Comissão Europeia quer trazer de volta a troca de baterias nos smartphones

77 Comentários

Os smartphones têm evoluído ao longo dos anos e muitas das funcionalidades que se tinham como úteis têm desaparecido. Algumas entende-se como uma evolução natural, mas outras simplesmente não se entendem porque são removidas.

A capacidade de troca de baterias nos smartphone é uma destas mudanças que nem todos entendem. Esta poderá em breve sofrer uma mudança na Europa. Uma proposta poderá em breve trazer esta capacidade de volta. A Comissão Europeia quer trazer de volta a possibilidade de troca de baterias nos smartphones.

Comissão Europeia baterias troca smartphones fabricantes

União Europeia quer mudar muito nos smartphones

Ainda é apenas uma ideia, mas a Comissão Europeia poderá em breve trazer uma mudança radical ao mercado dos smartphones. De acordo com um documento a que o Het Financieele Dagblad teve acesso, uma novidade muito importante poderá chegar e mudar a tecnologia.

A ideia é tornar obrigatório aos fabricantes que os seus smartphones permitam a troca de baterias, de forma simples e rápida. Do que se sabe, a proposta deverá ser apresentada já em meados de março, para um período inicial de discussão.

Comissão Europeia baterias troca smartphones fabricantes

A troca de baterias poderá ser obrigatória

Para além da troca rápida de baterias, com efeitos positivos para os utilizadores, a Comissão Europeia quer certamente ir mais longe. Quer impor uma maior reciclagem de produtos, a reutilização de matérias-primas e criar uma produção sustentável.

Há também a ideia de criar períodos de garantia mais alargados e dar acesso facilitado a toda a informação para reparação dos equipamentos. Também as embalagens vão ser alvo de mudanças, com a redução da presença de micro plásticos e com a recolha de equipamentos mais antigos.

Comissão Europeia baterias troca smartphones fabricantes

Os fabricantes têm de aceitar a mudança

A proposta não será apenas exclusiva para os smartphones. A Comissão Europeia quer alargar esta capacidade a outros equipamentos. Assim, terá também de ser aplicada pelos fabricantes a tablets, smartwatches e até a auscultadores sem fios.

Depois de conseguir uma mudança importante nos conetores dos smartphones, este poderá ser outro passo essencial. A Comissão Europeia quer garantir o melhor para os cidadãos e passa por implementar estas medidas.

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro F.
    Pedro F.

    Não se entendem?
    Os telemóveis ficaram mais finos e as baterias deixaram de ter uma estrutura em plástico e passaram a ser semi-maleáveis!
    Os ladrões deixaram de conseguir tirar a bateria de um telemóvel em 2 segundos.
    Os tempos de carga estão cada vez maie curtos e em 30 minutos já se carrega 80% ou mais.
    Há imensos telemóvel com ip68.

    Qual a vantagem de ter uma bateria amovível?
    É poder trocar em casa ao fim de 2 anos sem pagar 15€ a quem o faça numa loja?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      A ideia é que estes meninos tem que ter receita, a União Europeia é um monstro e tem que ser alimentado por alguém.
      A UK já não dá mais para esse peditório , por isso eles tem que criar leis para poder dar multas milionárias e bilionárias para poder pagar as mordomias dos políticos.

      1. Avatar de Martins
        Martins

        Peditório?? A EU é essencial até para Portugal. Só falta de informação pode justificar o que diz.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Portugal passava bem sem a Ue. O nosso mar e explorado por espanhóis e franceses e até italianos e nos não podemos pescar o nosso peixe e temos de ir comprar aos outros. EU Logic e por isso U.K., Polónia e outros querem sair.

          1. Avatar de manuel silva
            manuel silva

            isso mesmo

          2. Avatar de Tozé
            Tozé

            Sair da UE ?
            Começa por sair do euro, e passar para escudos, a divida actual do pais é de 250 mil milhões de euros, passa para o dobro. Portugal deixa de ter cobertura do BCE.
            O teu poder de compra diminui para menos de metade, assim como investimentos, casas etc passa tudo para metade do valor actual.
            Depois tens um País que não tem grupos económicos , e não produz praticamente nada. Diz lá na tua sapiência como Portugal vai sobreviver.
            A Inglaterra saiu porque tem poder económico, Portugal não tem nada, só turismo, por enquanto… quando os turistas virarem o foco, quero ver como nos vamos safar.
            Quando não se entende a situação, podemos dizer as maiores barbaridades que elas até parecem ter sentido.
            A chatice é sempre que enfrentamos a realidade.
            Mas como Portugal é virtual à muitos anos, é só dar o passo em frente, à beira do abismo.

      2. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Não percebi essa do peditório também…
        E o UK já se arrependeu antes de estar concluído o BRexit…
        Quando a UE criou medidas para as marcas não fornecerem sequer o carregador também vieste para aqui falar do ofertório?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Arrependeu? Mais uma aldrabice de posta de pescada!

          1. Avatar de Tozé
            Tozé

            É só dar uns aninho que eles vão voltar.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Hi em dia ninguém rouba iPhones porque simplesmente não dá para usar roubados. iCloud bloqueia o iPhone e nem reset da para fazer e mesmo que façam ainda assim pede a password . Não sei se no Android também e assim mas penso que ainda não

      1. Avatar de ze
        ze

        Entao porque os ha ha venda na rua por ciganos ou pori la quem sao? Ja me os tentaram vender

      2. Avatar de P. Fernandes
        P. Fernandes

        Isso não é assim tão simples. Não dá para aceder ao conteúdo, mas configurar como novo não é nada do outro mundo…
        Basta usar um NAND programmer e configurar o número de série de um iPhone daqueles para peças e está feito…
        Além disso, se a bateria for removível, para o gatuno basta isso para a vender como nova e ganhar uns trocos…
        Até na rádio popular andaram a vender desses iPhones como novos!

    3. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Então mas está tudo doido e ninguém aqui fala do obvio?!
      O uso que mais dava quando tinha o meu S4 com bateria amovível, era o de ter 2 baterias de substituição.
      Uma delas andava comigo no casaco, algo verdadeiramente leve e pequeno (ao contrário de um powerbank) e em qualquer dia que dava muito uso ao equipamento passava de 0 para 100% em segundos… e não tinha que andar com powerbanks ou cabos atrás!

    4. Avatar de Test User
      Test User

      Por causa de empresas como Apple que tem praticas que prejudicam os direitos do consumidor e direito de reparar. Apple tem praticas como colar bateria para simplesmente para não se poder substituir. Outra medida e de ter carregador universais (Apple opôs-se). Medidas louváveis na defesa do consumidor.

      1. Avatar de acs
        acs

        A apple opoes-se ao cabo universal e não ao carregador universal. Eles queria continuar a usar o LB porque era mais pequeno que o usb-c. O carregador que a apple fornece funciona com qualquer telemovel desde que tenhas o cabo.

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Se vamos ao detalhe: não é o cabo em si mas o conector. De qualquer modo ideia é uniformizar.
          Se uniformizar podes comprar carregadores ou cabos mais baratos. Mais importante reutilizar.
          Se vingar uniformização, já estou a ver próximo passo da Apple : de origem não vão fornecer o carregador.

    5. Avatar de Realista
      Realista

      Até parece que não podes desligar um telefone carregando 10 segundos na tecla power…

      1. Avatar de P. Fernandes
        P. Fernandes

        Vai do telefone. Alguns só desligam se desbloqueados!

    6. Avatar de Danny
      Danny

      O que é que não entendes? O que tem a ver os tempos de carga com a bateria ser removível? Por causa de não poder remover a bateria de meu smartphone é que este sobreaque eu e queimou na placa de circuitos. Se eu pudesse retirar a bateria, nada disso acontecia e não perdia uma valente pipa de dinheiro.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Esta comissão europeia não evolui. Depois queixam-se do capitalismo nos EUA, tentem abrir um negócio cá e um lá e vê-se a diferença em burocracias e imposições estupidas.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Nitidamente não conheces as exigências…
      Só a burocracia associada ao Sox compliance já chega. Para não falar das taxas a variar por estado e produtos que são isentos nuns e não noutros, etc…

    2. Avatar de EDPRR
      EDPRR

      Nesse caso porque é que ainda cá está ? Emigre para os States. Lá pode ser despedido em qualquer altura sem indeminização nem justificação. Adoeça sem ter um bom seguro de saude e logo vê quanto tempo dura antes de declarar falência. Tente ver quanto tem de pagar para os seus filhos terem um ensino universitario decente. Vá lá, depois volte e conte.

      1. Avatar de mlopes
        mlopes

        “volte e conte”? se não tiver um bom seguro nem volta quanto mais contar 😉

      2. Avatar de O Verdadeiro
        O Verdadeiro

        Por outro lado, se for jovem, não tiver filhos nem dependentes, for 5 anos e voltar acha que faz mal? Só lhe dá é experiência e skills que não vai ganhar aqui, até pondo a parte monetária de parte, volta para cá vai para um emprego onde vai ganhar ainda mais do que se ficasse cá estes 5 anos. No final do dia ainda lhe sobram décadas para aproveitar o dinheiro que fez lá fora com a família e amigos. Adoro os que têm o seu discurso, conheço muitos e no final do dia sofrem todos do mesmo: dor de cotovelo por não terem coragem de emigrar, inveja é o mal do português.

      3. Avatar de acs
        acs

        Lá porque quero estar em Portugal não quer dizer que queira uma commissão a milhares de kilometros de portugal que não é eleita por nós a tomar decisões por nós! Uma coisa é estarmos no mercado europeu, outra coisa é permitir que um grupo não eleito tome decisões e possa multar-nos se não respeitarmos. Faz sentido espanhois pescarem nas nossas àguas mas nós não podemos? Esta comissão europeia é um grupo de narcisistas que querem criar um federação europeia para poderem mandar em todos e fazer o que lhes apetecerem apesar da maoria da população da EU não querer uma federação, eles insistem em caminhar para isso e todos os dias ganham mais e mais poder. Agora querem um exercito europeu. Sabes porque querem isso? Porque ficará mais facil controlar os países da EU. Quando o parlamento europeu não pode inverter decisões da comissão está tudo explicado. Mais parece uma ditadura.

        1. Avatar de P. Fernandes
          P. Fernandes

          Nossas águas porque a UE assim o entendeu.
          Ou será que não sabes porque é quenas “nossas águas” são nossas?

    3. Avatar de Test User
      Test User

      Por causa de empresas como Apple que tem praticas que prejudicam os direitos do consumidor ou direito de reparar. Apple tem praticas como colar bateria para simplesmente para não se poder substituir. Outra medida e de ter carregador universais (Apple opôs-se). Medidas louváveis na defesa do consumidor.

  3. Avatar de Mario
    Mario

    Até que em fim uma boa ideia por parte da Comissão Europeia! 🙂

  4. Avatar de Woot!
    Woot!

    A UE qualquer dia é uma ditadura. Tanta coisa com que se podem preocupar e andam a preocupar-se com baterias de telemóveis….sinceramente não vejo vantagem nenhuma de ter uma bateria amovível a não ser o facto de ser giro quando o telemóvel cai ao chão dividir-se em 3 partes.

    Com baterias amovíveis lá vão os telemóveis ficar mais gordos novamente…só ideias estúpidas…

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1
      Também falam no direito de reparação de dispositivos e tretas dessas. Telemóveis é para se trocar a cada 6 meses 1 ano no máximo outros dispositivos é para se descartar passado 2 anos.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Já toda a gente troca de telemóvel todos os anos ou no máximo 2 anos. A Apple até tem um serviço de subscrição em que tens iPhone novo todos os anos por apenas 400 pounds por ano em Londres

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Desculpa são 365 pounds por ano. Verifiquei agora. My bad

        2. Avatar de Woot!
          Woot!

          “Toda a gente” é relativo.

          1. Avatar de Blackbit
            Blackbit

            Pois, ou achas que toda a gente ganha o mesmo que tu e consegue trocar de iPhone todos os anos?

        3. Avatar de jonas
          jonas

          “Já toda a gente troca de telemóvel todos os anos ou no máximo 2 anos”

          Exactamente, é esse o problema. Achas mesmo que faz sentido um telemóvel precisar de ser trocado a cada ano/2 anos?

        4. Avatar de Alvaro Campos
          Alvaro Campos

          Porque trocas de telemovel a cada 6 meses/1 ano se ele continua 100% funcional durante praticamente 2 anos (estou a limitar às atualizações do Android porque se for iOS passa para 4 anos, no mínimo)?
          Só para dizer que tens um novo?
          Enfim…. Se não queres poupar a TUA carteira que tal poupar um pouco o NOSSO planeta?

      2. Avatar de eu
        eu

        Só que ao descartar não dão a hipótese de separar a bateria para reciclar, e baterias são algo cada vez mais útil.

      3. Avatar de JMonte
        JMonte

        É por causa de – consumidores como tu – que o mundo está à beira do fim.

        É por-vos num foguetão e enviar-vos para o espaço.

        1. Avatar de Mr.T
          Mr.T

          Ora, comentário mais sensato até agora… 🙂

        2. Avatar de Pixa standard da E.U
          Pixa standard da E.U

          Verdade, usei um de 2001 até 2018(Nokia 6630) antes precisei de outro para trabalhar (comprei em 2016) e a partir daí uso um Xiaomi(com dual sim) até hoje (enquanto durar irei o ter, serve e serve muito bem).

          Quanto às matéria:
          O Nokia levou cerca de 3/4 baterias durante a vida dele . A facilidade de troca e ser barato faz com que, em vez de ir 5 telemóveis para o lixo vai “apenas” 5 baterias.(E já acho muito desperdício). O Xiaomi apesar de ser mais difícil, devido às colas etc…consigo o fazer.

      4. Avatar de Woot!
        Woot!

        Lol Eu estou contra a ideia da UE mas também não concordo com isso. Para se trocar passado 6 meses? 6 meses?? LOL porque motivo? Não há nenhum motivo pratico para trocares a a cada 6 meses.

        Tenho um telemovel com 5 anos, já troquei a bateria 2 vezes e continua perfeitamente funcional. Talvez troque para o ano ou ainda este ano pelo S20 Ultra mas estamos a falar de um telemóvel com 5 anos e que quando for trocado tera perto de 6 anos e não 6 meses.

      5. Avatar de mlopes
        mlopes

        é este tipode mentalidade que alimenta o consumismo frenético e desnecessário produzindo milhares de milhões de toneladas de lixo que nunca existiria adotando um padrão de consumo mais sustentável

    2. Avatar de blackeagle
      blackeagle

      Explica me lá o esperto porque é que a bateria de remover tem que ser maior que a atual.

  5. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Esta ideia da UE é muito boa. Para quê mandar um smartphone para o lixo só porque tem um problema de bateria!

    1. Avatar de Renato
      Renato

      Nao deites ao lixo. Vais a uma loja e trocas.. ou é mais barato um smartphone novo?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Exatco, ou então 5 minutos de google.
        Regra geral basta remover o plástico traseiro, desapertar meia dúzia de parafusos e desligar a ficha da bateria.

      2. Avatar de asdf
        asdf

        Depende do telefone e do estado do mesmo. Se o ecrã estiver estalado ou a traseira de vidro estalado, quando substituir a bateria tem de trocar a traseira porque vai partir ao descolar. e lá vão quase 200 euros

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Os meus ricos 130 euros.

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Para o lixo porquê? Troca a bateria!! Continuo com um telemóvel com 5 anos neste momento e já troquei a bateria duas vezes – Sim o meu não tem bateria amovivel! Basta dares mais 15€ e fazem-te o serviço de troca de bateria.

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Já o fiz algumas vezes (em sítios diferentes) para equipamentos meus e de familiares e muitas vezes não fica sem os seus problemas.
        Desde perca de estanquidade, touch deixa de funcionar correctamente, aparecimento de bolhas ou pequenos danos semelhantes.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Nunca tive qualquer problema com as trocas. Óbvio que já não estou à espera que seja à prova de água, mas isso nem se fosse à marca estaria.

          1. Avatar de Ricardo Santos
            Ricardo Santos

            o meu foi a marca trocar bateria e ecra (um mes depois de o comprar, por descuido caiu e partiu) e continuou estanque.
            Agora querem me (ja sei garantia ) 299€para trocar a bateria, sendo ainda um S8 bastante atual nao vou dar 300 paus para trocar a bateria…

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ricardo, procura noutra casa.
            Arranjas soluções à confiança por 40-60€, se tanto.

        2. Avatar de P. Fernandes
          P. Fernandes

          E achas que com bateria amovível vais ter estanquicidade?
          Nem em novo!

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Em todos os equipmantos é possível substituir a bateria. O que se altera aqui é o facto de qualquer pessoa em casa o consiga fazer. Não será melhor fazer esta substituição em local apropriado onde seja obrigatória a devida reciclagem. Em casa acredito que muitas destas baterias vão parar ao lixo comum.

  7. Avatar de iSad
    iSad

    Temos de voltar aos Nokias 3310 a UE quer, e porque os Finlandeses estão num aperto. lol

  8. Avatar de njag
    njag

    Já que não podemos combater com eles “EUA e China” em software e hardware combatemos em leis.
    Ridícula esta UE.

  9. Avatar de Nitro
    Nitro

    E porque não para Marte?!
    O Musk parece que está a aceitar candidatos..

  10. Avatar de Olly
    Olly

    Gosto do facto de 90% dos comentários, até agora, foram nitidamente de gente que não leu (ou não percebeu) o conteúdo da peça.
    Se bem que, creio que não adianta de muito aplicar uma medida deste género se não se obrigar os fabricantes (ou Google) a dar mais de 2 anos de actualizações de segurança aos dispositivos (factor mais que responsável pela troca de equipamentos ainda em estado de vida razoável).

  11. Avatar de Dr Pinóquio
    Dr Pinóquio

    E já agora porque não aumentar as garantias todas para 5 anos? Era a melhor de todas.

  12. Avatar de Mestre em direito
    Mestre em direito

    Quanta barbaridade de comentários!!! Falar da UE, que Portugal não precisa deles, etc etc está gente anda tão mal informada…é o que dá ler jornais desportivos.

    1) as baterias amovíveis são um animal em extinção, os aparelhos para serem estanques e as baterias mais seguras e grandes tem que ficar fixas no aparelho

    2) para os meninos das 2 baterias… que diferença faz andares com uma 2a bateria ou um mini powerbank??? Ah o powerbank deixa carregar outras coisas, a bateria proprietária não… lol

    3)a maioria das baterias não- Apple duram 3 anos ou mais, logo custam 20-60€ a trocar por profissionais. Porque havia de querer telemóveis que fazem ruído ou fracos e metem água??? Para gastar 15€ em vez de 60€ ao final de 3 ou 4 anos? … sentido zero.

    1. Avatar de acs
      acs

      Portugal não precisa desta EU. Está EU está a tornar-se numa ditadura. Sim ditadura porque não é eleita pelo povo. Daqui a pouco é uma federação com exercito próprio. Uma comissão que não responde ao povo ou ao parlamento europeu é uma ditadura. Uma coisa é o mercado europeu que precisamos outra coisa é uma organização que pode fazer o que lhe apetecer a Portugal. A maior parte do país já torce o nariz às decisões de Lisboa, agora imagina teres pessoal que mal sabe o que é Portugal tomarem decisões sobre nós a milhares de km de distancia.

      1. Avatar de Tozé
        Tozé

        Vai lá ler os Tratados que Portugal assinou, e já agora vê quem os assinou, em representação do povo.

    2. Avatar de Danny
      Danny

      1- só os limitados mentalmente é que tem este tipo de pensamento. E depois nem tem conhecimentos suficientes. Vai lá ver o siemens m35i e depois diz algo sobre aparelho com baterias removíveis que não são estanques…
      2- comentário que em nada tem a ver com o assunto. Antes o pessoal andava com duas baterias porque… Imagina lá um pouco, usa a cabeça e sim… Não havia as powerbank.
      3-trocar baterias por profissionais?? Ahahah. Está está bem boa. Para trocar de lâmpada lá de casa tb precisas de um profissional? E mais, achas que trocar a bateria do teu… Acho eu… Grandioso Apple vai novamente ficar estanque? Uma vez aberto, dizem eles mesmo, não garantem que o aparelho seja de novo estanque. Tudo o que disseste é que em nada faz sentido… Lol

      1. Avatar de P. Fernandes
        P. Fernandes

        Siemens m35i estanque?
        Querias dizer à prova de salpicos ligeiros, certo? E se caisse no chão abria-se em 3… Telemóvel, tampa e bateria…

  13. Avatar de albino negro
    albino negro

    Esta mentalidade europeia…
    Qualquer dia ja não posso trocar de carro quando os pneus tiverem carecas…
    Queres ver que vão obrigar a trocar de pneus e não posso comprar carro novo?

    1. Avatar de Tozé
      Tozé

      Quando formalizarem a validade dos pneus, vais ver… o Costa todo contente com as multas que isso vai gerar.

  14. Avatar de Marco Sousa
    Marco Sousa

    A olhar para esta caixa de comentários não admira que Portugal não saia da cepa torta.
    Não interessa pensar nas vantagens da troca de bateria. Não interessa pensar em todas as maneiras que a EU protege os cidadãos europeus.
    De facto olhando para esta caixa de comentários, parece que não interessa pensar de todo. O que interessa é puxar chavões e falsa indignação de onde o sol não chega…

    1. Avatar de P. Fernandes
      P. Fernandes

      Elucida-me lá como é que as vantagens desta medida superam as desvantagens sff, ok?

      1. Avatar de Tozé
        Tozé

        Não é muito difícil, pensa lá 2 vezes.

        1. Avatar de P. Fernandes
          P. Fernandes

          Mas consegues explicar quais são?
          É que eu estou a perguntar porque não entendo…
          Perder telemóveis resistentes em metal, perder traseiras em vidro, perder telemóveis finos e leves, perder capacidade da bateria, perder estanquicidade, perder baterias com formas não-rectangulares… Etc…
          O que ganhamos?

          1. Avatar de Marco Sousa
            Marco Sousa

            Ganhamos facilidade de reparação porque por incrível que lhe possa parecer, nem toda a gente muda de telemóvel com tanta frequência que não chega a precisar de os reparar.
            Para além disso, muito do que referiu não é incompatível com módulos de bateria substituíveis. E o que não é compatível, o seu custo/benefício é discutível.

          2. Avatar de P. Fernandes
            P. Fernandes

            Facilidade de reparação vale o que vale que actualmente não são difíceis de reparar.
            De resto, do que referi, o que é que não é graças às baterias não serem amovíveis?

  15. Avatar de Alice
    Alice

    um telemovel deveria ser trocado so passado 4 ou 5 anos
    e deveriam estar funcionais no final desse tempo
    a “avaria programada” tem muito que se lhe diga…