Chegou a app mais segura para fotos! E é portuguesa

30 Comentários

A fotografia é hoje uma das áreas em destaque no mundo dos dispositivos móveis. Mas, sendo este tipo de conteúdos muito pessoal é importante que os mesmos sejam guardados em segurança.

Como o objectivo de garantir a máxima segurança das fotografias, um grupo de investigadores do INESC TEC desenvolveu a app SafeCloud Photos que está já disponível para iOS e Android.

foto-1-768x529


Chama-se SafeCloud Photos e é uma app que consegue, por cada foto guardada pelo utilizador, produzir dois ou mais pedaços de informação que espalha por serviços diferentes de armazenamento online, tornando os dados invioláveis.

Cada um dos pedaços em que a fotografia fica dividida não revela absolutamente nenhuma informação sobre a foto, que só pode ser acedida nos nossos dispositivos, pois apenas estes têm acesso simultâneo a todos os pedaços. Não existe, neste momento, nenhuma aplicação no mercado que ofereça o mesmo nível de segurança oferecido pela SafeCloud Photos

Francisco Maia, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC

De acordo com o investigador, apesar do foco principal da app ser a privacidade, a aplicação de fotografia pretende ser muito completa, permitindo ao utilizador beneficiar de uma privacidade elevada sem ter de abdicar das facilidades já oferecidas por outras aplicações no mercado.

Como funciona?

O Pplware já testou esta app e na prática o utilizador apenas tem de criar uma conta no serviço, configurar um serviço de alojamento de ficheiros (Dropbox, Drive, ou OneDrive) e depois indicar quais as fotos que pretende manter em segurança.

cloud

Veja como tudo funciona

O desenvolvimento desta app está a decorrer no âmbito do projeto europeu SafeCloud, liderado pelo INESC TEC, e que vai contar com €3M vindos da Comissão Europeia para combater a violação de dados privados quando se utilizam serviços como os da Google ou da Microsoft.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorjão
    jorjão

    Excelente conceito!!!!

  2. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Não abre.

  3. Avatar de jospaca
    jospaca

    É pena que não aceite, de maneira nenhuma, os registos inseridos por mim ( username e Password).
    Já reinstalei e …nada …
    Vou dar um tempo e volto a tentar mais tarde…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tive esse problema também, mas depois funcionou.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Isto serve para quê? Segundo percebi só consigo ver as fotos no telemóvel. Não as consigo partilhar com absolutamente ninguém, certo?

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      a partilha das fotos segue todos os métodos até aqui utilizados. queres partilhar, partilhas como sempre fizeste.
      agora se queres tirar uma foto e mantê-la longe dos olhares curiosos, e arquivos, de empresas como google, ms, apple, etc, então usas este tipo de arquivo em que a informação está distribuída pelos vários serviços de cloud impedindo assim que os curiosos obtenham informação relevante sobre a foto. partilhar essa foto nos serviços dropbox, drive ou onedrive seria precisamente o oposto do que se pretende com este tipo de arquivo, penso eu de que 😉

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      o mesmo se aplica caso um serviço de cloud seja comprometido

  5. Avatar de Athos
    Athos

    Se percebi bem, a informação é dividida em 3 sites de hospedagem, mas vamos imaginar que um deles fecha. A fotos pode ser reconstruída?

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Nenhum destes fecha, pelo menos não nos próximos 10 anos, caso feche e tu não copies as fotos para outro lado, adeus fotos.

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      tens sempre o arquivo local e até, eventualmente, a foto sincronizada entre vários dispositivos

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Seria interessante o desenvolvimento ao mesmo nível de um conceito de RAID. Quando um dos 3 ou mais locais cloud fecharem, as paridades do ficheiro em cada uma das outras poderem reconstruir numa outra cloud diferente.

  6. Avatar de Hugo Francisco
    Hugo Francisco

    Sinceramente, o google drive já faz tudo o que eles dizem o que toca á criação de file chunks e ecriptação dos mesmos.
    DIzer que é a app mais “segura” para fotos é no mínimo falacioso…

    E já para não dizer que depende da disponibilidade de serviços de terceiros.
    Mas cada qual denomina as coisas como quer 🙂

  7. Avatar de Ze
    Ze

    É muito giro isto mas é só em teoria, porque também em teoria apesar da informação ser randomizada, caso configure 2 serviços cloud para reter a informação, metade irá estar num dos serviços, quer dizer que é possível ter acesso a partes random da photo, e em teoria também será possível fazer uma reconstrução dos dados restantes. Tudo muito teórico, tal como o fundamento por detrás desta App.

    “The SafeCloud app uses theoretically proven mechanisms to scatter data across different cloud providers in such a way that, from the point of view of the cloud provider, that data appears to be random. ”

    https://yoursafecloud.com/faq

    Por isso é que adoro investigadores e as suas teorias, tudo funciona como esperado até prova em contrário.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      e não foi sempre assim? ainda bem que que se prova muitas vezes o contrário, só assim que se produz conhecimento

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Apoiado.
        Produz-se conhecimento e evolução.

    2. Avatar de JBB
      JBB

      Claramente alguém que não sabe o que quer dizer “teoria” e “teoricamente provado”… Tal como qualquer informação encriptada é sempre possível reverter. Pode ser é impraticável sem saber a chave, ou neste caso o padrão que obviamente o teu dispositivo tem que conhecer para poder reconstruir a foto.

  8. Avatar de Mário
    Mário

    Muito bonito e teoricamente interessante, mas e os planos de dados? Esquecem-se que em portugal os plafonds de dados são curtos e muito bem pagos!

  9. Avatar de Francisco Reis
    Francisco Reis

    Sem aplicação para PC. Não tem grande utilidade… Quando falo em PC, não esquecer linux…

  10. Avatar de marco lopes
    marco lopes

    E para o Windows 10?

  11. Avatar de Carlos Ferreira
    Carlos Ferreira

    Fico estupefacto não pela app em si, mas naquilo que a UE gasta dinheiro. Se alguém tem esta ideia, que a implemente e tente fazer lucro com ela, como muitas empresas fazem. Esta coisa de existir um fundo para tudo e para nada, não faz qualquer sentido. É por isso que não saímos da cepa torta! Aplicassem esse dinheiro em algo que desenvolvesse o país…

    1. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Que pensamento mais ignorante.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não deixa de ter alguma razão, no entanto pelo menos este projecto propagou-se até nós, o povo.
        O mesmo não se pode dizer de fundos de milhares de milhões, que vai-se a ver…e nem frutos chegam a dar.

      2. Avatar de Carlos Ferreira
        Carlos Ferreira

        Ora… com base em? Sem fundamento, digo que a tua resposta é só parva. Talvez antes de ofender, possas convencer as pessoas a mudar de opinião. Mas isso é a diferença entre uma pessoa que sabe debater e uma que só sabe mandar um bitaite ofensivo para o ar.

    2. Avatar de Redin
      Redin

      Então e que tal se deixares de te queixares por tudo e por nada e colocares as tuas próprias propostas em desenvolvimento?
      É por isso que não saímos da cepa torta!

    3. Avatar de ED
      ED

      O dinheiro não pode ser só aplicável em coisas palpáveis. A investigação tem que ser financiada. Muito do que temos hoje no mundo deriva de investigação financiada. Nem tudo é descoberto/feito por empresas privadas, mas os grandes inventos resultam do mundo académico.

  12. Avatar de a
    a

    isto é o conceito do striping(raid)? se faltar uma das partes a foto fica corrumpida,ilegivel,perdida. contudo …

  13. Avatar de Jair Martins
    Jair Martins

    tem que criar alguma conta em algum site porquê eu tento fazer o login e não consigo

  14. Avatar de Ridiculo
    Ridiculo

    Mais um exemplo de um software à tuga. Em código fechado, sem descrição técnica dos algoritmos/técnicas usadas para proteger/repartir a informação. Já para não falar que só está disponível para duas plataformas. É muito giro fazer afirmações quando se pode ter telhados de vidro. Mais um exemplo de projectos públicos inúteis neste caso para o fim de “combater a violação de dados privados “.

  15. Avatar de António Guerreiro
    António Guerreiro

    Fiquei sem saber qual é o tamanho em GBs disponibilizado para armazenarmos as nossas fotos???