples. Se acompanhou as notícias, perceberia que existe um processo burocrático e de validação levadas a cabo por várias autoridades, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados e Centro Nacional de Cibersegurança.

    https ://www.noticiasaominuto.com/tech/1503715/centro-de-ciberseguranca-vai-analisar-app-de-rastreamento-covid-19
    https ://www.sabado.pt/ciencia—saude/detalhe/projeto-da-app-anti-covid-sera-revisto-apos-parecer-da-cnpd

    E muitas outras…

  5. Avatar de Farto de Atualizações
    Farto de Atualizações

    Quando for ao hipermercado vou ligar o temporizador do telemóvel e juntar-me à molhada que está a 50cm uns dos outros, literalmente borrifando-se para os avisos para manter o distanciamento. Quando a geringonça começar a apitar vou olhar para todos os lados… vai parecer o Big Brother.

  6. Avatar de AJ
    AJ

    Um tlm com a APP regista identificadores de todos os tlm ou só com aqueles que tem também a APP? De sistemas percebo o básico ou menos que o básico.
    Em relação ao telemóvel sei que que a celula tem o meu registo de IMEI tal como um router tem o MAC Address de todos os dispositivos ligados. Certamente que os dados (identificadores) estao referenciados atraves do IMEI de cada dispositivo e jamais a APP no dispositivo pode ter acesso direto a esse IMEI que julgo deve estar protegido pela propria rede da operadora.

  7. Avatar de AJ
    AJ

    Estou so a tentar perceber como são criados esses identificadores anônimos…

    1. Avatar de AJ
      AJ

      Ja percebi que é atraves de Bluetooth Low Energy. Isto é o que faz não ir ver as coisas … Agora é possivel identificar um telemóvel atraves de Bluetooth ou irao cruzar e tratar os dados atraves dos dados da operadora nos servidores?

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        os fabricantes tem certamente os dados cruzados do imei e do mac do BT, mas não sera por ai.

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Um identificador anónimo pode ser qualquer coisa. Muitas vezes é um número aleatório de 128 bits criado assim que seja necessário, tornando praticamente impossível que duas aplicações em telemóveis diferentes gerem o mesmo número.

        Este número não precisa de relação nenhuma com IMEI, MAC address, etc. Pelo que foi divulgado, não existe trocas de SMS nem comunicação direta com os telemóveis a serem notificados. O que acontece é que o telemóvel de um infetado vai publicar o seu identificador (aleatório e anónimo) num servidor. Todos os outros vão buscar periodicamente a lista de infetados e verificar se alguma vez se cruzaram com eles. Assim, tudo o que sei foi que me cruzei com um infetado a que corresponde um certo identificador (aleatório e anónimo). A única forma de quebrar a anonimidade aqui seria comprometendo todos estes telemóveis (de pessoas com quem o infetado teve contacto) para saber a que horas foi o contacto, confirmar que o infetado foi sempre o mesmo e tentar perceber que pessoa teve em todos esses locais a essas horas (e assumindo que podemos confiar nas palavras de todas estas pessoas que dizem ter estado no sítio X à hora Y).

  8. Avatar de Hélder Lima
    Hélder Lima

    Aparentemente esta situação vai, de facto, deixar umas pedrinhas positivas no meio do seu rasto devastador.
    Esta publicação é exemplo disso.
    Talvez vejamos finalmente “Dinheiro Público, Código Público”.