Conheça o ZTE Open com Firefox OS que custa apenas 69€

15 Comentários

Por João Ferrreira para o Pplware, directamente de Espanha

O Firefox OS e o ZTE Open já estão no mercado internacional há algumas semanas e começam, a pouco e pouco, a ganhar o seu espaço num segmento dominado quase na totalidade pelo Android e iOS.

Para quem tem andado mais distraído, o Firefox OS é uma plataforma para dispositivos móveis, desenvolvido pela Mozilla ao longo dos últimos dois anos, que se destina numa primeira fase a telemóveis de baixo custo e que será posteriormente usado  em tablets.

zte_000

Como base desta análise foi utilizado o ZTE Open da espanhola Movistar. Este foi o primeiro modelo a ser comercializado por uma operadora e surpreende, de forma positiva, pela sua estabilidade e fluidez.

As especificações são algo limitadas quando comparadas com os padrões actuais mas não nos podemos esquecer que este telemóvel custa apenas 69€ em Espanha.

zte_02

O telefone vem com um capa plástica pintada com tinta de borracha que oferece uma excelente aderência. É bastante leve e pequeno tendo as dimensões de 114 x 62 x 12.5 mm.

O ecrã modesto de 3.5 polegadas tem uma resolução HVGA (320 x 480 pixéis) e permite dois pontos de toque em simultâneo.

Tem 256 MB de RAM e permite expansão com cartões microSD até 32 GB. De referir que o dispositivo já vem de fábrica com um microSD Toshiba de 4GB.

Ao nível de interfaces de comunicação, o ZTE Open vem com Wi-Fi 802.11 b/g/n e Bluetooth 2.1. Além disso, traz também uma porta micro USB, um jack áudio 3.5 e a bateria é de 1200mAh o que dá uma autonomia razoável.

O processador é um Cortex-A5 de 1.0Ghz e o GPU é um Adreno 200, inclui ainda acelerómetro, sensor de proximidade e rádio FM.

A câmara de apenas 3.2 MPx permite tirar fotográfias com qualidade razoável..

Resumo Especificações
  • CPU: Cortex-A5 de 1.0Ghz
  • GPU: Adreno 200
  • Dimensões: 114 x 62 x 12.5 mm
  • Ecrã: 3,5”, resolução HVGA (320 x 480 pixéis)
  • RAM: 256 RAM
  • Memória de armazenamento: 4GB
  • Comunicação:
    • Wi-Fi 802.11 b/g/n
    • Bluetooth 2.1
  • Interface micro USB
  • Jack Audio 3.5
  • Bateria de 1200 mAh
  • Sensores: acelerómetro, sensor de proximidade
  • Rádio FM

Em Espanha está disponível apenas em Azul mas também existe uma versão em laranja que está a ser comercializada via ebay, em Inglaterra e nos Estados Unidos pela ZTE.

zte_06

Este ZTE Open vem com o Firefox OS 1.0.1.0 Pre Release e já com algumas aplicações base instaladas, como por exemplo, cliente de email, calendário, mapas Nokia, leitor de música e de vídeo, calculadora e o browser óbvio Firefox.

O ecrã principal mostra o relógio e até 6 ícones na barra inferior, ao deslizar para o lado esquerdo temos acesso ao menu de pesquisa e para o lado direito às aplicações instaladas.

As notificações são apresentadas como no Android… é necessário puxar a barra superior para baixo.

O Firefox OS tenta fazer a diferença com a pesquisa adaptativa e com a loja de aplicações em HTML5.

Começando pela pesquisa, o telemóvel adapta-se automaticamente aos resultados. Aplica um ecrã de fundo relacionado e mostra alguns atalhos para aplicações e páginas na web, permitindo seleccionar os atalhos para adicionar à lista de aplicações.

As aplicações para esta plataforma são feitas exclusivamente em HTML5, CSS e JavaScript. Isto significa que existem milhões de programadores prontos a desenvolver coisas fantásticas sem necessidade de aprender uma nova linguagem.

A loja de aplicações funciona sem ser necessário registo,sendo apenas necessário uma conta para avaliar e comentar, ou para comprar aplicações.

O número de apps é pequeno, quando comparado com outras plataformas, mas não nos podemos esquecer que está a crescer de dia para dia e os equipamentos com Firefox OS ainda estão disponíveis em poucos países.

O twitter e o facebook já estão disponíveis para a plataforma e ambas proporcionam uma experiencia de utilização rica, semelhante à do Android e do iOS.

zte_04

Os botões físicos são semelhantes ao do iPhone. Possui um único botão HOME que minimiza as aplicações ao toque e que permite fechar ou alternar entre elas com um toque prolongado, também possui um botão de power e os botões de volume.

Os dados dos primeiros tempos de vida do sistema são animadores, e em pouco todo o stock destinado às vendas no ebay nos Estados Unidos e em Inglaterra esgotou.

O ZTE Open não é o único equipamento no mercado com Firefox OX. Existe também o Alcatel One Touch Fire que é comercializado na Polónia e os geeksphone destinados essencialmente a programadores. Em Portugal chegou a ser anunciado como um dos primeiros países onde ia ser lançado o sistema pela TMN, mas até ao momento não existe qualquer informação oficial sobre datas.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Excelente informação.
    Seria ótimo que as operadores portuguesas pensassem em investir neste novo sistema operativo (Firefox OS).

    1. Avatar de Bruno Miranda
      Bruno Miranda

      ótimo, ótimo, era deixar de haver telemóveis presos a operadoras!
      obrigado pela informação, estou algo curioso por experimentar este sistema, ainda que algo ‘verde’!

      1. Avatar de Fernando Andrade
        Fernando Andrade

        podemos experimentar no firefox browser
        basta procurar por firefox os nos extras e experimentar um bocadinho o OS…

        é certo que não é a mesma coisa, mas sempre da para matar o bichinho 🙂

    2. Avatar de vasconde
      vasconde

      É uma questão de tempo até surgir numa operadora portuguesa pois a TMN é parceira.

      http://www.mozilla.org/en-US/firefox/partners/

      1. Avatar de pedro
        pedro

        ja nao aparece na lista 🙁

  2. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Acredito que vão conquistar a antiga cota de mercado da nokia na gama media/baixa 😛 … Veremos… Acredito que em Dezembro vou comprar um FirefoxOS Phone para oferecer ao meu pai e substituir o seu antigo Nokia 😀

    Cumps

  3. Avatar de Miguel Coelho
    Miguel Coelho

    Viva,
    desde que utilizo Android que utilizo a sincronização de contactos e calendário com a minha conta do gmail. É uma das coisas que mais valorizo no sistema Android. Já tenho procurado na Internet e ainda não consegui saber se tanto o Firefox OS como o Ubuntuphone disponibilizam uma característica semelhante.
    Obrigado

    1. Avatar de João Ferreira

      Miguel,

      A aplicação nativa do calendário permite a sincronização directa com o calendário da google. A aplicação de contactos na versão pre release só permite a sincronização com o facebook, mas já existe no market uma aplicação que permite importar os contactos do Google e que funciona perfeitamente no ZTE Open. O meu calendário e os meus contactos estão ambos sincronizados no Android e no Firefox OS.

  4. Avatar de irlm
    irlm

    mapas nokia só online, porque ele não tem GPS

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Aplicações em HTML5+JavaScript? Então tem tudo para ser um sucesso!

    Oh, espera…

    Tirando o iOS original (sim, porque a principio a ideia da Apple também era ter aplicações em HTML+JavaScript), o LiMo (o Linux Mobile, para quem nunca ouviu falar), o facto de haver basicamente zero aplicações dessas para o Windows 8, não vejo o que possa correr mal.

    Já nem falo do detalhe de haver um Nokia, o Asha 501, por só mais 10 euros, ou o Asha 306 por *menos* 10 euros, ambos com o Symbian, um sistema operativo móvel com provas dadas, e com infinitamente mais aplicações disponíveis.

    E duma organização que não tem recursos para fazer publicidade.

    Mas tirando isso, tem tudo para ser um sucesso.

    1. Avatar de André Pereira
      André Pereira

      Sem querer inflamar discussões o OS desses dois dispositivos é Nokia OS (S40). Não é Symbian (S60) nem de perto, não suporta multi-tarefa, só corre aplicações java…

      Só pelo OS desses dois dispositivos citados esses não chegam nem perto do ZTE com Firefox OS. A Nokia (nos tempos de symbian eu era fá incontestável) adverte que eles são smartphones mas isso não é verdade…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Ah bom, então um telelé que corre aplicações em HTML+JavaScript é um smartphone, mas um que corre aplicações em Java não é…

        A razão para essa distinção é qual, exatamente?

        E para quem usa o Facebook, ou o Twitter, ou vê os e-mails, ou navega pela web, ou usa os Mapas Nokia, ou jogoa ao Angry Birds, como é que nota que não está a usar um smartphone?

  6. Avatar de Telmo
    Telmo

    Já viram o Peak+, da Geekphone? Parece-me um smartphone mais robusto (e potente) que este zte.
    Deixo aqui um link, para os interessados:
    http://shop.geeksphone.com/en/phones/8-peak.html

  7. Avatar de CC
    CC

    Também podem comprar o mesmo via ebay desbloqueado, depois usam em Portugal com a rede que preferirem 🙂
    Sinceramente não entendo esta demora em chegar a Portugal pelas mãos da TMN… Já sei por fonte segura de que a Vodafone já se encontra em conversações para uma parceria com a Mozilla.

    1. Avatar de Paulo Correia
      Paulo Correia

      Deve ser porque a TMN ainda não terminou a versão custom do Firefox OS, cheio de Bloatware dele….